voce provavelmente conhece as historias em quadrinhos dos guerreiros gauleses asterix e obelix seja porque curte quadrinhos ou porque trombou com eles em algum livro ou prova na escola lembramos deles infelizmente por causa de uma noticia triste e mais uma um dos criadores dos personagens albert uderzo nos deixou na manha de hoje aos 92 anos vitima de um ataque cardiaco os grandes estao mesmo nos deixando voce deve lembrar que cada uma das historias de asterix começava com a mesma introduçao estamos no ano 50 antes de cristo toda a galia foi ocupada pelos romanos toda nao uma aldeia povoada por irredutiveis gauleses ainda resiste ao invasor e a vida nao e nada facil para as guarniçoes de legionarios romanos nos campos fortificados de babaorum aquarium laudanum e petibonum o roteiro das historias era escrito por rene goscinny e uderzo ficava a cargo das ilustraçoes as historias começaram a ser publicadas em 1959 e os dois trabalharam juntos ate 1977 quando goscinny morreu em sua casa apos sofrer um ataque cardiaco durante um teste de esforço depois disto uderzo assumiu o roteiro das historias mas continuou assinando como goscinny uderzo era uma forma de honrar a memoria do parceiro uderzo continuou publicando as historias de asterix e obelix ate 2009 quando vendeu os direitos sobre a obra a editora hachette em 2013 uma equipe totalmente nova assumiu a criaçao de novas historias de 1959 ate hoje foram publicados 38 volumes e produzidos 12 filmes sendo quatro deles em live action https //www youtube com/watch v=hua8niciltk uderzo fazia parte da escola franco belga de bande dessinee uma cena de quadrinistas que criava historias em frances voltadas principalmente a leitores na frança e na belgica o estilo deste tipo de quadrinhos era bastante caracteristico misturando personagens de aspecto caricato com cenarios e elementos realistas incluindo claro os carros ja falamos por exemplo sobre os automoveis que aparecem nas historais de tintin e do cuidado que seu criador o belga georges remi herge tinha na representaçao dos carros evidentemente que carros nao apareciam nas historias de asterix apenas bigas puxadas por cavalos mas albert uderzo era entusiasta e por vezes deixava isto claro em seu trabalho um exemplo eram as historias de luc junior um jovem aventureiro que assim como tintin viajava o mundo na companhia de seu cachorro os veiculos tambem apareciam bastante em as aventuras de tanguy e laverdure que acompanhava os pilotos michael tanguy e ernest laverdure na força aerea francesa com roteiro de jean michel charlier publicadas originalmente entre 1959 e 1971 as historias traziam um estilo mais realista nos personagens e avioes desenhados por uderzo de forma muito detalhada [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 253935 253936 253938 253939 ] uderzo era uma pessoa bastante reservada e preferia o anonimato eu poderia passar por tras de um cartaz sem descola lo dizia o ilustrador as personagens podem tornar se mitos mas nos os seus pais nao e talvez por isso poucas pessoas saibam que alem de entusiasta uderzo era um grande fa da ferrari e dono de uma coleçao com cerca de 20 exemplares de diferentes eras ele ate chegou a colocar asterix e michael schumacher juntos em uma charge pela natureza discreta de uderzo e em parte por questoes temporais ha poucos registros fotograficos e informaçoes disponiveis sobre seus carros mas e possivel notar que ele tinha bom gosto e uma predileçao pelos modelos mais raros embora tambem tivesse alguns mais mainstream a primeira ferrari comprada por uderzo de acordo com os membros do forum caradisiac foi esta 365p2 coupe ele adquiriu o carro em 1975 bem antes de ser valorizado como e hoje e gostava muito dela a ponto de coloca la em um cartum no qual falava o quanto era dificil desapegar se de seus carros [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 253912 253913 ] um bom exemplo entre as ferrari mais exoticas de uderzo era a ferrari 512 bb le mans short nose versao de competiçao da 512 bb lm que como o nome diz tinha o bico mais curto geralmente as 512 bb tinham a dianteira mais longa com farois no para choque uderzo participava frequentemente de track days eventos de pista e encontros do club ferrari de france com ela [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 253921 253918 253915 253914 ] uderzo tambem era dono de uma 308 gtb do grupo 4 de rali o carro que aparece na foto de abertura deste post que colocamos de novo abaixo ao lado de seu feliz proprietario e de sua 400 gt4 2+2 o seda de duas portas da ferrari movido por um v12 de 4 5 litros sob o capo evidentemente os modelos mais lendarios da ferrari tambem tinham espaço no acervo de uderzo ele tambem teve uma 288 gto uma ferrari f40 lm uma f50 e uma enzo na terceira foto da minigaleria abaixo tambem e visivel uma 360 modena [gallery type= grid link= file size= medium ids= 253919 253924 253917 ] geralmente eram os mais chegados de uderzo que tinham conhecimento de sua coleçao os membros do club ferrari de france dizem que ele era um cara bastante acessivel e que nao mantinha seus carros guardados uderzo gostava de dirigir e curtir seus esportivos italianos como se deve fazer
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.