esta foi uma semana triste para os antigomobilistas na ultima quarta feira 23 a karmann ghia tradicional fabricante de carrocerias e componentes automotivos que marcou a industria nacional teve sua falencia declarada acontece que a karmann uma das empresas que se juntaram para criar o volkswagen karmann ghia a outras duas como voce ja deve ter deduzido foram o estudio italiano ghia e a volkswagen tem uma historia muito mais vasta e como forma de homenagear a karmann ghia vamos conta la por aqui o nome completo da karmann e wilhelm karmann gmbh mas ninguem a chama assim provavelmente por questao de praticidade fundada na alemanha em 1901 a karmann foi uma das varias carrozzerie que a europa teve durante a primeira infancia do automovel quando as fabricantes produziam chassis rolantes e delegavam a fabricaçao da carroceria para companhias especializadas que atendiam exatamente as preferencias de seus clientes a verdade e que mais ou menos ate a decada de 1950 a historia de qualquer carrozzeria e bastante confusa simplesmente por nao haver tantos registros precisos a respeito de suas atividades de qualquer forma foi justamente na virada da decada de 1950 que a karmann fez sucesso entre o grande publico pela primeira vez nao por acaso foi por causa da volkswagen foi em 1948 quando a companhia foi contratada para desenvolver e construir uma carroceria conversivel para o fusca o seda ja era um sucesso incontestavel na europa e a vw sentia que uma opçao extra de carroceria cairia bem e caiu bem mesmo o karman cabriolet lançado em 1948 foi produzido ate 1980 e vendeu mais de 330 mil unidades seu projeto mostrava o capricho da karmann na execuçao de seus projetos em vez de ser simplesmente um fusca com o teto cortado o cabrio tinha reforços nas laterais e atras dos bancos traseiros quadro do para brisa modificado para melhor encaixe da capota — que era de lona com revestimento interno caprichado 25 mm de espessura isolante termico e vigia traseiro de vidro temperado que teve ate desembaçador eletrico a partir de 1968 em 1949 a vw lançou uma versao conversivel de dois lugares do fusca que era produzida pela hebmuller o capo traseiro era mais longo lembrando bastante o capo dianteiro e cerca de 1 350 exemplares foram fabricados ate 1952 foi questao de tempo ate que em 1955 a volks procurasse a karmann para uma nova parceria desta vez utilizando apenas o chassi do fusca e colocando sobre ele uma carroceria completamente nova digna de um carro esportivo ainda que seu desempenho nao correspondesse ao visual o karmann ghia foi projetado pelo estudio ghia evidentemente luigi segre o dono do estudio de design italiano apresentou sua proposta a karmann na esperança de que eles comprassem a ideia e eles compraram nao se sabe se foi exatamente assim mas esta versao da historia e aceita de forma geral apresentado como conceito em 1953 o karmann ghia foi muito bem recebido especialmente por suas linhas a carroceria baixa e cheia de curvas abusava da suavidade nas linhas graças a tecnica de soldagem que dava a impressao de que todo o carro havia sido moldado a partir de uma unica e gigantesca chapa de metal nem mesmo os parcos 34 cv do motor de 1 2 litro impediram que o carro fosse cobiçado por quem gostava do fusca mas nao tinha mulher ou filhos e queria um carro mais estiloso alem disso quem ja dirigiu rapido um carro lento sabe que a experiencia pode ser mais divertida do que ter um centenas de cavalos a disposiçao e ser obrigado a dirigir como uma velhinha a karmann abriu sua fabrica no brasil em 1960 e dois anos depois começou a fabricar o karmann ghia em 1967 foi lançada a versao conversivel e adotado um motor maior de 1 500 cm³ e 44 cv em 1970 o motor passou a 1 600 cm³ e 50 cv o karmann ghia ainda deu origem ao tc versao cupe inspirada no porsche 911 que buscava no desenho moderno garantir uma sobrevida ao modelo nao foi o que aconteceu o karmann ghia original saiu de linha em 1971 e o tc se foi tres anos mais tarde na europa porem a produçao do primeiro karmann ghia continuou ate 1974 quando a segunda geraçao foi lançada e tem mais em 1961 foi lançado o karmann ghia type 34 um carro maior e mais quadrado propondo mais espaço para os ocupantes e bagagem era o carro mais caro e luxuoso da volkswagen na epoca por seu preço era possivel comprar dois exemplares do fusca por esta razao o karmann ghia type 34 nunca fez sucesso entre 1961 e 1969 pouco mais de 42 mil exemplares foram fabricados e vendidos para efeito de comparaçao o karmann ghia original teve 445 mil unidades fabricadas na alemanha e no brasil quase 42 mil por outro lado em 1966 a karmann ficou encarregada de fabricar a carroceria do porsche 911 cupe em 1969 foi a vez do sucessor do karmann ghia type 34 o porsche 914 que foi desenvolvido em parceria com a volkswagen tanto trabalho em equipe rendeu frutos nao demorou para que outras fabricantes os buscassem para produzir carrocerias especiais a lista e extensa na decada de 1970 a bmw contratou a karmann para fabricar o cupe 2000cs da neue klasse e seguiu produzindo o 3 0 cs e9 e a primeira geraçao do serie 6 e24 na decada de 1980 foi a vez da ford a karmann foi a responsavel pela fabricaçao da carroceria do escort conversivel da terceira a quinta geraçoes exatamente aquelas que tivemos no brasil como contou nosso leitor germinal vilchez em seu project cars #45 a karmann ghia produzia cerca de 10 escort xr3 conversiveis por dia o processo era longo e demorado começava na ford com o envio do monobloco para a karmann ghia onde ele recebia os reforços estruturais para lamas tampa do porta malas e as portas depois o esqueleto voltava para a ford onde recebia o tratamento das chapas ajustes de funilaria os chicotes eletricos painel e bancos dianteiros suspensao e conjunto mecanico rodas e pneus concluida essa etapa ele voltava mais uma vez para a karmann ghia para receber os acabamentos internos exclusivos do conversivel — paineis das portas e do banco traseiro o proprio banco traseiro a capota e seu mecanismo e o revestimento do porta malas conversiveis sendo montados na fabrica da karmann ghia depois disso ele tinha sua vedaçao testada e depois de aprovado voltava mais uma vez para a ford onde era revisado e enviado para as concessionarias no total o xr3 produzido pela karmann ghia tinha cerca de 350 peças diferentes e pesava 70 kg a mais que o modelo fechado o processo era exatamente o mesmo praticado na europa com a karmann alema [gallery columns= 4 link= file ids= 127737 127742 127740 127736 ] seu relacionamento com a volkswagen foi ainda mais longo todas as geraçoes do golf conversivel da primeira a quarta foram produzidas pela karmann ainda que o mk4 fosse um mk3 com nova dianteira a carroceria da primeira geraçao do vw scirocco de 1974 e da reestilizaçao de 1981 sao de autoria da karmann seu sucessor o vw corrado lançado em 1988 tambem [youtube id= 0nwucze4lse width= 620 height= 350 ] alias o golf mk4 conversivel e dono de um dos comerciais de carro mais legais ja feitos na decada de 1990 a karmann fabricou as versoes conversiveis de diversos carros franceses como os renault 19 e megane nos anos 2000 foi a vez da mercedes benz que delegou a karmann a fabricaçao do mercedes benz clk conversivel por aqui a karmann ghia passou a produzir o land rover defender em 1998 depois de seis anos de importaçoes a produçao anual era de cerca de 800 unidades que usavam 40% dos componentes fabricado no brasil e o restante vindo da inglaterra — incluindo a carroceria de aluminio o modelo foi produzido tres versoes diferentes — 90 110 e 130 — e usava o motor 2 5 turbodiesel com intercooler de 115 cv e 28 4 mkgf produzido no rio grande do sul pela international a produçao do defender brasileiro durou somente oito anos em 2006 as vendas cairam significativamente e o modelo passou a ser importado da inglaterra somente na versao 110 outros carros que tinham componentes fabricados pela karmann eram o cupe chrysler crossfire lançado em 2001 e o mercedes benz slk em ambos os casos a fabricante alema era responsavel pelo monobloco mercedes benz clk cabrio apesar de parecer uma empresa bastante ocupada a verdade e que em meados da decada de 2000 a karmann começou a enfrentar problemas financeiros devidos a baixa demanda por seus produtos o que so se agravou com a crise financeira mundial que chegou a seu auge em 2009 naquele ano a karmann pediu falencia e acabou por vender sua fabrica em osnabruck na alemanha para a vw a queda refletiu naturalmente nas atividades da karmann ghia do brasil levando a familia karmann a se retirar da operaçao local desde entao a empresa passou por quatro proprietarios mas nenhum deles conseguiu reergue la diante das imensas dividas e da falta de caixa para a operaçao a karmann ghia do brasil teve sua falencia decretada judicialmente no dia 23 de novembro de 2016 quando vimos esta historia acabar triste
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