inglaterra 1907 ha exatos 109 anos era inaugurado o primeiro autodromo da historia o circuito de brooklands ao longo dos anos o oval se tornaria palco de recordes de velocidade e o berço do automobilismo britanico localizado a aproximadamente 40km de londres goodwood e parada obrigatoria para todo entusiasta que visita a capital do reino unido infelizmente o circuito nao durou muito em 1939 durante a segunda guerra mundial o governo ingles se apropriou do terreno que tambem dava lugar a um aerodromo e transformou a regiao de weybridge um estrategico ponto militar tambem foi o lugar onde a empresa aeronautica vickers fazia testes em um simulador de alta altitude para o desenvolvimento de novas tecnologias para chegar la partindo de londres voce so precisa pegar o trem ate weybridge sim facil assim leva em torno de 50 minutos ate a estaçao e mais uns 20 minutos de uma bela caminhada pelo interior da inglaterra ate o que restou do autodromo a entrada custa £12 10 e voce tem acesso a tudo avioes carros motocicletas bicicletas onibus por isso va preparado para passar um dia inteiro ali algumas experiencias voce paga a parte e uma dica recomendo o passeio 4d com o napier logo na entrada voce ja percebe o espirito vintage e a emoçao toma conta de voce as oficinas da epoca ainda permanecem la r r jackson bugatti velocette norton bsa dunlop nome de seus preparadores e e claro carros e motos que competiram na epoca dusenberg single seater 1927 o museu e repleto de veteranos mas desta vez nao me refiro aos carros estou falando de pessoas a maioria dos colaboradores do museu sao senhores que eram mecanicos colecionadores pilotos achei isso fantastico pois a historia estava viva e bem na minha frente todos sao muito atenciosos e adoram contar historias se engana quem pensa que esses dinossauros das pistas ficam ali imoveis todos funcionam e ainda queimam borracha pelo asfalto delage grand prix 1927 halford bugatti special 1930 mclaren mp4/6 ayrton senna nao ha como nao se emocionar diante de um dos carros pilotados pelo nosso querido ayrton segundo um dos mecanicos do museu que me mostrou um halford special o custo e muito elevado por nao se conseguir mais as peças mas as corridas estao no sangue dos ingleses ele se orgulha em poder ver os carros correndo ate hoje nos tambem halford special era um grand prix famoso nos anos 20 tem esse nome devido ao projetista e construtor de motores major frank halford adquiriu fama nas pistas devido ao sucesso de seus motores inovador foi o pioneiro a instalar superchagers na frente do virabrequim 1925 halford special chassi de aston martin e um coraçao de aviao com 120bhp mas como eram as corrida naquela epoca [youtube id= mat21oitjkm width= 620 height= 350 ] lembram quando escrevi no inicio do post que seria necessario um dia inteiro aqui bem talvez precise de um dia a mais rfactor + mclaren aston martin special razorblade 1923 assim como talbot bugatti darracq começavam a ganhar publicidade nas corridas nao foi diferente para esta marca altamente conhecida nos dias de hoje este modelo tem motor 1 500cc de 16 valvulas a carroceria foi construida por uma empresa que fabricava aeronaves que tinha conhecimento em aluminio as aletas do radiador eram flexiveis o piloto pode abri las eu fecha las conforme a temperatura do motor seu recorde na pista foi de 74 12 mph 1937 morgan f2 3 wheeler aqui um exemplo de como era uma oficina daquela epoca lembrou bastante o sr burt munro bentley 1929 1927 racing norton hughes 490cc race triumph 1928 1927 douglas 600cc muitas historias nessa sala nao essa brough superior 1000cc seria o equivalente a uma r1 hoje nao podemos comparar mas em 1927 essa senhora registrou 130 mph 209 km/h mas o recorde nao foi homologado por problemas mecanicos em 1929 em uma nova tentativa de recorde ela atingiu a marca de 129 05 mph 207 7 km/h o que deu a ela o titulo de motocicleta mais rapida do mundo naquele ano eu nao o conhecia um carro de muita atitude e todo respeito napier railton ganhou minha total admiraçao foi construido em 1933 utilizava um motor de 24 litros w12 para uso aeronautico 6 1 1 de compressao segundo especificaçao da raf produzindo 580bhp @ 2 585rpm tem um tanque de combustivel de 65 galoes e faz uma media de 5 mpg de 1933 a 1937 este carro quebrou 47 recordes de velocidade em brooklands montlhery e bonneville ele permanece com o recorde de brooklands com a marca de 230 84km/h em 1935 a apresentaçao formal em [youtube id= lg9qfer4xwa width= 620 height= 350 ] pode apostar isso chacoalha ate os ossos rock´n roll escute ele funcionando aqui [youtube id= xtgo a44e4 width= 620 height= 350 ] e uma sensaçao otima poder ve lo ao vivo e toda a dedicaçao do museu em mante lo rodando nao somente deste carro mas do zelo pelo museu de forma geral nesses momentos e que se percebe a necessidade de uma naçao em manter sua historia viva para que outras geraçoes possam ver o que foi feito e sentir orgulho daquilo 1933 napier railton com motor w12 definitivamente recomendado espero que tenham gostado desta imersao vintage e que eu tenha deixado voces com vontade de conhecer esse lugar fantastico no proximo post vamos dar uma rapida espiada na vitrine da fabrica da mercedes benz que fica ao lado deste museu abraços e ate a proxima
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.