na ultima sexta quando foi divulgada a tragica noticia sobre a morte de neil peart eu chorei nao me descabelei em prantos mas nao consegui evitar que algumas lagrimas brotassem o rush certamente esta entre as minhas cinco bandas favoritas e vindo de alguem incapaz de tomar decisoes qualitativas como eu isto e uma grande coisa dificilmente um power trio superara o rush em termos de complexidade musical produçao composiçao e performance e peart que incrivelmente foi o ultimo a entrar na banda o primeiro album autointitulado de 1974 foi gravado com john rutsey na bateria era tambem o grande responsavel por amarrar os ingredientes do som do rush tanto com suas letras geniais quanto com suas linhas de bateria primorosas parece impossivel mas elas tinham melodia como se nao bastasse tudo isto peart era um entusiasta de mao cheia para começar uma das melhores cançoes do rush foi inspirada em um carro e mais do que isto falava de um futuro no qual carros eram vistos como ameaças e eram proibidos retratando uma realidade que as vezes parece plausivel demais sendo uma das bandas mais adoradas do planeta o rush tem uma porçao de fan sites dedicados a sua historia alimentados por gente dedicada a esmiuçar todos os detalhes nao apenas sobre as musicas mas tambem sobre os caras por tras delas e nao e dificil encontrar materias a respeito de peart sobre sua paixao por carros que começou desde cedo em sua infancia e adolescencia por exemplo neil era fa de kits de montar com os revell ele tinha dezenas deles e gostava nao so de monta los mas tambem de customiza los com peças feitas por ele mesmo incluindo asas traseiras saias laterais novas rodas e pinturas exclusivas em uma entrevista ao site hagerty em 2012 neil diz que sonhava com o dia em que seu pai customizaria o carro da familia um buick hardtop 1955 como ele fazia com as miniaturas meu pai so ria pelo nariz e dizia eu nao preciso dessas porcarias conta neil eu achava que ele era ignorante mas na verdade ele so era um purista o tempo passou o rush aconteceu tornou se uma das maiores bandas do mundo e com isto neil peart tornou se dono de uma bela fortuna seu patrimonio era estimado em us$ 42 milhoes ou por volta de r$ 173 milhoes em conversao direta janeiro de 2019 sendo assim ele conseguiu comprar alguns carros bem interessantes ao longo da vida sem falar na possibilidade de viajar pelo mundo de moto e escrever alguns livros mas isto e assunto para outro dia neste post vamos falar sobre os carros bacanas que neil peart tinha ou ao menos os que vieram a publico visto que o baterista nao era muito chegado a exposiçao gratuita um grande homem indeed um dos carros mais famosos que neil peart teve foi o bmw z8 o conversivel com desempenho de supercarro da bmw criado como homenagem ao classico 507 fabricado entre 2000 e 2003 o z8 era um verdadeiro halo car feito sobre uma plataforma dedicada um spaceframe de aluminio que nao foi usado por nenhum outro bmw e design praticamente identico ao que se via no conceito z07 apresentado no salao de toquio de 1997 era preciso colocar seu nome em uma lista para garantir um exemplar e os compradores tinham a oportunidade de acelerar um roadster equipado com um v8 de 4 9 litros e 400 cv identico ao do bmw m5 e39 o famoso s62 o visual retro a exclusividade foram feitos apenas 5 700 exemplares e o desempenho com zero a 100 km/h na casa dos quatro segundos baixos e maxima de 290 km/h atrairam peart que descolou um exemplar preto fabricado em 2001 e ele gostava tanto do carro que acabou escrevendo um livro a seu respeito traveling music no qual ele narra a viagem que fez ao volante do z8 entre los angeles e o big bend national park no texas no livro peart conta suas memorias e intercala com musicas que considera importantes em sua jornada e era esta a grande beleza da forma como peart tratava seus carros ele nao teve uma coleçao gigantesca nao ficava posando com eles para fotos mas uma coisa e certa ele usava todos os seus automoveis como se deve usar dirigindo bastante um outro exemplo e seu aston martin vanquish que ele comprou zero quilometro em 2012 os aston sao notorios grand tourers de luxo e no caso do vanquish estamos falando de um carro equipado com um v12 de 5 9 litros e 573 cv cambio automatico de seis marchas oito marchas apos 2014 e capacidade para ir de zero a 100 km/h em 4 1 segundos peart comprou o carro logo no primeiro ano de fabricaçao e dirigiu milhares de quilometros com ele pelas estradas mais cinematograficas dos eua incluindo a lendaria rota 66 em seu site ele atualizava um diario de viagem pois correr o mundo era sua forma de lidar com os demonios internos com longos relatos muito bem escritos e belas fotos na pratica ele fazia o que muita gente anonima faz ou sonha em fazer o trecho a seguir acompanha a foto acima e mostra o bem que os carros e viagens faziam a peart para começar com uma nota positiva ou um acorde positivo melhor dizendo talvez um sol maior este e o retrato de um homem feliz e eu nao uso a palavra feliz de forma superficial a conquista de chegar onde ele esta angel s landing em utah sera contada em breve mas a historia por tras e importante tambem a banda de rock na qual ele tocou por trinta e nove anos estava em hiato indefinido e seus colegas de banda os caras do trabalho haviam concordado em sequer falar a respeito do trabalho por pelo menos um ano e esta e uma foto do carro no caminho ate la outro de seus aston martin um db5 igual ao de james bond que vimos no post deste fim de semana alias tambem era usado como se deve alias talvez ate de uma forma que poucos ousariam peart o levava para a pista em outro de seus posts no blog o baterista dizia que adorava acelerar nos principais circuitos norte americanos como laguna seca e willow springs mas seu lugar favorito era thunderhill raceway no norte da california e onde esta foto foi tirada outro trecho do blog de neil mostra que ele gostava mesmo de virar tempo na pista mas o mais importante era a experiencia ah e ele gostava de referir se a si mesmo na terceira pessoa geralmente por seu apelido bubba ou como se estivesse falando de mais de uma pessoa manias de quem escreve como sempre era uma experiencia de aprendizado a medida em que avançavamos por sucessivos aston martin modernos do db9 ao dbs e agora o vanquish o velho db5 foi um caso isolado para desfilar devemos admitir que chegamos ao pico de nossa capacidade talvez um pouco alem em uma sessao em especial no fim da manha entramos quente demais em uma curva e o carro acabou escorregando pela pista corrigimos o bastante para sair direto pela brita em vez de rodar mas a medida em que fomos passando pelas pedras causando uma bela cortina de poeira como vimos em outras excursoes para fora da pista fomos ficando mais alertas tentar virar o volante ou frear so piora as coisas entao foi necessario lutar contra este instinto natural so continuamos em frente repetindo mentalmente nao faça nada nao faça nada ate que a propria brita se encarregou de desacelerar o carro o suficiente para conseguirmos voltar para a pista nos certificamos de que isto nao aconteceria outra vez pelo resto do dia mativemos o carro na pista e conseguimos alguns tempos de volta satisfatoriamente consistentes falando em pista neil peart tambem tinha seu lado graxeiro outra das entradas de seu blog fala sobre sua participaçao nas 24 horas de lemons em 2014 voce sabe aquela corrida nos eua onde nao se pode gastar mais de us$ 500 com o carro incluindo a compra e toda a preparaçao necessaria para a pista o carro de neil na ocasiao foi um jensen healey 1974 que recebeu uma pintura nova e uma gaiola de proteçao feita em casa e muito do trabalho foi feito pelo proprio neil incluindo acertos de ultima hora no motor na beira da pista o cara era mesmo um dos nossos outros carros bacanas que neil teve e que ja apareceram na midia nao na midia mainstream mas em sites sobre carros e sobre o rush foram seu chevrolet corvette que so foi mencionado mas nao fotografado aparentemente e um porsche 911 speedster fabricado em 1994 o porsche sabemos foi encomendado a porsche pessoalmente por neil que pediu o carro com ar condicionado radio am/fm com toca fitas e pneus michelin esportivos a entrega foi feita no canada onde neil dirigiu o porsche por alguns anos antes de envia lo para sua residencia em los angeles nos eua recentemente em meados de 2019 o 911 foi vendido por us$ 151 000 o que da por volta de r$ 624 000 peart ainda menciona outros carros em suas cronicas como seu primeiro esportivo um lotus europa e um jaguar que foi comprado por ele na mesma epoca que o aston martin db5 mas talvez nunca vejamos fotos destes carros pois neil estava ocupado demais dirigindo os e nao os exibindo ele era mesmo um dos nossos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.