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Conheça a Ford Ranger para asfalto: MS-RT
Ainda ontem estávamos comparando picapes e Vans, e dissemos que logicamente a van parece a melhor escolha. Mas isso não quer dizer que picapes não sejam também algo extremamente útil e interessante. Especialmente neste caso aqui: uma picape focada para uso em asfalto.
Veja bem, qualquer pessoa de cabeça no lugar gosta da Ranger Raptor. Mas para viagens em estrada, um dos usos mais comuns para a picape cabine-dupla, seus pneus enormes fora de estrada não são exatamente a melhor escolha. Isso deixa claro a vantagem de um tipo de picape que nunca foi popular no Brasil, mas faz falta: a versão 4×2 de suspensão baixa, com pneus de asfalto, sem pretensões fora de estrada. Ou pelo menos, uma picape alta mesmo, mas ajustada para asfalto, e com pneus condizentes.
Na Inglaterra agora existe uma opção: a Ford Ranger MS-RT. Ainda ontem falamos da Transit com o mesmo sobrenome; é basicamente a mesma coisa daquela, mas em versão picape. Vem com um kit de carroceria agressivo, rodas de 21 polegadas com pneus para asfalto, e uma configuração de suspensão recalibrada, mantendo o trem de força turbodiesel V6 de 3,0 litros sem quaisquer alterações.
A Ford descreve o Ranger MS-RT como “a melhor picape de rua”, o que nos deixa animados com as possibilidades. A característica de destaque são os paralamas dianteiro e traseiro alargados, adicionando 82 mm a cada lado; paralama alargado faz qualquer carro mais agressivo e agradável aos olhos, todos sabemos. Por dentro, vem com bancos esportivos também, como a Van Transit.
As novas rodas de 21 polegadas vem com pneus de estrada de perfil baixo, Continental, na medida 275/45 R21. Na frente, uma grade com aberturas na forma de vários favos de uma colmeia, entre outros detalhes menores, faz um conjunto coeso e bonito. Na traseira, um spoiler adorna a tampa traseira, acompanhado por um spoiler da cabine. Embora estas características possam parecer puramente cosméticas, o fabricante afirma que a combinação de spoilers contribui para o equilíbrio aerodinâmico geral, melhorando a estabilidade em alta velocidade.
Além disso o MS-RT vem com suspensão ajustada para a missão de rua. Bitolas alargadas em 40 mm, suspensão rebaixada em 40 mm, suspensão traseira “reajustada” e amortecedores mais firmes na frente fazem parte do esquema. A Ford diz que isso tudo, junto com os pneus, deu ao Ranger MS-RT “maior precisão de comportamento e estabilidade nas curvas”.
A nova versão da picape foi desenvolvida pela MS-RT, uma ramificação da M-Sport, parceira de longa data da Ford em ralis. O objetivo era oferecer uma experiência de direção aprimorada, sem sacrificar a capacidade de transporte de carga. A montagem final e o acabamento ocorrem em novas instalações dedicadas na planta da Ford em Dagenham.
Sob o capô continua o turbodiesel V6 de 3,0 litros que produz 240 cv e 61,2 mkgf de torque. A tração é permanente nas quatro rodas, e o câmbio é o Ford automático de 10 velocidades. Apesar da missão de passeio, esta Ranger continua uma caminhonete: A capacidade de carga é de uma tonelada, e de reboque, 3,5 toneladas. A Ford do Brasil, agora uma importadora de qualquer forma, bem que podia trazer isso para cá, não? Eu quero uma! (MAO)
Volvo P1800 Cyan ganha versão GT
A Cyan Racing acaba de lançar outra versão de seu psicodélico restomod baseado no famoso Volvo P1800. É uma versão “GT”, que indica mais preocupação em conforto, uma mudança de foco de pista para viagens rápidas em estrada.
O Volvo P1800 já conhecemos bem aqui no FlatOut; clique aqui nessas palavras de cor diferente para saber a história dele, e de um dos poucos existentes aqui no país. O carro da Cyan mantem o estilo sensacional de Buck Rogers sueco, mas é um carro moderno. Seu por módicos US$ 700.000 (R$ 3.479.000), nos EUA.
A empresa afirma que uma das maiores mudanças nesta nova versão GT vem na suspensão. É mais ajuste que equipamento extra em si: esta versão vem preparada para “condução em longas distâncias”. Além disso, a Cyan Racing recalibrou o motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros para melhorar a dirigibilidade nesse tipo de condução.
Este motor é baseado na unidade encontrada no carro de corrida Volvo S60 TC1. É uma fera, com potência sob encomenda: de 350 até 413 cv. Todo P1800 Cyan vem com tração traseira e transmissão manual de cinco marchas com primeira dog-leg.
“A nova versão destaca a versatilidade e as quase infinitas opções de personalização do Volvo P1800 Cyan, acrescentando outra dimensão à nossa interpretação do modelo original. A jornada conjunta de customização de um carro do início ao fim com um cliente é um processo totalmente gratificante para toda a equipe.” – disse o presidente da Cyan, Christian Dahl. Infinitas possibilidades é um pouco de exagero, mas deixa a gente imaginando coisas, não? (MAO)
O Porsche 959 da Nissan vai à leilão
Todo mundo sabe da história, que tem contornos de lenda urbana. A Nissan, ao projetar o seu GT-R da geração R32, a primeira que criaria realmente o legado e o tipo de carro que temos até hoje à venda, resolveu que queria um sistema de tração nas quatro rodas permanente. Mais que isso: o sofisticado sistema do então futurista Porsche 959. Comprou um, desmontou, copiou o sistema, et voilá: nasce o Nissan Skyline GT-R R32.
Skyline R32: como nasceu a receita do GT-R que conhecemos hoje
Mas essa notícia aqui é uma que realmente deixa a gente besta. Que tal ser o dono deste Porsche 959 que foi desmontado pela Nissan, depois remontado e vendido no mercado como usado? Pois é, este carro apareceu à venda. Um objeto histórico de valor inestimável.
E vamos lá, né, qualquer 959 é um objeto histórico de valor inestimável. Este é especificamente o chassi número 022, e uma das 266 unidades da série 959 Komfort. Mas escuta isso: além de ter esta ligação direta com o Nissan GT-R, este 959 recebeu o tratamento de restauro e aprimoramento da Canepa Motorsport. Sim, é um dos 959 SC de Canepa! Tinha menos de 1.600 km originais rodados quando chegou na empresa californiana para restauro, em 2019.
Como transformar o Porsche 959 em um supercarro de 800 cv? A Canepa responde
Nos quatro anos seguintes, a empresa gastou mais de 4.000 horas restaurando-o a um custo de US$ 950.000. A pintura Polar Silver original foi substituída por um tom de verde chamado Oak Green e, como todos os outros 959 da Canepa, cada parafuso, braçadeira e arruela foram removidos e trocados por algo melhor que o original.
Como sabemos, este processo inclui o motor, que por isso agora é capaz de fornecer 800 cv e 90 mkgf. Como resultado, o carro pode agora acelerar de 0 a 96 km/h em 2,5 segundos e atingir uma velocidade máxima superior a 370 km/h.
A documentação original revela e comprova a sua importância histórica. Novo, zero km, foi adquirido pela Nissan Motor Company através de um distribuidor e concessionário belga. Ao chegar ao Japão, foi direto para a Nissan onde a desmontagem, engenharia reversa, e remontagem supostamente aconteceram. Depois que a Nissan terminou de usar o carro, ele foi vendido a um de seus executivos, que o manteve até ser exportado para os Estados Unidos, e depois restaurado.
A Broad Arrow Auctions está vendendo o carro no seu leilão agendado para 1 a 2 de março. A casa de leilão prevê que ele poderá atingir um preço que varia entre US$ 3,25 milhões e US$ 3,75 milhões. E o mais incrível é que, considerando tudo isso que contamos, nem parece caro! (MAO)
Conheça o novo/velho Shelby Series 2 coupe
Você se lembra do Lembra do Shelby Série 1. Lançado em 1997, era uma tentativa da empresa do late, great Carrol Shelby e reeditar a mágica do Cobra original, em um carro moderno dos anos 1990. Apenas 249 foram feitos.
A Série 2, lançada em 2018, é uma reedição limitada nostálgica deste carro. Agora, tantos anos depois, a empresa mostra uma nova versão do carro dos anos 1990: uma série especial de dez exemplares de Shelby Series 2, com a diferença principal de ser um cupê.
Os Series 2 são produzidos, licenciados de Shelby, pela Wingard Motorsports americana. Quatro carros Series 2 foram vendidos em 2018, o que faz destes supostos dez cupês um aumento de volume, e não uma série limitada, se me perdoam o sarcasmo.
A empresa diz que três desses dez cupês no total serão feitos inteiramente de alumínio; os sete restantes receberão painéis de carroceria em fibra de carbono. Para fugir de certificação, a Wingard vende esses carros como kit: na verdade, carros completos, fora motor e câmbio, que deve ser comprado e montado pelo dono. O chassi é supostamente capaz de suportar até 1.100 cv, e opções no mercado americano não faltam, claro. Originalmente, o Series 1 vinha com o V8 DOHC/4 válvulas por cilindro e 4 litros aspirado do Oldsmobile Aurora.
Apesar de serem vendidos sem motores, e fabricados sob licença, todo carro é oficialmente um Shelby, com número de chassi CSX da Shelby American. Custa, nos EUA, a partir de US$ 385.600 (R$ 1.916.432) para um modelo de fibra de carbono; os carros com carroceria de alumínio custarão a partir de US$ 498.200 (R$ 2.476.054). E sim: este preço é sem o benefício de um motor ou transmissão. (MAO)