um leitor nosso começou a fazer todo dia esta semana um comentario bem perspicaz e legal mais um dia mais um restomod no 0 300 ele tem razao e dificil mesmo um dia em que nao exista pelo menos uma noticia de restomod e entendo perfeitamente como alguem pode ficar cansado disso mas tentamos dar noticias para todos e tem gente que adora e nao e assim que temos um caminhao de noticias para escolher todo santo dia o thiago o querido leitor do comentario perspicaz comentou isso dois dias seguidos no terceiro dia hoje so para me divertir um pouco enquanto trabalho coloquei zero restomods no zero a 300 e isso no meio do sema show americano habitat natural da especie nao foi facil fazer isso mas o que seria de nos sem essas pequenas felicidades foi mal thiago estraguei sua serie queria pedir desculpas mas foi de proposito mas e logico que nao vou conseguir continuar sem dar noticias desses carros e impossivel se quero deixar voces informados sobre o mundo do automovel de hoje para alegria dos fas da especie e desespero do thiago amanha provavelmente com o represamento de hoje e so restomod de fora a fora noticia afinal de contas nao e como materia que temos que tirar da cartola todo dia escolhendo um tema e o desenvolvendo num tamanho palatavel que demore umas 4 5 horas para fazer e voces leiam em uma meia horinha facil e agradavel noticia existe; a gente escolhe as mais importantes tentando variar os temas o maximo que der as vezes da 5 jipes 5 restomods acontece quando nao tem jeito fazer o que inventar noticia o fenomeno restomod existe e nao vai embora eu nao sou um fa da especie para falar a verdade embora meu chevette possa ser classificado como um restomod um restomod construido em 1988 ok mas ainda assim um chevette 1975 com mecanica modificada de um 1983 quando e assim mantendo o espirito do carro original gosto; mas acho que de qualquer forma fazer isso em escala industrial ainda que pequena industria nao me deixa feliz nao [caption id= attachment_372759 align= aligncenter width= 999 ] mao restomodder maledeto [/caption] quando e um carro unico feito para so uma pessoa acho arte expressao maxima da alma de alguem e a sua definiçao de beleza e excelencia mecanica em forma de meio de transporte tem que agradar so uma pessoa e e perfeito por isso mesmo mas comprar carro novo feito a partir de um velho me parece um desserviço ao mundo uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa dando um exemplo extremo para tentar esclarecer meu ponto coloque um accord debaixo de um ferrari e se tem um accord nao um ferrari fique com o accord e economize algum e o que digo [caption id= attachment_372758 align= aligncenter width= 999 ] a ferrari 250 swb da rml na verdade uma 550 maranello em cosplay restomod [/caption] de novo repetindo meu saudoso professor de engenharia rui blanco uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa mas rui blanco dizia tambem que o seu chevette era do batman por ter um motor 1 7 litros feito usando pistoes de monza entao talvez pudesse ter arrumado influencias mais construtivas na minha vida enfim esta e a minha opiniao sobre restomod mas opiniao nao e fato cada um estando livre para ter a sua se voce quer apenas a aparencia do ferrari mas quer a confiabilidade e facilidade de dirigir de um accord mais poder para voce ue se quiser faço ate a camicleta toda para ti por um precinho o da hora demora so dois anos e custa 3 milhoes de reais voce fornece o ferrari topa [caption id= attachment_372743 align= aligncenter width= 999 ] o 964 base para o singer e muitos outros[/caption] o fato e que o restomod e a resposta natural do caminho legislatorio que tomamos como humanidade desde 1970 hoje nao vamos discutir esse caminho que nao vem ao caso so o fato de que antes um carro novo costumava ser indiscutivelmente mais desejavel que um antigo hoje nao e bem assim melhor objetivamente claro mas algo se perdeu por ai no caminho se nao fossem naçoes mais atrasadas na cultura automotiva como o brasil e os paises ricos do oriente medio as marcas de luxo que vendem carros esporte ja teriam acabado substituidas pelas milhares de fabricas de carros antigos modernizados atrasado aqui nao e pejorativo e so atrasado mesmo gente os americanos tinham a quantidade per capita de automoveis que temos hoje antes de 1920; e outro mundo e outra relaçao com o carro e eles se cansaram de carros esporte modernos [caption id= attachment_372745 align= aligncenter width= 999 ] o porsche 911 964 [/caption] a nao ser a porsche que consegue fazer que todos acreditem que o 911 tem algo do 911 ainda em espirito e realmente espantoso como continua vendendo e ninguem se cansa de sua clara repetiçao sim os carros melhoram ano a ano; mas e uma repetiçao danada vamos falar serio ne gente seu maior concorrente hoje nem e outro fabricante e a industria de restomod e a vasta maioria da industria de restomod de 911 baseia seus carros na maioria das vezes em um modelo o 964 corrente de 1989 a 1993 a logica diz que devia ser o 993 nao o ultimo e mais evoluido do 911 arrefecido a ar corrente de 1993 a 1998 mas nao os motivos disso tem muito a ver com o motivo da popularidade do restomod e e claro que vamos explicar tudinho a base do 911 restomod parece incrivel olhando de hoje mas no meio para o fim dos anos 1980 a porsche enfrentava a maior crise de sua historia uma serie de fatores combinados provocou o equivalente a uma tempestade perfeita na companhia [caption id= attachment_372746 align= alignnone width= 999 ] porsche 911 type 964[/caption] a empresa gastava uma fortuna desde o fim dos anos 1970 em produtos totalmente novos carros em que acreditava estar o futuro do carro esporte por causa de legislaçao de emissao de segurança passiva e barulho motor dianteiro transeixo traseiro arrefecidos a liquido o 924 e o 944 de quatro cilindros e o 928 com seu moderno v8 mas ambos os carros nao se mostraram capazes de resfriar as vendas de quem vieram substituir o 911 o 911 entao era vamos falar serio uma reliquia de um tempo passado legal pacas claro mas um museu ambulante motor traseiro barras de torçao como molas arrefecimento a ar tudo coisa a muito abandonada por todo mundo o comportamento do carro em direçao esportiva sua razao de existir era antiquado reaçoes bruscas e inesperadas necessitavam que o piloto conhecesse bem o carro e o tratasse de acordo para nao acabar no meio do mato traseira antes da frente [caption id= attachment_372737 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao dianteira do 964[/caption] sua carroceria com colunas finas alta e vidros fixados por borrachas seu painel raso com mostradores mecanicos redondos tambem era algo relegado aos anos 1960 totalmente fora de moda os logicos engenheiros alemaes existe outro tipo de engenheiro alemao queriam o fim daquela traquitana o mais rapido possivel [caption id= attachment_372738 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao traseira do 964[/caption] mas as vendas continuavam constantes mesmo sem atençao de seus criadores enquanto os carros novos recebiam indiferença da critica todo mundo respeitava a eficiencia e excelencia dos porsche 944/928 mas amor mesmo so para o velho 911 outro problema grave era a escalada de custos de produçao alem do problema inerente em se produzir tres carros diferentes sem muito em comum em uma mesma fabrica com volumes individuais pequenos tambem as ineficiencias inerentes de uma empresa se tornando antiga em seus metodos e instalaçoes faziam os porsches cada vez mais caros a concorrencia americana e japonesa criada por fabricantes de alto volume e eficiencia chegava a niveis de desempenho comparaveis aos porsche por muito menos dinheiro nos anos 1980 junte se a isso um cambio desfavoravel ao marco alemao em relaçao ao dolar americano e a situaçao fica gravissima ao inicio dos anos 1990 sim a porsche estava prestes a desaparecer mas em pouco tempo tudo mudaria um novo ceo americano peter schultz famosamente torna o 911 imortal e coloca o 944 e o 928 na programaçao para descontinuidade de produçao o 911 salvaria a empresa uma estrategia de sucesso sabemos hoje o 959 de 1986 mostrara a mudança de foco e como o modelo de motor traseiro ainda era importante para a empresa e o investimento no 911 começaria a dar frutos justamente com o 964 lançado no fim de 1988 com um novo motor maior carroceria modificada mas tambem traçao nas quatro rodas permanente opcional o carrera 4 [caption id= attachment_372735 align= aligncenter width= 999 ] o carrera 4 964 traçao nas quatro rodas[/caption] o motor era novo apesar de baseado no 3 2 litros existente medindo agora 100 x 76 4 mm dava exatos 3 600 cm³ era um seis contraposto arrefecido a ar com comando unico nos cabeçotes duas valvulas por cilindro opostas acionadas por balancins como sempre fora; mas agora os cabeçotes tinham tambem duas velas por cilindro bem proximas das valvulas eram 258 cv a 6100 rpm e 31 7 mkgf a 4800 rpm; o motor cortava a 6800 rpm todas as peças eram maiores e mais parrudas que o motor anterior; algo que viria a calhar para os restomods de hoje a carroceria ainda era a mesma antiga e facil desses mesmos restomodders transformarem em algo retro; o subsequente 993 tinha uma frente mais moderna por exemplo apesar de manter a cabine antiga os freios a disco eram de uma geraçao adiante e agora o abs era equipamento basico a suspensao era toda nova tambem mas ainda mantinha os principios basicos do 911 a grande mudança e a troca das barras de torçao por molas helicoidais na frente e atras na verdade tudo e novo mas com o principio de sempre mcpherson na frente e braço arrastado atras os braços por exemplo eram agora em aluminio o raio de rolagem dianteiro passou a ser zero com o prolongamento da linha teorica do eixo de direçao coincidindo com o centro da area de contato do pneu; um principio de voisin/citroen que funcionou muito bem com a nova caixa de direçao do 959 e o abs bosch era agora um mcpherson tradicional com amortecedor concentrico a mola na traseira havia a tradicional suspensao do 911 de braço arrastado mas bastante modificada introduziu um efeito de correçao de convergencia em jounce compressao da suspensao por meio do design especial das buchas e da introduçao de uma perna interna de aço flexivel para cada braço de arrasto; assim o toe in a convergencia em curva foi eliminado barras estabilizadoras foram instaladas na frente e atras com 20 e 21 mm de diametro respectivamente por meio de suportes de borracha as molas e amortecedores montavam diretamente nas torres embutidas na carroceria isso exigiu uma reformulaçao da estrutura do carro especialmente na traseira onde o tubo da antiga barra de torçao transversal foi removido esta parte onde ia a barra de torçao era um elemento estrutural importante do 911 desde sempre; entao deu muito trabalho para ser substituido por reforços diversos mas ao mesmo tempo esta suspensao para pneus modernos permitiu que o 911 mesmo com mais aderencia e freios continuasse se comportando como um 911 este e um motivo de ser usado em restomods no lugar do 993 este ultimo tinha um esquema moderno multilink atras que embora objetivamente melhor tirou toda a graça do 911 que para ser realmente divertido e diferente tem que ter um claro e visivel bale de transferencia de peso na direçao esportiva quem o experimentou e aprendeu a usa lo efetivamente nao se contenta com o mais eficiente mas totalmente sem drama 911 moderno entao com carroceria pronta para modificaçoes motor maior e suspensao antiga mas modernizada com molas e amortecedores de desenho normal facil de serem trocados e/ou modificados e a partir do 964 nao o 993 que se fazem os restomods melhores seguindo a liderança da singer que descobriu que este era o perfeito meio o lugar onde o desenvolvimento apenas ajudou sem contraindicaçoes so era feio; para choques modernos saias e rodas dos anos 1990 nao ornavam com o desenho dos anos 1960 feito um opala diplomata se alemao singer entao fez ele parecer um carro velho sapecou um motor preparado de 4 litros que girava como carro de corrida la atras e pronto entenda entao 1989 e o 964 como uma encruzilhada na historia do 911 pegue a direita e acaba com o 911 hibrido turbo de 2025 pegue a esquerda e estara no singer 911 o singer nao e perfeito preço absurdo e o desenho antigo meio como um beco sem saida evolutivo mas o mais importante aqui e que permite ele ser imperfeito na medida certa e assim permanecer 911 em espirito o novo a porsche diz que faz o mesmo mas se fizesse nao existiria singer e todos os outros restomods ne
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