ola pessoal faz um tempo que nao escrevo mas tem um motivo acabei tendo que vender a alfa romeo v8 confesso que foi com dor no coraçao ainda mais agora que voltei para finalizar o pc dela ver as fotos e lembrar dos ocorridos do prazer de dirigir bateu a saudade e aquela vontade de sair com ela por ai eu e ela sempre tivemos uma relaçao meio de amor e odio ela era meio esquentadinha no real sentido da palavra mas apesar de tudo fiquei muito feliz com o destino que ela tomou apos alguns bons meses de anuncio no mercado livre muitas propostas indecentes como troca em um lote de roupas de grife ou tem terreno a beira mar acabei fechando negocio um antigo amigo que ja havia flertado com ela antes esse negocio acabou me apresentando um mundo novo o da subaru tambem amada por uns e odiada por outros tantos assim como a alfa romeo pedi ao meu amigo claudio que ficou com a tutela da v8 por algum meses para descrever essa como foi essa experiencia seu texto segue abaixo hoje sabemos a bela italiana descansa em uma coleçao junto de suas irmas de 2300cc preservando a historia de audacia daquele que um dia pensou vou enfiar um v8 nessa alfa esse cara foi o paulo calabrez primeiro proprietario dela segue o texto do claudio bem amigos de inicio gostaria de confessar que nunca me passou pela cabeça ter um carro com swap de motor tao profundo sim porque swaps naturais eu ja fiz alguns foram tres ou quatro mavericks quatro cilindros que receberam o motor ideal para eles o v8 302 nao que os mavecos quatro cilindros sejam totalmente ruins mas tem motor insuficiente para o peso do carro e desempenho sofrivel mas vamos deixar de lado essa questao existencial dos mavericks e partir direto ao assunto principal a alfa 302 ha questao de uns tres anos ou pouco mais nao me recordo bem vi ela anunciada na internet achei bem interessante porem na epoca estava envolvido em outros projetos impedindo a vinda de um brinquedo que exigiria boas doses de energia investimento e dedicaçao e assim ela foi para as maos de um amigo em limeira/sp o estevam com o qual acompanhei toda a saga desde a compra as manutençoes melhorias passeios ate os ultimos meses nos quais trocamos diversas mensagens sobre o carro procurando arredondar o negocio este ano ja tinha decidido fazer um projeto desde o zero com uma pintura especial um buggy classico 1976 e que ja estava praticamente em fase final quando a negociaçao com a alfa ficou seria posto que a alfa apresentava alguns itens a serem melhorados e outros a reparo devido a dificuldade com peças e principalmente mao de obra local fazendo com que fosse pouco usado planejei a vinda de maneira a ter uma direta e rapida passagem na oficina do meu mecanico de confiança para v8 o arthur lima a fim de deixa la em condiçoes de rua para rodar sem medo depois eu poderia analisar o que fazer para dar andamento ao projeto e aprimora lo passamos assim a fase de acertos financeiros e detalhes e finalmente a alfa estava mudando de dono ja na oficina do arthur em sao paulo detectamos falhas no quadrijet edelbrock foi montado um outro quadrijet da oficina para teste que proporcionou um bom funcionamento do motor indicando que o do carro deveria ser revisado e de cara uma pequena dificuldade para localizar um kit de reparo a numeraçao nao batia com os kits disponiveis ate que acessei o site da edelbrock e descobri que o kit serviria para varios modelos square bore que e o nosso caso sendo assim compramos aquele kit mesmo e demos sequencia ao serviço havia tambem um forte indicio de gasolina velha no tanque tanto pela falha fumaça como pelo mau cheiro na queima mesmo porque o tanque deveria ser esgotado e retirado do carro para a solda de um pequeno furo na emenda entao a limpeza e descarte da gasolina velha foram feitos tanque furado tanque soldado detectamos tambem uma mangueira de respiro de oleo ligada indevidamente ao carburador imposibilitando o ajuste correto da lenta modificamos e a lenta veio perfeita boa noticia apos a desmontagem constatamos que o quadrijet esta em estado de novo ao examinar o carro por baixo para localizar o furo no tanque e depois o trambulador vimos que o projeto foi feito com capricho e carinho planejado e estudado com detalhe pelo seu mentor paulo calabrez conhecido alfista em santo andre mas algo tambem chamou atençao a trambulaçao adaptada do opala clec clec deixava a alavanca meio boba com engates pouco precisos entao aproveitamos para retirar o cambio e ajustar melhor essa trambulaçao e mesmo assim depois de revisada ficou apenas razoavel sendo um item que merecera melhor estudo e investimento no futuro finalizada a revisao fui conhecer o brinquedo de perto conversar com o arthur sobre os serviços feitos e futuras melhorias acertei o pagamento e sai de la feliz da vida com o 302 murmurando pelas ruas e avenidas de sao paulo congestionadas em pleno sabado de manha mas diga se de passagem foi um belo teste de funcionamento em transito pesado e a alfa se saiu bem com a temperatura bem controlada e se estabilizando entre 90 ~ 95 ºc um tema que vou abordar agora e a relaçao de diferencial que esta atualmente nele 3 54 dana 30 com planetaria soldada blocada eu nao gostei do comportamento com essas soluçoes e ja estou pesquisando uma relaçao 3 07 com planetaria original mais adequada ao uso urbano que pretendo o fato de ter relaçao 3 54 deixa o carro muito travado com a 1ª e 2ª marchas muito curtas e proximas e a 3ª com pouca final deixando de aproveitar a força do motor e pedindo muitas trocas de marcha no transito travado da capital e a planetaria soldada em curvas mais fechadas força o arraste dos pneus traseiros e chega a incomodar na minha visao o ideal seria instalar um cambio c4 automatico com a alavanca no assoalho em conjunto com a relaçao 3 07 e planetaria original ao mesmo tempo em que me envolvi com o carro conheci um grupo de aficcionados por alfa romeo 2300 e fui muito bem recebido por eles tendo mantido contato principalmente com o marcelo paolillo um colecionador a quem e atribuido o maior acervo de alfa romeo 2300 no mundo a chamada confraria e tambem com quem desde o inicio mantive intençao de entregar a alfa v8 para que a mesma fizesse parte de sua belissima coleçao sendo mantida ao lado das outras em permanente exposiçao e cuidados entre uma conversa e outra e com o agravamento da crise economica principalmente a alta do dolar que me afetou diretamente visto que trabalho no setor de importaçao entramos em acordo e entreguei a alfa 302 a ele para cuidar e dar continuidade ao projeto deixo aqui minha rapida experiencia com esse carro fantastico que me ensinou a respeitar e gostar das alfas em especial as nonas apelido carinhoso dos alfistas a nossa brasileirissima alfa romeo 2300 em todas as suas versoes e como legado trago hoje pra casa uma alfa romeo ti 4 1985 original das maos do amigo paolillo sendo ela parte da negociaçao com a v8 e para que o carinho e admiraçao pela marca continue crescendo como as verdadeiras amizades que conseguimos nesse meio o que realmente importa pois os carros vem e vao mas os amigos ficam ate breve claudio letayf carvalho e assim se encerra o pc no mais so tenho a agradecer ao flatout pela oportunidade de escrever para uma midia que tem um publico gigantesco de aficcionados e que apoia o automobilismo da maneira mais apaixonada que eu ja vi aqui a gente se sente em casa grande abraço a todos por estevam cavazin project cars #130
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