a metade dos anos 1990 trouxe mais uma grande revoluçao nos games os graficos tridimensionais que deixaram de ser uma novidade para se tornar a norma a qualidade e o realismo no visual dos jogos de corrida evoluiu de forma assustadoramente rapida basta comparar os graficos de virtua racing por exemplo um dos primeiros games de corrida 3d lançado em 1992 com o primeiro need for speed de 1994 a partir dai o nivel das coisas so foi subindo nesta epoca foi que os games de corrida começaram a se diversificar em novos generos alguns mais populares do que outros em 1996 por exemplo a konami apresentou gti club um arcade que permitia que voce andasse com mais liberdade pelo mapa e pegasse atalhos para diminuir seu tempo de volta o unico circuito disponivel era cote d azur na frança e os carros que voce podia escolher eram o golf gti o mini cooper o renault 5 alpine e o autobianchi a112 por alguma razao porem havia tambem o bugatti eb110 que voce podia escolher se colocasse uma ficha a mais o fato de te dar opçoes de rotas alternativas era um grande diferencial para a epoca embora a dirigibilidade dos carros fosse meio travada a seu favor gti club tinha bons graficos uma trilha sonora decente e era bem divertido [youtube id= kr7fzfxz31y width= 620 height= 350 ] o conceito de mundo aberto começou a ser explorado com mais frequencia nos anos seguintes especialmente em jogos para pc isto foi possivel porque a partir do fim dos anos 1990 os computadores domesticos começaram a ser equipados com aceleradores graficos dedicados em outras palavras uma unidade de processamento feita para lidar apenas com o visual do game aliviando o trabalho do processador principal e consequentemente permitindo jogos maiores mais complexos e mais bonitos lançado 1999 midtown madness foi um belo exemplo disto desenvolvido pela californiana angel studios que hoje em dia faz parte da rockstar games e publicado pela microsoft o game te colocava em uma versao virtual e reduzida claro de chicago nos eua e um dos modos permitia que voce fizesse seu proprio traçado pelas ruas desde que passasse por todos os checkpoints havia tambem um modo livre que te deixava explorar a cidade de carro e se quisesse cumprir missoes [youtube id= fbj9rg62ep4 width= 620 height= 350 ] foi tambem nesta epoca que começaram a ficar mais populares games com carros mas que nao eram games de corrida os dois primeiros titulos da franquia grand theft auto lançados em 1997 e 1999 ja haviam brincado com este conceito mas voce jogava vendo tudo de cima era uma perspectiva limitada mas ficava divertida depois que a gente se acostumava driver desenvolvido pela infogrames e lançado para playstation em 1999 era totalmente tridimensional e adicionava elementos de hollywood com historia e protagonista tipicos dos filmes policiais dos anos 1970 [youtube id= kmrptt0588g width= 620 height= 350 ] na pele do agente john tanner voce tinha primeiro de provar que era capaz de realizar manobras evasivas e de imobilizaçao com o carro antes de começar a jogar de verdade mais uma demonstraçao de que a mecanica de jogo estava mais refinada pois o game sabia quando voce havia realizado uma manobra especifica nao era mais apenas uma questao de virar e frear no tempo certo se voce sofreu por alguns minutos ou horas tentando passar no primeiro teste sabe do que estamos falando [youtube id= 322rym4dvvu width= 620 height= 350 ] sair do carro e poder andar pela cidade em driver 2 de 2000 era outra revoluçao sem pausas para carregamento john tanner caminhava ate um automovel abria a porta e começava a dirigir e os controles se adaptavam imediatamente isto e comum hoje em dia mas impressionou toda uma geraçao de gamers ha dezessete anos talvez tenha sido isto que estimulou a rockstar games a migrar para o 3d com o terceiro titulo da serie grand theft auto lançado em 2002 para pc ps2 e xbox gta iii foi o titulo que definiu o formato atual da serie com uma pegada mais cinematografica historia mais envolvente e elementos mais adultos com violencia realista e linguagem explicita [youtube id= qi v30i0j_o width= 620 height= 350 ] entre os games de corrida de fato o primeiro titulo com mundo aberto foi o primeiro midnight club tambem da angel studios lançado em 2000 o game que te coloca na pele de um motorista de taxi que entra para uma gangue de pilotos de rua foi inspirado pelo mid night club de verdade a gangue japonesa que se tornou lendaria pelo nivel de habilidade de seus membros e pela força de seus carros que dificilmente nao chegavam aos 300 km/h nas rodovias de toquio [youtube id= bj nyjgqldm width= 620 height= 350 ] em outra frente colin mcrae rally 1998 e colin mcrae rally 2 da codemasters adotaram com força o conceito de semi simulaçao apresentado em gran turismo jogabilidade consideravelmente realista atentando se para areas de frenagem e desaceleraçao pontos de tangencia e trocas de marcha no tempo certo porem sem perder a acessibilidade para gamers mais casuais que ocasionalmente queiram se aprofundar um pouco mais com carros licenciados e circuitos inspirados em estagios reais colin mcrae rally estabeleceu se como uma das referencias entre os jogos de rali [youtube id= enyrf22rmee width= 620 height= 350 ] a virada dos anos 2000 tambem abriu a porta para uma nova leva de simuladores de corrida grand prix legends por exemplo lançado em 1998 pela papyrus design group simulava a temporada de formula 1 de 1967 e foi considerado um dos simuladores mais realistas ja lançados dave kaemmer o criador de gpl e um dos nomes mais importantes no mundo dos simuladores de corrida alem de fundar a papyrus que entrou para a historia com indianapolis 500 citado em uma parte anterior desta historia foi um dos desenvolvedores de iracing que esta entre os principais simuladores modernos [youtube id= hkdm9st4vvi width= 620 height= 350 ] mais do que o nivel de detalhamento tecnico de grand prix legends com circuitos do mundo real fisica absurdamente precisa e modelos tridimensionais extremamente realistas; o que fez do simulador um sucesso que dura ate hoje e sua receptividade a mods modificaçoes no codigo do jogo feitas com o apoio dos desenvolvedores que adicionam novas pistas novos carros e funcionalidades e por isto que quase duas decadas depois de seu lançamento gpl segue com uma comunidade ativa de modders e jogadores que sempre lançam e testam novos elementos para o simulador o que consequentemente permitiu que os entusiastas acelerassem virtualmente carros de todas as epocas aproveitando a excelente fisica do jogo da papyrus naturalmente esta e uma caracteristica comum a boa parte dos simuladores atuais como o proprio iracing rfactor e assetto corsa este outro tambem repleto de diferentes mods [youtube id= k1nrgmkzje0 width= 620 height= 350 ] fiat uno em assetto corsa podemos portanto dizer que os diferentes titulos lançados cimentaram a base para os games que temos atualmente a popularizaçao da internet trouxe as partidas online e os avanços das placas graficas nos ultimos de ou quinze anos nos deu graficos cada vez mais realistas a evoluçao de gran turismo e um otimo exemplo disto o visual dos jogos a quantidade de carros e pistas foi aumentando exponencialmente mas a mecanica do game em si nao mudou muito [youtube id= ybzrqrnspfc width= 620 height= 350 ] os estudios de desenvolvimento começaram a se focar mais nas melhorias graficas e no aperfeiçoamento da fisica nos simuladores os carros foram ganhando uma gama cada vez maior de ajustes as pistas escaneadas a laser começaram a reproduzir com precisao ate mesmo desniveis no asfalto algo importantissimo para tornar mais convicente a experiencia de pilotar em nurburgring nordschleife por exemplo ja que o circuito e conhecido por seu asfalto bastante irregular novos aceleradores graficos possibilitaram que se reproduzisse com realismo efeitos visuais como chuva neve e poeira nas estradas de terra [youtube id= 3itcxylkks0 width= 620 height= 350 ] fica dificil nao chegar a conclusao de que como os games de corrida se tornaram representaçoes quase perfeitas da realidade especialmente com a introduçao de volantes com force feedback cambio manual e pedais analogicos modulaveis as geraçoes mais novas se sentiram atraidas pelos classicos e foi assim que começou a recente onda retro dos jogos de corrida que trouxe games como drift stage e horizon chase dois titulos recentes com forte influencia de jogos do passado mesclada a tecnologia atual
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