capo longo traseira curta um interior muito confortavel para quatro pessoas vocaçao para pegar a estrada e um v8 mopar esta e a receita do jensen interceptor classico britanico dos anos 60 e 70 que ficou famoso exatamente por ser um grand tourer bem ao gosto dos britanicos com uma dose extra de agressividade nao e a toa que os caras trio do top gear the grand tour gosta tanto dele [gt40 content tag= classico europeu widget= 1 title= classicos europeus a venda no gt40 ] agora se voce dependesse apenas de jeremy clarkson james may e richard hammond para conhecer a jensen ficaria achando que o interceptor foi seu unico grande carro o que seria um ledo engano caro leitor o interceptor na verdade foi o canto do cisne da jensen que ja havia passado por muita coisa e por mais bacana que o interceptor fosse nao conseguiu continuar na ativa e fechou as portas em 1976 nao se preocupe caro leitor vamos contar a historia da jensen e vamos fazer isso agora a jensen tem este nome por causa dos irmaos alan e richard jensen nascidos em birmingham que em 1926 ou 1928 depende da fonte construiram uma nova carroceria para seu austin 7 o pequeno calhambeque conhecido como chummy se tornou um roadster aerodinamico com traseira mais baixa e uma postura geral mais agressiva se e que se pode chamar um carro de 1928 de agressivo olha so este e o austin 7 original o posicionamento recuado dos farois era uma das marcas do austin 7 e esta e a primeira criaçao dos irmaos jensen naturalmente nao ha videos do carro andando e esta e aparentemente a unica foto que existe o carro nao tinha nome mas por vezes e chamado jensen no 1 tambem nao ha videos dele acelerando com seu motor quatro cilindros de 747 cm³ naturalmente mas isto nao importa o que importa e que um cara chamado alfred herbert wilde viu o carro em açao e mais importante ainda gostou do que viu wilde era a pessoa certa no momento certo ele trabalhava como engenheiro chefe da standard motor company uma das mais importantes fabricantes do reino unido nos anos 20 e convidou alan jensen para construir carros em sua empresa naturalmente que alan topou o que lhe ajudou a adquirir experiencia na profissao sob a supervisao de wilde alan jensen construiu dois carros com base em modelos da standard entre 1929 e 1930 depois disto ele decidiu que queria trabalhar com seu irmao richard e os dois foram procurar outro lugar para oferecer seus serviços em um predio logo ao lado da universidade de birmingham ficava a edgbaston garage um revendedora e oficina especializada nos carros da austin que pertencia a joe patrick entusiasta do automobilismo que estava para entrar no ramo do coachbuilding construir carrocerias para carros que eram vendidos sem carroceria negocio bastante promissor nos anos 20 e 30 e que foi ainda relativamente comum ate os inicio dos anos 60 os dois irmaos desenharam alguns belos carros para joe patrick mas havia um problema ele nao queria dar credito aos projetistas dizendo que o patrick special era criaçao sua sem pensar duas vezes em 1931 alan e richard jensen deixaram a parceria a grade do radiador formava o nome da fabricante jnsn em 1931 eles foram trabalhar para a w j smith & sons fabricante de caminhoes que queria investir no ramo dos esportivos pequenos william smith sim o cara se chamava will smith diferentemente de joe patrick foi um cara bacana e deixou os irmaos jensen trabalhar de forma independente e veja so eles puderam colocar seu proprio nome nos carros na verdade will smith gostava tanto do trabalho dos irmaos jensen que eles conseguiram comprar a maior parte de sua empresa sem problemas o resultado em maio de 1931 começaram a sair da oficina da w j smith & sons os primeiros jensen wolseley hornet que tinham carroceria de dois e quatro lugares nao demorou para que o negocio passasse a incluir conversoes de modelos de outras marcas como a propria austin a morris e a ja citada standard entao em 1934 w j smith morreu como tinham uma boa relaçao com smith os irmaos jensen nao tiveram muita dificuldade a comprar açoes suficientes da w j smith & sons e tomar para si o controle da empresa que foi prontamente rebatizada como jensen motors os dois tinham um esquema inteligente dar continuidade a fabricaçao de caminhoes agora sob a marca jnsn a fim de financiar a fabricaçao de carros em 1934 o ator clark gable que ficou famoso cinco anos mais tarde por sua atuaçao em e o vento levou gone with the wind 1939 encomendou para si um ford v8 com carroceria feita pelos irmaos jensen talem de ajudar a jensen motors a crescer em popularidade o trabalho deu a eles a ideia de construir outros carros usando mecanica ford os carros foram um sucesso o que garantiu que a jensen tivesse os meios para desenvolver e construir seu proprio carro de codinome white lady dama de branco em uma traduçao livre o carro na verdade utilizava componentes ford como o motor v8 side valve com as valvulas na lateral dos cabeçotes e nao no topo e partes do chassi de diferentes modelos foi lançado em 1935 com o nome de jensen s type e seguiu em produçao ate 1941 quando a companhia teve de parar de construir carros para construir equipamentos belicos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] naquele momento a divisao de caminhoes jnsn teve muita serventia com ferramental especializado eles forneceram diversos caminhoes de bombeiros e ambulancias para o exercito britanico e tambem torretes para tanques de guerra foi o que ajudou a garantir a sobrevivencia da jensen durante o conflito e apos 1945 a jensen pode continuar construindo carros a jensen começou a planejar sua volta antes mesmo do fim da guerra ja com os animos mais calmos e assim conseguiu lançar o jensen pw de post war pos guerra ja em 1946 olha como ele era diferente dos outros jensen lançados ate entao era o design dos 40 repare como as partes da carroceria ja começavam a ficar mais integradas com mais cara de carro o jensen pw poderia ter sido um sucesso ele estreou novos motores um oito em linha fornecido pela meadows fabricante de motores que atendia diversas companhias britanicas menores e depois um seis em linha austin e agradou pelo design mas simplesmente nao havia recursos materiais o suficiente para a produçao em serie o que limitou a quantidade de carros a menos de 20 exemplares entre 1946 e 1952 outro investimento feito para 1946 foi a contrataçao do designer eric neale que vinha para ajudar na criaçao de algo muito almejado pelos irmaos jensen um carro esportivo seu nome era jensen interceptor mas como voce ja deve ter percebido pela foto acima ele era diferente do interceptor que ficou famoso hoje em dia lançado em 1950 apos quatro anos de desenvolvimento o primeiro jensen interceptor era um cupe/conversivel com carroceria exclusiva porem motor e chassi austin alem de ter um visual muito mais moderno para sua e epoca com linhas suaves para lamas bem integrados a carroceria e uma carinha invocada graças ao formato dos farois e da grade; o interceptor usava um seis em linha de 132 cv e suspensao independente nas quatro rodas o chassi era feito de aluminio e madeira e a carroceria de aço existiu tambem uma versao sedanca com teto de tecido que descobria apenas os bancos da frente deixando os passageiros de tras em um ambiente mais aconchegante e privativo no total 32 conversiveis 52 cupes e quatro sedancas foram fabricados ate 1957 paralelamente em 1954 neale desenhou sobre o mesmo chassi de austin aquilo que muitos consideram sua obra prima na jensen o 541 para começar ele foi um dos primeiros carros produzidos em serie a usar fibra de vidro na carroceria de forma bem sucedida ainda que as portas fossem de aluminio depois ele foi o primeiro jensen a adotar o perfil classico de grand tourer que se tornaria muito comum nos anos seguintes era um carro bonito e tinha um detalhe interessante nos para lamas que lembrava de certo modo o mercedes benz 300sl de 1954 lançado no mesmo ano um detalhe interessante era a cobertura do radiador uma tampa inteiriça sem entradas de ar que se abria para ajudar a resfriar o motor o capo era longo a traseira era curta e o motor era o mesmo seis em linha austin de quatro litros usado no interceptor de 1950 porem com 135 cv e em um carro 150 kg mais leve de 1 370 kg para 1 220 kg graças ao uso de aluminio e fibra de vidro a suspensao usava um sistema independente do tipo mcpherson na dianteira e eixo rigido com barra panhard e molas semi elipticas na traseira era um conjunto muito competente que durou ate 1962 outras primazias do jensen 541 foram a adoçao de freios a disco nas quatro rodas; algo que jamais havia sido empregado em um carro de quatro lugares era bom ter freios eficientes porque o carro era capaz de chegar aos 175 km/h segundo um teste da revista the motor publicado em 1955 no total 226 exemplares do jensen 541 foram fabricados em 1957 richard jensen comprou um motor v8 chrysler importado dos eua e mandou instala lo no seu 541 ele ainda nao sabia mas estava plantando a semente que daria origem aos ultimos frutos da companhia que havia fundado com seu irmao vamos contar esta historia na segunda parte deste post
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