monopostos com tecnologia hibrida e motores v6 sobrealimentados que podem ate girar menos e nao roncar tao bem mas estao mais confiaveis eficientes e mais potentes que nunca apesar das restriçoes do regulamento a formula 1 nunca esteve tao avançada mas junto com o avanço veio o marasmo sabemos que isto tem jeito e ate fizemos uma lista de mudanças que a f1 agora sob nova administraçao deveria se preocupar em promover caso queira salvar a categoria de uma morte dolorosa e nao tao lenta assim mas e se o problema for na verdade o modo como a gente enxerga a categoria literalmente a fotografia automobilistica e uma arte bela porque trata de preservar congelado no tempo a imagem de um ato de velocidade estaticos para sempre automoveis feitos exclusivamente para andar no limite o tempo todo pois sua razao de ser e aproveitar ao maximo tudo o que se tem em termos de engenharia de competiçao na atualidade e da mesma forma com os atuais equipamentos de fotografia e possivel retratar de forma impressionante o mundo das corridas de formula 1 de uma maneira imersiva e detalhadissima fotos em 360 graus videos em 360 graus imagens com gigapixels de resoluçao por isto pode parecer absurda a ideia de fotografar uma corrida de f1 usando uma camera mais antiga que a propria categoria no entanto e este contraste que torna as fotografias feitas por joshua paul fotografo da revista lollipop dedicada exclusivamente a fotografias da formula 1 fernando alonso em abu dhabi 2016 a ideia nao e simplesmente documentar a formula 1 como ela e e sim apresenta la sob diferentes visoes artisticas o resultado sao ensaios muito mais conceituais como este todo em preto e branco claro ensaios em preto e branco sao ate cliche hoje em dia assim como a propria fotografia com cameras vintage ha algum tempo as cameras analogicas vem sendo resgatadas por fotografos em todo o mundo mas nenhum deles usa uma graflex 4x5 fabricada em 1913 a graflex e a fabricante das famosas speed graphic tradicional camera fotografica que era onipresente na imprensa americana na primeira metade do seculo xx a speed graphic era uma camera portatil leve e resistente para documentar situaçoes de forma rapida e pratica ha 104 anos mas nao da para chamar isto thank you @petervelluet for sending this to me here at the #australiangp shooting the annual class of 2017 drivers portraits #ausgp #formula1 #formulaone #f1 #fia #motorsport #motorsportphotography #grandprix #racing #simplythebest #fast #speed #racingdriver #albertpark #downunder #graflex #blackandwhite #fullframe uma publicaçao compartilhada por lollipop magazine @lollipopmagazine em mar 26 2017 as 5 55 pdt de portatil nao e nao hoje em dia o desafio de carregar uma camera enorme como esta compensa joshua e um dos fundadores da lollipop e diz que uma das missoes da revista e retratar a paixao os detalhes e os momentos que fazem da formula 1 uma obsessao isto significa fotografar as corridas em si e os bastidores durante todo o fim de semana buscando uma tecnica diferente em cada materia joshua se inspirou a usar uma camera antiga depois de ver um ensaio em preto e branco da indy 500 de 1969 depois disto dedicou se a assistir algumas provas empunhando ou seria vestindo sua graflex as fotos tiradas por ele nos ultimos anos foram publicadas em um ensaio na ediçao de março da lollipop e tambem na pagina da revista no instagram uma publicaçao compartilhada por lollipop magazine @lollipopmagazine em mai 11 2017 as 6 06 pdt kimi raikkonen ficou curioso com a graflex durante o gp da espanha em 2017 uma publicaçao compartilhada por lollipop magazine @lollipopmagazine em mai 12 2017 as 8 44 pdt muito curioso lollipop caso voce nao tenha percebido ou nao entenda muito bem ingles e o nome internacional do pirulito aquela placa que um dos mecanicos da equipe coloca na frente do piloto durante os pit stops que tem esse nome justamente por parecer um pirulito gigante o formato digital nao afeta a percepçao de que estas fotos estao de fato com a cara do inicio do seculo passado a vinheta nas bordas muito reproduzida em softwares de ediçao para dar um efeito vintage as fotos e de verdade aqui somado a textura granulada dos filmes principalmente nos de maior sensibilidade e a perda de nitidez na borda das fotos o que se tem e um autentico registro antigo de um acontecimento atual a foto acima que mostra o campeao de 2016 nico rosberg nos boxes do gp do mexico e um bom exemplo destas caracteristicas note como os contornos estao pouco definidos e a textura granulada perceba tambem como a latitude da foto e bastante generosa ou seja tanto o plano de fundo quanto os elementos no primeiro plano da foto sao iluminados de forma satisfatoria com uma camera digital moderna o fundo ficaria estourado ou o primeiro plano ficaria escuro demais so as mais modernas e caras vem revertendo este efeito a vinheta desta foto bastante pronunciada e um efeito bastante comum em filtros digitais modernos esta foto mostra max verstappen da red bull racing entrando nos boxes durante o gp da espanha de 2017 em barcelona a pose dos tres mecanicos da mclaren complementa perfeitamente a estetica vintage da foto e facil imaginar exatamente esta mesma cena ha 80 ou 90 anos graças ao modo como a foto foi tirada e revelada mesmo um retrato simples como este de daniel ricciardo no gp da italia em 2015 ganha muita dramaticidade com as texturas carregadas e as bordas desfocadas da graflex outra foto que explora muito bem o desfoque nas bordas dos objetos aqui o efeito de profundidade de campo e bastante interessante lembrando muito o efeito de tilt shift usado para dar o efeito de miniatura na fotografia automotiva e panoramica na foto os mecanicos empurram o carro de nico rosberg para os boxes durante o chuvoso gp da hungria de 2015 uma das nossas favoritas e esta no gp do canada em 2015 ou seria 1915 lewis hamilton na curva la racasse no gp de monaco de 2014
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.