e impossivel assistir a um motor de combustao interna funcionando e nao ficar maravilhado com a capacidade que aquele bloco de metal tem de produzir potencia continuamente por tanto tempo e isso fica ainda mais incrivel quando voce percebe que nao ha praticamente nenhum outro material alem de componentes metalicos se esfregando sem parar contra outros componentes metalicos mesmo que haja entre cinco e 15 litros de oleo para besuntar essa esfregaçao estamos falando de uma maquina que em sua utilizaçao mais branda — a marcha lenta — sobe e desce seus pistoes mais de 900 vezes por minuto e o motor de combustao interna e mesmo um milagre de era moderna e quanto mais proximo do hoje mais incriveis eles parecem embora pouca gente perceba isso hipnotizada com a tecnologia digital informatica que e um negocio muito proximo da magica nao pretendo desmerecer os gadgets mas boa parte do que achamos incrivel nas tecnologias digitais modernas nao passa de arranjos e combinaçoes bem feitos de comandos baseados em operaçoes matematicas um computador moderno so nao poderia ter sido inventado no imperio romano porque ainda nao controlavamos a eletricidade e a prova disso e o computador analogico que foi criado durante o proprio imperio romano a maquina de anticitera a maquina de anticitera e um computador mecanico greco romano desenvolvido em 83 d c que servia para prever posiçoes astronomicas eclipses e para rastrear o ciclo de quatro anos dos jogos olimpicos da antiguidade ele usava um complexo conjunto de mais de 30 engrenagens ponteiros e ao menos tres mostradores que automatizava calculos para apontar a posiçao dos corpos celestes em determinada data futura ou passada e exatamente o que um aplicativo de mapa astral ou mapa celeste faz hoje no seu smartphone com uma velocidade exponencialmente menor — essa afinal foi a grande revoluçao das maquinas digitais acelerar processos os romanos portanto ja tinham um computador mas nao ha indicios de eles terem um motor mais complexo que uma roda d agua ou a eolipila e algumas engrenagens com alavancas movidas pela força da agua ou de homens e animais tanto que o primeiro motor a vapor so apareceu 15 seculos depois sim 1 500 anos depois daquele primeiro computador de anticitera e somente no final do seculo 18 e que ele se tornou viavel a ponto de ser usado amplamente para revolucionar a industria mundial dali para o motor de combustao foi um passo 14 anos depois do motor a vapor de james watt foi patenteado o motor de turbina a gas de john barber e somente 99 anos depois nicolaus otto patenteou o motor de combustao interna de quatro tempos a invençao que possibilitou a criaçao do automovel como conhecemos atualmente depois destes paragrafos da national leographic a pergunta que resta e se os gregos romanos conseguiram criar um computador por que eles nao conseguiram criar um motor se eles ja dominavam todas as tecnologias necessarias para se criar um motor — incluindo a capacidade de produzir faiscas ou fogo controlado primeiro por que aparentemente nao havia necessidade eles tinham um sistema de transporte extremamente eficiente e pareciam satisfeitos com isso depois porque as maquinas a vapor funcionavam satisfatoriamente a medida em que foram adotadas e evoluidas a partir do final da idade media ja na transiçao para o renascimento mas se ha algo que acelerou a adoçao dos motores de combustao interna foi a criaçao dos lubrificantes compostos durante a revoluçao industrial — o mesmo tipo de lubrificante que permitiu o uso do maquinario metalico fez esta revoluçao afinal antes disso a lubrificaçao de componentes metalicos era deficiente e nunca foi possivel fazer um pistao de madeira ou pedra e nos lubrificantes que esta a resistencia dos componentes do metalicos do motor a todo aquele esfregamento de componentes — mesmo que eles se movam quase 20 000 vezes por minuto como nos saudosos v10 da formula 1 e sao eles que permitem tolerancias tao baixas e materiais tao avançados https //flatout com br/e assim que se da a partida em um carro de formula 1 dos anos 1990/ o negocio e que para tudo isso funcionar corretamente o movimento das partes do motor e o lubrificante e preciso proteger as partes internas do motor de elementos estranhos residuos da propria combustao e ate mesmo do descontrole dos elementos que fazem a combustao acontecer a centelha e a proporçao de ar/combustivel isso porque o lubrificante tem uma temperatura e ideal para lubrificar corretamente os aneis de pistao tem uma tolerancia minima para nao riscar as camisas de cilindro as juntas precisam ter resistencia a temperatura e a carga do motor e as camaras de combustao nao pode ter absolutamente nada alem de ar combustivel algum vapor de oleo ou agua e uma faisca disparada no momento certo para otimizar a queima de tudo isso e quando algum elemento destes foge do padrao as coisas começam a dar errado nestas partes moveis — especialmente no conjunto rotativo sao estas cosias que veremos nesta ultima parte da serie de anatomia mecanica contaminaçao normalmente quando se fala em contaminaçao fala se da contaminaçao do lubrificante mas ha outras formas de contaminaçao como a admissao de particulas estranhas poeira e areia e a liberaçao ou impregnaçao de residuos da propria combustao alguns acabam queimados junto da mistura ar combustivel outros permanecem no interior da camara de combustao e colaboram com digamos o processo de danificaçao do motor o primeiro sintoma deste problema e via de regra o consumo excessivo de lubrificante isso acontece porque o desgaste causado pelas particulas permite a passagem de oleo para a camara de combustao da mesma forma o desgaste permite a passagem de combustivel para o lubrificante e esta e uma outra forma de contaminaçao que tambem causara a lubrificaçao deficiente esta veremos mais adiante quando isso acontece as saias dos pistoes e as camisas dos cilindros apresentam marcas de desgaste — elas ficam riscadas ou excessivamente lisas como se tivessem sido polidas — e os aneis de pistao ficam com a borda afiada e com folgas em suas canaletas [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289344 289341 ] uma dica util para descobrir a origem da contaminaçao e observar qual dos aneis de pistao foi danificado e quantos pistoes foram danificados se um ou mais cilindros/pistoes estiverem danificados e o anel de vedaçao superior estiver mais desgastado que o anel de raspagem inferior significa que a contaminaçao atingiu a camara pelo duto de admissao — pode ser desde uma particula que acabou entrando apenas em um cilindro mas tambem pode ser o desprendimento de residuos depositados na valvula de admissao por exemplo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289343 289342 ] se mais de um pistao/cilindro estiver danificado e o anel de raspagem estiver mais desgastado significa que o lubrificante esta contaminado — por algum tipo de sujeira no carter alguma sujeira no separador do respiro do carter ou por residuos da combustao ou mesmo partes metalicas do motor a contaminaçao do lubrificante tambem pode se dever ao excesso de combustivel misturado ao oleo seja por desgaste de componentes ou pela queima incompleta do combustivel injetado na camara de combustao — seja por uma valvula injetora bico injetor defeituoso mapa de injeçao mal programado ou compensaçao excessiva na marcha lenta — alem de baixa compressao valvula mal vedada por exemplo o problema da contaminaçao e que o combustivel dilui o lubrificante dissolvendo a camada lubrificante entre as peças [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289348 289347 289346 289345 ] isso resulta em uma superficie brilhante nas saias dos pistoes riscos nos aneis e camisas de cilindro no sentido do movimento dos pistoes e pontos de corrosao no pino do pistao estes problemas sao evitados pela manutençao correta do sistema de lubrificaçao incluindo bomba e filtro de oleo alem da manutençao periodica dos filtros de ar e combustivel calço hidraulico outro problema causado pelo excesso de combustivel mas em grau maior e o calço hidraulico este e um problema bem conhecido especialmente em cidades com problemas cronicos de alagamentos ele acontece quando ha combustivel demais para ser queimado nos cilindros e o conjunto reciprocante continua se movendo como gasolina/etanol sao fluidos nao compressiveis — isto e nao se comprimem com a aplicaçao de força — eles criam resistencia contra o movimento dos pistoes virabrequim e bielas acontece o mesmo com a agua admitida em alagamentos sem espaço para o movimento normal os componentes simplesmente se quebram ou se deformam o virabrequim normalmente e o menos afetado o calço hidraulico e mais severo com os pistoes aneis de pistao pinos de pistao e bielas estes raramente escapam sem fraturas ou deformaçoes o calço hidraulico pode acontecer por defeitos nas valvulas injetoras que travam abertas ou nao se fecham corretamente por falhas na junta do cabeçote que permite que oleo e/ou fluido de arrefecimento invadam os cilindros ou mesmo pela travessia de terreno alagado — neste caso a agua entra pela admissao e pelo escape [gallery type= grid link= file size= medium ids= 289352 289349 289351 ] para evitar este problema use sempre juntas adequadas ao motor desligue o motor ao menor sinal de superaquecimento e revise periodicamente as valvulas injetoras — especialmente se notar engasgos ou aceleraçao anormal igniçao inadequada/combustao inadequada em um motor saudavel a combustao inicia com a mistura ar combustivel espalhada uniformemente pela camara de combustao quando a centelha e disparada no ponto exato para que a frente de chama se propague por completo quando o pistao atingir o ponto de vantagem mecanica tudo isso e medido em graus do virabrequim e tudo precisa ser sincronizado quando as coisas desandam os problemas começam a aparecer se a mistura ar combustivel ficar empobrecida se a centelha e disparada antes da hora ou se a vela tem um grau termico muito elevado a temperatura da camara de combustao pode se elevar de forma critica o que pode resultar em danos ao pistao acontece porque este aumento da temperatura causa pontos quentes na superficie do pistao com temperatura suficiente para causar a pre igniçao da mistura ou seja a mistura e inflamada por estes pontos antes do disparo da centelha pelo sistema de igniçao quando isso acontece a temperatura do pistao atinge niveis criticos para a integridade do componente resultando no famoso pistao furado um problema semelhante acontece quando ha detonaçao da mistura ou seja a inflamaçao pela compressao acontece quando ha uma admissao anormal de um volume maior de ar quando um motor sobrealimentado nao tem um resfriador intermediario intercooler ou quando o combustivel tem baixa resistencia a detonaçao a temperatura da camara tambem aumenta drasticamente porem em vez do furo que e causado pela igniçao na superficie ocorre a deformaçao do pistao e dos aneis a temperatura muito alta somada a força aplicada sobre o componente tem efeito semelhante ao das marteladas de um ferreiro forjando o metal [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289354 289355 289356 289357 ] alem de tudo isso pode acontecer o superaquecimento do motor seja pelo funcionamento prolongado com a mistura pobre pois a gasolina por menos intuitivo que isso pareça resfria a camara de combustao ou por alguma falha no sistema de arrefecimento nesse caso as saias de pistao e as camisas de cilindro tambem acabam danificadas especialmente se ha cavitaçao ou entupimento de uma galeria de passagem de agua para evitar esse tipo de problema e preciso sempre adequar o grau termico da vela para o projeto alem de acertar o ponto de igniçao do motor e tempo de injeçao tambem e importante manter os filtros de ar e combustivel em dia para que nao ocorra entupimentos e verificar o estado das valvulas injetoras no caso dos carros sobrealimentados e indispensavel o uso de um intercooler e e preciso usar sempre um combustivel com octanagem adequada a taxa de compressao do motor https //flatout com br/a autopsia dos filtros de motor detonados causas e prevencoes/ sobrecarga do pistao falando em motores sobrealimentados e comum se falar sobre a necessidade de componentes internos forjados sempre referindo se a ligas de maior dureza para resistir a pressao aplicada pelo maior volume de ar combustivel durante a compressao o que pouco se fala e que projetos aspirados tambem podem exceder o limite suportado pelos componentes internos do motor exigindo peças com maior dureza o problema e o mesmo de tentar ficar em pe sobre uma taça de cristal o material nao suporta a aplicaçao de tanta força sobre sua superficie e se quebra no caso do motor e o pistao que acaba fraturado trincado ou lascado [gallery type= grid link= file size= medium ids= 289358 289359 289360 ] a soluçao aqui e usar componentes internos adequados a pressao que sera produzida pela compressao/expansao da mistura/combustao dessincronizaçao do motor/falha do trem de valvulas este e um dos casos mais conhecidos motor fora de sincronia ou falha do trem de valvulas que resulta na valvula aberta quando o pistao atinge o ponto morto superior ou se aproxima dele e como martelar um prego com um martelo de nylon ou de borracha o prego vai entortar e o martelo ficara marcado https //flatout com br/a autopsia de uma valvula quebrada causas e correcoes/ o prego claro e a valvula ja falamos delas lembra o martelo e o pistao que nao foi feito para encontrar violentamente uma valvula em seu caminho na melhor das hipoteses ele so ficara marcado pela valvula na pior tanto ele quanto a valvula quanto as camisas de cilindros e camaras de combustao serao danificados em resumo voce pode destruir o motor inteiro por causa de uma pancada do pistao com a valvula [gallery type= grid link= file size= medium ids= 289361 289362 289363 ] esse problema pode acontecer por diversos motivos mas o mais comum e quando o elemento de sincronizaçao tem algum tipo de falha pode ser o tensor da corrente de comando pode ser um dente da engrenagem da polia pode ser uma correia dentada ressecada ou de baixa qualidade tensionada demais ou pouco tensionada um dente da engrenagem que se pula dessincroniza virabrequim e comando de valvulas e o risco do atropelo mecanico visceral aumenta outro problema comum e quando o elemento de sincronizaçao simplesmente arrebenta e a inercia completa o estrago alem disso tambem ha o caso em que o trem de valvulas tem algum problema e o retentor das valvulas falha pode ser por lubrificaçao deficiente ou por quebra da mola de valvula e vibraçao excessiva nesse caso a valvula simplesmente cai dentro do cilindro e acaba comprimida com o ar combustivel a prevençao passa pela manutençao correta do sistema de sincronizaçao — incluindo troca de rolamentos e tensores algo frequentemente ignorado pelos economizadores de migalhas — e pela adoçao de molas adequadas para o projeto no caso de carros modificados tambem deve se evitar manter o motor em rotaçao maxima propositalmente como os proprietarios da honda cb600f faziam ha alguns anos pois isso pode causar a quebra das molas de valvulas e seus retentores
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