a esta altura de 2022 voce ja sabe como funciona o turbo os gases de escape fluem por um caracol giram um rotor que no outro lado tem uma turbina afixada essa turbina comprime o ar aumentando sua densidade maior densidade significa maior massa mais massa de ar no motor representa mais compressao efetiva mais compressao efetiva significa uma expansao com mais força e dai que vem a potencia extra do turbo em condiçoes normais o turbo deve durar tanto quanto o motor — afinal ele e um componente do motor turbo e nao um alien altruista que pousou no cofre do motor e decidiu ajudar aquele pobre 1 0 a carregar um crossover nas costas mas da mesma forma que outros agregados o turbo esta sujeito a uma serie de problemas e condiçoes de risco que podem acabar danificando o muito antes do fim da vida util do motor as razoes sao varias desde pequenos acidentes a abusos do proprio motorista infelizmente so e possivel descobrir o problema depois que ele ja comprometeu algum componente ou o turbo inteiro contudo se conhecermos as principais causas de falhas e quebras de turbocompressores e como corrigi las saberemos como prevenir estas falhas e exatamente isso o que veremos nesta segunda parte da nossa serie de autopsias mecanicas a anatomia do turbocompressor dica do dia nao chame de turbina o turbocompressor turbina e apenas uma parte do negocio essa circulada em vermelho acima segundo a terminologia tecnica turbina e um dispositivo mecanico rotativo que capta energia do fluxo de um fluido e a converte em trabalho um cata vento se ligado a um gerador de eletricidade ou a uma bomba hidraulica pode ser uma turbina no caso do turbocompressor a turbina a apenas metade da peça a primeira metade do nome ela capta a energia do fluxo dos gases de escape gases sao fluidos ok e move um eixo que esta conectado a um compressor a outra metade do nome ali o ar fresco que sera admitido pelo motor e comprimido para tornar se mais denso aumentando sua massa as carcaças destas duas partes do turbocompressor sao as chamadas caixa quente e caixa fria a quente obviamente e a que recebe os gases de escape e a fria e onde o ar e comprimido agora se voce for minimamente observador ja sacou que o compressor e a turbina precisam estar apoiados em algum lugar para girar como todo eixo mecanico desse tipo eles ficam apoiados sobre um mancal e esse mancal precisa de um redutor de atrito nesse caso pode ser uma pequena luva que atua como uma bronzina ou um rolamento de esferas como aqueles que usamos pra fazer carrinhos na infancia quando o turbo tem esse tipo de rolamento ele e chamado informalmente de turbo roletado https //www youtube com/watch v=uvhromf7ccs com estes detalhes apresentados e memorizados vamos as falhas por que um turbo quebra ha seis causas principais de falhas e quebras de um turbocompressor; tres delas estao diretamente ligadas a lubrificaçao outras duas podem ter uma relaçao indireta com a lubrificaçao lubrificaçao deficiente algo que acontece quando o nivel de oleo esta abaixo do limite minimo quando a especificaçao do lubrificante e inadequada para tal motor quando voce leva o motor a altas rotaçoes antes de aquece lo ou ate mesmo quando o combustivel tem origem vegetal e sua gelificaçao algo comum no etanol e biodiesel acaba aumentando a viscosidade do lubrificante que nao consegue chegar ao rolamento/bronzina um dos sintomas iniciais da lubrificaçao deficiente a diminuiçao da pressao do turbo quando ele deixa de atingir a pressao maxima projetada isso acontece por varias causas mas tambem devido ao aumento do atrito entre o eixo e sua base de apoio que nao permite a turbina/compressor atingir a velocidade necessaria para produzir a pressao maxima outro sintoma e o mais conhecido pelos entusiastas fumaça preta acontece quando o motor nao recebe ar suficiente e a mistura enriquece demasiadamente a desmontagem tambem aponta essa deficiencia o eixo com marcas azuladas e/ou descoloraçao indicam que houve um aumento critico de temperatura naquele ponto de apoio que acontece pela falta de lubrificaçao assim como marcas na parte interna da carcaça e nos rotores os resultados vamos por partes quebra do rolamento o que deixa o eixo solto e leva a turbina e o rotor do compressor a tocarem carcaça do turbo — o que fica evidente pelos ruidos e pelas marcas na carcaça e ate pela deformaçao dos componentes; fusao do rolamento/bronzina ao eixo a peça superaquece o metal amolece e as peças se fundem; desgaste e desbalanceamento do eixo alem do risco de superaquecimento o atrito pode desgastar o eixo afetando seu balanceamento o que pode levar a quebra do rolamento e as consequencias do primeiro topico ; [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 287671 287670 ] quebra do eixo alem do superaquecimento e desbalanceamento o atrito e a temperatura elevada podem fragilizar o eixo ao ponto de ele se fraturar; torçoes e deformaçoes de buchas luvas e aneis de montagem do eixo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 287673 287672 ] para evitar problemas com a lubrificaçao do turbo o motor precisa sempre ser aquecido e resfriado corretamente o nivel de oleo precisa estar sempre acima do limite minimo e deve ser sempre da especificaçao indicada pelo fabricante mas isso e o padrao de todo carro assim como a rigidez com a manutençao periodica preventiva alem disso voce deve evitar dirigir distancias curtas devido ao tempo de aquecimento do lubrificante — se for dirigir por trajetos curtos talvez seja o caso de aquecer o motor e o oleo antes de sair da garagem por ultimo no caso da utilizaçao de biocombustiveis recomenda se reduzir o intervalo de trocas de oleo para prevenir a obstruçao dos canais de lubrificaçao oleo contaminado ainda que o lubrificante tenha um filtro especifico para conter pequenas particulas antes de sua passagem pelo motor ele pode acabar contaminado por poeira agua fuligem e outras particulas que se desprendem do motor ou resultam da combustao alem do risco de obstruçao dos canais de lubrificaçao pelo acumulo destes residuos as particulas podem riscar buchas bronzinas rolamentos e aneis do turbo alem de danificar materiais de vedaçao [gallery type= grid link= file size= medium ids= 287666 287667 287668 ] quando isso acontece o oleo passa para o lado quente do turbo algo evidenciado pelo consumo de oleo o eixo pode ter uma folga maior que a toleravel e os rotores podem acabar tocando as paredes da carcaça caso a sujeira do lubrificante acabe obstruindo os canais de lubrificaçao tambem pode ocorrer a passagem forçada do oleo para o lado da turbina onde ele acabara queimado e sua fuligem podera isolar os rolamentos cessando a lubrificaçao vazamento de oleo esta falha tambem e muito conhecida pelos entusiastas porque tem como principal sintoma uma fumaça azulada expelida pelo escape os vazamentos embora possam acontecer por causa do oleo contaminado aqui acontecem por entupimento da linha de retorno de oleo do turbo por excesso de oleo no carter ou excesso de pressao no carter https //www youtube com/watch v=hgsoe szcxk alem da fumaça/consumo de oleo os vazamentos de oleo no turbo podem resultar em perda de potencia do motor e aceleraçao descontrolada da turbina devido ao acumulo de oleo no intercooler que acaba admitido pelo motor e queimado junto do combustivel alem disso as aletas do turbo ficam impregnadas de oleo queimado a prevençao deste problema esta na simples manutençao correta periodica do motor e do turbo — tanto preventiva quanto corretiva — no uso de oleo na especificaçao indicada na checagem do nivel do oleo e do sistema de admissao do motor choque mecanico apesar de estar sempre protegido no cofre do motor o turbo tambem esta sujeito a quebra por choque mecanico qualquer elemento solido estranho ao funcionamento do turbo que acabe dentro das carcaças — seja do compressor ou da turbina — ira causar fatalmente a falha completa do turbo devido as altas velocidades angulares dos rotores parafusos pedriscos areia ou mesmo componentes desprendidos do motor e que eventualmente forem parar na voluta a boca da caixa quente pelo fluxo de escape se entrarem em contato com os rotores irao deforma los e causar a quebra do turbo isso sera sentido claro pelo ruido e pela perda subita de potencia do motor [gallery type= grid link= file size= medium ids= 287663 287664 287665 ] a prevençao e feita pela inspeçao apos trabalhar na admissao do carro — e isso inclui a troca do filtro de ar para verificar se nao ha nenhum componente solto ou parafuso perdido que podera acabar no turbo tambem nao e recomendado usar um filtro de ar diferente daquele especificado pelo fabricante pois a especificaçao do filtro original leva em conta a presença do turbo e todo o projeto da admissao superaquecimento por incrivel que pareça um dispositivo feito para receber fluxo continuo de gases muito quentes pode quebrar devido ao superaquecimento — e isso nao tem nada a ver com aceleraçao constante por periodos longos o problema do superaquecimento do turbo acontece quando o motor trabalha com temperaturas mais elevadas dos gases de escape devido a uma eventual recalibragem do mapa de injeçao por falhas na combustao ou simplesmente porque o motor foi desligado enquanto ainda estava quente como resultado desse superaquecimento o turbo pode acabar com trincas e fissuras na carcaça ou na carbonizaçao das linhas de lubrificaçao o que compromete a correta lubrificaçao do turbo e causa os efeitos da lubrificaçao deficiente e do vazamento de oleo explicados mais acima para prevenir esse tipo de problema e preciso readequar o turbo em caso de preparaçao do motor ou adequar a preparaçao a capacidade do turbo e sempre aguardar o arrefecimento do turbo em velocidades moderadas antes de desligar o motor caso o motor tenha sido usado em alta rotaçao excesso de velocidade angular overspeeding voce ja viu um cd estourar ao ser girado em velocidades altissimas com o turbo pode acontecer o mesmo caso voce exceda a rotaçao velocidade angular maxima para a qual o turbo foi projetado https //www youtube com/watch v=zs7x1hu29wc quando ele supera a velocidade maxima toleravel pelo projeto a força centrifuga começa a deformar os rotores plasticamente ou seja deforma sem voltar a forma original podendo ate mesmo aumentar seu diametro total se isso acontecer o rotor pode tocar as paredes da carcaça e simplesmente corta las como se fosse um disco de corte afinal tratam se de centenas de rotaçoes por minuto [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 287660 287661 ] como o superaquecimento isso acontece quando a velocidade maxima do turbo e alterada por recalibragem do motor em preparaçoes ou quando o eixo dos rotores fica travado em baixas rotaçoes e acaba destravado pela pressao a medida em que a velocidade do fluxo de escape aumenta — isto e ele acumula energia e quando o travamento e liberado ele dispersa esta energia em forma de velocidade angular a prevençao deste tipo de quebra e a mesma do superaquecimento e da lubrificaçao deficiente usar um turbo adequado ao projeto ou adequar o projeto ao turbo resfriar o turbo em velocidades moderadas antes de desligar o motor verificar as condiçoes de funcionamento periodicamente e usar sempre lubrificante de acordo com a especificaçao indicada pelo fabricante
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