A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Técnica

A autópsia dos filtros de motor detonados: causas e prevenções

Não há muitos filtros no seu carro. Um filtra o combustível, um filtra o ar admitido, e um outro filtra o lubrificante do motor. É isso o que você precisa para ter um carro funcionando corretamente. Talvez por isso, por ser um componente secundário no motor do carro, por ser uma peça estática, que serve "somente" para limpar uns fluidos do automóvel, e não está envolvido diretamente na operação básica do motor, eles sejam deixados de lado nas revisões mais "econômicas", digamos, ou tenham sua relevância subestimada. A questão é que eles são os filtros dos fluidos vitais dos automóveis. Sem o filtro de ar, o motor admite sujeira. Sem o filtro de combustível, você compromete a circulação de combustível. Sem o filtro de óleo, a sujeira entra pelo outro lado do motor e pode danificar a parte em que o ar da admissão não atinge. E por mais que um filtro pareça um componente menor, sua falha pode causar problemas sérios ao motor e demais componentes do carro. O filtro de combust

Matérias relacionadas

Como funciona o sistema dualcharger, com turbo e compressor mecânico?

Leonardo Contesini

Up TSI é lançado como opção de R$ 3.100 para toda a linha: saiba tudo sobre o motor turbo (e conheça o Speed Up!)

Juliano Barata

Como comparar offset de rodas com talas diferentes?

Leonardo Contesini