a alpine esta de volta ou quase depois de oito anos uma crise financeira e um fim de parceria a renault que comprou a marca em 1973 finalmente apresentou o conceito que marcara o retorno da alpine a partir do proximo ano o local da apresentaçao nao poderia ser mais apropriado monte carlo onde os alpine do passado aceleravam forte em meio a neve e lama no rally monte carlo batizado alpine vision esta ainda nao e a versao de produçao do esportivo e sim um conceito que antecipa o que veremos na versao de produçao — que deve ser apresentada no fim deste ano como modelo 2017 como no passado a alpine e formada como uma divisao independente com uma equipe propria de executivos para fazer o motor girar forte novamente por isso a intençao da alpine nao e voltar como marca de um modelo so e sim originar uma serie de esportivos incluindo um utilitario esportivo o renascimento da alpine começou em 2008 mas a crise mundial daquele ano adiou os planos em 2012 quando o alpine a110 completou 50 anos a renault comemorou a data com um conceito baseado no megane batizado alpine a110 50 esse do video abaixo lembra e mais tarde com a noticia do retorno da marca em parceria com a caterham depois que os franceses adquiriram 50% da empresa [youtube id= 8jwogevtepq width= 620 height= 350 ] era uma boa combinaçao uma fabricante especializada em esportivos leves junto com uma fabricante com um enorme know how no automobilismo mas em 2014 a caterham caiu fora e o fim da parceria chegou a colocar em risco a viabilidade do retorno da marca felizmente o projeto foi mantido e no ano passado começaram a aparecer os primeiros conceitos — como o alpine vision gran turismo e o alpine celebration — para aumentar a visibilidade da marca que estava praticamente esquecida depois que o a610 abaixo deixou de ser produzido em 1995 agora e a vez do alpine vision ele e o conceito mais proximo de um modelo de produçao e segundo o diretor de design da alpine anthony villain 80% do que estamos vendo no vision estara presente no modelo final que chegara as ruas e pistas os bons observadores ja perceberam quais detalhes certamente serao deixados para tras na versao de produçao retrovisores o sistema multimidia com tela flutuante os cintos de quatro pontos os farois com elementos internos complexos e a estrutura metalica exposta dos bancos e console central ainda nao ha muitos detalhes sobre o carro ja se sabe que ele tera um motor quatro cilindros turbo porem nao foi divulgada a cilindrada tampouco a potencia especula se o motor que sera uma versao do 1 6 turbo do clio rs ou ate mesmo uma variaçao deste motor com cilindrada aumentada para 1 8 litro enquanto a transmissao sera automatizada de embreagem dupla e sete marchas ligada as rodas traseiras logicamente a potencia segundo fontes da autocar do alpine world e outras publicaçoes europeias ficara entre 250 e 300 cv uma boa noticia ja confirmada pela alpine e que nao havera versao eletrica independentemente da potencia o novo alpine ira manter uma tradiçao dos seus antepassados o baixo peso serao apenas 1 100 kg marca que o coloca ao lado dos modelos da lotus do alfa romeo 4c e de poucas coisas com conforto minimo para duas pessoas se ele realmente tiver a potencia especulada a relaçao peso/potencia ficara entre 4 4 kg/cv e 3 66 kg/cv outro dado confirmado pela alpine e o tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h que sera inferior a 4 5 segundos o design do carro e praticamente o mesmo do modelo original dos anos 1960 como se o projeto tivesse simplesmente trazido para 2016 e produzido com a tecnologia de hoje estao la os pares de farois circulares os vincos no capo e o para brisa traseiro envolvente ate mesmo o motor continuara atras dos bancos na porçao central traseira do chassi — feito com uma combinaçao de materiais leves e de alta resistencia pela renault sport como se ve o alpine nao tera nenhum apendice aerodinamico e isso se deve a dois motivos o primeiro e que todo o trabalho aerodinamico sera feito pelo fundo do carro e pelo difusor traseiro o outro e que a alpine simplesmente nao quer um carro complexo — o negocio aqui e ser um esportivo simples e divertido uma filosofia felizmente cada vez mais comum no ramo dos esportivos vide alfa 4c miata/fiat 124 e toyota gt86 a cabine talvez seja onde o design mais chama a atençao uma tela flutuante para navegaçao e multimidia um painel de instrumentos tft como o virtual cockpit do audi tt um dos rivais do futuro alpine e uma combinaçao matadora de aluminio couro e fibra de carbono da para ver que o motorista senta bem perto do assoalho e o console central fica em posiçao elevada criando um habitaculo bastante envolvente o novo alpine sera feito na fabrica da renault em dieppe onde os alpine foram fabricados entre 1955 e 1995 e atualmente sao feitos os modelos renault sport como dissemos mais acima o alpine sera apresentado no salao de genebra na proxima semana ainda em forma de conceito no fim do ano acontecera o lançamento da versao de produçao que chegara as lojas no segundo trimestre de 2017 o preço ainda nao foi divulgado mas estima se que seja algo em torno de 50 000 euros — o que tornaria o novo alpine um rival direto do porsche 718 cayman o presidente da aliança renault nissan carlos ghosn disse apenas que o modelo custara menos que os 80 000 euros cobrados por um modelo classico em perfeito estado e entao o que acharam do novo alpine voce trocaria os potenciais rivais lotus elise alfa romeo 4c porsche 718 cayman e audi tt por algo mais frances
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