durante a seleçao dos melhores videos onboard escolhidos por nossos leitores nos demos conta de uma ausencia imperdoavel em nosso repertorio ainda nao contamos a historia da criaçao e desenvolvimento do lendario ruf ctr ou yellowbird como ele e mais conhecido pelos gearheads hora de resolver isso a historia do ctr começou 13 anos antes de seu proprio lançamento mais exatamente em 1974 foi nesse ano que alois ruf assumiu o controle da empresa fabricante de carrocerias de onibus de seu pai a ruf auto acontece que alois como todo jovem empresario nao era muito chegado em onibus e curtia mesmo carros esportivos — mais especificamente o porsche 911 ainda no fim daquela decada ruf ja havia construido uma solida reputaçao preparando o recem lançado 911 turbo mais tarde ele desenvolveu um cambio de cinco marchas para o modelo que so era oferecido com caixa de quatro velocidades naquele mesmo ano a lei alema permitiu que a empresa fosse considerada uma fabricante de veiculos em vez de mera preparadora o group c turbo ruf designado pelas iniciais ctr foi o primeiro carro construido pelo fabricante apesar do sobrenome turbo ele nao era baseado no 930 o codigo do 911 turbo e sim no 911 carrera 3 2 de 1987 ruf escolheu o modelo carrera por dois motivos ele tinha melhor coeficiente aerodinamico e era mais leve que o modelo turbo diferentemente do que voce esta imaginando a ruf nao se limitou a trabalhar o motor suspensao rodas e freios como uma preparaçao qualquer eles foram alem e praticamente reconstruiram o carro do jeito que alois ruf imaginava o 911 turbo ideal o trabalho começou pelos paineis da carroceria — todos eles incluindo portas capo e tampa do motor ele foram substituidos por peças de aluminio para eliminar 200 kg do modelo base e os para choques foram substituidos por peças de fibra de vidro como resultado o carro acabou com apenas 1 170 kg ao mudar os para lamas a ruf tambem fez peças mais largas para acomodar as rodas speedline e adicionou dutos naca para direcionar ar fresco para os intercoolers do sistema turbo os dutos mais tarde foram abandonados pois ruf descobriu que em alta velocidade havia uma zona de baixa pressao que sugava o ar para fora em vez e admiti lo para reduzir ainda mais o arrasto aerodinamico as canaletas de chuva foram removidas — um detalhe que faz a diferença no visual do carro mas quase nao se nota no motor os cilindros foram aumentados para 98 mm aumentando o deslocamento total de 3 2 para 3 4 litros so esse aumento de potencia ja seria suficiente para dar ainda mais animo ao 911 mas voce sabe como sao os preparadores alemaes ruf projetou um sistema turbo com dois turbos enormes e dois intercoolers alimentado por um sistema de injeçao eletronica bosch motronic e igniçao do porsche 962 de le mans o resultado 476 cv 56 3 mkgf zero a 100 km/h em 3 7 segundos zero a 200 km/h em 11 4 segundos e velocidade maxima de 340 km/h — o que rendeu a ele o titulo de carro mais rapido do planeta por um breve periodo ah e ele tambem tornou se um icone em nurburgring a estrelar o video faszination um onboard insano no nordschleife gravado pela propria ruf [youtube id= osmcfpasimq width= 620 height= 350 ] nessa epoca a porsche ja tinha cambios de cinco marchas para o carrera 3 2 mas ele era feito para suportar pouco mais que os 26 9 mkgf de torque o 911 turbo de 39 8 mkfg tinha era oferecido apenas com o cambio de quatro marchas assim ruf fez uma nova caixa de cinco marchas especialmente para o ctr — o que tambem lhe deu a liberdade de modificar as relaçoes de marcha para domar o novo desempenho no velho projeto de butzi porsche lembre se em 1987 o 911 ainda era uma evoluçao do projeto original dos anos 1960 a geraçao seguinte 964 so veio em 1989 a ruf usou novas molas amortecedores e barras estabilizadoras e freios brembo de 330 mm de diametro isso tambem levou a adoçao de rodas maiores as hoje iconicas ruf speedline de 17 polegadas que foram calçadas em pneus dunlop denloc por dentro o ctr recebeu bancos recaro com cintos de quatro pontos volante exclusivo fabricado pela ruf e uma gaiola completa o ctr yellowbird foi lançado no fim de 1987 custando impressionantes us$ 223 000 caso o cliente quisesse comprar o carro pronto se voce tivesse um carrera 3 2 a ruf cobrava um pouco menos para converte lo em yellowbird e por isso que apenas 29 ctr foram fabricados a partir de chassis comprados da porsche sem marcaçao a maioria dos ctr que voce ve sao conversoes feitas pela propria empresa ah e se voce quer saber o porque do nome yellowbird a resposta parece obvia mas e mais elaborada do que se imagina ele foi apelidado dessa forma pelos jornalistas da revista road & track pois a pintura amarela contrastava com o ceu encoberto por nuvens como um canario na paisagem yellowbird e um dos nomes pelos quais os canarios sao chamados em ingles mas nao e so isso quando a valvula de alivio do sistema turbo se abre ela produz um silvo que semelhante ao piado de um canario o que consolidou o apelido dado pelos americanos apesar disso o ruf ctr yellowbird podia ser feito em qualquer outra cor [gallery columns= 4 link= file ids= 19168 19166 19165 19156 ]
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