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Zero a 300

A Hilux GR-Sport 2024 | Um Porsche 928 roxo | O Defender da Lego e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Conheça a Toyota Hilux GR-Sport 2024

A Toyota Hilux GR-Sport vai mudar para 2024. A versão esportivada, com assinatura Gazoo Racing, passou por uma atualização basicamente no chassi, para melhorar dirigibilidade.

A picape, como sabemos, não tem muitas alterações: o motor é o mesmo 2,8 litros turbodiesel, aqui com 224 cv e 55 mkgf, acoplado a um câmbio automático de seis velocidades. Além do visual diferenciado, a picape tem agora mais alterações em suspensão e freios.

Primeiro, as bitolas são mais largas: 140 mm na dianteira e 155 mm na traseira. A suspensão é toda recalibrada: novas molas e amortecedores fazem parte do pacote também. Os freios traseiros agora passam a ser discos. A picape ficou 20 mm mais alta nesta nova versão.

Segundo a Toyota, as mudanças visam melhor dirigibilidade, estabilidade e controle de frenagem, além de melhorar a capacidade off-road do veículo.

O visual muda também. Um novo para-choque dianteiro melhora o ângulo de ataque (30° agora), e a grade é nova, bem como novos alargadores de paralama para casarem com o aumento de bitola. Há também um “santantônio aerodinâmico” atrás da cabine, que a Toyota diz reduzir turbulência. As rodas são de 17 polegadas, com pneus 265/65.

É a mais completa e cara das Hilux. Tela multimídia de 9 polegadas, som de grife JBL, câmeras 360°, com sensores de estacionamento na frente e atrás, controle de tração e estabilidade, alerta de colisão dianteiro com frenagem automática, alerta de mudança de faixas, e cruise control adaptativo são alguns dos itens presentes, para quem gosta de listar a quantidade de coisas com nome próprio que seu carro tem. O sistema 4×4 conta com bloqueio de diferencial traseiro, e assistente de descida.

Preço: o Toyota Hilux GR-Sport 2024 custa R$ 367.390. Você pode achar caro, mas estas picapes costumam vender bem nas versões mais equipadas; esta é tão somente para capitalizar com isso. Há algum tempo, são na verdade carros de luxo mais versáteis. (MAO)

 

A4 vai virar A5: entenda a nova lógica dos nomes da Audi

Numa entrevista com a revista alemã Auto Bild, o CEO da Audi, Herr Doktor Markus Duesmann anunciou uma mudança no esquema de nomes da marca. Não importa que era um dos mais lógicos e fáceis de entender entre as alemãs atualmente: nada é para sempre. E parece que continua lógico e fácil de entender.

A próxima geração do A4 será agora um A5; o futuro A6 será um A7. A lógica é que os números ímpares na Audi agora serão reservados para os carros com motor à combustão interna, e os pares, para os elétricos.

O próximo A4, então, será elétrico, assim como o A6. Não se sabe o que acontecerá com as carrocerias “cupê”, que costumavam receber números ímpares. Um bom chute parece ser A4 Coupe, por exemplo: é o mesmo carro afinal de contas, e este tipo de coisa pode ser facilmente identificado por um aposto qualquer, como o “Avant” hoje, que significa “perua”, na língua de Audi.

Versões S e RS também são esperadas, e devem seguir esta lógica de numeração, como, imaginamos, também deve acontecer com os SUV “Q”. Mas a lógica diz que o sufixo E-tron deve ser gradualmente abandonado, embora ainda sem confirmação da empresa.

A Mercedes-Benz parece que vai continuar com os seus EQ, e a BMW com a letra “i”, mas de novo a Audi parece ter tomado a estrada da lógica aqui. Usando a letra A para automóveis, Q para SUVs, números ímpares e pares para o tipo de carro, e sufixos para carrocerias, fica tudo simples, limpo e claro. Bem, pelo menos, o máximo que dá para ser com carros hoje em dia.

Mas pera aí. Em 2035 não existirão mais Audis a gasolina; os números ímpares serão aposentados ali? Mais um indício de que o futuro é impossível de prever. (MAO)

 

Porsche 928 Nebula é “art-car” versão 2023

O “South by Southwest” é um festival anual de cinema, mídia interativa e shows musicais que acontecem em conjunto todo março desde 1987, em Austin, Texas, Estados Unidos. Pode parecer estranho ver a Porsche num lugar desses, mas a indústria automobilística continua desesperada para parecer Cool num mundo que não parece mais se importar com ela.

O evento atrai empresas de tecnologia, influenciadores, e outras indústrias que são ou desejam parecer modernas: O Volkswagen ID. Buzz apareceu nos EUA no evento em 2022, que também foi o primeiro ano da Porsche participando.

Mas o que interessa aqui para nós, que não precisamos que nossos carros pareçam Cool para ninguém além de nós mesmos, é este estranho Porsche púrpura-claro mostrado pela empresa. É um cupê 928 bem diferente do normal, e é uma criação do designer contemporâneo Daniel Arsham. O interior, pasme, é roxo, segundo o artista como uma homenagem ao início dos anos 2000.

Mas tem mais: A dianteira e a traseira passaram por uma grande reformulação, sendo redesenhadas artista conceitual Khyzyl Saleem. Cheio de elementos de iluminação redondos, o carro tem um logotipo iluminado dizendo “Nebula”.  O 928 entrou para os Guardiões da Galáxia?

O fato é que este ano, a exibição da empresa, “Porsche X – Colaborações Invisíveis”, destacou os carros artísticos da empresa e outras criações. Além do 928, a Porsche também trouxe o Porsche 911 Carrera RS 3.8 do próximo filme Transformers: Rise of the Beasts. E mais: o Porsche Vision 357, o 996 Swan Car de Chris Labrooy e o carro de exibição Porsche Vision Gran Turismo. O fabricante também patrocinou vários painéis, incluindo um com a Paramount Pictures.

A colaboração entre a indústria e artistas contemporâneos sempre foi uma maneira para elas parecerem menos produtores de itens de massa, e mais exclusivos ateliês artísticos urbanos bacanudos. A mais famosa dessas colaborações são, claro, os BMW Art Car, que contaram inclusive com uma criação do popularíssimo e avant-garde Andy Warhol. A Porsche só está tentando trazer essas coisas de 1970 para 2023. Um sucesso? Não sei julgar. O que acham? (MAO)

 

A estátua de Fangio não está mais em Porto Madero

Em 2005, o artista catalão Joaquim Ros Sabaté criou seis esculturas de bronze idênticas, em homenagem a Juan Manuel Fangio. Em todas as seis obras, o famosíssimo piloto argentino posa ao lado de seu Mercedes-Benz W196R.

O cockpit do carro na escultura foi feito de forma que qualquer pessoa possa sentar ao volante do famoso Mercedes-Benz de Fangio. Uma escultura sempre aberta, que pode-se tocar, entrar, tirar fotos com ela.

No local original

As seis obras foram doadas pela Mercedes-Benz para serem expostas na Alemanha (uma em frente ao Museu Mercedes-Benz em Stuttrgart e outra no circuito de Nürburgring), Itália (circuito de Monza), Mônaco, Espanha (Circuito de Montmeló) e Buenos Aires, onde se encontrava tradicionalmente em frente ao prédio da Mercedes-Benz Argentina, no chique e turístico bairro moderno de Puerto Madero.

No entanto, em 2018, a Mercedes-Benz se mudou dali, provavelmente fugindo do alto custo do lugar. Mas a estátua ficou lá, algo meio sem sentido agora. Agora a prefeitura da cidade resolveu reformar a estátua e mudá-la de lugar, junto com a empresa.

Agora a estátua famosa e popular tem nova casa: o Paseo Fangio, nos Bosques de Palermo, onde foi realizado o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 na Argentina. Nos próximos dias deve ser reinaugurada na esquina da Intendente Bunge com a Andrés Bello, no Parque 3 de Febrero, em Buenos Aires.(MAO)

 

Lego lança kit do Land Rover Defender clássico

Para quem ama o clássico Land Rover tradicional, mas não tem estômago, dinheiro ou lugar para desmontá-lo e montá-lo de novo duas vezes por ano, como parece ser necessário por algum motivo que não entendo, seus problemas terminaram. Agora pode-se montar e desmontar o carro quantas vezes se desejar, do conforto da sua mesa na cozinha.

Trata-se de um modelo, claro. Um Lego, na verdade; um dos mais detalhados que já apareceram. O modelo do Defender 1983-2016 é composto por 2.336 peças e oferece duas opções de construção.

Pode-se escolher o carro normal com uma carroceria verde e teto branco, ou equipar ele com peças como bagageiro de teto, snorkel, para-choque dianteiro com guincho funcional, caixa de ferramentas, macaco, extintor de incêndio e placas de recuperação. Dois motores e três capôs vêm com o kit.

O modelo mede 317 mm de comprimento, 152 mm de largura e altura. É grande, o que significa que há espaço para muitos recursos interessantes, como direção funcional, portas e capôs que abrem, e uma suspensão de verdade.

O novo kit Defender 90 estará à venda em 1º de abril nas lojas Lego, e a sua página na internet anuncia o preço de US$ 239,99, ou, lá fora, ou R$ 1.264. Pode parecer caro, mas é mais barato que um original. E se me permitem uma piada às custas dos amigos amantes da marca, uma vez montado, bem mais fácil de permanecer assim que o carro original. Ouch! (MAO)