em clima de copa do mundo na russia a ultima adiçao a serie lasanhas sem fronteiras foi a gaz que pode ser considerada a primeira fabricante de automoveis da uniao sovietica a empresa nasceu de um acordo com a ford mas nao demorou para ganhar independencia e mais do que isto para se tornar uma pioneira o gaz m 20 pobeda seu primeiro modelo totalmente projetado in house foi a base para o primeiro utilitario baseado em um carro da historia [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] acontece que o pobeda fabricado a partir de 1946 ja era um carro obsoleto dez anos depois mesmo para os padroes do comunismo sovietico assim naquele ano foi lançado seu sucessor o gaz 21 volga primeiro membro e uma linhagem que durou ate 2010 mas a gente vai por partes ok a evoluçao rapida do design automotivo no pos guerra foi o que motivou a gaz a dar inicio ao desenvolvimento do substituto do pobeda ja em 1951 no ano seguinte ja havia dois prototipos distintos o zvezda estrela em russo que era uma evoluçao do desenho do pobeda com carroceria fastback e detalhes na traseira que lembravam os rabos de peixe norte americano; e o volga que tinha uma carroceria de tres volumes mais tradicional o volga foi o escolhido por questoes praticas suas linhas mais simples o tornavam mais viavel para a realidade tecnologica da epoca aparantemente nao existem registros visuais do zvezda volga para quem nao sabe e o nome do rio mais longo da europa ele nasce no norte da russia no planalto de valdai corre pela planicie russa e desagua no mar caspio que e o maior lago do planeta e por vezes e classificado como um mar de verdade o volga e considerado o rio nacional da russia e tem grande importancia historica cultural e economica para o pais a cidade de nizhny novgorod que na epoca se chamava gorky e abrigava a sede da gaz fica as margens do volga assim como onze das 20 maiores cidades russas incluindo moscou ou seja nao e dificil entender o motivo para que o gaz 21 tenha recebido o sobrenome volga prototipos do gaz 24 volga sendo testados entre 1954 e 1955 em 1954 ao menos cinco prototipos estavam prontos e passavam por uma intensa bateria de testes que foi concluida a tempo de começar a produçao em 1956 o gaz volga tinha visivel influencia dos carros norte americanos da epoca em especial o ford mainline modelo mais basico da marca do oval azul nos eua as proporçoes gerais da carroceria o formato da grade e dos para lamas deixava isto bem evidente da ford tambem vinha o projeto basico da transmissao automatica de tres marchas que era baseada no cambio ford o matic [youtube id= up7rgwmsleg width= 620 height= 350 ] o motor era um quatro cilindros de 2 5 litros capaz de entregar entre 65 cv e 80 cv a versao mais potente era reservada aos modelos de exportaçao dito isto as primeiras 1 000 unidades sairam com o motor flathead com vavulas na na lateral do bloco do pobeda pois a produçao do novo motor que tinha comando no bloco e valvulas no cabeçote so começou em 1957 apesar de inovar por ter sido o primeiro carro russo produzido em serie com cambio automatico o gaz volga acabou tendo problemas exatamente por isto sofrendo com vazamentos do fluido de transmissao e forçando a companhia a adotar uma caixa manual de quatro marchas que nao demorou para conquistar a preferencia do publico tanto que apesar de disponivel ate 1965 o cambio automatico so foi instalado em 700 carros antes de deixar de ser oferecido a primeira geraçao do gaz volga foi vendida em tres fases distintas entre 1956 e 1970 a primeira produzida entre 1956 e 1958 ficou conhecida como zvezda em homenagem ao prototipo cancelado e era a fase que tinha maior semelhança como ford mainline entre 1958 e 1962 foi produzido o gaz volga akula que significa tubarao em russo e era uma referencia a grade com 16 aletas verticais se fosse vendido no brasil ele provavelmente ficaria conhecido como volga tubarao em todo caso nao foi apenas a grade que mudou pela primeira vez o volga tinha refletores nas lanternas traseiras lavador de farol abertura interna do porta malas e uma tela de metal para o alto falante algumas mudanças porem nao foram muito bem aceitas como em 1961 quando o volga perdeu o ornamento em forma de veado no capo marca registrada dos carros fabricados pela gaz ate entao havia contudo um bom motivo alem de fazer com que agua e neve fossem atirados diretamente contra o para brisa com muito mais intensidade prejudicando a visao que o motorista tinha da estrada os ornamentos causavam mais ferimentos aos pedestres em caso de atropelamento em 1962 veio uma nova modificaçao a terceira fase do gaz 21 volga apelidada kitovy us ou barbatana de baleia por causa da sua grade com 36 aletas verticais cromadas que de fato lembrava a barbatana na boca de uma baleia esta pode ser considerada uma das mudanças mais marcantes da historia da gaz pois a grade com 36 aletas tornou se uma das principais marcas de seus modelos e esta presente ate hoje naquele ano tambem foi apresentada uma versao especial limitada o gaz 21 volga chamada m23 de diferente ele tinha um motor v8 usado em outro modelo especial da gaz o chaika este um modelo de luxo de maior porte que lembrava bastante o ford fairlane da decada de 1950 o m23 era conhecido como o duplo porque tinha o dobro dos cilindros dos volga comuns e era um verdadeiro sleeper apesar do visual igual ao de qualquer outro gaz 21 ele tinha nada menos que 198 cv em seu motor de 5 5 litros que exigia diversos reforços estruturais na dianteira e a adoçao do cambio automatico do chaika visto que o torque do v8 era o triplo do oferecido pelo quatro cilindros a linha 1962 trouxe as ultimas mudanças promovida no gaz 21 volga antes da chegada de seu sucessor o gaz 24 este trazia linhas mais retilineas que davam a impressao de um carro maior quando na verdade ele perdeu 7 5 cm de comprimento e 12 cm de altura apenas o entre eixos era maior o que garantiu mais espaço interno graças a um aumento na taxa de compressao e a adoçao de materiais mais resistentes o motor agora podia rodar com gasolina de maior octanagem 95 ron e entregava 95 cv [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o gaz 24 foi de longe a geraçao mais popular do volga convivendo com todas as geraçoes que vieram depois e passando por diversas modificaçoes esteticas ao longo de 38 anos ele so deixou de ser fabricado em 2008 apesar de ser um carro bem mais caro custando o dobro do gaz 21 ele conseguiu conquistar frotistas e tornou se o sonho de consumo de muitas familias sovieticas em 1977 foi lançada uma versao com motor v8 de 4 2 litros e 160 cv que em 1986 foi substituido por uma versao de 5 5 litros com carburador de corpo quadruplo igniçao eletronica e 198 cv estes carros estavam entre os mais rapidos a venda na russia ao publico em geral embora fossem mais comprados pelas forças policiais com a dissoluçao da uniao sovietica em 1991 o gaz 21 tornou se um colecionavel muito desejado o gaz 24 contudo continuou sendo fabricado ao lado de seu sucessor o gaz 31 que foi lançado em 1982 e mantinha as linhas gerais da carroceria incluindo a silhueta e o contorno das portas mas adotava farois quadrados e lanternas horizontais certamente uma influencia do design alemao o gaz 31 volga foi atualizado outras duas vezes em 1997 e em 2004 com reestilizaçoes que buscavam modernizar seu estilo mas naturalmente acabavam evidenciando cada vez mais a idade avançada do projeto visto que o contorno e as proporçoes gerais do carro eram conservadas no fim de sua carreira em 2010 o volga tinha duas geraçoes convivendo no mercado e ambas podiam ser compradas apenas por frotistas sob encomenda por esta razao ele costuma ser chamado de o crown victoria russo ele acabou sendo o ultimo carro produzido em grande volume pela gaz isto porque em 2000 a companhia foi adquirida pelo grupo industrial basic element formado em 1997 pelo que consta foi uma aquisiçao hostil o que significa que a gaz foi comprada a força sem o consentimento de seus diretores talvez eles estivessem tentando evitar o que aconteceu em 2003 a gaz anunciou que deixaria de investir na fabricaçao de automoveis de passeio concentrando se em veiculos de grande porte como caminhoes onibus e maquinas agricolas e de construçao civil o que e uma pena porque isto levou ao cancelamento do sucessor do gaz 31 volga seu nome era volga siber e se voce olhar com atençao vai reconhecer seu perfil tratava se de uma versao russa de um carro que chegou ao brasil nos anos 90 o chrysler stratos vendido nos eua como chrysler sebring/dodge stratus ele foi produzido entre 2008 e 2010 com apenas 9 000 unidades fabricadas como resultado de um breve acordo entre a gaz e a gigante de detroit de inicio o carro sequer carregaria o nome volga mas esta seria uma decisao equivocada que logo foi revista os motores eram exatamente os mesmos usados pela chrysler nos eua dois quatro cilindros de dois e 2 4 litros com potencia de 140 cv e 143 cv respectivamente ele foi o fim da linha para a gaz enquanto fabricante de automoveis pois chegou no pior momento possivel a recessao global que culminou em 2009 e acabou com a demanda pelo siber que foi o ultimo dos gaz volga
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