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Carros Antigos

A coleção de US$ 15 milhões desfeita no Brasil

O ano era 1949. Três jovens paulistanos de apenas 15 anos juntaram suas economias e arremataram em sociedade um velho Fiat 1929 para encurtar as distâncias da já grande cidade de São Paulo. O aspecto do carro não era dos melhores — imaginem vocês o que era um carro de 20 anos naquela época. Ele estava todo remendado e sua carroceria cheia de podres. Mas funcionava razoavelmente, e levava os três garotos de um lado para o outro, com eventuais passagens forçadas em delegacias de polícia. Um dia, depois de uma temporada de férias na praia com o carro, ele apodreceu de vez e o transporte dos garotos chegou ao fim. Um destes garotos era Roberto Eduardo Lee, herdeiro de uma rica família de industriais paulistas, que aprendera a dirigir em um Bugatti Baby Electric — uma miniatura elétrica feita pela própria Bugatti nos anos 1920— nas longas alamedas da mansão de seu avô. Mais tarde, ao atingir a maioridade, em meados dos anos 1950, Lee ganhou um Chevrolet novo em folha, presente de