A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

A história da GAZ, parte 2: o icônico Volga e o fim dos carros de passeio | Lasanhas sem Fronteiras

Em clima de Copa do Mundo na Rússia, a última adição à série "Lasanhas sem Fronteiras" foi a GAZ, que pode ser considerada a primeira fabricante de automóveis da União Soviética. A empresa nasceu de um acordo com a Ford, mas não demorou para ganhar independência e, mais do que isto, para se tornar uma pioneira: o GAZ M-20 Pobeda, seu primeiro modelo totalmente projetado in-house, foi a base para o primeiro utilitário baseado em um carro da história. Acontece que o Pobeda, fabricado a partir de 1946, já era um carro obsoleto dez anos depois, mesmo para os padrões do comunismo soviético. Assim, naquele ano foi lançado seu sucessor: o GAZ-21 Volga, primeiro membro e uma linhagem que durou até 2010. Mas a gente vai por partes, ok? A evolução rápida do design automotivo no pós-Guerra foi o que motivou a GAZ a dar início ao desenvolvimento do substituto do Pobeda já em 1951. No ano seguinte já havia dois protótipos distintos: o Zvezda ("Estrel

Matérias relacionadas

Audi A1 Sportback: nova geração fica maior, mais agressiva e mais esportiva

Dalmo Hernandes

Bleu de France: a história da pintura azul dos carros de corrida franceses

Leonardo Contesini

Nissan Autech Zagato Stelvio AZ1: o que acontece quando os italianos desenham um esportivo japonês

Dalmo Hernandes