tal qual o mitico graal na literatura que trata da corte do rei artur a historia da humanidade esta cheia de buscas por artefatos perdidos que de alguma forma transcenderam seu valor como coisa somente para se tornar algo mais o calice santo deixou de ser apenas um copo de vinho qualquer por ser usado por cristo na ultima ceia; assim outras coisas se tornam maiores por seu contato com gente importante e sua importancia na historia destas pessoas [caption id= attachment_314191 align= aligncenter width= 999 ] ferruccio lamborghini e o miura[/caption] como nao poderia deixar de ser no mundo do automovel existem varios carros assim que ultrapassam sua condiçao de apenas maquinas de transporte para se tornarem muito mais vejam por exemplo o bugatti tipo 41 de ettore era o prototipo original e como veiculo de uso pessoal dele por decadas viu todo seu arco de perto do apice a queda e morte o carro viu tudo mas todo mundo sempre soube onde ele esteve hoje por exemplo esta no museu la cite de l’automobile em mulhouse na alsacia francesa nao e o caso com outros carros deste tipo que permanecem perdidos alvos de buscas incessantes dos arqueologos automotivos modernos gente que dedica a vida a isso; afinal de contas alem da emoçao da busca existe o premio o valor deste tipo de carro e literalmente incalculavel e tambem um terreno pantanoso principalmente no caso de ferraris e outros exoticos italianos da regiao de bolonha alvo principal da maioria das buscas hoje em dia ha decadas ja por exemplo carros como as ferrari 250gt sao desmontados para construçao de replicas de gto spider california swb e outros modelos mais desejados; a falta de registros oficiais de epoca piora muito o trabalho de autenticaçao deles como sao carros que podem mudar de preço na casa dos milhoes dependendo desta autenticaçao um trabalho estressante e litigioso tambem um dos melhores e maiores especialistas nisso e o ingles ian tyrrel um musico narrador e cantor de opera com treinamento classico que se tornou restaurador de carros italianos exoticos principalmente seu tyrrell’s classic workshop e hoje uma referencia tambem em pesquisa e autenticaçao de carros ian encontrou e restaurou o miura que aparece no inicio do filme italian job um golpe a italiana ; o countach que foi de ferrucio lamborghini e tambem o restaurador preferido de harry metcalfe o fazendeiro que fundou a revista evo em 1998 e hoje e o mais popular youtuber de cabelos brancos da inglaterra com seu canal harry’s garage por meio da amizade com metcalfe que filmou a restauraçao de seu lamborghini espada na oficina de tyrrel começou tambem seu proprio canal outro sucesso estrondoso mas nada nos preparava para seu achado revelado esta semana em seu canal o ferrari 250 gt de ferruccio lamborghini um carro que se imaginava perdido para sempre mas que foi encontrado e autenticado por tyrrel que agora vai terminar uma restauraçao o carro foi de lamborghini de 1961 ate 1970 https //www youtube com/watch v= 4n9eeikhca e por que motivo este carro e tao importante e simplesmente a ligaçao entre ferruccio e enzo o estopim dos desentendimentos entre os dois que culminam com a criaçao da automobili ferruccio lamborghini o maior concorrente que a ferrari jamais teve desta forma e um objeto mistico; carrega consigo o peso da historia mais que isso determinou a historia e o futuro por existir mas o mais engraçado e que fez isso nao por ter uma bela e sobria carroceria de pininfarina; pelo seu pequeno e compacto v12 de tres litros e pedigree impecavel nao por ser um carro de alto desempenho ou por seu grito inconfundivel em alta rotaçao que parece vir direto das retas de le mans nao sua importancia como objeto historico vem do fato de que foi o pior carro que ferruccio lamborghini ja teve todo mundo sabe que a lamborghini nasceu de uma treta entre os dois capi enzo e ferruccio discutiram e o segundo vai embora determinado a ir a forra mas como isso aconteceu de verdade e um misterio total um milhao de historias existem dos pormenores deste historico encontro mas uma coisa sabemos de verdade o assunto era justamente o 250 gt de ferruccio seus problemas e a forma com que os clientes eram tratados em maranello no interesse de esclarecer o que se sabe ou nao sobre a historia desse encontro vamos rever os fatos e as teorias a este respeito começando por conhecer os dois protagonistas ferrari no inicio dos anos 1960 enzo ferrari sentava se em um pedestal que ele mesmo criara eximio criador de lendas ao seu redor colocava se num manto de superioridade total seus carros tinham sucesso em competiçao em todo lugar do mundo e todo mundo vinha ate sua porta o pequeno povoado de maranello perto de modena lhe prestar respeito e pedir coisas nao era qualquer pessoa tambem reis presidentes estrelas de hollywood todos iam ate la ver a magica de 12 cilindros acontecer pedir um lugar na fila para comprar o proximo impossivelmente belo cupe de doze cilindros a sair dali e quem sabe conhecer ele enzo ferrari os melhores pilotos do mundo tambem vinham ate ele vindos de todos os cantos do mundo pedir um lugar no cockpit de um ferrari de corrida era meio caminho para a vitoria o papa do norte era como era conhecido enzo quase nunca saiu de modena a vida toda mas o mundo veio a ele de uma forma ou outra e todo mundo que vinha fosse o rei da belgica clark gable ou john surtees recebia o mesmo tratamento ficava esperando horas a fio [caption id= attachment_314199 align= aligncenter width= 999 ] o papa do norte[/caption] na entrada da fabrica adjacente a seu escritorio havia uma sala de espera pequena sem decoraçao ou calefaçao e portanto muito fria la enzo deixava todos os que tinham a honra de conseguir uma audiencia consigo a esperar por horas a fio depois vinha buscar o sortudo com a candura de um velho vovo e o encaminhava a sua sala la com a iluminaçao parca desenrolava uma cena que lembraria marlon brando interpretando don corleone todos desde diretores da ford ate pilotos como phill hill surtees von trips e fangio passaram pela salinha mas todos deixaram se envolver pelo carisma de enzo esqueceram se de tudo e ouviram no falar como crianças ouvindo historias de ninar enzo sabia criar lendas mas a maior lenda que criou foi ele mesmo um sujeito assim pode se imaginar nao se importava em falar o que quisesse sem se importar com o que pensassem dele era famoso por nao tomar bem criticas sobre seus carros de rua ele fazia um favor a esses filisteus endinheirados deixava eles usarem seus magnificos chassis v12 em carros de rua afinal de contas reclamar era nao entender o privilegio de se ter um ferrari falta de educaçao e ponto lamborghini enquanto isso na mesma regiao de bolonha outro empresario italiano estava tambem na fase mais prospera de sua vida mas diferente de enzo e seu comportamento de superioridade divina ferruccio lamborghini era um trabalhador foi a custa de muito trabalho que ficou rico era um entusiasta da engenharia e das maquinas; foi mecanico de avioes durante a guerra e depois dela dono de uma oficina em pieve di cento na regiao de bolonha tambem nesta oficina fez duas coisas primeiro modificava fiat topolino para competiçao depois começou a fazer e vender tratores usando peças diversas para os fazendeiros da regiao correu na mille miglia com seu topolino especial mas eram os tratores que logo consumiriam todo seu tempo logo seus tratores o tornariam um industrial de sucesso um dos mais ricos italianos no inicio dos anos 1960 nesta mesma epoca lança uma empresa de aquecedores a gas que depois entraria no ramo de ar condicionados industriais tambem com isso ferruccio tinha o dinheiro para exercitar sua paixao por automoveis teve por exemplo um mercedes benz 300sl e um jaguar e type que adorava disse famosamente quem precisa de um v12 quando se tem um seis em linha assim e e claro comprou um ferrari um 250 gt com carroceria cupe pininfarina mas como todo dono de ferrari entao encontrou problemas era realmente um carro de corrida adaptado para uso em ruas e nao muito bem acertado para isso apesar de dinamicamente superiores a quase tudo a venda na epoca e vestidos com o que de melhor os carrozziere italianos podiam criar os ferraris daquele tempo eram terrivelmente ruins em uso normal esquentavam e ferviam a qualquer velocidade abaixo de 120 km/h quebravam e se engasgavam a baixas rotaçoes embreagens se desintegravam rapidamente se voce desligasse o motor apos um ataque as estradas vizinhas tinha de esperar esfriar para liga la novamente fora os curto circuitos falhas de instrumentos e um outro sem fim de problemas extremamente irritantes ferrari mesmo usava um peugeot ou uma serie de fiats e minis em seu uso normal; dizia que seus carros eram muito caros para ele mesmo mas a verdade deveria ser outra; apenas mais adiante quando começaram com ajuda da fiat a se tornar melhor validados em testes e produzidos mais industrialmente passou a usar ferraris no dia a dia ferruccio estava chateado com a qualidade de seu 250 gt entao e neste ponto em algum lugar no inicio dos anos 1960 que teria acontecido o famoso encontro entre os dois mas sera que aconteceu mesmo a lenda este encontro e campo estritamente da lenda foi contado em uma duzia de versoes diferentes em um monte de lugares diferentes pode ter acontecido sim mas muito provavelmente e inventada eu digo ja o que acredito pegando uma pagina do livro de enzo ferruccio inventou ela para dar substancia e lenda para sua nova marca e uma lenda baseada na realidade porem ninguem duvida que pudesse ter acontecido de verdade versao 1 lamborghini cansado de seus problemas com o 250 gt e mais cansado ainda de tratar com subalternos demandou uma audiencia imediata com o sr ferrari nao queria reclamar com ninguem a nao ser o dono nesta versao ferruccio foi ate maranello e bateu na porta da fabrica sentou se no famoso banquinho da famosa salinha gelada mas para ele aquele banquinho e aquela salinha nao eram famosos ja nao gostou esperou vinte minutos e ja foi reclamar com o porteiro la fora nada esperou mais dez minutos a essa altura ja andando de um lado para o outro impacientemente na sala mas algum tempo depois estranhamente se sentou com aparencia mais calma e começou a pensar dez minutos depois levantou se resoluto e foi embora na portaria falou com o porteiro algo com o seguinte efeito pode falar para o sr ferrari que ele nao precisa vir me buscar vou embora so avise que quem esteve aqui foi ferruccio lamborghini lamborghini um dia ele vai se lembrar versao 2 lamborghini e um amigo estao almoçando em um restaurante em modena quando avista ferrari e outra pessoa tambem comendo ali vai ate a mesa dele se apresenta e educadamente conta os problemas insoluveis de seu 250 gt enzo começa a fazer piada o sr nao sabe dirigir um carro puro sangue como um ferrari esta destruindo a embreagem volte aos seus tratores uma xingaçao em voz alta com braços para la e para ca como so italianos sabem fazer começa imediatamente lamborghini vai embora e promete vingança versao 3 ferruccio resolve que pode ensinar uma coisa a outra a ferrari ao desmontar seu 250 gt na fabrica de tratores descobre que a embreagem e subdimensionada e a troca por uma proveniente de um de seus tratores marca uma reuniao com enzo propondo sociedade mas enzo nao aceita criticas o ofende e ele vai embora versao 4 igual a primeira mas nesta enzo recebe ferrucio na sala obviamente se ofendem mutualmente e o resultado e igual lamborghini vai embora batendo portas para nunca mais voltar podiamos ficar aqui o dia todo mas voces ja entenderam ninguem sabe como fato o que aconteceu de verdade se e que aconteceu ferruccio conta outra lenda a respeito disso diz que descobriu que a embreagem de um de seus ferraris que ele trocava regularmente era identica a utilizada em seus tratores exceto pelo fato de que enzo cobrava o triplo do preço por cada uma delas [caption id= attachment_314207 align= aligncenter width= 999 ] a ferrari 250 gt[/caption] embreagem parece ser a raiz dos problemas de ferruccio; por isso com a 250 gt dele em maos tyrrel resolve tentar provar as lendas desmonta a embreagem de dois tratores lamborghini da epoca um de 2 e outro de 4 cilindros e nenhuma cabe no ferrari termina o video prometendo achar o trator que falta de tres cilindros e testar meu chute e que nao existe esta intercambiabilidade; de novo tudo vapor a italiana o mais provavel que lamborghini começou por dois motivos primeiro por ser um entusiasta e segundo por achar que poderia ganhar um bom dinheiro sabia da fama da ferrari e nem tentou reclamar com enzo; desmontou seu carro particular o estudou e acreditou que podia fazer aquilo tambem so que melhor a lenda veio para lhe ajudar seja criada por ele ou por outro talvez tenha contado a fama de enzo e dito de sua insatisfaçao e alguem tirou suas proprias conclusoes mas pode ter acontecido em alguma dessas versoes ou uma misturada claro que sim a verdade nunca saberemos o 250 gt de ferrucio o unico fato comprovado de verdade desta historia toda e que ferruccio tinha um 250 gt e nao gostou dele por causa da sua revolta com o carro e a forma que maranello tratava clientes decide que pode fazer melhor ele mesmo e cria a marca de automoveis que conhecemos hoje como lamborghini uma verdadeira start up antes do nove ser inventado a lamborghini contrata uma serie de pessoas jovens dispostas a trabalhar muito ganhando pouco para criar uma nova linha de supercarros italianos a sorte de ferruccio e que hoje sabemos que era gente simplesmente genial gianpaollo dallara desenhava os chassis giotto bizzarrini criou o motor v12 original marcello gandini na bertone criou o desenho imortal do miura e depois do countach bob wallace acertou chassi em testes de estrada e paolo stanzani garantiu que tudo funcionava como um carro que podia ser vendido ambos os carros miura e countach criaram o que hoje chamamos de supercarro de alguma forma carro esporte era muito pouco para defini los a historia da lamborghini e um conto de fadas automobiistico que nunca mais se repetira e tudo por causa desta ferrari 250 gt agora em restauraçao um carro que somente por isso e mais que um carro e um objeto mistico que criou uma encruzilhada no tempo e uma nova marca e um novo futuro diferente imaginou ja um mundo sem a lamborghini ferrari nenhuma compensaria um absurdo desses o 250 gt em si e um dos varios modelos que a ferrari fez desde 1952 usando um mesmo chassi multitubular e carroceria comprada usava uma versao de tres litros e 200 cv do famoso v12 colombo uma unidade ohc de aluminio compacta potente e giradora nascida em competiçao o cambio era de cinco marchas manual e a suspensao traseria era um leve eixo rigido com feixe de molas mas localizado por braços inferiores e superiores era sensacional como um carro esporte; o ferrari que fez a ferrari famosa este 250 gt por ser um ferrari dos anos 1960 seria especial por si so; mas e ainda maior por causa de sua historia o ferrari que causou a criaçao da lamborghini os herdeiros da ferrari aposto que prefeririam ver ele queimar inteirinho ate virar metal derretido ja para nos e um simbolo de nada fica igual para sempre e de que toda lenda tem um fundo real; aqui com a forma de um ferrari 250 gt
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