sem duvida o honda civic type r e um dos grandes esportivos da atualidade alem de ter um apelo especial para boa parte dos entusiastas apenas pelo fato de ser um hot hatch ele tem um visual incrivel e um motor 2 0 turbo de 310 cv mesmo que esta força toda va para as rodas dianteiras o que para alguns e errado ele faz curvas muito bem graças a seus sistemas eletronicos e a suspensao muito bem acertada ha ainda outra razao para que o type r seja tao falado atualmente ele tem tradiçao a historia do type r começa la nos anos 90 com a sexta geraçao do civic hatchback conhecido como ek9 voce certamente o conhece produzido entre 1997 e 2000 e este o cara que tem um dos motores aspirados com maior potencia especifica da historia o quatro cilindros b16 de 1 6 litro entregava nada menos que 185 cv a 8 200 rpm — 115 cv por litro foto honda tuning tudo bem que torque nao era seu forte — eram so 16 3 mkgf que davam as caras as 7 500 rpm — mas o b16 era girador tinha o sistema variavel vtec que a partir das 6 100 rpm alterava o perfil do comando por um mais agressivo melhorando o rendimento do motor e modificando ate mesmo seu ronco o vtec existe em outros modelos da honda claro mas tornou se uma das marcas do civic type r mas o esportivo mudou bastante desde sua concepçao ha quase vinte anos tendo passado por outras tres geraçoes ate entao elas estao reunidas no video abaixo feito pelos britanicos da auto express e apresentado pela gatinha rebecca chaplin [youtube id= 2sueqsbbbd4 width= 620 height= 350 ] trata se de uma rapida comparaçao entre o atual honda civic type r e seus dois antecessores o ep3 setima geraçao e o fn2 oitava geraçao os dois primeiros tem basicamente o mesmo motor um k20 aspirado com comando variavel i vtec e cerca de 200 cv de acordo com rebecca o mais fiel a proposta do civic type r original e o ep3 — ele e menor mais leve e exige respeito na hora de acelerar exagere na dose de aceleraçao aoatacar uma curva e voce provavelmente vai perder a traseira o fn2 apesar de ter praticamente a mesma potencia vamos falar disto mais adiante traz o pico de torque em rotaçoes mais baixas e por isso e um motor mais linear e encorpado para uso cotidiano alem disso o carro e mais estavel ainda que nao seja tao comunicativo e nao ofereça o mesmo envolvimento do homem com a maquina de qualquer forma ele continua sendo um grande hot hatch que ao sair de linha em 2012 deixou muitos admiradores carentes de um civic verdadeiramente esportivo rebecca ainda coloca os tres para uma breve disputa de aceleraçao a fim de descobrir qual dos tres e o mais veloz na retomada de 30 a 100 km/h ou melhor descobrir o quanto o novo civic type r com uma vantagem de mais de 100 cv e mais veloz que seus antecessores o resultado enquanto o civic ep3 levou 5 8 segundos e o fn2 5 7 segundos o type r turbinado so precisou de quatro segundos esta bom para voce e claro que o teste foi so uma brincadeira para mostrar que o civic type r nunca havia passado por uma revoluçao tao grande de forma alguma a honda priorizou apenas aceleraçao e retomada na hora de criar o esportivo — a desenvoltura nas curvas sempre foi prioridade ao longo de sua evoluçao vamos dar uma breve olhada em cada uma de suas geraçoes ha uma boa razao para o primeiro type r nao ter aparecido no video ele era exclusivo do japao e por isso e extremamente dificil de se encontrar em outros lugares alem disso boa parte dos 8 000 10 000 exemplares produzidos nao se tem certeza do numero exato foi usada em corridas e poucos sobreviveram inteiros muitos levaram a serio a proposta da honda com o type r de fazer um carro de corrida para as ruas a fabricante queria um carro que pudesse ser usado no dia a dia mas que fizesse bonito nas pistas sem grandes modificaçoes por isto alem do motor b16 que era capaz de leva lo ate os 100 km/h em 6 8 segundos o ek9 tambem trazia medidas para reduçao de peso como ausencia de isolamento acustico e itens de conforto; soldas extras em pontos estrategicos para melhorar a rigidez estrutural; cambio manual de cinco marchas com relaçoes mais proximas e diferencial dianteiro de deslizamento limitado a suspensao independente nas quatro rodas por braços sobrepostos tambem foi revista para ficar mais rigida e baixa o interior com vermelho nos bancos tapetes e revestimentos de porta alem de volante momo e alavanca de cambio com pomo de titanio combinava perfeitamente com o exterior branco championship white — a cor mais classica porem nao a unica as rodas de 15x6 polegadas calçavam pneus de medidas 195/55 e tambem eram pintadas de branco o caso e que quando o type r original foi lançado o civic ja estava em vias de ganhar uma geraçao nova ela chegou em 2001 e com ela veio um novo type r enquanto o primeiro type r era fabricado em suzuka no japao o ep3 passou a ser produzido no reino unido e de la exportado para outros paises — incluindo o japao se o primeiro type r e uma figura lendaria pela nostalgia que evoca e pelo fato de ser muito raro hoje em dia a segunda geraçao do hot hatch e um classico por seus proprios meritos o motor k20 que entregava 200 cv a 7 400 rpm com corte de giro a 8 100 rpm 20 mkgf de torque a 5 900 rpm e agora era capaz de levar o carro ate os 100 km/h em 6 7 segundos apesar do perfil meio monovolume a essencia do type r permaneceu intacta no ep3 que de quebra ainda era mais potente sua suspensao continuava sendo um dos pontos fortes ainda que o sistema dianteiro por braços sobrepostos tenha sido trocado por um esquema mcpherson mais convencional por dentro as coisas ficaram mais refinadas antecipando o interior futurista dos civic que vieram depois detalhe para a ergonomia impecavel com direito a uma alavanca de cambio que brotava do console central e ficava a centimetros da mao do piloto por fora as linhas verticalizadas lembravam um pouco o honda fit mas o visual com os emblemas vermelhos a inscriçao type r na lateral e as rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 205/45 garantiam uma estetica para la de agradavel mas as coisas mudaram de verdade com o lançamento da terceira geraçao do type r a fn2 em 2007 ele foi baseado na oitava geraçao do civic — aquela que revolucionou de verdade o visual do modelo com linhas fluidas e futuristas um novo padrao de acabamento e mais um monte de coisas que justificaram a alcunha new civic em alguns mercados como o nosso o fato e que apesar do extreme makeover que atingiu o lado de fora e o lado de dentro — que ficou realmente mais moderno luxuoso e cheio de mimos como painel de dois andares e sistema multimidia o motor ainda era o mesmo quer dizer em vez de 200 cv ele tinha 201 cv mas em essencia era o mesmo k20 e como ja mencionamos a honda tambem realizou modificaçoes para que a entrega de torque acontecesse mais cedo — os 20 mkgf agora apareciam as 5 600 rpm assim mesmo que nunca tenha sido tao pesado com 1 310 kg o ek9 pesava 1 040 kg enquanto o ep3 tinha 1 270 kg o novo type r era o mais rapido chegando aos 100 km/h em 6 6 segundos no entanto o desempenho nas curvas nao melhorou junto na verdade pela primeira vez o type r nao trazia suspensao traseira independente trocando o sistema de braços sobrepostos por um eixo de torçao mesmo com barras estabilizadoras maiores o carro nao tinha a mesma desenvoltura — na verdade era ate considerado manso demais isto nao significa que ele era um carro ruim de forma alguma — especialmente se estivermos falando da versao mugen 2 2 que teve 20 unidades produzidas o motor como voce deve ter deduzido tinha o deslocamento ampliado para 2 2 litros e passava a entregar 260 cv o que melhorou bastante seu desempenho de forma geral muitos ate pensavam que este seria o type r mais violento de todos para encerrar a linhagem com chave de ouro contudo tres anos depois hoje temos o civic type r turbinado graças a induçao forçada a potencia agora e de 310 cv a 6 500 com torque de 40 8 mkgf ja as 2 500 rpm o lado ruim e que isto tambem obrigou a honda a reduzir o regime de trabalho do motor que e capaz de girar a ate 7 000 rpm por outro lado o atual type r adiciona uma veia agressiva muito bem vinda ao visual futurista proposto pela geraçao anterior com aparatos aerodinamicos exagerados porem funcionais alem disso apesar de manter a traçao dianteira a honda conseguiu acertar o carro para lidar muito bem com ela — alem de diferencial de deslizamento limitado e amortecedores ativos o carro agora usa a eletronica a seu favor com um toque no botao +r os parametros da ecu sao alterados para obter uma entrega de torque mais agressiva respostas mais rapidas do motor suspensao 30% mais rigida e menos assistencia para a direçao deixando a mais firme e precisa tudo isto enquanto chega aos 100 km/h em 5 7 segundos com maxima de 270 km/h voce pode ler todos os detalhes sobre ele aqui o type r deixou de ser um carro totalmente purista provavelmente no entanto este tipo de evoluçao e algo inevitavel resta a nos saber aproveitar
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