o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro correndo o risco de parecer velho eu me lembro bem do fim da produçao do chevette no inicio dos anos 1990 ninguem ligava muito para o chevette; com a abertura das importaçoes e o aparecimento do excelente e moderno corsa era claramente passado e nao futuro naquela epoca nao podiamos imaginar um futuro inerte mastodontico e isolado da singularidade eletrosuv que se aproxima passado era pior claramente e para frente e que se anda particularmente nunca fui saudosista; eu adoro carro moderno e e dificil uma epoca de minha vida em que nao tivesse um carro zero km e avançado tecnologicamente nao e da boca para fora provei pagando meu suado dinheirinho por carros e tecnologias que na epoca faziam a maioria correr para as saias das suas mamaes com medo inumeras vezes um exemplo facil uma parati 1 0 16v zero km em 2002 quando todo mundo achava tal coisa um risco impossivel de se tomar mas nao sou cego em 1994 via claramente que o corsa apesar de tambem um carrinho bem legal era melhor do que o chevette que substituia somente em conforto ruido vibraçao e aspereza todas aquelas coisas que gente que gosta de dirigir somente pelo intrinseco ato de se dirigir nao da a minima importancia os chevettes a alcool davam 81 cv e os corsa 50 e 60 cv de seus motores 1 0 e 1 4 entao e o chevette com traçao traseira era bem mais divertido; dividia o controle do carro nos pedais freio a frente acelerador a traseira e a direçao nao era corrompida para ter que lidar com o torque do motor sim claramente o chevette era um veiculo ultrapassado; o corsa estava apenas começando e como automovel de uso diario ja era superior em conforto suavidade e economia o chevette estava no maximo que seria de fabrica mas eu sabia que nunca mais teriamos algo como ele zero km e isso me deixava triste e ansioso tanto que me obrigou a fazer algo a respeito trocar meu dl azul 1992 por um dos ultimos chevettes a serem produzidos no mundo o que se voce se ligou em 1994 nem chevette era mais; este tinha parado em 1993 era uma chevy 500 em 1994 era um modelo unico dl na verdade a mistura dos dois modelos anteriores a camping e a dl ate 1993; era mais simples que a dl anterior mas mais equipada que a camping tinha ripas de madeira na caçamba e proteçao do vidro de correr traseiro tudo ausente na camping mas o interior com o painel de mostradores redondos e carroceria pintada visivel nas portas era puro chevy 500 camping fora a cor claro a dl em 1994 vinha em uma serie de cores solidas interessantes hoje de volta a moda em tons pasteis alem do branco e o preto um vinho solido e dois azuis tambem interessantissimos a minha era vinho e a alcool claro foi meu chevette numero seis todos eles comprados novos ou seminovos mas nenhuma picape chevy 500 ate ali por alguma ironia do destino e embora teoricamente tendo o mesmo desempenho dos sedas foi tambem ate ali o chevette mais forte que tive; por alguma sorte do destino as tolerancias daquele motor devem ter convergido para o otimo e ela andava claramente mais que qualquer outro chevette original que ja tinha dirigido ate ali e era uma picape ainda sem filhos eu e minha esposa viajamos para todo lado com ela levamos bicicletas e tralha de praia atras andamos sozinhos em direçao ao por do sol e vivemos a liberdade que so uma vida sem a responsabilidade adulta da prole pode ter sem ar condicionado sem cambio automatico sem abs sem aibags e nao morremos nem uma vez tinhamos quebra vento terrivelmente efetivos e um som toca fitas mega potente que berrava zombie dos cramberries e let her cry do hootie and the blowfish tempo bom carrinho sensacional por isso quando falam de acessorios indispensaveis como o a/c voce tem que me desculpar em nao concordar os ultimos anos da chevy 500 ultima variaçao do chevette que apareceu em 1984 foram realmente interessantes como ela seria mais longeva que o chevette a versao picape do corsa prevista somente para 1995 alguma atençao foi gasta nela pela sua companhia mae visando manter o interesse no modelo os ultimos do chevette e da chevy 500 precisam ser explicados para se conhecer a chevy 500 camping tema desta materia de hoje em 1992 aparecia o chevette junior para competir com o uno mille o motor era um novo 998 cm³ obtido via diametro e curso de 76 x 55 mm para atender a legislaçao de menor imposto o comando e alterado e o carburador e agora simples; como agora o combustivel mais popular e a gasolina o novo chevette 1 0 tinha taxa de 8 5 1 apenas mas chegava a bons 50 cv a 6000 rpm e 7 2 mkgf a 3500 rpm vinha tambem com uma severa reduçao de peso pneus menores em rodas menos largas 13x5j 155r13 um interior simplerrimo e com peso aliviado sem console ou porta mapas menos revestimento termoacustico e ate pasmem reduçao de espessura de todos os vidros a espessura dos vidros e de 3 2 mm contra 4 0 mm nos carros anteriores sao aproximadamente 5 kg de vidro num junior 1 5 kg so no para brisa todos os chevettes de 1992 em diante tem vidro menos espesso o junior pesava entre 830 e 870 kg apesar da fama de lerdo seu desempenho era identico ao do uno mille; ainda assim o junior durou um ano com a volta do fusca em 1600 cm³ a gm conseguiu a mesma vantagem com a promessa de um corsa 1 0 em breve; aparecia em 1993 o chevette l efetivamente um junior com motor 1 6/s durante todo este tempo ainda existia o chevette dl sempre 1 6 litro o 1 6/s lembre foi lançado no ano/modelo 1988 e tinha quando a alcool e taxa de 12 1 81 cv a 5200 rpm e 12 8 mkgf a 3200 rpm o motor a gasolina ainda precisando de taxa baixa para ingerir a gasolina da epoca dava apenas 73 cv a 5200 rpm e 12 6 mkgf a 3200 rpm ao final de 1993 acabava tambem a produçao do chevette ao fim de 1992 junto praticamente com o aparecimento do chevette l aparecia a sua versao picape a chevy 500 camping uma serie especial criada para nao so ser barata mas diferente e interessante apenas usando decoraçao diferente; um trabalho simples mas inteligente e efetivo era realmente simples usando todo o interior do chevette l/junior mas pouca gente notou achando a bonita diferente e interessante era sempre branca com rodas tambem brancas de aço do dl; tinha adesivos laterais camping e traseiro chevrolet mas nenhum logotipo plastico a vigia traseira nao tinha a proteçao metalica externa e a vigia era inteiriça e fixa e nao com janelinha de correr da dl os para choques eram dos chevette 83 87 mas pintados de branco com polainas pretas ate hoje mesmo se colocarmos uma em um mar de outras chevy 500 se destaca durou apenas o ano de 1993 tambem de 1992 em diante foi vendida aqui no brasil a chevy 500 que nao e chevrolet justamente a gmc 500 era o nome internacional da chevy 500 que era vendida em diversos paises sul americanos como argentina uruguai e equador mas algumas acabaram vendidas no mercado brasileiro a venda local começou em 1992 e se estendeu ate 1995 quando a picape saiu de linha para dar lugar a sua sucessora a pickup corsa se descontarmos esta gmc 500 entao na verdade uma sobra de exportaçao discretamente desovada sem fanfarra aqui no nosso mercado e um punhado de dl’s em 1993 os tres anos finais da chevy 500 representam 3 versoes unicas diferentes vendidas por um ano so a dl de verdade ate o fim de 1992; a camping em 1993 e finalmente a dl simplificada de 1994 com o fim da chevy 500 acabava a longa historia do chevette no brasil ninguem parece te se importado ou chorado na epoca nem eu continuei usando a chevy 500 por muitos anos e se voce olhar na minha garagem hoje ainda tem um chevette la o numero oito so porque nao se fazem mais eles zero km nao significa o fim carros voce sabe podem durar para sempre o que nos leva a duas pessoas especiais que conheci recentemente o casal luciano e juliana trichevy que alem do apelido que vem de seus tres chevrolet trichevy um de cada ano 1955 1956 1957 colecionam chevettes tai uma coisa que nunca imaginei ver mas fiquei imensamente feliz em conhecer o carro de uso diario do luciano e justamente o que voces veem nas fotos desta materia uma chevy 500 camping a chevy do casal trichevy juntos no galpao que abriga os tres chevrolet classicos do casal estao 4 chevettes; um hatch uma marajo um seda e esta chevy 500 o carro tem uma historia interessante um verdadeiro salvamento de um carro que hoje poderia estar literalmente no lixo tudo começa quando o tio do luciano compra a chevy camping do primeiro dono nao nao e uma historia de descoberta de carro impecavel; o primeiro dono era pessoa juridica que usou o carro a trabalho ate ele literalmente parar de andar de tao judiado o tio queria um carro para usar e barato reformou o carro inteiro fez pintura geral fez motor mas sem nenhum criterio de originalidade claro o carro tinha volante vw banco de couro calha de chuva moderna e um monte de outras coisas diversas que as pessoas colocam em carros velhos visando moderniza los em 2018 o tio precisa vender o carro pediu ajuda ao luciano para vender mas este nao teve duvidas na hora comprou o carro mas era apenas para ajudar o tio; pagou preço de tabela mas ainda nao tinha intençoes de ficar com ela mas um chevette na garagem era tentaçao demais para alguem que gosta de restaurar carros de volta a seus dias melhores logo começava o restauro da chevy volante farois de milha bigode da saia dianteira grade protetora da janela capota maritima e todos os outros penduricalhos nao originais foram defenestrados peças originais foram localizadas detalhes de acabento refeitos rodas reformadas pintura revitalizada adesivos originais recolocados mas o interior ainda incomodava e encontrar tecidos originais para este carro beira o impossivel usava o mesmo tecido do chevette l que tambem so foi fabricado um ano 1993 e este tecido nao foi produzido para reposiçao a soluçao foi garimpar desmanches onde o luciano acaba por comprar o interior de dois chevette l desmontados pegando as partes boas de tecido desses dois interiores conseguiu refazer o interior de sua camping no padrao original o carro apesar de estar em uso e parte do incrivel acervo de chevettes do casal que continua sempre expandindo e melhorando diz o luciano da chevy 500 agora falta trocar o tabelier que esta trincado ja tenho um impecavel comprado aguardando a oportunidade de ser substituido e mais alguns detalhes internos e no cofre do motor para ficar do meu gosto a preservaçao deste carro garante que mais uma geraçao os conheça; o que fizemos hoje se mantendo eterno por nossos artefatos se a vida inevitavelmente acaba nos humanos transcendemos; nao so espiritualmente mas nas coisas que criamos e preservamos o que fazemos aqui no mundo real sobrevive e e eterno como os chevettes e esta maravilhosa chevy 500 camping
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