FlatOut!
Image default
História Lançamentos

A descabida psicodelia do Renault R5 Turbo original

Hoje parece lógico e normal. Mas em 1980, um hatchback barato tornado um carro esporte e de competição pelo simples expediente da transferência do motor e transeixo para a traseira, fazendo um carro de motor central-traseiro e tração traseira, em produção normal, era uma loucura. Uma loucura francesa ainda por cima. https://flatout.com.br/os-50-anos-do-renault-5/ Sim, a Renault, aquele tradicional fabricante de carros baratos franceses, fez isso primeiro. E não somente transferiu o motor para a traseira: ainda por cima colocou um turbocompressor nele, algo em 1980 desconhecido em carros como o R5. Era o Renault 5 Turbo. O carrinho foi criado basicamente para que a Renault pudesse competir em rali. Mas independente dos resultados de competição, o carro se tornou imediatamente um ícone em seu próprio tempo. Era simplesmente tão fora da caixinha, algo tão legal e improvável, que todo mundo sabia especial, desde que foi lançado. A revista Motor 3 por aqui o estampou na capa da ediç�