FlatOut!
Image default
Papo de Garagem Técnica

Especial motores V4 (sim, quatro cilindros em V): o samba do ogro doido

Um dia destes, estava trocando ideias com um amigo e nas respostas começamos a tratar de detalhes inerentes a balanceamento de motores. No desenrolar da conversa ele citou motores V4 e então eu, lendo a resposta, comecei a viajar. Eu curto um monte aviação, e lembro que quando era moleque, meu pai me levava a aeroportos e eu ficava olhando aviões e via como era fácil identificá-los pela sua diversidade. Mesmo que visse um Douglas DC8 e um Boeing 707 lado a lado era fácil distingui-los, mesmo ambos sendo quadrimotores de asa baixa por diversos detalhes entre eles, motores diferentes e por aí vai. Tenta hoje olhar para o céu e distinguir de forma rápida e fácil um 737 de um 757 de um 767 de um 777 ou de qualquer Airbus biorreator. Difícil – para não dizer impossível, não é mesmo? Fico lembrando da genialidade de Sir Alec Issigonis com seu Mini que revolucionou o mundo automotivo. Mesmo que nenhum carro hoje tenha o cambio montado embaixo do motor como no Mini, a forma e disposição