se voce esta interessado em um supercarro voce nao pode ignorar os atributos do ensign six tenho certeza de que voce nunca ouviu falar de um supercarro chamado ensign six certeza absoluta porque o ensign six nunca foi um supercarro ele foi lançado e deixou de ser produzido quase quarenta anos do inicio da era dos supercarros o ensign six era uma resposta da standard ao bentley speed six aquele de le mans vencedor das ediçoes de 1929 e 1930 um grande carro mas bem longe de ser o que conhecemos como um super carro o termo so voltaria a ser usado nos anos 1950 quando a mercedes lançou o 300sl de rua w198 com o mesmissimo conjunto mecanico do 300sl de corrida w194 com direito ao chassi spaceframe e ao motor de 215 cv liquidos com injeçao direta mesmo assim a era dos supercarros so começou de verdade em 1966 quando a lamborghini mostrou o miura ao mundo definindo as regras de um supercarro e dando inicio a uma revoluçao tecnica que culminou nos atuais hipercarros de 430 km/h a expressao hipercarro por outro lado foi aplicada retroativamente aquele que e considerado por muitos o primeiro exemplar desta especie o mclaren f1 o termo surgiu somente nos anos 2000 depois que o bugatti veyron apareceu com seus 1 001 cv e velocidade superior aos 400 km/h e se consolidou apos o lançamento dos supercarros hibridos laferrari mclaren p1 e porsche 918 como forma de diferencia los dos supercarros convencionais a origem do hipercarro contudo e controversa eu proprio acabei de considerar o mclaren f1 como o primeiro de todos mas ha quem considere o bugatti veyron o primeiro dos hipercarros enquanto ate mesmo o lamborghini countach e um candidato ao posto segundo alguns autores a razao pela qual aponto o mclaren f1 como o primeiro hipercarro da historia e uma so ele era claramente superior aos seus rivais em todos os aspectos e isso e um feito e tanto se consideramos que ele surgiu em 1993 e foi produzido ate 1998 ele foi o grande supercarro da decada de 1990 a decada dos supercarros veja so em 1990 a ferrari ainda produzia a f40 para atender o mercado americano a lamborghini estava lançando o diablo para finalmente aposentar o countach depois de quase 20 anos romano artioli ja estava bancando o desenvolvimento do renascimento da bugatti que aconteceria em 1991 com o eb110 naquele mesmo ano claudio zampolli e giorgio moroder sim aquele giorgio moroder apresentavam o excentrico cizeta moroder v16t e a jaguar finalizava o acerto do xj220 o supercarro que havia sido apresentado em 1988 para ser equipado com um v12 semelhante ao usado pela marca em sua vitoriosa incursao no mundial de carros esporte wsc o ancestral do atual wec mas acabou lançado em 1992 com um v6 biturbo do grupo b [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 279582 279580 279579 279581 ] foi um periodo revolucionario a f40 fechou a decada ultrapassando a marca de 320 km/h — o primeiro carro produzido em serie a conseguir esse feito entao em 1990 o lamborghini diablo veio e chegou aos 325 km/h depois de acelerar de zero a 100 km/h em 4 5 segundos em seguida em 1993 o bugatti eb110 chegou com seu v12 quadriturbo e sua traçao integral e baixou o tempo de aceleraçao para 3 4 segundos e seguiu ate os 336 km/h no ano seguinte martin brundle e o pessoal da jaguar realizaram um teste com o xj220 e quebraram o recorde mundial de velocidade maxima segundo o guinness book 349 4 km/h foi neste contexto que o mclaren f1 surgiu e se impos sobre todos os demais supercarros sem usar um unico turbo sem tracionar mais que as duas rodas traseiras o primeiro teste de velocidade do mclaren f1 em agosto de 1993 no circuito de nardo registrou uma velocidade maxima de 372 km/h porem em apenas uma direçao a imprensa bem tentou mas faltou asfalto todos unanimemente afirmavam que o mclaren era capaz de passar dos 370 km/h com base em suas experiencias pessoais e tambem em detalhes tecnicos como a relaçao de marchas e as simulaçoes de gordon murray https //youtu be/qzqm79r1c30 foi somente em 1998 que o f1 foi submetido a um teste de velocidade maxima definitivo que o colocaria em duas direçoes para descobrir qual o seu potencial com andy wallace ao volante na pista de ehra lessien da volkswagen a mesma dos recordes do veyron e chiron o mclaren f1 chegou aos 391 km/h em um dos sentidos encerrando o teste com uma velocidade maxima media de 386 4 km/h era indiscutivelmente o carro mais rapido do planeta o primeiro a colocar no imaginario popular a possibilidade de se atingir os 400 km/h de repente em menos de uma decada a barreira dos 320 km/h havia sido superada a dos 350 km/h tambem ficava para tras a proxima fronteira seria a marca de 400 km/h infelizmente o mclaren f1 nunca conseguiu atingir esta marca — embora fosse possivel com uma relaçao de marchas mais longa segundo gordon murray quem fez isso pela primeira vez foi o bugatti veyron em 2005 que nao apenas atingiu os 400 km/h como os superou e chegou muito perto de esbarrar nos 410 km/h mas a historia — dos recordes de velocidade e dos hipercarros — poderia ter sido diferente se a ford — sim a ford — tivesse tido um pouco mais de ousadia https //youtu be/jyqub1znbpo em 1995 quando todos esses supercarros ja estavam nas ruas e eu nem mencionei o dauer 962 le mans o lister storm e o elise gt1 ou o 911 gt1 que chegaria so no ano seguinte a ford decidiu colocar no mundo uma homenagem ao gt40 original seu nome era gt90 e como eu disse ontem ele poderia ter mudado a historia dos supercarros colocando a ford no topo do mundo e ofuscando todos os outros supercarros mas a falta de ousadia da ford manteve o conceito no futuro do preterito fazendo dele o carro que poderia ter sido mas nao foi de uma boa olhada para a foto abaixo olhe para esse carro e coloque na sua cabeça que ele tem um v12 quadriturbo de 730 cv que era suficiente para leva lo do zero aos 100 km/h em 3 1 segundos e a maxima teorica de 407 km/h agora pense no que teria acontecido com o universo dos supercarros se ele tivesse sido lançado — ainda que em 50 ou 100 unidades como ficaria a historia do mclaren f1 tendo um ford andando lado a lado com ele sabe o folheamento de ouro no cofre do mclaren pois o gt90 tinha algo parecido placas ceramicas do mesmo tipo que foi usado no onibus espacial da nasa so assim pra segurar o calor do escape de quatro turbos de um v12 de 5 9 litros a 6 200 rpm e ele tinha potencial para se nao atingir os 400 km/h ao menos poderia chegar perto do mclaren f1 seu chassi e sua transmissao eram os mesmos do jaguar xj220 que chegou a quebrar um recorde de velocidade em 1993 quando passou dos 340 km/h com mais potencia 40 kg a menos e aerodinamica mais avançada ele certamente passaria dessa velocidade poderia quebrar o recorde do mclaren f1 que ficou nos 386 km/h nao podemos afirmar mas potencial ele tinha sem duvida — especialmente porque o v12 era derivado do motor v8 modular o mesmo que foi usado como base pela koenigsegg para superar os 400 km/h em mais de um modelo https //youtu be/8rjznuz8ums e isso nos leva ate a decada seguinte os 407 km/h anunciados pela ford sao praticamente a mesma velocidade maxima declarada pela bugatti para o veyron em 2004 a versao original chegou aos 408 km/h se o ford tivesse realmente sido lançado e atingido os 400 km/h como teria sido a recepçao do publico ao bugatti veyron motor quadriturbo e aerodinamica ativa o eb110 ja tinha no inicio dos anos 1990 e o ford gt90 tambem os 1 000 cv chamam a atençao mas se eles nao fizessem o bugatti superar por larga margem o gt90 o que teria acontecido ao veyron como seria o ford gt dos anos 2000 e o conceito de hipercarro que criamos a partir das hiperboles do veyron e seus descendentes sera que a ford teria investido tanto no mustang como o mclaren f1 seria visto hoje se tivesse sido superado por um ford a koenigsegg teria se destacado como fez nos anos 2000 infelizmente jamais saberemos gente que trabalhou no programa disse que ele teria sido um produto competitivo com um programa de dois ou tres anos de desenvolvimento mas no fim das contas a ford achou melhor nao investir no carro e engavetou o projeto o bugatti mostrou que esse tipo de carro e caro demais para ser viavel e no fim das contas o mustang acabou fazendo um bom trabalho pela imagem da marca por outro lado imagine a ford usando seu poder economico para combater mclaren ssc saleen e koenigsegg como fez nos anos 1960 contra a ferrari poderia ser arriscado ate mesmo para a volkswagen que nunca ganhou dinheiro de verdade com o veyron — tanto que aproveita muito dele ate hoje no chiron e seus derivados quando pensamos nas realidades alternativas no mundo que poderia ter sido a tendencia e imaginar um mundo melhor que o real mas com as possibilidades abertas ele tambem poderia ter sido pior e ai estariamos todos aqui pensando e se o ford gt90 tivesse sido engavetado talvez tenha sido melhor assim
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.