FlatOut!
Image default
Técnica

A “engenharia criativa” de Smokey Yunick

Quando se fala em brechas de regulamento e engenharia criativa, o nome de Nelson Piquet é um dos primeiros que vêm à mente — ao menos dos fãs brasileiros de automobilismo. Mecânico tarimbado, Piquet driblou os regulamentos de todas as formas possíveis com soluções criativas e, muitas vezes, sacanas. O pré-aquecimento de pneus, por exemplo, foi ideia dele ainda na F3. Usando cobertores e aquecedores de ambiente, ele elevava a temperatura da borracha, calçava os carros com os pneus aquecidos e já saía abrindo tempo enquanto todos ainda estavam aquecendo seus pneus. Mais tarde, na F1, ele também fez funcionar as barras estabilizadoras ajustáveis e inventou o hilário "arrefecimento líquido de freios", uma artimanha para reduzir o peso do carro sem infringir o regulamento, que pesava o carro com todos os reservatórios preenchidos. Na primeira volta ele abria a válvula de "arrefecimento líquido" dos freios e despejava os 20 litros de água nos discos. Em poucos segundos o carro ficava 20 kg