o ano e 2022 a red bull sem dinheiro nao conseguiu desenvolver um carro para a formula 1 e se retirou da competiçao a mercedes desenvolveu um carro revolucionario chegou a negociar com max verstappen mas na ultima hora desistiu de participar do campeonato as equipes de fabrica — renault alfa romeo mclaren e aston martin — com restriçoes orçamentarias adaptam os carros de 2021 para o regulamento novo no fim das contas somente a ferrari tem um projeto para a nova temporada o que fazer para que o campeonato nao seja disputado por apenas uma equipe que tal adotar o regulamento da formula 2 no campeonato da formula 1 assim alem da ferrari e das poucas equipes remanescentes o grid recebe as 11 equipes da formula 2 e o desempenho dos carros fica mais pareado soa absurdo nao imagine colocar hamilton alonso vettel e verstappen de volta em carros de formula 2 mas foi exatamente o que aconteceu ha 70 anos no mundial de formula 1 de 1952 a alfa romeo entao campea do ano anterior com juan manuel fangio estava endividada e nao pode fazer um carro novo para 1952 e se retirou da competiçao a brm chegou a desenvolver dois carros com motor v16 e negociou com juan manuel fangio para dividir a garagem da equipe com stirling moss mas desistiu da competiçao antes do inicio da temporada no fim restou apenas a ferrari como uma equipe competitiva entao a fia decidiu organizar o campeonato da formula 1 sob as regras da formula 2 porem sem alterar o regulamento da formula 1 com isso as equipes que disputavam a formula 2 como a cooper a maserati e a gordini se inscreveram tambem para o campeonato da formula 1 na epoca o regulamento exigia que os carros tivessem motores de ate 750 cm³ se fossem sobrealimentados ou ate dois litros se fossem de aspiraçao natural a ferrari disputava a formula 2 desde 1948 corria com a 166 f2 que usava um v12 de 2 litros e 155 cv a 7 000 rpm contudo para aquela temporada estava na hora de fazer um novo formula 2 — uma tarefa que ficou a cargo de aurelio lampredi o chassi novamente era feito de aço tubular coberto por uma carroceria de aluminio para manter o peso baixo — na epoca os f2 pesavam cerca de 550 kg a suspensao tambem seguia o projeto do antecessor com braços triangulares assimetricos na dianteira suspensos por uma mola semi eliptica transversal enquanto a traseira usava o arranjo padrao da epoca com semi arvores oscilantes mola semi eliptica transversal e braço de dion para controlar a variaçao de cambagem ao longo do movimento vertical da suspensao a grande sacada de lampredi foi abandonar o v12 parece um contrassenso ainda mais quando se fala de ferrari mas o mago dos motores ja estava de olho no futuro a partir de 1954 a formula 1 correria com motores de 2 5 litros entao ele decidiu projetar um novo motor para aquele novo carro — um motor que pudesse ser desenvolvido naquele ano e aprimorado para as temporadas seguintes pouco antes do verao de 1951 o motor ficou pronto era um quatro cilindros de aluminio com dois litros de deslocamento comando de valvulas duplo e tres carburadores weber 45 dco nos testes de bancada ele se mostrou bem mais eficiente que o antigo v12 usado ate aquele ano era 45 kg mais leve que o v12 o que melhorou sua relaçao peso/potencia em 15% uma vez que alem do peso mais baixo ele tambem ficou mais potente nasceu com 165 cv e chegou aos 200 cv com o desenvolvimento ao longo do ano seguinte quando ganhou um par de weber 50 dco alem disso ele tinha 65% menos partes moveis o que o tornou mais confiavel tambem acima de tudo o motor de quatro cilindros era bem mais curto que o v12 o que permitiu que ele fosse instalado totalmente atras do eixo dianteiro otimizando a distribuiçao de massa desta nova ferrari com dois litros divididos em quatro cilindros ele deslocava 500 cm³ por cilindro o que deu origem ao seu nome ferrari 500 f2 a distribuiçao de peso foi manipulada tambem pela transmissao de quatro marchas que foi posicionada sob o banco do motorista e pelo posicionamento dos magnetos de igniçao logo atras do eixo dianteiro com isso a maior parte dos 560 kg da ferrari 500 f2 ficava entre os eixos a estreia do carro aconteceu ainda em 1951 quando alberto ascari e luigi villoresi disputaram o gp de modena daquele ano uma prova extra campeonato ascari venceu a corrida mas villoresi abandonou em 1952 antes do inicio do campeonato a ferrari inscreveu o 500 f2 em uma serie de corridas pre temporada ascari venceu novamente no gp da siracusa no gp de pau e no gp de marselha enquanto nino farina venceu o gp de napoles imbativel a primeira etapa do mundial de f1 aconteceu na suiça quando o pais ainda recebia corridas desse tipo ascari nao pode participar pois estava nos eua se adaptando a indianapolis e desenvolvendo a ferrari 375 indy a ferrari participou da prova com piero taruffi e rudi fischer ambos na 500 f2 taruffi venceu a corrida enquanto fischer terminou em segundo quando ascari voltou dos eua ele assumiu o posto ao volante da 500 f2 para realizar um feito inigualado ate hoje vencer todas as provas que disputou no campeonato das nove provas daquela temporada ascari venceu sete as outras duas ele simplesmente nao disputou note que ele ja havia vencido outros quatro grandes premios com a 500 f2 antes da temporada começar https //www youtube com/watch v=wxw8mggy0bq ao voltar dos eua ele venceu o gp da belgica o gp da frança o gp da gra bretanha o gp da alemanha o gp da holanda e o gp da italia ascari evidentemente se tornou o campeao daquela temporada pois simplesmente nao teve rivais o vice campeao nino farina o terceiro colocado piero taruffi e o quarto colocado rudi fischer tambem correram a temporada toda com a 500 f2 o piloto com a melhor colocaçao sem uma ferrari foi mike hawthorn que correu com um cooper t20 ano novo nada novo a temporada de 1953 foi basicamente uma repetiçao da temporada de 1952 a unica diferença e que para o mundial daquele ano a maserati desenvolveu o a6 gcm que agora era mais potente que a ferrari — embora fosse inferior dinamicamente isso permitiu um novo dominio da ferrari que venceu sete das nove corridas do mundial https //www youtube com/watch v=oqxmbe815tq ascari venceu os gp da holanda belgica gra bretanha e suiça enquanto mike hawthorn agora na ferrari levou o gp da frança a ferrari nao disputou a indy 500 e nao conseguiu vencer o gp da italia porque ascari e farina se envolveram em um acidente abrindo espaço para fangio vencer novamente depois de quase duas temporadas inteiras faça as contas agora foram oito vitorias em oito corridas em 1952 e outras sete vitorias em oito corridas em 1953 em duas temporadas a ferrari 500 f2 disputou 16 provas e venceu 15 delas sendo 14 consecutivas se nao considerarmos a indy levando em conta apenas as vitorias de ascari — e novamente descontando a indy que usava outro regulamento — foram nove vitorias em sequencia e se quiser considerar a indy foram sete consecutivas — um recorde que so foi quebrado por sebastian vettel em 2013 um campeonato com 20 etapas ao final da temporada ascari novamente levou o titulo tornando se o primeiro bicampeao da formula 1 ao superar fangio o unico a nao pilotar uma ferrari entre os cinco primeiros do mundial e olha que ela nem era uma ferrari de formula 1
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.