em 1994 na inglaterra e em varios paises da europa voce poderia encontrar uma versao bem especifica do 155 nas concessionarias alfa romeo que tinha asa traseira e spoiler frontal regulaveis porem sem a mecanica mais forte da fabricante nem suspensoes ou freios melhorados externamente ate parecia um carro levemente tunado com peças que a primeira vista nao teriam funçao alem de estetica mas tais apendices tinham funçao bem maior que fazer jovens proprietarios economizarem em adereços levaram a marca do cuore sportivo a vitoria do campeonato de turismo classe 2 fia conhecido por muitos como superturismo mais importante dos anos 90 reescreveram os regulamentos tecnicos da fia referentes a esses tipos de carros e ainda causaram bastante dor de cabeça e caos nos paddocks da epoca trata se do alfa romeo 155 silverstone nome usado no mercado ingles ou alfa romeo 155 formula mercados fora do reino unido e do campeonato vencido pela alfa corse com seu monstrinho especial de homologaçao no btcc de 1994 1994 alfa corse decide invadir a inglaterra o btcc campeonato britanico de carros de turismo sempre foi considerado um dos campeonatos de automobilismo de turismo mais importantes do mundo nao era para menos tradiçao disputas porta a porta pilotos carismaticos publico presente e apaixonado e campeonatos decididos de maneira lendaria vide o epico de 1992 retratado nesse texto aqui sempre foram constantes na categoria e em 1994 apos tres anos da mudança de regulamento tecnico que contemplava o uso dos carros regidos pela classe 2 fia regulamento que previa carros de motores aspirados de dois litros e com no maximo seis cilindros usando monobloco sem grandes alteraçoes especialmente nas suspensoes 4 20 m de comprimento quatro portas portas e com a necessidade de 2 500 unidades de rua produzidas a semelhança do carro de corrida o campeonato estava mais forte que nunca todas as marcas participantes estavam preparando carros em times de fabrica equipes de competiçao de reputaçao em nivel mundial ou ate mesmo em equipes de formula 1 caso da renault cujos laguna seriam preparados pela williams no ano seguinte e isso chamou a atençao de duas marcas que ainda nao tinham entrado para a festa volvo e alfa romeo sendo assim um campeonato que ja tinha oito fabricantes de carros dando apoio completo passou a ter dez fabricantes algo somente visto nos dias de hoje na formula e [caption id= attachment_222256 align= aligncenter width= 672 ] numa unica foto oito marcas diferentes ainda faltaram mazda e toyota[/caption] a alfa entrou no btcc apos conquistar o campeonato italiano de carros de turismo civt em 1992 e o dtm em 1993 faltava a ela mostrar o que poderiam fazer no reino unido e fez isso sem economizar em nada nem recursos monetarios estimados a epoca em seis milhoes de libras esterlinas mais que algumas equipes do fundo do grid na formula 1 dispunham na epoca nem em engenhosidade engenhosidade essa que o carro desenvolvido pela casa italiana se destacava alfa romeo 155 silverstone o amassador de regras para poder competir em nivel mundial nos campeonatos que usassem carros classe 2 fia como era o caso do btcc todo fabricante deveria homologar o veiculo a ser utilizado e para que tal homologaçao fosse feita algumas regras deveriam ser respeitadas especialmente no ambito tecnico na pratica como explicado anteriormente deveriam ser produzidas 2 500 unidades semelhantes ao carro a ser utilizado a fabricante preencheria uma ficha de homologaçao tal ficha seria enviada para a fia e o carro sendo aprovado poderia ser montado para o uso em pista [caption id= attachment_222281 align= aligncenter width= 645 ] apresentamos a voces ficha de homologaçao fia[/caption] e por que 2500 unidades sempre houve necessidade de carros especiais de homologaçao desde o tempo em que a fia usava numeros para identificar seus grupos e quando houve a mudança para grupos a b e c o numero de veiculos comercializados necessarios para homologaçao era maior do que nas classes 1 e 2 fia mas o numero de carros necessarios para homologar uma evoluçao era muito menor 5 000 unidades para homologaçao grupo a 500 para evoluçao grupo a 200 homologaçao grupo b e 20 evoluçao grupo b assim era muito mais facil e menos custoso fazer uma tiragem limitada de um modelo que usasse alto nivel de tecnologias em construçao motorizaçao e transmissao freios materiais e suspensoes especialmente quando falamos de grupo b havendo a necessidade de se fazer 2 500 carros gemeos ao irmao de guerra e sem evoluçao a fia esperava que as fabricantes que aderissem ao regulamento tecnico classe 2 simplesmente se baseassem nos carros que essas fabricantes ja tinham em suas linhas de produçao ate mesmo porque muitos carros usados ja haviam sido lançados antes dessa mudança toda sendo apenas homologados e preparados para competiçao a fia so se esqueceu da alfa romeo a alfa romeo ao encarar a invasao a gra bretanha estudou o regulamento ao detalhe e encontrou uma brecha apendices aerodinamicos regulaveis ou nao poderiam ser adicionados ao carro a ser homologado desde que houvesse as tais 2 500 unidades produzidas e comercializadas com esses adereços nenhuma outra fabricante tinha se valido disso e por qual motivo custos a mudança dos regulamentos de turismo para a classe dois surgiu principalmente para diminuir os custos dos fabricantes que quisessem competir o grupo a havia se tornado um monstro que engoliu a si mesmo pois no fim do periodo dele havia monstros como os nissan skyline gtr r32 4wd 4ws motor seis cilindros turbinado entre outras coisas havia assim o que se conhece por espirito de regulamento a regra nao proibia mas ninguem faria pois assim estava bom para todos [caption id= attachment_222249 align= aligncenter width= 498 ] alfa romeo 33 imola e sua asa traseira[/caption] pegando o tal espirito de regulamento e jogando pela janela a alfa romeo decidiu encarar o desafio de fazer um especial de homologaçao de verdade um que tivesse mais do que apenas um formato comum de um carro de linha um que contasse com verdadeiro espirito corse que tivesse corpo alma e semelhança visual de corredor um que contasse com asa traseira regulavel em cinco posiçoes usando como base a asa traseira da alfa romeo 33 imola e spoiler frontal regulavel em duas posiçoes e no qual as peças fossem estudadas para serem aerodinamicamente funcionais pois o carro tinha problemas serios de perda de sustentaçao aerodinamica na dianteira em altas velocidades conhecido como lift frontal assim nasceu o alfa romeo 155 silverstone ou formula dependendo do mercado [caption id= attachment_222263 align= aligncenter width= 769 ] asa traseira em descriçao de como ser montada[/caption] falando na aerodinamica que talvez foi o maior motivo de discussoes com relaçao ao carro quem comprava um 155 silverstone recebia o carro com o spoiler e a asa traseira nas posiçoes mais recuadas porem no porta malas vinham duas peças em aço pintado que quando devidamente montadas na asa traseira permitiam aumento de 10 cm na altura original do aerofolio alem de 21 rebites para que o spoiler fosse realocado e fixado na posiçao mais avançada ou seja o carro era vendido com configuraçao de baixo downforce mas poderia ser ajustado para configuraçao downforce maximo rapidamente um detalhe interessante de todas as peças sejam os rebites sejam os suportes e que elas nao foram descritas na ficha de homologaçao os rebites sequer foram citados de forma alguma [caption id= attachment_222264 align= aligncenter width= 796 ] e spoiler dianteiro nas duas posiçoes assim como a representaçao da altura maxima da asa traseira[/caption] engana se porem quem acha que um alfa romeo 155 silverstone era diferenciado apenas na aerodinamica as 2 500 unidades para rua eram montadas na propria alfa corse divisao de competiçao da alfa romeo partindo de um monobloco original partes nao necessarias eram retiradas com consequente diminuiçao em peso da ordem de 40 kg e o monobloco recebia diversos pontos de solda adicionais que aumentavam a rigidez a torçao da estrutura em duas vezes a versao de rua contava com motor 1 8 16 valvulas e tecnologia twin spark que usava duas velas por cilindro transmissao de cinco marchas manual freios a disco e suspensao independente nas 4 rodas para as ruas o 155 silverstone nao usava motor 2 0 pois o unico motor que estava disponivel ate aquele momento na linha da alfa romeo para as 155 era o 1 8l era um conjunto honesto especialmente no que se tratava do trem de força com velocidade maxima de 200 km/h e zero a 100 km/h em 10 3 segundos mas que estava muito longe do que seria usado nas pistas [caption id= attachment_222262 align= aligncenter width= 768 ] carroceria montada na condiçao de maxima carga aerodinamica[/caption] porem para pista com capacidade cubica limitada a dois litros pelo regulamento da classe 2 aspiraçao natural e obrigatoriamente tendo que partir de um bloco usado em linha de produçao e do mesmo grupo da marca os tecnicos e engenheiros da alfa corse liderados por nini russo e tendo sergio limone e giorgio pianta como membros se valeram de um motor utilizado nos lancia delta de wrc sem o turbo compressor e com uma mudança tecnica muito interessante virando o cabeçote em 180º com relaçao ao modelo usado na lancia o motor passava a receber ar de admissao pela frente do veiculo ou seja um ar mais fresco sem a influencia da temperatura do cofre e que conforme aumentava a velocidade do carro tambem entrava com maior velocidade no motor um autentico ganha ganha thuxton 02 de abril de 94 a alfa apresenta suas armas primeira sessao de treinos pilotos apresentados gabriele tarquini ex piloto de formula 1 e piloto da alfa corse em varios campeonatos e giampiero simoni advindo da formula 3 italiana e um fiel escudeiro meio estabanado aparece o alfa romeo 155 silverstone com os apendices aerodinamicos nas regulagens de maior downforce obviamente a concorrencia nao ficou quieta uns acusaram a alfa corse de andar fora de regulamento na cara dura mas o piloto paul radisich da ford falou regras sao regras e se voce pode usa las ao maximo voce vai essa primeira prova daria o tom do que viria pelas proximas 5 corridas tarquini largou na pole liderou e venceu em thruxton e brands hatch enquanto isso o atrapalhado giampiero simoni aprontou em thruxton mandando paul radisich para fora e em brands hatch na segunda corrida do dia novamente paul radisich fazendo parte do caos enfiou o carro onde nao havia espaço https //www youtube com/watch v=5nfjsujb3um em snetterton 4ª prova do campeonato ford e vauxhall protestaram com a organizaçao sobre as posiçoes da asa traseira das alfas visto que como dito no texto tanto a asa quando o spoiler vinham de concessionaria nas posiçoes mais recuadas a toca organizadora do campeonato aceitou o protesto e mandou a alfa corse usar a asa traseira para a regulagem mais baixa mas mantendo o spoiler na posiçao avançada nao mudou o resultado mais uma pole e vitoria de tarquini a quinta e a sexta prova do campeonato foram em silverstone em um traçado bem diferente do que estamos acostumados a ver nos grandes premios de f1 o dito traçado national era bem mais curto com poucas curvas realmente de alta velocidade e no qual a aerodinamica nao seria um fator fundamental assim começava a cair a invencibilidade das alfas alain menu de renault laguna fez a pole para a 5ª etapa e deu bastante trabalho para tarquini que ainda assim venceu a corrida apos uma disputa boa e nosso amigo simoni mais uma vez fora da pista a sexta etapa disputada no mesmo dia que a quinta em silverstone foi o fim da sequencia para tarquini nini russo e companhia porem vale dizer que ele foi tocado rodou e foi acertado por kieth o´dor nissan primera e com isso precisou abandonar a prova vitoria de paul radisich apos tanto bater na trave e mesmo com tudo isso ainda nao havia acontecido o bastante ainda oulton park 28 de maio de 94 o caos estava armado sem rodeios alfa romeo impedida de correr com spoiler em posiçao avançada e a alegaçao era impossivelmente politica a equipe da ford fez o protesto para a rac royal automobile club ou a confederaçao britanica de automobilismo contra a alfa romeo para o protesto ser mais contundente comprou um alfa romeo 155 silverstone e usou tal carro como prova o rac concordou que o spoiler avançado estava dentro das regras mas que os 21 rebites utilizados para a fixaçao do spoiler na nova posiçao eram partes separadas e nao homologadas assim como as peças usadas para aumentar a altura da asa traseira sim o spoiler era legal mas os rebites nao eram afinal nem citados na ficha de homologaçao foram desta vez a alfa corse nao moveria o spoiler em vez disso se moveu para fora dos boxes de oulton park nao correndo essa etapa em protesto tornando o caos ainda maior as vitorias de tarquini em snetterton e silverstone foram anuladas pois o carro estaria fora de regulamento nessas duas corridas assim de uma confortavel liderança no campeonato tarquini perdia a liderança para radisich e ainda iria ficar de fora da 6ª corrida assim vitoria de alain menu seguido por radisich e patrick watts peugeot 405 mi 16 em uma corrida animada mas haveria mudança de novo na prova seguinte em donnington park que tambem teria duas corridas no mesmo dia nao so as alfas estavam de volta como os pontos de tarquini foram devolvidos porem ele e simoni seriam obrigados a correr com spoiler e asa traseira nas posiçoes retraidas como o carro saia da concessionaria e em uma pista com varios setores de alta velocidade onde a aerodinamica faria maior diferença [caption id= attachment_222293 align= aligncenter width= 597 ] o grande vencedor desse dia[/caption] nessa 8ª etapa o jogo ameaçava virar contra a alfa corse na pista mesmo simoni nao completaria a etapa por conta de uma quebra de motor e tarquini completaria em 3º mas tendo o mesmo problema de simoni logo ao cruzar a linha de chegada ambas as alfas nao largariam para a 9ª etapa nas duas etapas vitoria de um favorito do publico john cleland vauxhall cavalier gsi nova rodada dupla em brands hatch para a 10ª e a 11ª etapa essa seria a redençao para a alfa corse mesmo com os apendices retraidos mesmo com toda a bagunça que ocorreu mesmo com o pessimo resultado em donnington park fizeram a pole para as duas provas simoni na nona tarquini na decima e dobradinha nas duas provas abrindo vantagem e sobrando na frente do pessoal foi claramente uma corrida na qual demonstraram aos ingleses que mesmo tudo nao indo totalmente como planejado eles ainda tinham uma equipe forte um carro excelente um piloto com chances claras de ser campeao e finalmente outro piloto que passou a bater menos e a correr melhor silverstone 10 de julho de 94 a concorrencia contra ataca [caption id= attachment_222286 align= aligncenter width= 672 ] era assim [/caption] porem ninguem falou que seria facil sabem a tal interpretaçao de regulamento seria questao de tempo para outras fabricantes se valerem disso tambem nesse caso uma que andava meio claudicante mas que sempre era uma marca forte e uma que ja vinha incomodando resolveram apresentar suas armas assim para a 12ª etapa em silverstone uma etapa que foi corrida suporte para o gp da inglaterra de f1 a bmw apresentou seu 318 is 4 com kit aerodinamico composto de para choque asa traseira e saias laterais vindas da bmw m3 gt ele contava tambem com kit de peças que permitia aumento da altura da asa um gurney flap para o topo da asa um flap de borracha que ficava na borda traseira da tampa do porta malas e sim a marca vendeu 2 500 unidades para rua com esse kit [caption id= attachment_222245 align= aligncenter width= 750 ] ficou assim[/caption] [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 222270 222271 222269 222265 ] ja a renault vinha com o laguna airflow contando com asa traseira spoiler frontal e saias laterais desenvolvidos exclusivamente para o carro começava ai a corrida armamentista aerodinamica [caption id= attachment_222273 align= aligncenter width= 805 ] e aqui temos uma das versoes mais obscuras do laguna[/caption] a bmw mostrou que suas armas eram eficientes na pista mas nao sem uma boa briga com tarquini que infernizou a vida de joachim winkelhock na primeira vitoria da marca bavara em 1994 depois de ter vencido os campeonatos do btcc de 1991 1992 e 1993 finalmente voltavam a mostrar quem eram de verdade no mundo do turismo tarquini mesmo nao baixando os braços pode ter sentido nessa prova que era melhor passar a correr nao mais por vitorias mas sim pelo campeonato mais um reves para a alfa corse numa nublada knockhill que abrigou as etapas 13 e 14 do campeonato na primeira prova de duas realizadas no mesmo dia tarquini tomou uma bela pancada de tim harvey renault laguna capotou 3 vezes e demoliu seu carro de forma irrecuperavel para a segunda prova ou seja nao pontuou e ainda viu sua liderança ser bem diminuida por paul radisich que mesmo sem apendices aerodinamicos em seu mondeo andou na ponta e chegou em segundo nas duas provas ficando atras de alain menu na primeira prova e de steve soper bmw 318 is 4 na segunda assim se aproximava no campeonato diminuindo a diferença de 54 para 18 pontos a pressao sobre a alfa aumentava https //www youtube com/watch v=qfbbcr0yqhk 15ª etapa oulton park alfa novamente nao muito perto das primeiras posiçoes na largada e novamente dominio de renault e bmw com pole de alain menu e segundo lugar no grid para winkelhock sorte da alfa corse que radisich tambem nao fez um grande treino largando ainda mais para tras mas mais sorte ainda para a alfa corse viria radisich abandonou com quebra de motor e tarquini chegou em segundo com simoni proximo nem a nova vitoria da bmw atrapalhou os planos de campeonato de tarquini https //www youtube com/watch v=rfmwdrdiaqw a confirmaçao de uma nova boa fase da alfa corse veio nas etapas 16 e 17 em brands hatch sendo esta uma pista com curvas de alta velocidade na sua maioria o downforce dos carros com aerofolios e spoilers falou mais alto deste modo bmw mais uma vez andou bem venceu as duas provas porem com tarquini e simoni proximos tarquini cada vez mais corria com o regulamento dentro do macacao enquanto isso paul radisich foi excluido das duas provas apos empurrar jeff allam vauxhall cavalier gsi para fora da pista viu a desvantagem para a liderança aumentar e o campeonato cada vez mais ir embora para a italia a fatura foi encerrada finalmente em silverstone na primeira prova da rodada dupla nada mais emblematico alfa romeo 155 silverstone vencendo o campeonato de pilotos na pista que batizava o carro tarquini largou em 3º para a primeira prova enquanto radisich largou em 8º e abandonou a prova com mais uma quebra de motor a primeira prova foi terminada antes do fim por conta de um acidente entre retardatarios e na segunda prova tarquini ja sem pensar em regulamentos correu livre e solto e venceu para nao deixar duvidas que ele e a alfa corse fizeram por merecer [caption id= attachment_222261 align= aligncenter width= 999 ] tarquini ainda aprontaria isso na ultima prova do ano[/caption] fechando esse ano emblematico duas ultimas provas no mesmo dia em donington park na 20ª etapa vence paul radisich ainda disputando o vice campeonato com alain menu que chegou em 2º nessa etapa assim a 21ª etapa seria importante porem com radisich largando dos boxes a vida de menu parecia mais facil mesmo radisich fazendo a volta mais rapida da corrida chegou somente em 9º sendo que menu chegou em segundo na prova e no campeonato tarquini chegou num bom 4º lugar apos largar em ultimo mas a grande estrela dessa ultima corrida foi giampiero simoni sim ele venceu uma a ultima prova do campeonato foi tambem para a alfa corse https //www youtube com/watch v=dlq9oi3_mng epilogo o que aconteceu depois muitas coisas alfa corse se retirou do btcc deixando a preparaçao e apoio aos carros para a prodrive em 1995 depois de muitas frustraçoes e nenhum bom resultado nesse ano a alfa romeo se retirou do btcc se dedicando a outros campeonatos como o italiano de superturismo e o itc a fia mudou o regulamento da classe 2 agora chamada superturismo oficialmente tinha como principais alteraçoes a mudança do numero minimo para homologaçao de 2 500 para 25 000 unidades e a possibilidade de os fabricantes fazerem kits aerodinamicos exclusivamente para uso em pista sem necessidade de homologar tais alteraçoes para versoes de rua assim a batalha aerodinamica foi encerrada de vez o btcc continuou usando os carros de superturismo ate 2001 quando devido aos custos altos que os fabricantes tinham para correr e desenvolver esses carros houve uma mudança de regulamento e o btcc passou a usar regulamento tecnico diferente do que acontece no resto do mundo e nos so podemos recordar esse passado sensacional no qual marcas se digladiavam com todas as armas que tinham motorsport na mais pura forma agradecimentos alfa clube br marcos e carlos malfitani delfino matos project car 117 marco antonio oliveira e luis otavio machado
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