o automobilismo sempre foi um esporte tao atraente quanto complexo e caro criar uma equipe exige um esforço herculeo mas mante la em operaçao de forma rentavel e uma tarefa que pouquissimas pessoas conseguiram realizar as vezes nem mesmo grandes fabricantes deram conta do recado e por isso que hoje o grid da f1 tem apenas dez equipes e mais da metade delas tem origem em outras equipes que fracassaram em sua missao no esporte motorizado ou mudaram de maos e nome durante sua trajetoria — somente mclaren williams haas e ferrari sao as mesmas desde sua fundaçao [gt40 content rule=‘1’ widget= 1 ] diante dessa situaçao no minimo curiosa decidimos dar uma olhada na genealogia das outras equipes que disputam a formula 1 atual e de algumas equipes famosas do passado que acabaram incorporadas ou compradas por outras equipes force india em 2018 a force india ira disputar sua 11ª temporada de formula 1 a estreia dos indianos aconteceu no gp da australia de 2008 a primeira etapa daquela temporada mas nao era exatamente a primeira corrida da historia daquela equipe isso porque a force india foi criada a partir da antiga spyker f1 a equipe que foi formada pela spyker cars no retorno da marca holandesa disputou apenas a temporada de 2007 e acabou vendida a vijay mallya no final de 2007 so que a spyker f1 tambem nao era exatamente novata ela surgiu da compra da midland f1 racing que disputou a temporada de f1 de 2006 com os pilotos tiago monteiro e christijan albers e ela tambem nao foi criada do zero a midland f1 e simplesmente a antiga equipe de eddie jordan rebatizada com o nome da holding canadense midland group que comprou a jordan grand prix em meados de 2005 a jordan sim foi uma equipe nova fundada no inicio dos anos 1980 como eddie jordan racing ela disputava as categorias menores de monopostos na inglaterra e na europa continental — primeiro na formula 3 depois a formula 3000 em 1991 eddie jordan decidiu apostar na formula 1 e la ficou ate 2005 red bull racing a red bull racing tambem ja esta completando mais de uma decada na formula 1 mas se considerarmos sua origem ela tem quase 20 anos de historia nos grandes premios a equipe austriaca surgiu a partir da compra da antiga equipe jaguar racing que disputou a f1 entre 2000 e 2004 apesar do nome nao havia um unico parafuso fornecido pela jaguar cars nos carros o uso da marca jaguar foi apenas parte da estrategia de branding da ford entao proprietaria da marca inglesa que arrematou a antiga equipe stewart grand prix formada por jackie stewart e seu filho paul stewart como parte de um acordo com a ford para se tornar a equipe oficial da fabricante em cinco anos a stewart grand prix estreou em 1997 e ja no final de 1999 foi arrematada pela fabricante toro rosso toro rosso caso voce nunca tenha percebido ou perguntado ao google e a traduçao de red bull para o italiano nao e so um disfarce para fingir que sao duas equipes com o mesmo proprietario mas uma certa homenagem a sua origem italiana sim a toro rosso pertence a red bull mas nasceu na italia em 1985 quando foi fundada por um cara chamado giancarlo minardi entre 1985 e 2001 o proprio giancarlo minardi comandou a equipe que levava seu nome minardi f1 team e revelou varios nomes famosos da f1 como christian fittipaldi alessandro nannini alex zanardi giancarlo fisichella jarno trulli mark webber michele alboreto e fernando alonso endividado em 2001 o signore minardi vendeu a equipe ao australiano paul stoddart que a comandou ate 2005 quando decidiu vende la a red bull gmbh apesar da insistencia dos fas os austriacos energeticos mudaram o nome da equipe para toro rosso renault sport f1 a renault sport f1 e uma das grandes confusoes dos ultimos anos na formula 1 a fabricante francesa entrou oficialmente na formula 1 em 1977 estrando os motores turbo na categoria mas aquela investida nao foi o embriao da atual equipe a renault sport original ou melhor equipe renault encerrou sua participaçao na f1 ao final da temporada de 1985 coincidentemente na mesma epoca em que a benetton comprou a toleman e a rebatizou com o nome da grife italiana toleman com o patrocinio da benetton por que misturei a benetton na historia porque os fashionistas italianos disputaram a formula 1 ate 2001 e mudaram de nome quando a propria renault arrematou a equipe para transforma la na renault f1 sim a renault f1 onde fernando alonso conquistou seus dois titulos e a terceira geraçao da toleman que deu um carro a ayrton senna em 1984 alias flavio briatore nao entrou na renault porque gostava dos franceses ele era executivo da benetton mas nao e esta a confusao o negocio começou a se perder quando a renault decidiu deixar a f1 e no final de 2010 vendeu a equipe ao grupo genii capital uma holding de investimentos sediada em luxemburgo os investidores fizeram um acordo com o atual detentor da marca lotus david hunt que comprou os direitos quando a equipe faliu e a batizaram de lotus renault quando bruno senna foi contratado para disputar a f1 pela lotus renault o sobrenome famoso o capacete amarelo e a pintura preta e dourada forçaram uma associaçao ao nome senna novamente em um lotus preto mas nao era bem assim apesar do nome lotus a equipe nao tinha nada a ver com a antiga team lotus f1 de colin chapman que existiu entre 1958 e 1994 somente um acordo comercial para nao batizar o time de ex renault ou de genii renault na verdade o que vimos foi a linhagem familiar de senna nas pistas em um carro da mesma linhagem daquela equipe que revelou seu tio em 1984 em 2015 a renault decidiu retornar a f1 e arrematou a lotus renault transformando a novamente em sua equipe oficial mercedes amg a mercedes amg/mercedes gp se tornou uma equipe tao bem sucedida e dominante que e facil esquecer que ela nao surgiu de uma iniciativa da fabricante alema quem acompanha a f1 lembra que a mercedes amg surgiu em 2010 como mercedes gp apos comprar 75% da brawn gp a primeira e ate agora unica equipe da historia que venceu o titulo de pilotos e construtores em seu primeiro ano de competiçao e quem começar a vasculhar seu hd encefalico ira lembrar que a brawn gp nasceu quando ross brawn arrematou a equipe de fabrica da honda oficialmente honda racing f1 quando os japoneses abandonaram a f1 devido a crise mundial daquele ano e assim como a mercedes a honda tambem nao montou a equipe do zero como fizera nos anos 1960 ela voltou a categoria no final de 2005 atraves da aquisiçao da british american racing mais conhecida como bar que disputou a formula 1 entre 1999 e 2005 com os motores da fabricante japonesa mas a origem da mercedes amg tambem nao esta na bar a bar foi criada apos a aquisiçao da tradicionalissima tyrrell que foi fundada em 1973 quando a matra rompeu o contrato com ken tyrrell que construiu um carro novo e fez uma nova equipe com seu nome esta sim uma equipe estreante criada do zero matra ja que falamos na matra vamos aproveitar para contar o que aconteceu a ela depois que ken tyrrell caiu fora para criar sua equipe campea os franceses continuaram competindo ate 1972 e ao final daquela temporada se retiraram da formula 1 mas mantiveram suas operaçoes no mundial de carros esporte wsc por mais dois anos em 1974 quando eles finalmente se retiraram do automobilismo um outro frances chamado guy ligier arrematou toda a estrutura da matra incluindo os motores e a integrou a sua equipe que havia sido fundada em 1968 como construtora de carros esporte para o wsc assim a ligier entrou na f1 em 1976 e ali ficou ate 1996 quando foi vendida ao recem aposentado alain prost assim nasceu a prost grand prix que estreou na f1 em 1997 com dois podios de olivier panis mas enfrentou problemas durante toda a sua curta historia — apesar de um segundo lugar de jarno trulli no gp da austria de 1999 em 2001 sem condiçoes de continuar prost encerrou a equipe e a vendeu para um consorcio chamado phoenix finance o phoenix finance pretendia criar uma equipe com a estrutura da prost gp e da arrows com tom walkinshaw no comando contudo a fia encarou a junçao das duas equipes como uma nova equipe exigiu um novo processo de inscriçao e o projeto acabou engavetado walter wolf racing a walter wolf racing chegou a formula 1 atraves de uma parceria com a primeira equipe de frank williams a frank williams racing cars na qual adquiriu uma participaçao de 60% com a parceria a frank williams muda seu nome para wolf williams racing em 1976 a temporada nao e das melhores e ao final daquele ano walter wolf decide reestruturar sua equipe afastando frank williams do comando enfurecido williams desiste da parceria e vende seus 40% a wolf que muda o nome da equipe para walter wolf racing no ano seguinte frank williams funda a williams grand prix engineering ao lado de seu amigo patrick head a equipe que conhecemos ate hoje atualmente batizada williams martini racing por razoes comerciais ja a walter wolf racing venceu sua primeira corrida sem williams e terminou o campeonato de construtores de 1977 em 4º lugar em 1978 jody scheckter pontuou em seis das 16 corridas e levou a equipe ao 5º lugar geral em 1979 james hunt começou a temporada como o unico piloto e foi substituido por keke rosberg na metade do campeonato sem nenhum ponto e cansado da formula 1 walter wolf vendeu a equipe aos irmaos fittipaldi no inicio de 1980 sauber a sauber que conhecemos hoje foi fundada no inicio dos anos 1970 pelo suiço peter sauber para participar de subidas de montanha a unica modalidade permitida na suiça nos anos 1980 sauber migrou para os prototipos esporte do mundial de carros esporte wsc ate chegar a formula 1 em 1993 em 2005 peter sauber vendeu sua equipe a bmw que a transformou em sua equipe oficial de fabrica porem mantendo o nome bmw sauber na temporada de estreia 2006 a equipe conseguiu dois podios com um terceiro lugar de nick heidfeld e um terceiro do estreante robert kubica na temporada seguinte mesmo sem uma vitoria e com apenas dois podios — ambos de nick heidfeld — a equipe terminou o campeonato de construtores em terceiro lugar mas devido a desclassificaçao da mclaren a bmw acabou com o vice campeonato daquele ano na temporada seguinte veio a primeira e unica vitoria da equipe robert kubica no gp do canada com a maioria das corridas terminadas na zona dos pontos e outros nove podios de sua dupla de pilotos a bmw terminou o campeonato em terceiro lugar mas em 2009 as coisas mudaram com apenas 2 podios e 36 pontos a bmw terminou o campeonato em sexto somando a insatisfaçao com os resultados a crise mundial da epoca a bmw revendeu a equipe a peter sauber e se retirou do automobilismo na temporada seguinte contudo algo curioso aconteceu a fia nao permitiu a mudança do nome bmw sauber para sauber mesmo com os motores ferrari na traseira do c29 a equipe correu como bmw sauber ferrari [gt40 content search=‘carro de corrida’ widget= 1 ] ferrari como frank williams enzo ferrari tambem perdeu sua primeira equipe a scuderia ferrari fundada em 1929 era uma equipe independente que corria com modelos alfa romeo quatro anos mais tarde enfrentando dificuldades financeiras a alfa romeo encerrou seu programa de automobilismo e transformou a ferrari em sua equipe oficial de fabrica ate 1937 recuperada a alfa romeo comprou a scuderia ferrari de enzo e a incorporou a sua divisao de corridas a alfa corse fazendo de enzo o chefe da equipe a parceria durou apenas dois anos em 1939 a alfa encerrou suas atividades no automobilismo e enzo deixou a empresa para criar uma nova equipe proibido de usar seu nome por quatro anos a partir da compra da scuderia ferrari pela alfa romeo enzo fundou a sefac sigla para scuderia enzo ferrari automobili corsa o nome ferrari seria liberado em 1942 mas como voce aprendeu na escola aquele foi o auge da segunda guerra mundial que durou ate 1945 quando as coisas voltaram a se acertar em 1947 enzo chamou seus ex colegas da alfa romeo e fundou a nova scuderia ferrari que e a que disputou todas as temporadas da f1 e existe ate hoje mclaren a mclaren assim como a haas e a williams e uma das raras equipes que começaram do zero e foram mantidas ate hoje fundada em 1963 por bruce mclaren com teddy mayer e tyler alexander ela passou a ser comandada pelos socios do piloto apos sua morte em 1970 no inicio dos anos 1980 ron dennis que ja estava na equipe desde a decada anterior comprou a participaçao de mayer e alexander e assumiu o controle da equipe junto de mansour ojjeh — o mesmo empresario arabe que ajudou a colocar a williams no topo da categoria anos antes dennis se manteve na mclaren ate 2016 quando foi afastado da presidencia do grupo e vendeu seus 25% para os demais acionistas lotus nestes 67 anos de formula 1 a categoria viu tres equipes lotus diferentes a primeira — e a unica lotus de verdade — foi o team lotus fundado por colin chapman nos anos 1950 e que esteve na formula 1 entre 1958 e 1994 irreconhecivel em 1994 em 2010 uma nova lotus apareceu bancada pelos malaios da proton entao proprietarios do group lotus do qual faz parte a lotus cars que colocaram o nome lotus racing na equipe um ano depois a renault vendeu sua equipe para o genii capital um grupo de investimentos de luxemburgo que fez um acordo com david hunt irmao de james hunt e detentor da marca lotus desde que a equipe de f1 quebrou em 1994 esta foi a terceira lotus na pratica ficaram conhecidas como lotus preta e lotus verde como resultado em 2011 as duas equipes correram com o nome lotus uma como team lotus outra como lotus renault a versao malaia da lotus logo mudou o nome para caterham e deixou a f1 ao final da temporada de 2014 a outra foi vendida de volta para a renault como expicamos mais acima
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.