o ano era 1949 tres jovens paulistanos de apenas 15 anos juntaram suas economias e arremataram em sociedade um velho fiat 1929 para encurtar as distancias da ja grande cidade de sao paulo o aspecto do carro nao era dos melhores — imaginem voces o que era um carro de 20 anos naquela epoca ele estava todo remendado e sua carroceria cheia de podres mas funcionava razoavelmente e levava os tres garotos de um lado para o outro com eventuais passagens forçadas em delegacias de policia um dia depois de uma temporada de ferias na praia com o carro ele apodreceu de vez e o transporte dos garotos chegou ao fim um destes garotos era roberto eduardo lee herdeiro de uma rica familia de industriais paulistas que aprendera a dirigir em um bugatti baby electric — uma miniatura eletrica feita pela propria bugatti nos anos 1920— nas longas alamedas da mansao de seu avo mais tarde ao atingir a maioridade em meados dos anos 1950 lee ganhou um chevrolet novo em folha presente de sua familia ganhar um chevrolet zero no inicio dos anos 1950 parecia o sonho de qualquer entusiasta exceto por um detalhe seu novo carango era possante e reluzente mas nao tinha a personalidade do velho calhambeque fiat lee simplesmente nao gostou do seu carro novo e em vez de dirigi lo por ai decidiu procurar um carro antigo com estilo e personalidade foi assim que começou uma das coleçoes de carros antigos mais famosas e importantes do brasil — e tambem a primeira delas lembre se que estamos falando dos anos 1950 a industria automotiva ainda estava nascendo no brasil e carros velhos eram vistos apenas como carros velhos pela maioria das pessoas e ate mesmo entusiastas a ideia de se colecionar carros antigos ainda nao era popularizada — afinal o automovel estava chegando a sua fase adulta sua popularizaçao ocorrera 40 anos antes e simplesmente ainda nao havia decorrido tempo suficiente para forjar o que hoje chamamos de carros classicos o movimento do antigomobilismo ainda estava começando a engatinhar ate mesmo na inglaterra sua terra natal hoje com mais de 130 anos de historia do automovel varias marcas e modelos se destacaram ao longo das decadas conquistando os entusiastas e povoando seus desejos e ambiçoes mas em 1955 por exemplo o mercedes benz 300sl gullwing era apenas mais um lançamento — tao novo quanto o jaguar xk ss ou o mark v a ferrari 250 gto so chegaria na decada seguinte assim como o jaguar e type e o aston martin db4 na epoca os carros antigos mais valorizados mal chegavam aos us$ 50 000 equivalentes a us$ 550 000 em 2022 no inicio deste ano o 300slr uhlenhaut coupe foi vendido por us$ 143 000 000 https //flatout com br/uhlenhaut coupe a historia do primeiro formula 1 de rua da mercedes/ e nao somente isso centenas de fabricantes do passado haviam simplesmente desaparecido deixando para tras modelos sem peças de reposiçao sem condiçoes de manutençao alem disso o salto evolutivo dos carros no periodo pos guerra tornou os carros dos anos 1910 1920 e 1930 obsoletos e rejeitados ter um hispano suiza ou um delage em 1955 era enorme problema e para um homem comum era mais conveniente pular do bonde em movimento do que manter um carro com dez ou 15 anos de uso somente quem era realmente apaixonado por aqueles velhinhos se interessava em reuni los e preserva los mas roberto lee era um desses apaixonados e por isso começou a caça los por todo o brasil o primeiro carro foi um talbot sport 1924 que foi seu daily driver ate o dia em que lee topou com um packard 11th 1934 acima que pertencia a um descendente de americanos chamado william bowman lee jr que apesar do sobrenome nao era parente de roberto a negociaçao foi dificil — o americano nao queria vender o carro de jeito algum mas seu filho wesley duke lee que se tornaria um famoso artista plastico deu uma força e roberto arrematou o carro comprar um carro antigo na epoca era dificil sem peças de reposiçao para os modelos que deixaram de ser fabricados ou de fabricantes falidos era mais comum encontrar um carro mal cuidado e restaura lo do que compra lo em bom estado seu terceiro carro por exemplo um hispano suiza affonso xiii de 1911 ficava meio que jogado nos fundos de uma oficina em sao paulo e apesar de ser usado com alguma frequencia pelo proprietario precisou de uma carroceria completamente nova os tres carros seguintes que lee tinha em vista teriam que ser restaurados o primeiro foi um rolls royce 1926 que estava coberto de lama proximo a margem do rio parana lee atravessou o estado de sao paulo para ver o carro e ouvir um sonoro nao do proprietario depois foi um packard twelve 1937 que havia sido transformado em um caminhao de ferro velho ao reconhecer o carro lee fez a proposta e comprou o caminhao ali mesmo no meio da rua seu primeiro rolls tambem nao estava muito bom era um phantom i 1926 guardado sob um telhado que desabara sobre o carro e foi comprado em 1956 dez anos mais tarde a restauraçao ainda nao estava pronta o fato de ser mais comum comprar um carro danificado para restaura lo nao significa que isso era facil se em 2022 e dificil encontrar quem possa reparar um rolls royce no brasil imagine como era sessenta anos atras tapeceiros eletricistas mecanicos e funileiros nao eram profissionais faceis de se encontrar e mesmo quando voce encontrava eles nao eram especializados em modelo algum lembre se somente ford e gm montavam carros no brasil na epoca e o treinamento de montagem e manutençao de seus modelos era tudo o que os tecnicos recebiam como qualificaçao mesmo assim roberto lee continuou sua jornada e depois de pouco menos de dez anos ja acumulava nada menos que 22 carros em sua coleçao eram tantos que ele precisou de um local proprio para guardar suas paixoes motorizadas foi como nasceu o museu paulista de antiguidades mecanicas roberto lee [caption id= attachment_324208 align= aligncenter width= 1255 ] lee e o museu[/caption] o museu inicialmente foi instalado na rua tuiuti no bairro tatuape mas em 1964 foi transferido para a fazenda esperança propriedade de seu sogro francisco matarazzo jr em caçapava no lado paulista do vale do paraiba a 100 km de sao paulo e 300 km do rio de janeiro com mais espaço para mais carros roberto lee continuou expandindo sua coleçao de forma que em 1969 a coleçao dobrara de tamanho somando 43 carros entre eles estao outros seis packards mais tres rolls royces dois bugatti dois mercedes benz um dos 50 tuckers 48 produzidos que em algum momento foi separado de seu motor e recebeu um motor cadillac que foi instalado na dianteira e ate um monoposto fiat com pintura e grade de alfa romeo que foi usado por chico landi https //youtu be/8fo8iystf1a cinco anos mais tarde o museu paulista ja figurava no roteiro turistico oficial do estado de sao paulo e acumulava 53 carros dos anos 1900 aos anos 1950 era uma coleçao tao impressionante que ate mesmo o piloto phil hill o primeiro americano campeao de f1 que havia deixado as pistas para abrir uma oficina de restauraçao de classicos em santa monica na california elogiou alguns exemplares como o hispano suiza e um turcat mery 1903 https //www youtube com/watch v=ytdw6ezwjgi os carros realmente chamavam a atençao de um publico ainda nao acostumado a cultura dos carros antigos para os visitantes ver carros do passado em estado impecavel como se tivessem saido da fabrica era praticamente uma viagem no tempo o museu e a coleçao de roberto lee tinham um futuro brilhante pela frente mas na tarde de 16 de junho de 1975 o destino de ambos mudou drasticamente de direçao roberto lee estava em seu escritorio quando foi assassinado com dois tiros de um revolver colt 32 disparados por elza leoneti do amaral com quem roberto mantinha uma relaçao extra conjugal a policia elza disse que matou roberto pois ele nao queria assumir a paternidade de andreia filha de um ano do casal na epoca roberto estava casado com yara siqueira sua segunda esposa e por isso recusava se a reconhecer a paternidade do bebe https //flatout com br/uma manha no museu historia do tucker 48 brasileiro/ roberto conheceu elza por conta de um de seus classicos foi ela quem lhe vendeu o cadillac fleetwood 1954 exposto no museu o carro havia pertencido ao marido de elza que cometera suicidio em outubro de 1966 com o mesmo colt 32 que disparou os tiros fatais em roberto ele acabou atraido pela bela e jovem viuva e os dois acabaram se envolvendo apos a morte de roberto alguns carros do museu foram devolvidos aos proprietarios e os modelos que estavam registrados em seu nome entraram no espolio do colecionador administrado por seu pai fernando lee que manteve o museu aberto mesmo apos a morte do filho alguns anos mais tarde a primeira filha de roberto mariangela fruto de seu primeiro casamento começou a vender parte da coleçao e dividiu o dinheiro com andreia a filha que acabou sendo reconhecida como legitima apos o assassinato cerca de 20 modelos da coleçao foram negociados por mariangela e acabaram enviados para o exterior — caso de dois mercedes pre guerra e dos bugatti outros 26 carros nao estavam em nome de roberto e por isso permaneceram no museu paulista de antiguidades mecanicas em 1986 o colecionador/comerciante de classicos dino weiss comprou de mariangela e sua mae maria pia 40 automoveis do acervo — praticamente todos os modelos mais raros e relevantes — enquanto alguns carros que aguardavam restauraçao foram roubados ou cedidos a eduardo matarazzo cunhado de lee para que os recuperassem alguns deles portanto estao na fazenda da familia matarazzo em santa rosa do viterbo/sp o museu acabou fechado em 1993 apos a morte de fernando lee o pai de roberto devido a uma disputa judicial familiar os carros ficaram trancafiados e abandonados por quase 20 anos nesse periodo o museu foi invadido e saqueado diversas vezes os carros se deterioraram um pedaço da historia automotiva brasileira e mundial estava sendo assassinada como seu idealizador felizmente esta historia começou a mudar em 2009 quando foi firmado um acordo entre o poder municipal a justiça a familia de roberto lee e os antigomobilistas da regiao pelo acordo o acervo teve sua posse transferida para a administraçao municipal que em parceria com colecionadores e restauradores começou a recuperar os carros que estavam deteriorados desde entao houve tres tentativas de reabertura do acervo na primeira os carros foram retirados do local original do museu onde sofreram com as açoes do tempo e de vandalos tendo varias peças importantes roubadas entre eles um rarissimo fiat 2800 que teve sua carroceria touring superleggera de aluminio desmontada por ladroes com a situaçao cada vez mais precaria em 2010 foi feito um levantamento do acervo por uma comissao presidida pelo entao presidente do clube de autos antigos de taubate este levantamento teve uma serie de erros como anos de fabricaçao errados marcas mal identificadas e uma contagem total de apenas 27 automoveis no acervo exemplares importantes como o delage d6 75 sequer foram listados porque a comissao simplesmente nao conhecia o modelo a segunda tentativa foi realizada em 2013 e foi bem sucedida — em parte devido a mobilizaçao dos colecionadores e entusiastas que cederam em regime de comodato veiculos militares e modelos emblematicos da historia do acervo como o hispano suiza speedster 1911 e o nash advanced six 464 limousine 1929 infelizmente esta segunda tentativa nao vingou por motivos politicos apesar do esforço do curador marcello belatos a terceira tentativa aconteceu a partir de 2018 e foi a mais bem sucedida ate agora a secretaria de cultura de caçapava/sp nomeou legalmente como gestor do museu luis gustavo cabett que e diretor regional da federaçao brasileira de veiculos antigos fbva e juntamente com os antigomobilistas e colecionadores da regiao conseguiu fazer o levantamento e correta identificaçao do acervo remanescente contudo a troca da gestao municipal tambem representou a mudança do gestor do museu e segundo apuramos cabett foi substituido por uma pessoa sem relaçao com o cenario do antigomobilismo nacional em setembro de 2022 eu leo contesini visitei o museu e encontrei aproximadamente metade do acervo exposta e com informaçoes incorretas sobre os carros — caso da troca de anos dos packard e dos cadillac assim como a incorreta identificaçao do monoposto fiat 522 como alfa romeo e a igualmente incorreta relaçao do carro a pilota francesa helle nice que correu no brasil com um alfa romeo 8c cuja carroceria fez parte do acervo de roberto lee [caption id= attachment_324204 align= aligncenter width= 1600 ] poderia ser um bebedouro vermelho da escola municipal mas e um fiat 522 usado por chico landi em sua primeira vitoria[/caption] o fiat monoposto chegou ao ponto de ser identificado por uma etiqueta de patrimonio da prefeitura tal como uma fotocopiadora ou um projetor de video acima e ha um toyota paseo 1993 no meio do acervo atual apesar de aberto e do uso como local de eventos para carros antigos o atual estado do museu paulista de antiguidades mecanicas me causou mais uma sensaçao de ver a historia dilapidada do que uma viagem no tempo como era na epoca em que roberto estava vivo e cuidando pessoalmente da coleçao aos antigomobilistas so resta a vigilancia para que o pouco que sobrou daquela que seria uma das coleçoes mais importantes do planeta nao acabe como o arquivo morto de uma repartiçao publica caso tivesse sobrevivido e seguido seus planos de restaurar todos os carros que mantinha no acervo em 1975 a coleçao teria hoje um valor estimado em cerca de us$ 21 milhoes valor equivalente a quase r$ 65 milhoes a morte de roberto contudo mudou a historia e o destino de varios carros que estavam em seu museu esperando para retornar a sua gloria nota a estimativa dos valores trata se do valor potencial dos carros se estivessem todos impecaveis como o roberto lee os deixava apos suas restauraçoes os preços usaram como base a media de valores de arremate de modelos similares leiloados pelas principais casas de leilao rm sotheby s bonhams christies gooding etc alem de sites de classificados para os modelos mais populares a lista dos carros foi fornecida pelo joao simonetti autor do blog senhor automovel e membro do clube de automoveis antigos de taubate ela inclui os mais raros modelos que estavam na coleçao em 1975 os valors estimados de cada um daqueles carros em 2022 sao os seguintes turcat mery lg 1903 ~ us$ 50 000 renault 1906 ~ us$ 50 000 hispano suiza alfonso xiii 1911 us$ 300 000 overland touneau 1911 us$ 40 000 rolls royce silver ghost 1921 us$ 350 000 talbot sport 1922 us$ 90 000 alfa romeo rl 1923 us$ 1 000 000 mercedes benz ss 1927 us$ 50 000 somente chassi rolls royce phantom 1926 us$ 150 000 packard big eight 1927 us$ 180 000 packard standard eight 1929 us$ 55 000 packard 343 sedan 6 us$ 40 000 packard 903 cabrio roadster us$ 150 000 packard eight victoria coupe 1934 us$ 100 000 delage d6 1937 us$ 310 000 delage d6 70 us$ 310 000 delahaye 135m 1937 us$ 250 000 bugatti type 38 lavocat & marsaud 1923 us$ 800 000 bugatti t35 1929/30 us$ 600 00 mercedes benz 500k 1935 cabriolet a spezial us$ 6 000 000 packard 120 cabriolet 1939 us$ 50 000 fiat 519 sport us$ 60 000 fiat 6c superleggera us$ 1 200 000 packard 120 cabriolet 1940 us$ 60 000 cord 810 westchester us$ 50 000 cord 812 phaeton us$ 150 000 graham hollywood us$ 35 000 horch 830 us$ 150 000 tucker 48 us$ 1 500 000 simca chambord 3 andorinhas r$ 80 000 ford maverick rali da integraçao nacional r$ 150 000 lancia aurelia 1951 us$ 60 000 willys prototipo capeta * sem estimativa delage d8 chassis us$ 30 000 packard 180 1940 us$ 70 000 packard super eight club sedan 1940 us$ 60 000 packard twelve convertible sedan us$ 200 000 lancia dilambda us$ 500 00 lagonda rapide us$ 150 000 stutz vertical eight us$ 50 000 considerando apenas estes carros chegamos a aproximadamente us$ 14 500 000 — a coleçao tinha varios outros modelos mais populares e de menor valor mas que por serem numerosos tinham um valor consideravel — suficiente para fazer o total passar dos us$ 15 000 000 os carros contudo nao estavam todos restaurados e nem todos estavam 100% corretos — lee os restaurava da melhor forma possivel dentro das limitaçoes da epoca imagine todo o tempo gasto para garimpar informaçoes em 2022 agora imagine tudo o que voce procura na internet porem sem internet em 1966 esse era o nivel de dificuldade de se obter informaçoes — antes mesmo de iniciar a restauraçao o fato contudo e que apelando para uma realidade alternativa na qual roberto lee restaurou seus carros e deu continuidade a coleçao ela estaria entre uma das grandes coleçoes do mundo sem duvida indo mais alem ela tambem e um exemplo pratico de como e o tempo que traz o valor das antiguidades — algo que ja explicamos algumas vezes por aqui especialmente nas listas de carros classicos que ainda nao valorizaram quando voce quer o que ninguem quer as coisas ficam baratas roberto lee quis um monte de carros velhos quando ninguem queria — e assim formou uma das coleçoes mais interessantes e potencialmente valiosas do pais todas as fotos antigas foram retiradas dos blogs o senhor automovel clique para acessar e antigos verde e amarelo clique para acessar agradecemos o leitor e amigo joao simonetti pelas informaçoes e orientaçoes na redaçao desta materia
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