a copa do mundo em 2018 começou pessoal e e na russia e quando entusiastas pensam na russia logo pensam nos iconicos emblematicos e indestrutiveis lada certo mas como nossos leitores devem saber nem so de lada vive a antiga uniao sovietica existe outra fabricante de extrema importancia para a industria automotiva russa a gaz e seu modelo mais famoso o volga foi fabricado por mais de meio seculo bem vindos a mais um lasanhas sem fronteiras [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] gaz газ e a sigla para gorkovsky avtomobilny zavod го́рьковский автомоби́льный заво́д ou fabrica de automoveis de gorky a empresa começou como uma especie de joint venture entre o governo da uniao sovietica e a ford como parte de um plano para acelerar a industrializaçao do pais o acordo foi assinado em maio de 1929 e dizia que os sovieticos concordavam em comprar o equivalente a us$ 13 milhoes em carros e componentes enquanto a ford daria toda a assistencia necessaria para que uma fabrica fosse aberta na cidade de nizhny novgorod a produçao de automoveis teve inicio em janeiro de 1932 e logo as vendas começaram a marca foi batizada nizhegorodzky avtomobilny zavod que obviamente significava fabrica de automoveis de nizhny novgorod ou simplesmente naz o primeiro modelo da empreitada era o naz a uma versao sovietica do ford modelo a ainda em 1932 a cidade de nizhny novgorod foi rebatizada como gorky em homenagem ao escritor russo maxim gorky com isto a naz foi rebatizada como gaz e o naz a passou a se chamar gaz a ele foi produzido ate 1936 sucedido pelo gaz m1 este uma versao sovietica do ford modelo b o gaz m1 podia ser em boa parte baseado no ford modelo b porem tinha suspensao bem mais parruda rodas de ferro reforçadas e um motor quatro cilindros que usava como referencia apenas os blueprints enviados pela ford a urss pois os engenheiros da gaz nao tiveram acesso a um carro todo era um veiculo competente feito para suportar as condiçoes precarias das estradas russas pouco depois porem aconteceu a segunda guerra mundial e a companhia foi obrigada a interromper a fabricaçao de automoveis de passeio e concentra se na montagem de caminhoes chevrolet para o exercito sovietico alem disso muitos exemplares do gaz m1 foram usados como transporte por oficiais de alta patente durante o conflito paralelamente a fabricaçao de caminhoes a gaz deu inicio ao desenvolvimento de um carro proprio usando a experiencia adquirida fabricando carros com base nos ford norte americanos o que na pratica quer dizer que eles pegaram o gaz m1 e adaptaram nele um sistema de traçao nas quatro rodas o rebatizando como gaz m2 e a partir de 1940 gaz 61 este foi fabricado em pequena quantidade durante a guerra assim como o gaz 11 uma evoluçao direta do gaz m1 com melhor acabamento como outras fabricantes espalhadas pelo mundo a gaz deixou as coisas esfriarem antes de voltar a investir pesado na fabricaçao de carros no entanto ja em 1938 falava se em lançar um carro desenvolvido internamente e a companhia aproveitou o periodo de guerra para colocar os engenheiros para trabalhar de modo que em 1943 quando a vitoria dos aliados na segunda guerra começou a se tornar provavel boa parte do trabalho ja estava feito assim a fabricaçao dos primeiros prototipos do chamado gaz 20 pobeda победа que significa vitoria em russo começou ja em 1943 prototipo fabricado durante a segunda guerra mundial a gaz estava tao disposta a levar o projeto adiante que nem mesmo um bombardeio alemao sobre a fabrica em gorky foi capaz de impedir seu trabalho e a produçao em serie teve inicio ja em 1946 segundo consta na historia quem escolheu o nome pobeda foi o proprio josef stalin que tambem decidiu que o motor do carro seria um quatro cilindros 2 1 de 50 cv e nao um seis cilindros de 2 7 litros e 62 cv que tambem estava sendo considerado ambos traziam as vavulas na lateral do motor acionadas por um comando no bloco o gaz pobeda tinha formas inspiradas pelo opel kapitan porem mais rusticas e construçao monobloco o que garantia mais agilidade e conforto alem de peso mais baixo acontece que durante os dois primeiros anos de sua produçao o pobeda sofria com serios problemas de construçao e acabamento a uniao sovietica do pos guerra sofria com falta de materia prima sendo incapaz de produzir chapas de metal grandes o bastante e o aço era de pessima qualidade a taxa de rejeiçao chegava a 60% assim o pobeda era feito com tiras de metal unidas por mais de 20 kg de soldas apenas 23 exemplares foram feitos a mao em 1946 e outros 700 entre 1947 e 1948 um numero bem baixo mesmo para os padroes da epoca so em novembro de 1949 a situaçao da urss ficou mais estavel e a gaz pode colocar em produçao uma versao melhorada do pobeda mais de 300 mudanças foram feitas no projeto incluindo a adiçao de um novo carburador molas reforçadas na traseira e um motor capaz de rodar com combustivel de baixa qualidade os esforços da gaz em tornar o pobeda viavel usando tecnologia e recursos domesticos foram um grande passo para o surgimento da industria automotiva sovietica o m 20 era o primeiro automovel russo a ter setas dois limpadores de para brisa eletricos em vez de componentes manuais ou operados a vacuo circuito de freios hidraulico e aquecedor a ideia era que ele se tornasse referencia entre os automoveis do pos guerra e de fato foi o que aconteceu ao longo dos anos diferentes modificaçoes foram sendo acrescentadas ao projeto em 1952 o motor foi retrabalhado para entregar 53 cv graças a um retrabalho de fluxo e em 1955 novas mudanças elevaram a potencia para 56 cv alem disso o carro ganhou uma nova grade um novo volante e pela primeira vez em um automovel russo um radio am o ano de 1955 trouxe aquela que talvez seja a maior contribuiçao da gaz para a industria automotiva mundial a criaçao do primeiro suv da historia de certo modo a gaz tambem fabricava veiculos militares — entre eles o gaz 69 que foi fabricado entre 1953 e 1955 ele era um utilitario nos moldes do classico jeep e usava o mesmo motor 2 1 do pobeda com ele o utilitario conseguia chegar aos 90 km/h a força era levada para as quatro rodas atraves de um sistema simples e robusto e o gaz 69 se tornou bastante utilizado pelo exercito vermelho em algum momento um homem vitaly gracheva assistente do engenheiro chefe por tras do gaz 69 grigory moiseevich teve a ideia de colocar o eixo dianteiro a suspensao com feixes de molas semielipticas e a caixa de transferencia do jipe militar sob o carro de passeio o eixo traseiro era totalmente novo enquanto o motor e a transmissao permaneciam intocados como resultado nasceu um veiculo que juntava o conforto de um carro de passeio com a capacidade off road de um 4x4 batizado gaz m72 o veiculo fez relativo sucesso e começou a ser produzido em serie entre 1955 e 1948 foram feitos cerca de 4 700 exemplares do off roader o que nao era nada mau para um veiculo de nicho [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] apesar disto a invençao do suv com carroceria monobloco costuma ser atribuida a autovaz que apresentou o lada niva em 1977 o niva foi o primeiro veiculo concebido desde o inicio para ser um 4x4 com carroceria monobloco e verdade o m72 derivava de um projeto ja existente mas e preciso ser justo [youtube id= utd8suvs1pg width= 620 height= 350 ] o gaz m20 deixou de ser fabricado em 1958 no total foram fabricados 236 000 exemplares destes mais de 37 000 eram taxis e ainda foram feitos 14 200 conversiveis entre 1949 e 1953 apesar do frio na uniao sovietica os conversiveis usavam menos metal e por isto custavam menos a fabrica parte do bom desempenho nas vendas se devia ao fato de o gaz m20 ser um dos primeiros automoveis disponiveis para compra por civis ainda que custasse 16 000 rublos em uma epoca na qual o salario medio de um trabalhador sovietico era de 800 rublos dito isto as exportaçoes para a europa ocidental foram um sucesso inesperado pela gaz que se valia da fala de indestrutivel que o pobeda adquiriu no velho mundo adicionalmente o pobeda foi licenciado a partir de 1951 para fabricaçao na polonia a responsavel pela produçao era a fso empresa estatal fundada naquele mesmo ano que rebatizou o carro como fso warszawa homenagem a cidade de varsovia capital polonesa onde ficava a fabrica o warszawa so tinha uma grade diferente da usada pelo m20 original e seguiu em linha ate 1973 convivendo com modelos proprios da fso como o syrena de 1953; e tambem com projetos de origem fiat visto que a empresa italiana tinha uma boa relaçao com o governo polones e firmou uma parceria em 1965 para a produçao sob licença do seda fiat 125 e mais tarde do subcompacto fiat 126 apesar do sucesso na vizinhança a verdade e que o gaz m20 pobeda era so o primeiro automovel 100% sovietico feito pela gorkovsky avtomobilny zavod e no fim dos anos 50 ja entrou em vias de ser substituido seu sucessor ja estava em desenvolvimento o gaz volga inspirado pelos automoveis americanos porem feito sob medida para os russos
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