um dia destes estava trocando ideias com um amigo e nas respostas começamos a tratar de detalhes inerentes a balanceamento de motores no desenrolar da conversa ele citou motores v4 e entao eu lendo a resposta comecei a viajar eu curto um monte aviaçao e lembro que quando era moleque meu pai me levava a aeroportos e eu ficava olhando avioes e via como era facil identifica los pela sua diversidade mesmo que visse um douglas dc8 e um boeing 707 lado a lado era facil distingui los mesmo ambos sendo quadrimotores de asa baixa por diversos detalhes entre eles motores diferentes e por ai vai tenta hoje olhar para o ceu e distinguir de forma rapida e facil um 737 de um 757 de um 767 de um 777 ou de qualquer airbus biorreator dificil para nao dizer impossivel nao e mesmo fico lembrando da genialidade de sir alec issigonis com seu mini que revolucionou o mundo automotivo mesmo que nenhum carro hoje tenha o cambio montado embaixo do motor como no mini a forma e disposiçao basica do carrinho definiu dali em diante como seria a forma principal e predominante no mercado de automoveis compactos e populares hatchbacks tres portas 4 cilindros dianteiros transversais passaram a ser o padrao da industria em termos de carros acessiveis e populares fiquei pensando tambem que por mais pratico e simples que seja do mesmo modo que nos avioes a falta de variedade a uniformidade cansa ficamos todos como que bailando eternamente ao som de bolero de ravel numa eterna previsao ou maldiçao de como as coisas seriam monotonas e sem graça no nosso mundinho moderninho mas voltando ao v4 que foi o gancho do mundo real com esta viagem minha toda forçando muito a memoria so consegui me lembrar de dois motores desta configuraçao sendo produzidos em quantidade apreciavel para uso automotivo um de origem alema usado nos ford que depois acabou sendo vendido em 1967 a saab que o usou como substituto dos dois tempos de tres cilindros muito semelhantes aos que conhecemos aqui nos dkw vemag quando esses se mudaram para o andar de cima como detalhes sempre sao bem vindos este v4 tinha o angulo do v de 60° tinha um eixo auxiliar balanceador que girava em sentido oposto e com a mesma rotaçao do virabrequim começou a ser vendido em 1962 nos ford taunus era diferente ousado curtissimo inacreditavelmente curto para qualquer motor normal nao era exageradamente pesado tinha deslocamentos de 1 2 1 3 1 5 e 1 7 litros depois acabou dando origem a outro motor que conhecemos bem que e o v6 cologne que acabou ate chegando a quatro litros de deslocamento nas ford ranger que tivemos por aqui abaixo uma foto do eixo deste motor curto compacto robusto com apenas tres mancais fixos o bloco curto estreito e compacto ja o outro lancia italiano era um motor de angulo apertado como os vr da volkswagem lançados muitas decadas depois alias vendo as fotos abaixo achadas na internet fica super facil de ver de onde veio a inspiraçao para os vr5 e vr6 ai lembrei tambem que parecendo ser algo que se repete esta era mais uma boa ideia patenteada pela lancia muito tempo antes de vir a ser adotada de forma bem comum muito tempo depois foi assim tambem com o mancal movel particionado que era uma patente lancia de 1915 que voltou a moda nos anos 70 nos motores v6 derivados dos v8 automotivos de 90° abaixo diagrama do eixo do lancia na foto abaixo ao verificar bem o bloco e possivel ver que os cilindros nao sao perpendiculares ao plano da junta do cabeçote esta situaçao apresenta um complicador na hora de retificar o motor os vr da volks sao da mesma forma bem como os chevrolet 348/409/427 fabricados entre 1958 e 1965 motores extraordinarios ainda que tenham sido rapidamente substituidos pelos big blocks normais mesmo iniciando com deslocamento mais modesto 396 polegadas cubicas a verdade e os big rendiam mais torque e potencia que os 409 outro caso digno de nota sao os motores da linha ford familia mel mercury edsel lincoln que tambem tinham um angulo nao reto do plano de junta com a linha de centro dos cilindros abaixo a esquerda o belissimo 409; a direita bloco e cabeçotes lancia as imagens mostram a semelhança extrema entre este motor e os volkswagen vr pena que os vw nao tenham camaras hemisfericas uma lembrança de uma epoca na qual performance era tratada como fim absoluto e nao tinhamos ainda preocupaçoes com emissoes de poluentes e possivel verificar que o arranjo dos dois comandos de valvulas sobre cabeçote sao para que sejam bastantes e suficientes para que cada um toque as valvulas dos cilindros de um mesmo alinhamento usando balancins assimetricos para atender esta demanda ao contrario do que seria de se supor com um comando exclusivo para admissao e outro para escapamento abaixo a junta de cabeçote a esquerda e a direita o virabrequim instalado no bloco do motor fica bem nitido que mesmo com apenas tres mancais fixos e uma peça super forte com o elemento entre os cilindros 1 e 2 e depois dos 3 e 4 completamente capaz de absorver os esforços mecanicos atribuidos ao eixo sem deformaçoes indesejaveis este arranjo so e possivel na medida em que o projeto e para um bloco em linha praticamente se fosse um motor normal ja concebido como em v normal digamos um v8 isso nao seria possivel de se ter como se quisessemos fazer um v4 usando o projeto inicial de um v8 veremos isso mais ali na frente este motor mostrado nas fotos e o fulvia projeto de ettore zaccone mina e os v4 em suas varias encarnaçoes com angulos de v variando de 10° a 20° foram produzidos de 1922 a 1959 o das fotos e o mais legal ainda que tenha tido uma evoluçao final com angulo de 11° usado nos hf agora eu fico imaginando se o signore ettore zaccone mina quando fez o desenvolvimento nao so do motor mas de outros produtos lancia conseguiria mesmo que muito de longe imaginar que a soluçao que ele tratava viria a ser usada em larga escala pela volkswagen em seus motores vr e ainda num carro bugatti como o veyron mais incrivel ainda que o signore ettore ainda e vivo [youtube id= od1v9hnulaw width= 620 height= 349 ] algo interessante que merece ser comentado e que ambos os motores tanto os lancia quanto o ford v4 deram origem a outros motores v6 fortemente baseados neles os ford v6 cologne sao muito populares excelentes e usam o mesmo layout do v4 sem mais ou menos dispensando apenas o eixo balanceador como o v6 e de 60° e tem intervalo de igniçao de 120° se arruma perfeitamente com sequencia de igniçao simetrica even fire e bastante suave e agradavel de se usar sendo que as ultimas series dele chegaram a quatro litros sendo usados com muito sucesso ate nas picapes ford ranger que tivemos o prazer de ter aqui no brasil ja nos lancia em 1950 o projeto de francesco de virgilio para um novo motor v6 que viesse para solucionar caracteristicas dos v4 que nao eram assim do agrado de todos veio da mesma forma que os ford v6 com angulo do v de 60° ficou em produçao em varias encarnaçoes e deslocamentos diferentes ate 1970 no caso tem duas coisas ineditas o primeiro v4 e o primeiro v6 veiculares automotivos foram da marca italiana totalmente pertinente comentar que a ferrari teve um v6 de 1 5 litros nos anos 50 mas com angulo do v de 120° que resultava em um motor even fire mas com resultantes e com o inconveniente de ser bem mais largo que um quatro em linha o grande pulo do gato o mais legal dos v6 pequenos com v de 60° e o fato de serem pouco mais curtos que um 4 em linha que tenha diametro de pistoes semelhante e ainda sim sao pouca coisa mais largos podendo ser facilmente instalados no lugar de um l4 seja longitudinal ou transversalmente no caso dos dois v6 citados ambos inicialmente foram montados longitudinalmente outra coisa bem legal de vanguarda mesmo e que estes dois v6 anteciparam o padrao basico de como fazer um v6 automotivo pequeno potente e liso antes mesmo que a gm nos seus tempos de liderança tecnologica determinasse como era o modelo matematico que regeria todos os motores de seis cilindros em v e produzindo na decada seguinte uma serie de motores v6 alguns automotivos como os usados nos buicks com 225 polegadas cubicas e outros para uso em caminhoes e picapes grandes que foram muito bem recebidos tendo versoes maiores de 8 e 12 cilindros e ainda conversoes a diesel 4 tempos conhecidos como toro diesel e para mantermos a coerencia do antigo sendo revisado e reusado depois de muito tempo o buick v6 de 225 cid foi vendido projeto motor e ferramental para a amc o v8 derivado dele feito em aluminio nos olds f85 tambem acabou indo parar na inglesa rover mais de uma decada apos a buick num movimento inesperado recompra os direitos do v6 o reforma com um novo virabrequim even fire o 225 era full odd fire e surpreende a todos relançando o motor que inclusive foi o utilizado nos buick gnx turbo alias voce se lembra deste exemplar com menos de 600 km rodados a venda aqui neste ponto fazemos uma parada nos automotivos e vamos ver outras coisas legais quem conhece ou ja ouviu falar do jose rezende mahar talvez se recorde de uma brincadeira/gozaçao que ele fazia comumente em que perguntava se o interlocutor gostava so de carros se a resposta fosse sim ele replicava ah que pena tem tantas outras maquinas legais trens avioes caminhoes barcos e motos deixando claro que gostar e so ver carros pela frente e algo de uma pobreza incrivel entao em homenagem ao nosso amigo mahar vamos ver outras coisas legais analisando longamente tudo o que foi tratado acima sobre os ford e lancias v4 analisando as criticas aos ford v4 de 60° que era tido como um motor automotivo mediocre e conhecendo bem motores maritimos sei que na epoca de ouro dos motores de popa dois tempos eram muito populares motores de 4 cilindros em v a 90° que eram bem legais confiaveis e populares procurando entender o por que da diversidade nas criticas e comentarios sobre coisas parecidas mas tao diferentes chegamos a um monte de conclusoes legais o fato de o motor ser dois tempos implica automaticamente numa coisa sempre que o pistao sobe ha uma igniçao e se inicia um ciclo motor no quatro tempos isso ocorre uma vez sim e outra nao de modo que apenas uma vez a cada duas voltas ou 720° de rotaçao do virabrequim ocorre uma igniçao acho que qualquer um que tenha mexido ou usado motos tenha boa lembrança de motores dois tempos de dois cilindros como os das yamaha rd200 ou 350 os mais populares aqui quando um pistao esta em cima no ponto morto superior o outro esta embaixo no ponto morto inferior desta forma sempre a cada meia volta do virabrequim uma igniçao ocorre guardando as devidas proporçoes e da mesma forma que acontece nos quatro cilindros em linha de quatro tempos como em qualquer motor da maioria absoluta dos carros normais que temos andando por ai por outro lado se a moto tiver um motor 4 tempos de 2 cilindros podemos ter dois cenarios primeiro os 2 pistoes subindo e descendo juntos paralelos quando um estiver em igniçao o outro vai estar em balanço mas sempre a cada volta do virabrequim 360° de rotaçao vamos ter uma igniçao ocorrendo e ha outro jeito que e fazer um vira alternado como se fosse um motor 2 tempos e desta forma o intervalo entre as igniçoes nao vai ser o mesmo o fato de termos espaços irregulares entre as igniçoes dos cilindros gera som estranho e ainda que muitas vezes nao aconteça uma mudança drastica no diagrama de forças do motor com as vibraçoes e resultantes inerentes o som muda e a conduçao do veiculo tambem voltando ao v4 no caso dos nauticos dois tempos muito simples um virabrequim com dois pinos defasados 180° entre si como num eixo de yamaha rd350 por exemplo de modo que como o angulo do v e de 90° e numerando os cilindros 1 e 3 de um lado e 2 e 4 do outro enquanto o 1 esta no pms o 3 esta no pmi e os 2 e 4 estariam no meio do curso um subindo e o outro descendo 90° apos a igniçao do 1 teriamos a igniçao do 2 mais 90° teriamos a igniçao do 3 e mais 90° de rotaçao teriamos a igniçao do 4 em 360° de rotaçao todos queimam e o motor funciona liso e suave pelo angulo de 90° entre as bancadas os binarios tem componentes verticais e horizontais identicos sendo facilmente cancelaveis com um unico contrapeso em cada ponta do eixo temos um motor harmonico compacto leve e facil de se usar ah sim nao estranhe as flanges entre os mancais moveis sao normais nos 2 tempos e para fazer a vedaçao entre os cilindros ja que o carter e que faz a compressao para que os gases entrem nos cilindros mas ja que falamos de motos como deixar de lado as inesqueciveis vf750f isso aquela do v four victory do isle of man tt trophy detalhes muitos claro primeiro era 4 tempos como as demais honda mas se sao 4 cilindros 4 tempos em v nao fica ruim de arrumar sim claro mas e motor de motocicleta menor pequeno com pouco curso peças levissimas e muito do que nao serve em um automovel serve e muito bem nelas neste motor em particular temos um eixo com os dois mancais moveis alinhados como se fosse um eixo de moto 4 tempos bicilindrico com cilindros paralelos o bloco tem um angulo de 90° entre as bancadas desta forma os cilindros paralelos vao ter igniçao a 360° de rotaçao do eixo mas os adjacentes da outra bancada vao ter igniçoes em intervalos de 90° ou 270° de diferença nao e uma sequencia simetrica nao deixa com um ronco magnifico mas funciona e ganha espaço porque o v4 e muito mais estreito que o 4 em linha e sobre ser ou nao magnifico o ronco e sempre relativo mas no minimo perturbador [youtube id= uzah7zbs0ts width= 620 height= 349 ] no caso do nosso mundo automotivo pela maior diversidade de requerimento de um automovel vemos que motores 2 tempos nao sao mais factiveis ainda mais quando consideramos emissao de poluentes alias no mundo nautico os 2 tempos tambem ja subiram a escada e ainda que uns poucos persistam motores de deslocamento grande nao sao mais viaveis caminhoes deixaram de contar com 2 tempos em 1999 opa perai caminhao 2 tempos isso da pano para muitas mangas primeiro como nao lembrar com um sorriso dos detroit diesel e seu som magnifico como nao lembrar do quanto que eles despertavam paixoes e alegravam aos entusiastas da velocidade mesmo entre os que dirigiam pesados caminhoes eu tive a oportunidade de dirigir o mesmo d60 duas vezes com um 4 53n bom se ninguem consegue imaginar que pode ter prazer de acelerar um caminhao velho melhor mudar seus conceitos aquilo e legal demais pra quem tiver curiosidade da so uma olhada neste video com o davi dirigindo um [youtube id= qbxwka nyyu width= 620 height= 465 ] o ronco e alucinante o motor sobe de giro forte e rapido como um motor a gasolina muito tem a ver com a sensaçao de rotaçao pelo fato do motor ser 2 tempos e ter o mesmo som que um motor com o dobro do numero de cilindros se normal a 4 tempos claro o dificil e segurar a onda lembrar que e so um caminhao velho e nao um dragster mas faz parte do jogo mas isso a ver com o texto simples o motor 2 tempos do 4 em linha tem um eixo de manivelas bem exotico opa mas isso e um eixo de v8 nao nao e um eixo de 4 cilindros 2 tempos que por ter apenas 360° para ver a igniçao de 4 cilindros precisa de ter os moentes a 90° um do outro claro como e 2 tempos e simetrico even fire e tem o mesmo som de um motor de 8 cilindros 4 tempos obviamente tem sobreposiçao de tempos mecanicos e super liso ainda que precise de eixos contrarotantes para funcionar liso e sem vibrar dirigir um caminhao com este motor de apenas 4 cilindros e diversao garantida e e muito mais bacana que um normal de 6 cilindros a 4 tempos duas caracteristicas decretaram seu fim bem como o de todos os demais motores de caminhao a diesel 2 tempos o consumo especifico maior ou seja gasta mais combustivel para produzir o mesmo trabalho e o pior crime possivel a um motor de combustao interna por mais que se tente e pessimo no quesito emissao de gases poluentes game over mas isso tudo aqui leva a gente a pensar num outro 4 cilindros em linha que tem este mesmo tipo de virabrequim mas so que e 4 tempos isso o da motocicleta yamaha r1 na epoca do lançamento um grande estardalhaço que depois com o tempo acabou diminuindo bastante o som exotico o fato de ser mais dificil de balancear e a nao linearidade da entrega do torque pela sequencia de igniçao nao simetrica acabaram mostrando tal como nos ford v4 que esta podia nao ser a melhor ideia de todas se a gente sair do mundo dos veiculos normais e partir para ver outras paisagens especificamente de carros de competiçao tipo midget para circuitos ovais em pistas nao pavimentadas ou em carros de arrancada na areia vai aparecer um outro motor exotico derivado de um motor comum de produçao provavelmente leitor voce ja deve saber que o imortal chevrolet v8 small block teve diversos outros motores feitos a partir de suas dimensoes basicas como os nossos gm 4 e 6 cilindros dos opala e o v6 das blazer e s10 teve ate uma versao para uso nautico e aeronautico dele com 12 cilindros em v feita pelo ryan falconer nos eua e claro ja deve ter ouvido falar tambem de uma firma que produz componentes de altissima qualidade bielas virabrequins e tudo mais que se precisa em um motor de competiçoes chamada scat pois bem a scat desenvolveu um motor de 4 cilindros em v a 90° baseado no small block chevy normalmente disponivel em 4 por 3 250 como meio motor 327 entregando um deslocamento de 163 polegadas cubicas algo como 2 7 litros foi recebido com muito entusiasmo por competidores tanto de dirty track quanto pelos que fazem arrancada em areia com os sandsters o motor era estupidamente caro tudo exotico feito do nada e de inicio foi um sucesso tendo conseguido resultados impressionantes que com o tempo começaram a ser ofuscados pelo alto custo pela aspereza e pelo desgaste absurdo que vinha nas peças especialmente de transmissao veja ele a direita ao lado de um motor vw a ar pense num conjunto compacto este projeto contudo acabou sendo abandonado a scat acabou vendendo os direitos de fabricaçao e encerrou a produçao do motor e simplesmente impossivel arranjar o virabrequim de forma a se obter uma sequencia de igniçao simetrica com uma entrega linear do torque do motor foram tentadas duas formas de ajeitar o eixo de manivelas que tinha tres mancais fixos apenas sendo as bielas montadas uma ao lado da outra no mesmo mancal movel como em um v8 comum numa das formas os dois mancais moveis ficavam diametralmente opostos e na outra a 90° um do outro mesmo com a mudança a ordem de igniçao continuava ruim e as vibraçoes resultantes idem um competidor chamado jerry wilson tentou outra aproximaçao para resolver o mesmo problema e a soluçao foi a ilustrada na excelente imagem abaixo que e de uma reportagem que acabou sendo reproduzida no hamb no jalopy journal a explicaçao sempre tem a ver com a extrema importancia do alivio de peso e no caso este v4 maluquinho fica mais leve bem mais leve que um quatro em linha claro poderiamos tentar fazer um virabrequim como os dos v4 la do inicio do texto mas como o bloco e muito compacto nao existe espaço disponivel suficiente para fazer um braço de alavanca capaz de permitir dois mancais moveis adjacentes no mesmo espaço original entre os mancais fixos do bloco que permitissem ter 90° de defasagem entre os cilindros do mesmo v eu comentei este fato junto a foto do v4 lancia e isso vendo a foto do mesmo por baixo fica bem claro se a gente lembrar no v6 chevy o septo que permite a defasagem entre os mancais moveis e extremamente fino porque o angulo da defasagem e de apenas 30° e precisamos lembrar tambem que para ter mais resistencia o mancal movel do 350 que e de 2 100 foi aumentado para 2 250 e mesmo assim as bielas do v6 trabalham fora da linha de centro do cilindro onde funcionam pela largura deste septo na imagem fica bem claro o virabrequim e fabricado bem como o comando e o carter cabeçotes sao a parte facil tem de aluminio que e facilmente soldavel e permite modificaçoes o bloco e um chevy normal de produçao serrado se usa a parte traseira e a frente do motor e fechada com uma chapa que veda a camara d’agua e permite a montagem da capa da corrente e da bomba d’agua e nada facil ou simples de fazer nem tem muito como a gente tentar fazer um em casa com serra tico tico e araldite um detalhe no minimo curioso e que nao vi nenhuma referencia a ninguem ter tentado fazer um eixo como o das vf750f com os mancais moveis paralelos claro ia continuar odd fire ia continuar ruim mas foi das soluçoes possiveis com mancais singelos nao particionados que a honda julgou melhor para seu motor de competiçoes que inclusive foi vendido normalmente em motos de rua evoluçoes tecnologicas mudam paradigmas e acabam induzindo a uma convergencia de soluçoes comuns a todos os participantes do jogo quando eu citei o mini do alec issigonis e os avioes comerciais todos iguais e pasteurizados queria ao mesmo tempo criticar a falta de criatividade e realçar a convergencia evolutiva motores automotivos pequenos feitos para consumo em veiculos populares sempre tao iguaizinhos sempre tao repetitivos sao uma faceta monotona da convergencia de soluçoes que temos que conviver pela evoluçao de todos os jogadores participantes do processo evolutivo sem um novo evento que modifique a cena presente nada de muito novo ou excepcional deve acontecer a evoluçao dos metodos de fabricaçao e a informatizaçao dos processos de projeto e criaçao levam periodicamente ao surgimento de coisas novas que antes podiam ate ser vislumbradas como mais eficientes porem sempre com algum empecilho para sua efetivaçao ainda que os esforços nao fossem perdidos como no caso dos v4 ford e lancia que deram origem a outros motores v6 com as liçoes aprendidas nos v4 no caso um exemplo que demonstra isso bem sao os motores com tres cilindros em linha apenas sempre existiram em caso de motores agricolas ou para uso comercial em caminhoes ou tratores com ciclo diesel 4 tempos eram normalmente vibradores e desconfortaveis e como nao tinham sobreposiçao de tempos mecanicos tinham de usar sempre volantes motores pesados como forma de oferecer um funcionamento minimamente linear perkins 3 152 mwm 222 3 225 3 sao bons exemplos so lembrando um ciclo motor em 4 tempos equivale a 180° de rotaçao do virabrequim e como sao 3 cilindros teremos apenas 540° de ciclo motor em 720° de rotaçao o que nos deixa com um periodo morto de 180° divididos igualmente em tres periodos de 60° entre ciclos motores nos motores a gasolina tudo isso ocorre mas como e muito facil fabricar um eixo com contrapesos que interage com o virabrequim e anula a resultante fazer atualmente um motor de 3 cilindros automotivo liso relativamente potente e confiavel e muito simples facil e barato na verdade todas as qualidades sao tao evidentes que em pouco tempo o padrao de todos os carros populares sera este terao motores de tres cilindros em linha com ou sem turbo dependendo do objetivo final e os compradores estao super satisfeitos com os seus tres em linha atuais e nao ha resistencia ao veiculo apenas pelo numero de cilindros e isso de forma minimalista valida a escolha e o processo evolutivo vendo os exemplos que citei e demonstrei acima em que soluçoes completamente fora do padrao foram adotadas algumas com maior grau de sucesso outras inclusive sendo copiadas mais a frente em outros projetos fica a clara sensaçao que se aventurar em desenvolver soluçoes novas eventualmente leva a sucessos outras vezes nao mas ficar na mais absoluta mediocridade e mesmice e que nao deixa nenhuma empresa com absoluta garantia de ter sempre sucesso inovar e muito bom e eventualmente traz grandes beneficios ou nao um abraço a voce que teve paciencia para ler todas essas ideias ate a proxima
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.