FlatOut!
Image default
Zero a 300

A Ford Ranger para asfalto | O 959 da Nissan | Um novo Shelby e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Conheça a Ford Ranger para asfalto: MS-RT

Ainda ontem estávamos comparando picapes e Vans, e dissemos que logicamente a van parece a melhor escolha. Mas isso não quer dizer que picapes não sejam também algo extremamente útil e interessante. Especialmente neste caso aqui: uma picape focada para uso em asfalto.

Veja bem, qualquer pessoa de cabeça no lugar gosta da Ranger Raptor. Mas para viagens em estrada, um dos usos mais comuns para a picape cabine-dupla, seus pneus enormes fora de estrada não são exatamente a melhor escolha. Isso deixa claro a vantagem de um tipo de picape que nunca foi popular no Brasil, mas faz falta: a versão 4×2 de suspensão baixa, com pneus de asfalto, sem pretensões fora de estrada. Ou pelo menos, uma picape alta mesmo, mas ajustada para asfalto, e com pneus condizentes.

Na Inglaterra agora existe uma opção: a Ford Ranger MS-RT. Ainda ontem falamos da Transit com o mesmo sobrenome; é basicamente a mesma coisa daquela, mas em versão picape.  Vem com um kit de carroceria agressivo, rodas de 21 polegadas com pneus para asfalto, e uma configuração de suspensão recalibrada, mantendo o trem de força turbodiesel V6 de 3,0 litros sem quaisquer alterações.

A Ford descreve o Ranger MS-RT como “a melhor picape de rua”, o que nos deixa animados com as possibilidades. A característica de destaque são os paralamas dianteiro e traseiro alargados, adicionando 82 mm a cada lado; paralama alargado faz qualquer carro mais agressivo e agradável aos olhos, todos sabemos.  Por dentro, vem com bancos esportivos também, como a Van Transit.

As novas rodas de 21 polegadas vem com pneus de estrada de perfil baixo, Continental, na medida 275/45 R21. Na frente, uma grade com aberturas na forma de vários favos de uma colmeia, entre outros detalhes menores, faz um conjunto coeso e bonito. Na traseira, um spoiler adorna a tampa traseira, acompanhado por um spoiler da cabine. Embora estas características possam parecer puramente cosméticas, o fabricante afirma que a combinação de spoilers contribui para o equilíbrio aerodinâmico geral, melhorando a estabilidade em alta velocidade.

Além disso o MS-RT vem com suspensão ajustada para a missão de rua. Bitolas alargadas em 40 mm, suspensão rebaixada em 40 mm, suspensão traseira “reajustada” e amortecedores mais firmes na frente fazem parte do esquema. A Ford diz que isso tudo, junto com os pneus,  deu ao Ranger MS-RT “maior precisão de comportamento e estabilidade nas curvas”.

A nova versão da picape foi desenvolvida pela MS-RT, uma ramificação da M-Sport, parceira de longa data da Ford em ralis. O objetivo era oferecer uma experiência de direção aprimorada, sem sacrificar a capacidade de transporte de carga. A montagem final e o acabamento ocorrem em novas instalações dedicadas na planta da Ford em Dagenham.

Sob o capô continua o turbodiesel V6 de 3,0 litros que produz 240 cv e 61,2 mkgf de torque. A tração é permanente nas quatro rodas, e o câmbio é o Ford automático de 10 velocidades. Apesar da missão de passeio, esta Ranger continua uma caminhonete: A capacidade de carga é de uma tonelada, e de reboque, 3,5 toneladas. A Ford do Brasil, agora uma importadora de qualquer forma, bem que podia trazer isso para cá, não? Eu quero uma! (MAO)

 

Volvo P1800 Cyan ganha versão GT

A Cyan Racing acaba de lançar outra versão de seu psicodélico restomod baseado no famoso Volvo P1800. É uma versão “GT”, que indica mais preocupação em conforto, uma mudança de foco de pista para viagens rápidas em estrada.

O Volvo P1800 já conhecemos bem aqui no FlatOut; clique aqui nessas palavras de cor diferente para saber a história dele, e de um dos poucos existentes aqui no país. O carro da Cyan mantem o estilo sensacional de Buck Rogers sueco, mas é um carro moderno. Seu por módicos US$ 700.000 (R$ 3.479.000), nos EUA.

Um Volvo P1800E no Brasil | FlatOut Classics

A empresa afirma que uma das maiores mudanças nesta nova versão GT vem na suspensão. É mais ajuste que equipamento extra em si: esta versão vem preparada para “condução em longas distâncias”. Além disso, a Cyan Racing recalibrou o motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros para melhorar a dirigibilidade nesse tipo de condução.

Este motor é baseado na unidade encontrada no carro de corrida Volvo S60 TC1. É uma fera, com potência sob encomenda: de 350 até 413 cv. Todo P1800 Cyan vem com tração traseira e transmissão manual de cinco marchas com primeira dog-leg.

“A nova versão destaca a versatilidade e as quase infinitas opções de personalização do Volvo P1800 Cyan, acrescentando outra dimensão à nossa interpretação do modelo original. A jornada conjunta de customização de um carro do início ao fim com um cliente é um processo totalmente gratificante para toda a equipe.” – disse o presidente da Cyan, Christian Dahl. Infinitas possibilidades é um pouco de exagero, mas deixa a gente imaginando coisas, não? (MAO)

 

O Porsche 959 da Nissan vai à leilão

Todo mundo sabe da história, que tem contornos de lenda urbana. A Nissan, ao projetar o seu GT-R da geração R32, a primeira que criaria realmente o legado e o tipo de carro que temos até hoje à venda, resolveu que queria um sistema de tração nas quatro rodas permanente. Mais que isso: o sofisticado sistema do então futurista Porsche 959. Comprou um, desmontou, copiou o sistema, et voilá: nasce o Nissan Skyline GT-R R32.

Skyline R32: como nasceu a receita do GT-R que conhecemos hoje

Mas essa notícia aqui é uma que realmente deixa a gente besta. Que tal ser o dono deste Porsche 959 que foi desmontado pela Nissan, depois remontado e vendido no mercado como usado? Pois é, este carro apareceu à venda. Um objeto histórico de valor inestimável.

E vamos lá, né, qualquer 959 é um objeto histórico de valor inestimável. Este é especificamente o chassi número 022, e uma das 266 unidades da série 959 Komfort. Mas escuta isso: além de ter esta ligação direta com o Nissan GT-R, este 959 recebeu o tratamento de restauro e aprimoramento da Canepa Motorsport. Sim, é um dos 959 SC de Canepa! Tinha menos de 1.600 km originais rodados quando chegou na empresa californiana para restauro, em 2019.

Como transformar o Porsche 959 em um supercarro de 800 cv? A Canepa responde

Nos quatro anos seguintes, a empresa gastou mais de 4.000 horas restaurando-o a um custo de US$ 950.000. A pintura Polar Silver original foi substituída por um tom de verde chamado Oak Green e, como todos os outros 959 da Canepa, cada parafuso, braçadeira e arruela foram removidos e trocados por algo melhor que o original.

Como sabemos, este processo inclui o motor, que por isso agora é capaz de fornecer 800 cv e 90 mkgf. Como resultado, o carro pode agora acelerar de 0 a 96 km/h em 2,5 segundos e atingir uma velocidade máxima superior a 370 km/h.

A documentação original revela e comprova a sua importância histórica. Novo, zero km, foi adquirido pela Nissan Motor Company através de um distribuidor e concessionário belga. Ao chegar ao Japão, foi direto para a Nissan onde a desmontagem, engenharia reversa, e remontagem supostamente aconteceram. Depois que a Nissan terminou de usar o carro, ele foi vendido a um de seus executivos, que o manteve até ser exportado para os Estados Unidos, e depois restaurado.

A Broad Arrow Auctions está vendendo o carro no seu leilão agendado para 1 a 2 de março. A casa de leilão prevê que ele poderá atingir um preço que varia entre US$ 3,25 milhões e US$ 3,75 milhões. E o mais incrível é que, considerando tudo isso que contamos, nem parece caro! (MAO)

 

Conheça o novo/velho Shelby Series 2 coupe

Você se lembra do Lembra do Shelby Série 1. Lançado em 1997, era uma tentativa da empresa do late, great Carrol Shelby e reeditar a mágica do Cobra original, em um carro moderno dos anos 1990. Apenas 249 foram feitos.

A Série 2, lançada em 2018, é uma reedição limitada nostálgica deste carro. Agora, tantos anos depois, a empresa mostra uma nova versão do carro dos anos 1990: uma série especial de dez exemplares de Shelby Series 2, com a diferença principal de ser um cupê.

Os Series 2 são produzidos, licenciados de Shelby, pela Wingard Motorsports americana. Quatro carros Series 2 foram vendidos em 2018, o que faz destes supostos dez cupês um aumento de volume, e não uma série limitada, se me perdoam o sarcasmo.

Series 1: o último carro esporte de Carrol Shelby

A empresa diz que três desses dez cupês no total serão feitos inteiramente de alumínio; os sete restantes receberão painéis de carroceria em fibra de carbono. Para fugir de certificação, a Wingard vende esses carros como kit: na verdade, carros completos, fora motor e câmbio, que deve ser comprado e montado pelo dono. O chassi é supostamente capaz de suportar até 1.100 cv, e opções no mercado americano não faltam, claro. Originalmente, o Series 1 vinha com o V8 DOHC/4 válvulas por cilindro e 4 litros aspirado do Oldsmobile Aurora.

Apesar de serem vendidos sem motores, e fabricados sob licença, todo carro é oficialmente um Shelby, com número de chassi CSX da Shelby American. Custa, nos EUA, a partir de US$ 385.600 (R$ 1.916.432) para um modelo de fibra de carbono; os carros com carroceria de alumínio custarão a partir de US$ 498.200 (R$ 2.476.054). E sim: este preço é sem o benefício de um motor ou transmissão. (MAO)