nao ha muitos filtros no seu carro um filtra o combustivel um filtra o ar admitido e um outro filtra o lubrificante do motor e isso o que voce precisa para ter um carro funcionando corretamente talvez por isso por ser um componente secundario no motor do carro por ser uma peça estatica que serve somente para limpar uns fluidos do automovel e nao esta envolvido diretamente na operaçao basica do motor eles sejam deixados de lado nas revisoes mais economicas digamos ou tenham sua relevancia subestimada a questao e que eles sao os filtros dos fluidos vitais dos automoveis sem o filtro de ar o motor admite sujeira sem o filtro de combustivel voce compromete a circulaçao de combustivel sem o filtro de oleo a sujeira entra pelo outro lado do motor e pode danificar a parte em que o ar da admissao nao atinge e por mais que um filtro pareça um componente menor sua falha pode causar problemas serios ao motor e demais componentes do carro o filtro de combustivel por exemplo pode causar a reduçao do volume de combustivel entregue ao motor pelo sistema de injeçao uma mistura empobrecida pela reduçao do volume de combustivel injetado por exemplo pode aumentar a temperatura da camara de combustao a niveis criticos o que pode levar a quebra dos pistoes em ultimo caso no filtro de ar do motor o problema nao e o entupimento mas a perda na eficacia de filtragem se a capacidade de retençao de particulas for comprometida elas poderao chegar ao cabeçote e a camara de combustao e se uma destas particulas foi um pedrisco ele ira colidir em alta velocidade contra a valvula de admissao o que pode riscar a cabeça da valvula e danificar a vedaçao do cilindro veja a materia abaixo para entender como isso acontece ou mesmo riscar as camisas do cilindro https //flatout com br/a autopsia de uma valvula quebrada causas e correcoes/ com o filtro de oleo ocorre o mesmo mas com residuos da combustao que acabam contaminando o oleo reduzindo suas propriedades e capacidades lubrificantes e danificando componentes vitais do motor como vimos nesta materia abaixo https //flatout com br/a autopsia de uma bronzina destruida causas e correcoes/ o pior desta omissao em relaçao aos filtros e que estes problemas podem acontecer nao somente por falhas e danos devido a falta de manutençao mas tambem se eles forem instalados incorretamente ou nao forem revisados periodicamente mas como um filtro pode danificar o motor do meu carro vazamentos vazamentos de oleo normalmente sao atribuidos ao desgaste de juntas retentores e aneis de vedaçao mas eles tambem podem acontecer por danos ao proprio filtro estes danos podem acontecer devido a instalaçao mal feita do filtro — tanto nos filtros em linha quanto nos filtros em refil ou de rosca — ou mesmo a falta de manutençao periodica no caso da instalaçao se os filtros de rosca forem posicionados no angulo errado em relaçao ao seu encaixe poderao ocorrer danos aos sulcos da rosca por onde podem acontecer os vazamentos alem disso ele nao ira encostar corretamente no assentamento e a vedaçao ficara comprometida mesmo se forem instalados no angulo correto se o anel de vedaçao destes filtros nao for lubrificado antes da instalaçao o atrito do anel contra a superficie de encosto durante o aperto pode torcer ou mesmo romper o anel tambem comprometendo a vedaçao tambem e preciso verificar o torque ideal para aperto do filtro pois o torque excessivo pode danificar o anel ou o proprio corpo do filtro nesse caso alem de comprometer a vedaçao o uso prolongado de um filtro muito apertado podera causar danos ao encaixe no motor durante sua remoçao ou mesmo fissuras na carcaça do filtro por ultimo o vazamento pode acontecer simplesmente porque a rosca do filtro e maior ou mais curta que a recomendada pelo fabricante isso e comum quando se usa um filtro nao designado para o motor em questao escolhido pela semelhança visual no caso dos filtros em linha normalmente usados para combustivel os vazamentos ocorrem devido a reutilizaçao de aneis de vedaçao grampos mal colocados ou danificados que ja nao conseguem mais pressionar a ponta das mangueiras nos canais do filtro ou pelas proprias mangueiras ressecadas nos filtros com carcaça metalica — sejam eles em linha ou de rosca — ha tambem o problema da corrosao nos filtros de rosca a corrosao pode acontecer pelo uso prolongado do filtro alem do prazo previsto para sua substituiçao — que deve ser feita levando se em consideraçao o tempo de uso nao apenas a quilometragem nos filtros em linha a corrosao pode iniciar devido ao contato desprotegido da carcaça com seus suportes/abraçadeiras que irao danificar o revestimento protetivo e poderao iniciar um processo de corrosao que pode fragilizar a carcaça e causar o vazamento do filtro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 288467 288471 ] nos filtros de refil aqueles instalados em uma capsula no motor o problema de vazamento e menos recorrente mas pode acontecer caso a tampa do tambor seja instalada com a rosca cruzada se o aperto for excessivo e deformar ou trincar a tampa ou se o anel de vedaçao for reaproveitado ou nao lubrificado para prevenir estes problemas alem da troca e inspeçao periodica dos filtros faça a instalaçao sempre usando o torque correto e ferramentas adequadas sempre lubrifique aneis de vedaçao espalhando um pouco de oleo de motor sobre eles nao tente adaptar filtros no caso de falta do filtro correto e evite forçar o encaixe das roscas grampos e tampas como dizem os mecanicos mais experientes se voce esta fazendo força demais deve estar fazendo errado filtragem comprometida acontece quando o filtro esta saturado ou quando seu elemento filtrante esta danificado um filtro de combustivel saturado por exemplo pode matar o desempenho do motor devido a reduçao do fluxo de combustivel atraves do filtro se voce ja peneirou um suco de frutas entende por que isso acontece a polpa satura a peneira e o suco fica retido por ela e por isso que os filtros tem prazo de troca independentemente da qualidade do fluido que sera filtrado o problema nao e a saturaçao total mas a reduçao do fluxo antes da saturaçao e isso se aplica tambem ao filtro de ar do motor que saturado limita o fluxo de ar admitido com menos ar entrando no motor a ecu ira reduzir o tempo de injeçao de combustivel e o motor perde desempenho o mesmo ocorre com o filtro de oleo porem com um efeito ainda pior a lubrificaçao deficiente afeta o desempenho de forma muito sutil e os danos nao sao imediatos — a menos que seja um caso extremo no qual a passagem do lubrificante cai a niveis criticos voce so ira perceber que o filtro esta saturado e a lubrificaçao esta deficiente quando os primeiros danos ao motor acontecerem a prevençao aqui e evidente trocar os filtros no prazo recomendado pelo fabricante do filtro ou sempre que alguma anomalia acontecer ao sistema em que o filtro esta inserido um abastecimento com combustivel adulterado por exemplo exige a troca do filtro nao apenas pelo risco de entupimento/saturaçao mas tambem devido a outra causa da filtragem incorreta os danos ao filtro e uma situaçao menos comum mas o elemento filtrante pode simplesmente se desintegrar permitindo a passagem livre do fluido no caso do filtro de oleo os solventes usados nos combustiveis adulterados podem reagir com o lubrificante e causar a deterioraçao do filtro da mesma forma temperaturas excessivas causadas pela preparaçao do motor ou por uma falha no sistema de arrefecimento tambem podem causar a desintegraçao das borrachas e junçoes do filtro ou simplesmente os filtros podem se ressecar devido ao uso prolongado alem do prazo previsto nesse caso sem a filtragem bem as consequencias sao evidentes as valvulas injetoras podem ser obstruidas assim como os canais de lubrificaçao no caso do filtro de ar do motor as particulas entram livremente algumas acabam queimadas juntamente do combustivel outras mais duras como graos de areia ou pedriscos acabam riscando os componentes internos causando danos que exigirao a desmontagem completa do motor mas este e o papo da proxima parte desta serie
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