tudo certo galera estou de volta para continuar a saga do focus turbo gnv vamos la apos o track day ja sabia que teria de montar um caracol no carro mas isso demandaria tempo e um saco de dinheiro podem colocar uma musica de fundo pois o texto vai ser longo [youtube id= y_z adsjjme width= 620 height= 350 ] tinha muita vontade de colocar uma central multimidia no carro porem os r$ 3 500 cobrados pelo equipamento me levaram a pensar em uma soluçao alternativa mais interessante economicamente gosto de inventar moda entao nao poderia ser diferente aqui olhando para um tablet notei que ele e quase do tamanho das centrais multimidia 2din ai veio a ideia por que nao montar uma central com um tablet no painel do carro todos sabem das vantagens do sistema android frente ao windows ce que equipava boa parte das centrais multimidias da epoca alem disso sabemos das possibilidades que se tem de usar um obd2 em conjunto para executar o projeto eu precisaria de um tablet uma moldura 2din para o focus e uma fonte de 5 volts assim acabei optando por um tablet usado pois caso nao desse certo o prejuizo seria baixo e la fui eu ao mercado livre e olx atras de um tablet e uma moldura eu so precisaria resolver alguns problemas primeiro como enviar o som para os alto falantes problema esse que resolvi com um modulo de som com entrada rca segundo botoes como ligar e desligar o tablet acabei desmontando e puxando os fios dos botoes do tablet para ligar externamente tentei usar potenciometro com clique porem nao tive sucesso tenho equalizador reprodutor de audio e video mapa email e o principal um computador de bordo completo que pega as informaçoes do obd2 https //www youtube com/watch feature=player_embedded&v=dpbad61y_x8 mas e isso funciona funciona muito bem ja faz dois anos que esta instalado no carro sem problemas nessa brincadeira gastei em torno de r$190 pois o modulo eu ja tinha entao no fim comprei um tablet com defeito pois o botao estava danificado e foi comprado por miseros r$50 na moldura gastei em torno de r$80 que acabei comprando no ml voltando a falar sobre o gnv o tempo todo me pegava pesquisando sobre o porque ninguem falava sobre desempenho aliado a economia de combustivel tanto o gnv como o glp sao tipos de gas natural mas um e altamente versatil sendo utilizado principalmente para o aquecimento e para cozinhar o gas natural e formado atraves de uma pressao incrivel sobre plantas em decomposiçao e materia animal nas profundezas da terra esse processo ocorre no decorrer de milhoes de anos e resulta em um gas inodoro e incolor em grande parte composta de metano o gas natural e mais leve que o ar assim se houver um vazamento ele ira subir e dispersar rapidamente o glp e o nome que damos a uma mistura de propano e butano e um subproduto do petroleo tambem e inodoro e incolor e por isso e adicionado um produto quimico para dar um odor desagradavel para a detecçao facil de vazamento de gas glp e armazenado sob pressao em forma liquida em tanques os principais usos do glp sao para cozinhar e usado como combustivel em carros e caminhoes no resto do mundo com as restriçoes de emissoes em alta o gnv associado ao turbo e uma realidade como pode se observar com os lançamentos de carros como os opel astra 1 4 turbo flexfuel gpl de 140 cv e insignia 1 4 turbo flexfuel gpl 140 cv e o alfa romeo mito 1 4 gpl turbo 120 cv bom estamos falando de 2013 quando estava voltando do trackday e estava com a vontade de turbinar mais acesa do que nunca comecei a pesquisar sobre as possibilidades que cabiam em meu bolso e descobri sobre o redutor gnv aspirado majorado sendo que existe algumas variantes dele como tn1/b sic majorado que alimenta um carro de 130 hp a 190 hp e tn1/b sic super majorado de 190 hp a 220 hp com essa informaçao ja sabia qual potencia poderia alimentar com um unico redutor com muito custo encontrei a materia abaixo nao lembro de qual revista desculpem e ja era possivel observar que alguem havia tentado aqui no brasil a materia trata de um vw santana com motor 2 0 e um kit de terceira geraçao o misturador fica posicionado na boca da turbina lembram quando falei que com o gnv perdemos potencia por conta restriçao que e colocada na tbi devido ao misturador nesse caso como o motor nao precisa sofrer tanto para puxar o ar pois temos a turbina para auxiliar nessa tarefa o gnv passa pela caixa fria vai pela pressurizaçao ate chegar na tbi nao e um sistema muito eficiente porem funciona um dos problemas e que como a pressurizaçao fica sempre com combustivel cada vez que aliviar o pe com gnv voce vai sentir o cheiro do gas pois estaremos jogando combustivel fora e nao adianta perder tempo colocando o mistura na tbi pois nao fica legal para utilizar o kit de 3º ou 4º geraçao a melhor alternativa e a da materia acima porem e muito dificil achar um redutor desses tem ate como adaptar uma tomada de vacuo em redutores normais e aumentar e capacidade de alimentaçao deles mas essa e outra historia no resto do mundo existe muito material sobre a utilizaçao de combustiveis como o gnv em carros turbo compressores entao o jeito era pesquisar e achar soluçoes mais moderas e informaçoes mais atualizadas um carro com 140cv queimando gpl com um consumo muito baixo de combustivel aqui esta um projeto onde pude me inspirar e que pode auxiliar muitos que querem montar um carro para andar exclusivamente com gnv e andar forte trata se de um ford falcon xe 1983 de rua que e utilizado diariamente e queima unicamente gpl como combustivel utiliza um turbo gt35 / 40 garrett com 2 0 bar igniçao msd ecu halltech escape completo claro que nao vai ser o carro mais rapido da pista mas vai ganhar de muita gente em uma linha reta abaixo tem alguns videos desse projeto no dinamometro e assustando alguns desavisados em uma especie de track day [youtube id= ank39fhjtvq width= 620 height= 350 ] [youtube id= t0bcwgjrcww width= 620 height= 350 ] logo de cara sabia da copa turismo gnv que era um campeonato regional de automobilismo do parana onde corriam veiculos de turismo com motor de 1 6 litros todos movidos a gnv a categoria fez parte do show cars racing team nao tem como nao lembrar tambem da pick up racing de 2002 e ate 2005 as picapes eram movidas a gas natural veicular gnv sendo a segunda categoria no mundo a utilizar esse combustivel em competiçoes e a responsavel pelo desenvolvimento do gnv no brasil em um projeto realizado em parceria com a petrobras os motores bi turbo movidos a gnv desenvolviam cerca de 350 cv de potencia elas utilizavam kits de terceira geraçao com dois redutores e um misturador na boca de cada turbina o que e o misturador tem a funçao de mesclar o gnv com o ar atraves do turbilhonamento em quanto pesquisava outra competiçao que me chamou a atençao foi a copa do scirocco cup com cng a copa do scirocco cup r era o carro de corrida mais ecologico do mundo com seu motor tsi de dois litros foi modificado para queimar biometano assim as emissoes de co2 sao bastante reduzidas se comparados com combustiveis convencionais por ate 80% para corridas os engenheiros da volkswagen realizaram ajustes no motor para otimizar o motor tsi especificamente para operaçao de cng gas natural comprimido o resultado 235 cv de potencia e 275 nm de torque um destaque especial foi o sistema push to pass ao pressionar um botao o condutor e capaz de aumentar a pressao do turbo por um curto tempo ganhando 50 cv extras https //www youtube com/watch v=nfkrpde8qxs entao resumindo a perda de potencia com gnv e pequena em torno de 10% mas nao ha como escapar dela o combustivel gasoso ocupa mais espaço e diminui a quantidade de oxigenio admitida pelo cilindro as perdas reportadas de 25% a 30% devem se a kits antigos e sem variador de avanço um fato interessantes sobre motores a gasolina/alcool e que o motor atinge potencia maxima com mistura rica e nao estequiometrica ja no gas nao existe qualquer ganho ao usar se mistura mais rica o motor atinge rendimento e potencia maximos na mistura estequiometrica nao existe vantagem em deixa lo poluidor deixa a mistura gorda tambem faz com que o motor gnv tenha potencia menor que a gasolina devido a menor velocidade de propagaçao da chama o motor gnv atinge o ponto maximo de torque antes do que a gasolina isso pode dar a impressao ao motorista de que o motor esta mais esperto ou mais potente no uso urbano outro ponto e que a octanagem do gnv e equivalente a 120 octanas melhor que gasolina de formula 1 para efeito de comparaçao a gasolina podium possui 95 octanas isso elimina qualquer possibilidade de batida de pino com uso de gnv assim podemos trabalhar com uma boa pressao de turbo em motores com 12 1 1 de taxa com certa tranquilidade com essas informaçoes ja sabia que era sim possivel ter um carro turbo com gnv para uso diario e alguma brincadeira na pista mesmo meu carro tendo 10 5 1 de taxa de compressao convencer a minha esposa que iriamos turbinar o nosso carro de uso diario foi mais facil do que imaginava topou logo de cara pois sabia que era um sonho que eu tinha apos ter essas informaçoes e o alvara da patroa rodei curitiba e entrei em contato com algumas oficinas de preparaçao conhecidas e todos me chamaram de louco e nao toparam realizar o projeto ou cobraram um preço absurdo pensei comigo ninguem sabe como fazer ninguem fez ainda entao se for para fazer que seja eu mesmo pois se ficar bom fui eu que fiz e se ficar uma porcaria fui eu tambem todos os motores duratec turbo que rodavam no brasil ou quebraram ou eram forjados pois as bielas sao muito finas entao sabia que tinha de começar o projeto por elas foi uma tarefa dificil mas nao impossivel moro em apartamento entao nao tinha como realizar esse projeto no condominio por isso precisaria de duas coisas espaço e um amigo que fosse mais louco que eu para me ajudar a vitima foi meu amigo vanildo heinzen que ao ser convidado para me ajudar a turbinar meu focus — e ainda por cima usando gnv na garagem da casa — topou na hora sabiamos que nao seria facil pois nao tinhamos muitas ferramentas porem sobrava força de vontade ja que tinha o lugar e o amigo para ajudar no projeto bora desmontar tudo na minha cabeça seria um projeto simples e precisaria de algumas coisas turbina no inicio queria muito usar uma kkk k14 porem com tanta gente falando na minha cabeça falando que iria ficar pequena acabei montando com uma biaggio 50 48 mais na frente percebi que foi uma escolha errada pois a pegada vinha muito tarde ela começava a soprar acima de 3 500rpm e como o carro tinha deficiencia era em baixas rpm nao me ajudava muito hpi era o que tinha no momento sei que muitos repudiam essa escolha mas muitos dos que criticam nao tiram seus projetos do papel ou andam de onibus ela nao e precisa mas permite regular uma pressao inicial baixa e vem subindo conforme sobe a pressao do turbo coletor de escape isso nao existe no brasil poderia mandar fazer mas nao sairia por menos de r$1 000 e importar nao estava muito a fim pois demoraria muito e o custo era seria muito alto entao fui atras de um coletor de cano da ecosport 2 0 serrei o coletor e soldei uma flange de turbina t3 o mais alto possivel coletor r$120 flange universal t3 r$90 solda r$20 00 valvula de alivio como o objetivo sempre foi andar com baixa pressao acabei optando por uma valvula da beep turbo junto com uma mola de carga menor ideal para quem vai andar com pouca pressao pressurizaçao isso tambem nao tem erro qualquer loja de escape decente e que tenha uma maquina de dobrar cano resolve isso sonda wideband fundamental para quem quer ter um carro preparado diria que se quer montar um carro turbo antes de comprar qualquer coisa deve se comprar o condicionador e a sonda pois e quase impossivel andar com segurança ou acertar o carro sem um desse em maos bicos acabei conseguindo com um amigo do fordhp um jogo de bicos fordracing do mustang por miseros r$200 a vazao nao me atenderia como veria mais para frente e acabei retrabalhando eles deixando com 60bls intercooler acabei encontrei um no olx por um preço interessante e com um tamanho que atenderia meu projeto bielas [gallery columns= 2 link= file ids= 92914 92915 ] veio de um duratec que estava sendo desmontado pois o antigo dono estava desistindo do projeto sao bielas para 500hp e estao montadas com pinos de pistao forjados da iasa nos pistoes originais embreagem pastilhada como ja estava com o motor fora acabei enviando minha embreagem para receber um jogo de pastilhas nao deu muito certo mas isso e historia para os proximos capitulos entao com as peças em maos teoricamente era so montar e acelerar porem essa era uma doce ilusao por wyldwagner de souza project cars #06
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