hoje parece logico e normal mas em 1980 um hatchback barato tornado um carro esporte e de competiçao pelo simples expediente da transferencia do motor e transeixo para a traseira fazendo um carro de motor central traseiro e traçao traseira em produçao normal era uma loucura uma loucura francesa ainda por cima https //flatout com br/os 50 anos do renault 5/ sim a renault aquele tradicional fabricante de carros baratos franceses fez isso primeiro e nao somente transferiu o motor para a traseira ainda por cima colocou um turbocompressor nele algo em 1980 desconhecido em carros como o r5 era o renault 5 turbo o carrinho foi criado basicamente para que a renault pudesse competir em rali mas independente dos resultados de competiçao o carro se tornou imediatamente um icone em seu proprio tempo era simplesmente tao fora da caixinha algo tao legal e improvavel que todo mundo sabia especial desde que foi lançado a revista motor 3 por aqui o estampou na capa da ediçao de dezembro de 1981 dizendo que era uma tonelada de dinamite a ideia de fazer o r5 turbo nasceu de uma forma totalmente prosaica a renault estava em meio de um renascimento em competiçao abraçando os turbocompressores como o futuro num mundo onde como hoje emissoes e consumo se tornavam importantes resolveu testa los competindo como sabemos na f1 desencadeou em 1978 uma revoluçao que tornou os turbocompressores dominantes ja em 1982 e ficaram tao potentes que foram banidos em 1989 e nao custa lembrar que a renault ganhou le mans em 1978 com um renault alpine a442b com um v6 turbo central traseiro [caption id= attachment_375047 align= aligncenter width= 999 ] o vencedor de le mans em paris gloria nacional[/caption] mas em rali as berlinetas alpine a110 tinham sido descontinuadas e a lancia dominava com seu magnifico stratos a renault via se sem competidor a altura foi ai que jean terramorsi vice presidente de produçao da renault teve a ideia de criar uma nova versao esportiva do supermini renault 5 a maneira como ele sugeriu o carro era criativa e inovadora o r5 como sabemos tinha motor central dianteiro longitudinal e transeixo a sua frente dando traçao dianteira na tradiçao dos citroen grandes adotada pela renault desde o r4 de 1962 assim pensou terramorsi bastava pegar esse conjunto motor e transeixo e levar la para o eixo traseiro mas colocando o motor central longitudinal traseiro claro a renault da epoca na hora viu as possibilidades de competiçao e o fato que a versao de homologaçao para a rua cara e exclusiva tambem traria beneficios para a imagem do r5 normal os trabalhos começaram ja em 1976 [caption id= attachment_375049 align= aligncenter width= 999 ] na bertone nasce o r5 turbo em 1977[/caption] a bertone foi a empresa contratada para desenhar o carro; marcello gandini era o designer chefe entao com o desenhista responsavel monsieur marc deschamps segundo jose luiz jlv vieira na motor 3 o desenho foi acompanhado de perto pelos designers da regie renault um renault 5 alpine foi enviado para bertone em outubro de 1977 para ser usado como um base para o modelo em clay; que ficou pronto naquele mesmo ano ja com suas ancas e alargadores de paralamas que denunciavam maiores bitolas e se tornaram marca do carro o codigo do do projeto na renault era 822 o mais incrivel e que nao se manteve nada do interior do r5 normal o volante era unico uma letra gamma ou l invertido servindo como raios o painel de instrumentos era novo tambem chamado modular por ter modulos quadrados supostamente intercambiaveis para todos os instrumentos o som estava na mesma posiçao que conhecemos do twingo voltado para cima os bancos eram tambem outra viagem lisergica esportivos coloridos e exclusivos para o carro atras o porta malas e a tampa do motor eram acarpetados e com uma caixa de ferramentas maneira eram nada menos que dez instrumentos redondos na frente do motorista temperatura do liquido de arrefecimento temperatura do oleo pressao do oleo voltimetro velocimetro ate 240 km/h contagiros com faixa vermelha em 6500 rpm nivel de oleo do motor nivel de gasolina no tanque manometro do turbo e um relogio a quartzo que marcava tambem segundos tudo em laranja com fundo preto da grife jaeger e excepcionalmente cool os bancos tambem nao eram tao somente floreio de design disse jlv os bancos deste automovel quase que deveriam ser exigidos por lei em todos os carros produzidos no mundo nao so mostrariam o que a engenharia esclarecida pode fazer como tambem provavelmente reduziriam acidentes de tao confortaveis e perfeitos ergonomicamente que sao por lei nao ne jlv o motor e da mesma familia de quatro em linha ohv de minusculas dimensoes que conhecemos dos corcel; mas e bem diferente aqui claro primeiro tem o cabeçote ohv hemi da gordini em aluminio com duas valvulas por cilindro e vela central depois para se manter na categoria de 2 litros com motor turbo tinha pouco menos de 1 4 litro media 76 x 77 mm e 1397 cm³ tinha injeçao mecanica indireta bosch k jetronic e o turbocompressor um garret t3 soprava por um intercooler ar ar uma instalaçao de turbo modernissima para 1980 quando carburadores ainda eram a norma apenas a baixa taxa de 7 1 mesmo usando combustivel de alta octanagem trai sua idade de projeto visto de hoje [caption id= attachment_375056 align= aligncenter width= 999 ] o motor gordini hemi[/caption] o transeixo e o mesmo do renault 30 tx v6 modificado para a nova posiçao no carro o 30 tx tinha traçao dianteira as suspensoes vieram do carro esporte alpine a310 duplo a sobreposto nas quatro rodas o monobloco atras do motorista era todo modificado com chapas soldadas a mao para suportar o novo powertrain freios a disco ventilados tambem estavam nas quatro rodas mas como e um carro esporte/competiçao de 1980 nada de abs ou mesmo servofreio aqui a direçao tambem nao tem assistencia; nem era muito rapida com relaçao 17 1 mas era leve simplesmente por ter pouco peso em cima o carro pesava 970 kg com 93 litros de gasolina em dois tanques e todos os fluidos completados; apenas 386 kg ou 39 8% do total estava em cima do eixo dianteiro par empurrar este carro leve o pequeno 1 4 litro tinha folego de gente grande nada menos que 160 cv a 6000 rpm e 21 4 mkgf a 3250 rpm nao parece muito hoje mas na epoca de seu lançamento era o carro de produçao frances mais potente o torque maximo era basicamente logo depois do turbo entrar; sim ate 3000 rpm era um motor depois outro um turbo a antiga visto de hoje apesar de ser o estado da arte em 1980 crava se o pe e e nada nada nada ai jesus maria e jose disse jlv sobre um encontro com mais uma daquelas novidades modernas de 1980 o turbocompressor nas retas curtas dava para ficar entre segunda e terceira acelerando forte e mudando rapido meus reflexos porem estavam muito comprometidos para enfrentar a rapidez com que o turbocompressor entrava e saia em carros com motores turbinados e necessario manter o turbo cheio durante as curvas para ter torque de saida o diabo e que o bicho acelera tao forte em direçao a curva e ela chega tao depressa que a tendencia da gente e tirar o pe do acelerador logo na entrada freando forte para depois afundar o pe no acelerador no r5 turbo isso nao adianta o turbo esvazia a gente sai xoxo da curva tem de reduzir na caixa e esperar o turbo encher volta tudo a estaca zero aceleraçoes brutais curvas chegando depressa demais pe nos freios turbo vazio etc aos poucos pegamos o jeitinho de acelerar forte em segunda mudar direto para terceira acelerar um pouco menos manter o tacometro entre quatro e cinco mil jogar a traseira para fora com o volante e uma ligeira aliviada de acelerador manter a aceleraçao durante a curva para depois afundar o pe para valer quando a curva era mais forte reduzir de terceira para segunda sem tirar o pe do acelerador entrar com o motor roncando alto e sair de pe em baixo nao era realmente como a maioria dos turbos classicos algo para se tratar de leve nao e para domar a fera mesmo ou ela nao responde ou pior te coloca la no meio do mato ou numa bola de fogo visivel desde boulogne billancourt [gallery ids= 375064 375052 375051 ] o r5 turbo foi homologado nas categorias fia grupo 3 e 4 do campeonato de rali hoje wrc potencias de 180 e 210 cv foram usadas nos carros de competiçao em 1984 a fabrica usou um motor de 1527 cm³ e subiu para a categoria de ate 2 5 litros pelo fator de equivalencia o que tambem permitiu a instalaçao de rodas mais largas as custas de um peso minimo maior era o r5 maxi turbo com mais de 350 cv este carro venceu o campeonato frances de superturismo de 1987 pilotado pelo grande jean ragnotti em 1981 o 5 turbo venceu o rally de monte carlo em sua primeira participaçao no campeonato mundial de rally mas seria uma de apenas quatro vitorias na categoria tres com ragnotti ; como sabemos a audi acabaria com a brincadeira dos carros de traçao traseira dali em diante [caption id= attachment_375074 align= aligncenter width= 999 ] turbo 2 1983 1986[/caption] em 1983 a versao de rua muda era o novo turbo 2 este seria uma tentativa de racionalizaçao abandona os boncos e painel bertone em favor da versao esportiva do r5 o r5 alpine o turbo 2 era mais barato mas apesar de ligeiro aumento de peso tinha quase os mesmos niveis de desempenho com uma velocidade maxima de 200 km/h e 0 100 km/h em 6 9 segundos o r5 turbo original vinha apenas em vermelho ou azul com interior combinando; o r5 turbo 2 tinha mais cores e interior sempre igual [caption id= attachment_375071 align= aligncenter width= 999 ] interior de r5 no turbo 2[/caption] embora o turbo 2 nao seja conhecido como homologation special 200 carros foram feitos para homologar o carro para o novo grupo b conhecidos pelo numero 8221 no vin do chassi eles vinham com um teto de aluminio um motor maior de 1437 cm³ bem como uma serie de mudanças aerodinamicas e geometricas adicionais a fama do r5 turbo sempre foi grande; jlv acertadamente disse em 1981 que o carro era um classico em seu proprio tempo importante desde novo raro caro mas adoravel como um hatch pequeno pode ser para gente de todos os tipos de bolso e origem o r5 turbo seria revisitado nos anos 1990 com o clio v6 https //www youtube com/watch v=58jrq2gcz7g mas esta semana passada tivemos a noticia que esta de volta como um r5 de novo na sequencia de lançar um novo r5 eletrico a renault mostrou tambem o r5 turbo novo prometido para 2026 e segundo a empresa a volta do velho icone dos anos 1980 [caption id= attachment_374899 align= aligncenter width= 999 ] o novo renault 5 turbo 3e[/caption] e uma volta sim ainda que somente em aparencia traçao traseira e desempenho superlativo chama se renault 5 turbo 3e e sim e um veiculo 100% eletrico nao e turbo claro nem tem motor central; os motores eletricos sao dois um para cada roda traseira mais de 500 cv e a potencia declarada quase o dobro do outro hatch baseado no r5 eletrico o alpine a290 o que impressiona e comparar com o original a carroceria espetacularmente musculosa elimina as portas traseiras em troca de saidas de ar laterais como o carro de 1980 as rodas sao de 20 polegadas com pneus 245/35 zr20 na frente e 275/35 zr20 na traseira; o original tinha o mesmo resultado visual usando aros metricos de 340 mm na frente perto das 13 polegadas e 365 mm atras perto das 14 polegadas as medidas de pneu do r5 turbo original sao michelin trx em 190/55 hr 340 na frente 220/55 hr 365 atras isso sem falar que apesar do peso nao ter sido revelado ainda este novo r5 turbo 3e deve certamente passar dos 1600 kg se fosse um cara de apostar diria que vai pesar exatamente o dobro do carro de 1980 ja pensou e dificil entender e uma tentativa de lembrar um passado glorioso mas isso virou uma constante agora com os eletricos um carro que deveria significar o futuro mas e incapaz de evoluir se agarrando desesperadamente ao passado chega ser engraçado quem quer reviver o passado compra um carro antigo; revive lo num carro moderno pode temporariamente funcionar mas e sempre um beco sem saida e o r5 turbo de 1980 desculpem e inimitavel nao e so o desempenho legal e os paralamas largos e a descabida psicodelia e criatividade que uma vez solta no mundo nao pode ser repetida e o sabor de uma novidade absoluta coisa que o velho carro eletrico recentemente ressuscitado nao consegue emular nem mesmo vestido com suas roupas chega a ser um desrespeito com o original mas claro ninguem liga mais para isso ne
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