ha algumas semanas começamos uma serie especial sobre a auto union a companhia alema que deu origem aquela que hoje chamamos de audi ela foi formada nos anos 1960 por quatro empresas horch wanderer dkw e a propria audi que foi a marca que prevaleceu mas como isto aconteceu e o que veremos nesta quarta parte desta historia dedicada finalmente a audi se voce leu a primeira parte certamente vai lembrar de august horch que chamamos de o homem que começou tudo de fato ele foi o fundador da horch que começou as atividades em 1899 como august horch & company os primeiros anos foram promissores mas por volta de 1907 august horch foi expulso da companhia que ele mesmo fundou que continuou a operar sem ele e tornou se uma das pioneiras da industria automotiva alema ja em 1909 horch fundou outra companhia a august horch automobilwerke gmbh so havia um problema ele proprio nao poderia utilizar seu sobrenome ja que a marca horch havia sido registrada pela companhia antiga apos uma briga na justiça horch foi obrigado a mudar o nome de sua propria empresa o nome que ele escolheu audi ja explicamos o motivo mas nao custa servir um refresco as palavras audi do latim antigo e horch do alemao querem dizer a mesma coisa ouça no imperativo do verbo ouvir de acordo com a audi a ideia surgiu durante uma reuniao de august horch com um de seus socios franz fikentscher durante a reuniao que aconteceu no apartamento de franz seu filho estudava latim em varios momentos o jovem parecia querer dizer alguma coisa mas desistia no meio do caminho ate que finalmente ele se pronunciou pai dirigindo se a franz audi alteram partem por que nao chamamos a empresa de audi em vez de horch todos os presentes gostaram da ideia era um nome sonoro e com significado audi alteram partem em latim siginfica ouça a outra parte apropriado para dizer o minimo em 25 de abril de 1910 era incorporada a audi automobilwerke gmbh e seu primeiro modelo começou a ser fabricado ainda naquele ano os primeiros audi o mais antigo de todos os audi se chamava type a e nao era muito diferente de outros carros compactos da epoca a mesma cara de calhambeque com para lamas bem destacados da carroceria farois em pods ao lado da grade do radiador o motor era um quatro cilindros de 2 6 litros e 22 cv e era capaz de levar o carro ate os 75 km/h ainda em 1910 foi lançado o type b que era muito parecido porem tinha um motor de 28 cv a produçao dos dois carros juntos mal chegou aos 500 exemplares por outro lado o audi type c apresentado em 1912 mostrou se mais popular embora fosse parecido com os outros ele tinha um motor maior de 3 5 litros e 35 cv e vendeu 1 116 exemplares o type c tambem rendeu a audi seus primeiros triunfos no automobilismo incluindo tres vitorias no rali da austria evento de longa duraçao realizado nos alpes austriacos entre 1912 e 1914 depois de uma pausa durante a primeira guerra mundial que aconteceu entre 1914 e 1918 o type c voltou a ser fabricado ate 1921 o type c foi o responsavel por tornar a audi conhecida no mercado e definiu os rumos que a fabricante tomaria nos anos seguintes com automoveis cada vez mais potentes velozes e refinados em 1913 por exemplo foi lançado o audi type e maior modelo da audi no pre guerra com um quatro cilindros de 5 7 litros que era capaz de entregar 55 cv e levar o carro ate os 90 km/h com diferentes tipos de carroceria o type e foi fabricado em 350 unidades em 1920 august horch deixou a audi para assumir um cargo no ministerio dos transpirtes alemao mas continuou envolvido com a empresa no quadro de executivos e consultor no ano seguinte possivelmente por sugestao de horch a audi apresentou seu primeiro carro com o volante do lado esquerdo algo que ate aquele momento nao era tao comum o type k segundo a fabricante sentado a esquerda o motorista tinha uma visao melhor da via e poderia realizar ultrapassagens com mais segurança em 1924 foi a vez do primeiro audi com motor de seis cilindros o type m com 4 7 litros de deslocamento comando no bloco valvulas no cabeçote e 70 cv o type m era um carro muito veloz para a epoca capaz de acelerar ate os 120 km/h ele tambem foi o primeiro audi com freios nas quatro rodas so havia um problema o type m era muito caro a audi dizia no material de divulgaçao que se importava mais com a excelencia do carro do que com seu preço e ainda que isto certamente tenha ajudado a conquistar admiradores acabou afugentando compradores com 228 exemplares fabricados entre 1924 e 1927 o type m quase levou a audi a falencia a compra pela dkw foi em 1928 entao que deu se o primeiro passo em direçao a formaçao da autio union a dampf kraft wagen ou simplesmente dkw fundada pelo dinamarques jørgen skafte rasmussen adquiriu uma audi combalida pela instabilidade financeira naquele mesmo ano a dkw colocou nas ruas seu primeiro carro como contamos neste post e tambem garantiu que a audi seguisse respirando rasmussen tambem havia comprado algumas coisas nos estados unidos entre elas todo o ferramental da finada rickenbacker automobile que nao tinha nada a ver com a fabricante de instrumentos musicais ideal para a fabricaçao de motores de oito cilindros estes motores foram usados nos modelos audi type t e type ss que ocupavam o topo da gama enquanto os motores de quatro e seis cilindros que a audi ja produzia foram mantidos em linha nao muito tempo depois em 1932 foi que a horch e a wanderer entraram no jogo em comum todas as quatro marcas tinham o objetivo de fortalecer se em um cenario cada vez mais competitivo compartilhando recursos tecnicos e financeiros cada uma delas tinha sua faixa de atuaçao a horch era marca de luxo com carros grandes potentes e caros; wanderer e audi ficavam em um meio termo com a wanderer apostando na traçao traseira e a audi na traçao dianteira; e a dkw na base da piramide vendendo carros baratos e fabricados em maior volume no emblema da auto union cada marca era representada por um anel mas aquele emblema era utilizado apenas nos prototipos de competiçao desenvolvidos pela companhia as marcas mantiveram seus emblemas e sua identidade [caption id= attachment_230178 align= aligncenter width= 1024 ] auto union type c[/caption] a decada de 1930 porem foram cruel com a industria automotiva alema a audi passando por dificuldades foi perdendo força ao longo dos anos enquanto a dkw destacava se como a principal marca da auto union ocupando 17 9% do mercado assim em 1939 a auto union decidiu encerrar as atividades da audi para concentrar se nas outras marcas e entao começou a segunda guerra mundial transformaçoes profundas durante o conflito enquanto as fabricas da auto union eram reformuladas para fabricar equipamentos belicos bombardeiros dos aliados tornaram a operaçao muito mais dificil com a tomada da alemanha pela uniao sovietica e sua consequente divisao em 1949 restou a auto union transferir o que restava da companhia para a alemanha ocidental visto que o o lado oriental do pais estava ocupado pelo exercito vermelho concluiu se naquele ano a construçao de uma nova fabrica em ingolstadt no estado da baviera em setembro a auto union voltou a fabricar automoveis da dkw mais precisamente o 3=6 rebatizado como auto union 1000 velho conhecido nosso pois foi vendido no brasil como dkw vemag o auto union 1000 foi o primeiro carro a assumir a marca dos quatro aneis tambem em 1949 começou a ser fabricada a minivan f89 l recuperando se ao longo dos anos seguintes a auto union tornou se rentavel novamente em meados da decada de 1950 a ponto de atrair o interesse de outra companhia a daimler benz que por pressao de seu maior acionista friedrich flick comprou 87% das açoes da auto union em 1958 passando a 100% no ano seguinte embora nao se fale muito da associaçao da daimler com a auto union esta foi crucial para os proximos desdobramentos mesmo que tenha durado pouco a daimler estava interessada no segmento de entrada ocupado pelo auto union 1000 em especial por conta do sucesso do volkswagen o nosso fusca mas com seu design antiquado e um motor dois tempos o carro nao estava apto a encarar o besouro ja no começo da decada de 1960 a daimler desfez se da auto union que foi vendida com tudo dentro ou seja incluindo as marcas dkw e audi a fabrica em ingolstadt o ferramental e todos os projetos e a compradora ironicamente foi ninguem menos que a propria volkswagen uma nova era o negocio foi firmado em 1964 com a vw adquirindo 50% da empresa e meses depois 100% ja no ano seguinte sem querer associar se aos antigos motores dois tempos a volkswagen acabou com a marca dkw em 1966 a fabrica de ingolstadt passou a ser usada pra reforçar a produçao do vw fusca que tinha demanda enorme aquela altura paralelamente o ultimo modelo da dkw o f102 perdeu o motor dois tempos e em seu lugar passou a usar um quatro cilindros de quatro tempos uma herança da daimler de certa forma como contamos neste post por fora o carro permaneceu praticamente identico mas mudou de nome a partir dali ele passou a ser o audi f103 o primeiro audi da era moderna ainda que nao tivesse sido projetado pela audi o primeiro audi moderno de fato nasceu como um projeto secreto dos engenheiros da antiga auto union a vw havia adquirido a companhia meramente para aproveitar sua infraestrutura e o entao presidente da volks heinz nordhoff chegou ao ponto de proibir o desenvolvimento de novos produtos o chamado audi 100 foi apresentado a nordhoff de surpresa em 1968 e o executivo ficou tao impressionado que permitiu que o carro fosse produzido o seda de luxo era grande e tinha um motor que em muito lembrava o futuro ea827 o quatro cilindros que chegaria ao mercado em 1972 com o audi 80 e seria a base para os primeiros volkswagen arrefecidos a agua da decada de 1970 mas esta e uma historia para outra ocasiao
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