quando deixamos fabio birolini na primeira parte desta entrevista na semana passada ele acabara de fixar o que seria a versao final do lobini h1 com o prototipo p3 e a empresa se mudava da chamonix onde foram criados os prototipos para uma nova fabrica na granja viana em cotia/sp nesta segunda parte fabio nos conta o resto da saga da lobini mas nao so isso claro primeiro conta como a sua eb tech formada ao fim da lobini ajuda e ajudou a se criar carros artesanais no brasil um mundo de soluçoes levadas a frente por gente maravilhosamente apaixonada por automoveis que faz coisas incriveis sem medo de perder dinheiro ou sanidade mental mas vai mais alem nos explica porque esta tao interessante e importante forma de industria automobilistica definha no brasil efetivamente esquecida por todos lobini fase 2 flatout fase 2 da lobini conta para a gente como foi fabio birolini o que aconteceu em 2004 montamos a fabrica aqui em sao paulo na granja viana municipio de cotia e em 2005 começamos a produzir carros entre 2005 e 2007 produzimos varios carros e um de nossos clientes se interessou em adquirir uma parte do negocio vendemos uma parte para ele este cliente futuro dono da lobini era antonio ermirio de moraes filho no contrato que firmamos ele tinha a opçao de comprar o restante ou nos tinhamos a opçao de vender o restante isso foi em 2006 quando teve outro salao do automovel onde a lobini expos [caption id= attachment_255396 align= aligncenter width= 973 ] um lobini h1 mk2 na fabrica [/caption] começaram outros projetos ele quis ficar com 100% do negocio o que eventualmente aconteceu a empresa foi renomeada brax automoveis em 2006 eu fiquei mais um ano com ele depois acabei saindo o lobo tambem saiu na mesma epoca mas ele continuou tocando tocou outros projetos um deles era o lobini h2 com carroceria desenhada pelo nelson lopes um designer conhecido que tem a icon design aqui em sao paulo junto com o marcio sartori somos amigos hoje trabalhamos junto algumas vezes eles fizeram entao uma nova carroceria para o lobini h2 mantinha o visual basico do h1 mas tinha uma serie de mudanças o h2 nao chegou a ser vendido nem mostrado ao publico correto sim correto ele fez uma serie de prototipos uma das ideias era fazer uma categoria de corrida e para isso foi feito um prototipo mas enfim em 2006 apresentamos no salao do automovel novamente num stand bem grande tinha ate um carro pendurado na parede nesta epoca fizemos uma coisa bem interessante tambem um benchmarking com varios carros diferentes juntamos um grupo e todo mundo andou em todos os carros lobini porsche 996 ferrari f355 etc foi muito legal comparar assim no mesmo dia sair de um e entrar noutro isso faz toda a diferença do mundo os carros de corrida da lobini e alguns prototipos depois que a empresa encerrou as atividades foram doados para o museu do paulo trevisan em passo fundo ainda estao todos la sao cinco ou seis carros o p1 com motor alfa romeo v6 esta la na verdade todas as versoes de competiçao que desenvolviamos na epoca estao la com motor vw com motor ford duratec tem tambem o carro que chamavamos de mosquito ou lightweight era para ser um carro superleve voltava ao conceito original do lobini um carro sem nenhuma assistencia leve focado etc tambem tem um carro desenvolvido com a berta na argentina um carro de corrida com motor ford mas nessa epoca ja nao estava mais la foi o milton belli que desenvolveu e sua passagem pela lotus entao foi em 2006 foi uma experiencia muito legal o que queriamos saber qual a avaliaçao deles a respeito de nosso carro foi na epoca que vendemos a lobini e o novo dono topou o projeto ai tinha um pessoal na inglaterra que queria importar o carro e eles entraram com a gente nessa mandamos o carro em exportaçao temporaria para ficar seis meses na inglaterra esse pessoal que queria importar ficou cuidando do carro la nesse periodo eles agendaram a avaliaçao na lotus em hethel uma semana de ensaios eu fui para acompanhar esses ensaios chegando la eles colocaram o carro num dispositivo de teste de suspensao que basicamente prende as quatro rodas do carro e quatro atuadores nas rodas movimentam a suspensao para cima e para baixo e para frente e para tras medindo toda a atuaçao da suspensao com isso eles conseguem levantar um monte de detalhes e com isso dizer o que deve ser modificado para melhorar o carro eles te dao um calhamaço enorme de graficos dizendo onde pode se melhorar em que direçao trabalhar etc [caption id= attachment_255389 align= aligncenter width= 999 ] o lobini h1 no dispositivo de teste da lotus[/caption] o carro ficou la durante alguns dias o que e bacana e o seguinte voce tem esse ensaio objetivo e depois voce tem o ensaio na pista fomos com o lobini para pista com o gavan kershaw hoje diretor de atributos e integridade do produto e reconhecido como o guardiao do dna lotus na empresa que era o principal piloto de testes na epoca foi um choque para mim e outro mundo o cara senta pela primeira vez em um carro com direçao do lado esquerdo o lado errado para eles e começa a dar powerslide na pista imediatamente risos como esses caras conseguem ter esse controle sem conhecer assim de cara experiencia acredito a lotus nao so produz carros eles sao uma consultoria de engenharia que faz ajuste principalmente de suspensao para muita gente ai o cara esta acostumado a pegar todo tipo de carro e rapidamente se sentir a vontade neles o cara se adaptou muito rapido cara e outro mundo fizemos tambem outros ensaios como de torçao para ver quao rigido era o chassi o lobini teve algum problema de rigidez de carroceria quao rigido em torçao ele era nao sem problemas aqui o lobini h1 tinha 6500 nm/° de rigidez torsional para um carro aberto nao e ruim mas e o tal negocio quando a gente fala de suspensao o pessoal tem mania de aumentar carga de mola e amortecedor ir aumentando ate que em algum lugar cede ne quando se tem um carro com molas moles e amortecedores duros voce consegue um controle legal a roda copia o chao direitinho mas se voce começa a aumentar carga de mola chega a um ponto que o carro fica duro demais e nao copia mais o amortecedor nao consegue mais trabalhar em parceria com a mola o conversivel tem torçao maior inerentemente quanto mais voce carrega a mola mais voce torce o chassi tem que acertar isso com calma adequar ao seu uso [caption id= attachment_255393 align= aligncenter width= 999 ] a sala de ajuste de amortecedor da lotus [/caption] mas a lotus era um negocio incrivel eles tinham uma sala de 20 x 10 m cheia de gavetas em toda volta nessas gavetas valvulas para calibraçao de amortecedor uma das coisas que a lotus faz bem e calibrar amortecedor um processo longo monta se um amortecedor testa se no dinamometro testa se no carro com o famoso bundometro e voltam pedidos de acerto em loops continuos ate chegar se ao amortecedor definitivo o cara ai te da a receita do amortecedor no caso deles bilstein que voce precisa anos luz na nossa frente n do a este metodo nao e exclusivo da lotus hoje os fornecedores tem salas como esta so que moveis montadas dentro de onibus convertidos que vao ate o fabricante e acompanham e suportam o desenvolvimento dos amortecedores exatamente como fabio descreve mesmo aqui no brasil mas a lotus e lider nesse tipo de coisa os melhores na tecnica e pioneiros na pista e incrivel o gavan conhece a pista intimamente todos os buracos e curvas e ele vai narrando para voce o que esta acontecendo o que a suspensao faz o que pode melhorar etc o dominio do carro e o conhecimento sao de cair o queixo mesmo e ele mete o pe mesmo nao ta nem ai risos [caption id= attachment_255395 align= aligncenter width= 999 ] fabio a esquerda na lotus[/caption] fizemos uma reuniao que filmei em video onde eles fazem a avaliaçao completa do lobini h1 passo a passo eles contam tudo que acharam do carro tudo que ele acha que tem que modificar etc eu me coloco no lugar deles pensa bem chega la um fabio de quem nunca nem ouviram falar perdido la em hethel com um carro sobre o qual sabiam menos ainda feito no brasil risos devem ter imaginado que seria uma grande porcaria mas viram que nao e assim gostaram ate o motor eles adoraram acharam que respondia bem era forte eles usavam motor toyota ficaram surpresos o vw turbo era totalmente diferente do toyota que usavam o toyota era aspirado e girador pacas o seu tinha torque em toda rotaçao foi muito legal isso deles entenderem que o carro nao era ruim assim no total voce ficou uma semana la isso uma semana sabe tivemos um principio de incendio no carro la soltou a bateria como aconteceu tivemos que desmontar alguns paineis embaixo do carro para fixa lo ao dispositivo de teste um deles segurava a bateria ai ela ficou solta dançando la o polo positivo deu curto circuito no sistema de freio fluido de freio e inflamavel pegou fogo mas apagamos rapido acabou tudo bem mas aprendi muito na lotus voce chega la achando que sabe alguma coisa sai de la sabendo que sabe nada risos os caras estao anos luz a nossa frente e estrutura a fabrica de hethel foi feita onde era um aeroporto para ter a pista que voce andou colin chapman sabia das coisas bom ele queria um aeroporto para poder chegar de aviao ao trabalho tambem risos mas enfim este carro circulou muito la na inglaterra o pessoal mostrou ele num monte de lugares mas o novo dono da lobini estava inseguro em exportar carros o que e uma pena porque a gente tinha ai pelo menos uns 100 carros/ano para exportaçao 50 para a inglaterra e mais 50 para os eua os caras estavam animados queriam de qualquer jeito comprar o lobini para revender uma pena mesmo mas voltando um pouco o pessoal da lotus passou um relatorio depois da analise sim existe um relatorio completo de tudo esqueci de falar esta parte do projeto do lobini fizemos testes em tunel de vento com uma maquete em escala tambem em sao carlos na universidade foram feitas tres miniaturas em escala 1 5 e a gente podia trocar a carroceria fizemos ele aberto sem a capota e os vidros ou fechado para ver as diferenças descobrimos por exemplo um ponto de estagnaçao causado pelo espelho retrovisor bastou mudar a inclinaçao do pe do espelho para mudar completamente e ate sumir esse ponto de estagnaçao uma coisa simples mas que melhora bastante o todo imagine gerar turbulencia nociva simplesmente porque o pe do espelho esta em lugar errado [caption id= attachment_255499 align= aligncenter width= 999 ] o lobini em escala no tunel de vento [/caption] tunel de vento ja se paga com uma coisa dessas nao precisa mudar o carro todo mas os detalhes bobos assim que melhoram o carro com pouco custo e que valem a pena descobrir la outra coisa legal os carros tinham uma miniatura cada proprietario ganhava uma miniatura de seu carro tambem um clone em escala 1 18 quem fez foi o luiz iritani vinha em kit com instruçoes e tudo ou ja montado o engraçado e que a primeira miniatura e a do meu carro o prototipo das miniaturas a gente tinha ideia de vender miniaturas fazer grife de roupa de oculos categoria de corrida quantos carros foram feitos no total a lobini fabricou 43 carros 33 carros de rua o restante prototipos e/ou de competiçao começamos recentemente a tentar fazer um registro de todos os carros existe um grupo no facebook para isso a intençao e registrar o paradeiro de todos ainda nao chegamos la alguns sabemos que foram destruidos enfim mas e esta a intençao existiram duas series de lobini h1 o mk1 era ate 2006 mudou tampa de combustivel minissaias farois spoiler dianteiro seta porta luvas rodas e uma serie de outros detalhes para os mk2 em 2007 uma historia como a do lobini nunca e linear tem seus altos e baixos ne tem gente que pensa que e algo simples resolveu fazer e pronto mas nao e assim tem o como foi feito o que aconteceu no meio tempo quanto tempo e dinheiro foi gasto as pessoas envolvidas os problemas que se encontra no caminho nao e facil uma luta diaria no dia a dia fabio birolini depois da lobini eb tech depois da lobini o fabio continua projetando carros agora para outras pessoas por meio de sua empresa eb tech um sem fim de gente interessante aparece para contrata lo; gente que impulsionada por um desejo interior de fazer carros diferentes criam coisas incrivelmente malucas a primeira vista mas que de perto fazem todo sentido gente apaixonada por automovel [caption id= attachment_255400 align= aligncenter width= 706 ] fox vr6 motor central[/caption] depois do lobini o que aconteceu conta um pouco como foi quando vendi minha parte e sai uma das clausulas do contrato era que nao podia concorrer com a lobini durante dois anos mas pensei o que quero continuar fazendo e projeto de automoveis mas nesse momento nada parecido com lobini era possivel entao o que podemos fazer o lobo tinha ideia de fazer um carro no estilo do renault clio v6 eu criei a ebtech para fazer isso o fox vr6 nao existia como empresa entao era so uma marca fantasia ao mesmo tempo retomei o projeto do morcegao foi com isso que começamos a ebtech o morcegao foi concebido na mao desenhado e depois foi para o computador desmontamos o carro inteiro jateamos o chassi refizemos o motor refizemos o carro todo do zero a gente chama ele hoje de hooligan porque e um carro grande pesado motorzao barulhento ja o fox e um gentleman o oposto perfeito dai apareceram outros projetos eu por exemplo ajudei um cara a fazer uma replica da ferrari f40 um amigo que era laminador na chamonix me liga e diz estou fazendo uma f40 com um cara la em guarulhos nao quer ir dar uma olhada falei vou ue replica de ferrari f40 para quem nao sabe e um negocio antigo aqui desde a epoca que ela era nova ate agora aparecem replicas regularmente a primeira e o monaco na epoca do morcegao fim dos anos 1980 eu fui ver ela na epoca e fiquei maravilhado mas depois vieram mais mufacar donizeti um monte de gente fez replica de f40 ai fui ver essa mas chegando la cara um carro impecavel perfeito como ele fez comprou um kit no mercado mas achou meio estranho meio fora da realidade ai comprou uma miniatura da kyosho em 1 8 grande e comparou via chapelonas feitas a partir da miniatura viu que o tal kit estava todo errado mesmo ai passou um ano e meio corrigindo o kit fez uma replica perfeita de f40 ele fez um chassi ate bem feito tambem baseado em fotos e tal mas nao funcionava bem claro ackermann invertido um monte de coisa errada ai propus fazermos um chassi de f40 de verdade com um projeto copiando o original ele topou e fizemos hoje ele tem um chassi fiel ao da f40 [caption id= attachment_255410 align= aligncenter width= 999 ] o chassi projetado para a replica de f40[/caption] ele e um cara detalhista chato eu sou chato mas ele e tres vezes mais chato que eu ele fez o carro inteiro chassi novo acredita jogou fora o que tinha feito e fez de novo incrivel ate no motor ele fez algo incrivel procurou algo parecido dom a f40 e descobriu que o motor v6 da f350 tem uma admissao muito parecida com o da f40 ai colocou os turbos e intercoolers na mesma posiçao da ferrari e pronto o cofre ficou identico tambem risos engana todo mundo garanto o cara e tao bisbetico que fez uma maquina de vacum forming para fazer a vigia traseira ja tinha um cara que fazia em acrilico mas o carro dele e corrigido ne claro que nao coube o cara que vendeu para ele pediu 10 mil reais para fazer uma na dimensao dele ele falou quer saber faço eu e fez em policarbonato esta semana me mandou as imagens da maquina dele funcionando incrivel de que planeta veio esse cara meu risos ele fez o clamshell dianteiro em kevlar com fibra de carbono maçaneta de porta ele fez voce olha e garante que e uma f40 a gente tem esses caras esses doidos por aqui que aparecem do nada ai o cara demora anos fazendo algo assim e nao consegue documentar porque o denatran cria um sem fim de problemas para isso o cara so fez um carro para ele em casa po mas voltando ao fox; nasceu baseado no shogun um ford festiva americano com mecanica v6 de taurus sho entre eixos feito pelo chuck beck por sinal o cara que trouxe os moldes do spider da chamonix para o brasil para fabricar o carro aqui conheço ele e outro maluco que pegou aquele carrinho e meteu um motor yamaha o v6 do taurus foi desenhado pela yamaha sob contrato ford nele a gente fez tudo direito no fox compramos um fox zero km cortamos o assoalho traseiro digitalizamos toda parte traseira da carroceria com essa digitalizaçao fiz o projeto compramos um vr6 com cambio zero km fiz um conjunto para fazer a junçao no carro nao pegamos um maçarico e saimos cortando tudo soldando fizemos do jeito certo [caption id= attachment_255411 align= aligncenter width= 999 ] o sub chassis traseiro do fox vr6[/caption] a ideia era ser algo profissional que se confundisse com algo feito na montadora os cortes sao cirurgicos sem folga criei um sub chassis para ser montado ali com o motor eu cortei pessoalmente o carro para ter certeza que foi feito conforme o projeto fiz projeto para suspensao traseira a modificaçao da suspensao dianteira o body kit foi modelado tirado molde sem economia porca foi feito para sair certo a bitola dianteira mudou nao so a traseira mas o body kit foi necessario atras onde foi alargado bitola do golf que doou motor cresceu 8 cm de cada lado mas com o body kit nao se percebe parece original o motor ainda recebeu dois turbos duas turbinas pequenas do motor vw diesel para ter resposta o carro praticamente nao tem lag funciona como se fosse aspirado ficou muito legal um carro super rapido agil tem 300 cv mas 45 m kgf de torque mas e isso a ebtech surgiu para fazer projetos especiais desse tipo a americar conta um pouco como voce ajudou la eu fiz um reprojeto nos carros da americar quando a empresa era do cleber jean araujo o fundador ele nao tinha projeto algum usava suspensao de opala na frente e atras e era isso assim era tanto o cobra como o jaguar quando ele vendeu a empresa para o antonio ele notou que estava começando a escassear essas peças de opala no mercado a gente fez novas suspensoes mas aproveitando o maximo que eles ja tinham la usamos por exemplo diferencial traseiro de camaro para suspensao independente assim ele ficou independente de peças antigas tudo esta em produçao importaçao esta mais facil hoje e os motores dele ja vem de fora suspensao e a mesma para o cobra e o jaguar mas o chassi muda um pouco usa tudo componentes existentes como por exemplo pinças de freio de cruze etc [caption id= attachment_255418 align= aligncenter width= 999 ] o chassis para a americar[/caption] criando carros no brasil o descaso oficial no brasil industria de carro vem de fora enorme e multinacional fruto principalmente de nosso complexo de vira lata e de ignorancia no assunto achamos que nunca seremos como uma coreia ou uma china que sairam do nada para serem grandes exportadores e tem industria propria nao existe uma politica real de incentivo a industria na verdade so atrapalha se ao contrario de paises como a inglaterra e os eua onde uma industria de pequenos fabricantes artesanais de veiculos ainda existe aqui ninguem consegue mais fazer nada porque a burocracia estatal exige de gente pequena assim as mesmas coisas de gigantes multinacionais nao entende nem as diferenças nem as dificuldades e pior nao esta nem ai para quem ainda tenta conta para a gente os problemas para fazer carros deste tipo no brasil por favor em 2014 eu estava trabalhando com o pessoal da american classic depois da americar o nome mudou ia entrar em vigor a obrigatoriedade do abs e airbag fomos para brasilia conversar e conseguimos uma isençao ate 100 carros/ano so o que que acontece 100 carros/ano so que voce tem que ter no minimo tres marcas/modelos ou seja voce nao pode fazer 100 carros iguais no caso a american classic tinha que fazer 30 cobras 30 cobra rs 30 jaguar e sobrava ai 10 que podia fazer gt40 jaguar cupe etc nao pode fazer 100 do mesmo modelo voce sabe porque ah para dificultar so pode ser os caras nao queriam de jeito nenhum facilitar a vida da gente nao estao nem ai entao eles isentaram os ensaios destrutivos por exemplo os crash tests isentaram buggy isentaram jipe mas ficou nisso [caption id= attachment_255422 align= aligncenter width= 797 ] o cobra com chassi de birolini [/caption] mas o que acontece apesar de terem feito essa isençao eles colocaram um monte de ensaios obrigatorios começaram a exigir ensaios de fixaçao de cinto de banco e mais uma infinidade de outros ensaios que no fim fazem que o projeto fique proibitivo muito caro mais caro fazer ensaio que fazer o carro isso e um problema que quando falo as pessoas me crucificam mas eu acredito que isso que esta acabando com a industria automobilistica e muita regra e muita exigencia mesmo para grandes fabricantes ninguem consegue fazer algo diferente tem que ser tudo em cima da mesma plataforma porque ai o desenvolvimento e colocado em um volume maior e ele consegue pagar voce tem 30 prototipos que cada um deles custa uma fortuna porque nao ha ferramental so para crash test para validaçao de emissoes 100 150 carros para para pensar o que e isso de dinheiro no minimo 2 milhoes cada carro do cara pequeno ao grandao todo mundo sofre o pequeno muito mais claro vira uma industria dificil engessada o que eu acho que e a unica coisa viavel de se fazer no brasil e o seguinte voce começa o projeto ja em cima da legislaçao para atender e se prepara para tudo que se tem que fazer a lobini no caso a gente tinha uma autorizaçao para fazer 300 carros/ano a gente tinha uma serie de isençoes mas a gente tinha que apresentar projeto fazer uma serie de ensaios para quem e apresentado tudo isso ao denatran e engraçado cara porque nao sei como esta hoje mas nessa epoca nao tinha um engenheiro mecanico sequer la dentro era tudo arquiteto e engenheiro civil bastava ter crea ninguem tinha capacitaçao para julgar nada ali entao era tudo sem logica exigiam por exemplo ensaio de freio para carros derivados que ja tinham sido ensaiados em suas versoes originais o cara ensaia uma plataforma ai encarroça tem que ensaiar de novo mas eu ja fiz ensaio ate o limite de carga da plataforma se eu nao ultrapassar este limite porque tenho que fazer de novo mas precisava nao tinha papo eles so querem se proteger nao analisam nada e voce que se f a gente ate brincava voce e engenheiro civil vai exigir que se faça ensaio de carga numa laje ate a laje cair para provar que aguenta o que foi projetada para aguentar risos nao tem muito sentido voce ve la fora os carros que a gente fazia aqui na american classic as replicas de jaguar e cobra que a gente mandou para os eua em um mes o carro estava emplacado nos eua aqui a gente nao conseguia nem renovar a licença para fabricaçao dos carros e um calhamaço de documentos para provar que o projeto foi feito que a fabrica tem capacitaçao que as pessoas que estao na fabrica tem capacitaçao virava um inferno nao se consegue fazer mais um negocio pequeno e para nao fazer mesmo a unica coisa que sobrou para a gente fazer aqui hoje e modificaçao existe uma legislaçao que fala de modificaçao que e mais facil a uns anos atras fizemos o fox com motor central traseiro todo mundo que ve ele acha que foi feito na montadora nos fizemos a digitalizaçao do carro o projeto toda a execuçao foi feita de acordo com o projeto mas antes fomos pedir autorizaçao ao denatran chegamos la e falamos olha queremos fazer isso como fazemos para legalizar a ideia era fazer mais de um nao a gente queria fazer um carro so isso qual e o procedimento para isso ah voces precisam criar uma nova marca/modelo muito bem começa se todo o processo do começo toda documentaçao tecnica aquele calhamaço de papel que falamos a pouco ai começamos a apresentar ao denatran o denatran sempre vindo com alguma exigencia muito bem chegamos ao final do processo indeferido por que todas as exigencias foram atendidas por que voce esta indeferindo ah porque isso nao e nova marca/modelo e uma modificaçao caramba porque nao me falou isso la atras perdemos um ano nessa brincadeira fazendo ensaio disso ensaio daquilo fazendo documento emitindo papel gastando nosso dinheiro podia ter simplesmente ter pedido ao delegado autorizaçao e pronto sairia em um mes a gente fez modificaçao de eixo motriz de bitola roda e pneu motor tudo o carro todo mudou e em um mes estava resolvido nao tem a menor logica nem o menor cabimento mas e assim que a banda toca eu vejo essa molecada hoje faço parte de alguns grupos em midias sociais o pessoal ainda tem sonho de fazer carros artesanais em casa o pessoal me pergunta eu digo voce pode fazer mas nao vai homologar vai andar na pista brincar ou vai fazer algo de legalidade duvidosa porque homologar de verdade nao vai a maior parte dos fora de serie por ai sao buggy com chassi de outro carro que leva o documento para frente agora vai fazer uma replica de lamborghini e chamar de buggy e duro porque a lei e tao burra que o povo tenta soluçoes criativas um jeito de burlar errado claro mas no fundo se a legislaçao fosse mais inteligente nao tinha isso mas cara se existe uma lei nao devia ser tao dificil assim mas o governo dificulta nao deixa a gente fazer nada e necessario um engenheiro responsavel que assina e algumas normas e ensaios basicos concordo mas nao começa exigir muito que nao vao cumprir esse pessoal so pensa no grande dao incentivo somente para instalaçoes de fabricas grandes multinacionais isso e importante tambem mas nao e so isso veja na inglaterra existe uma industria de carros de competiçao e de carros especiais imensa os eua tambem tem grande mercado dos tais kits carros artesanais empresas pequenas mas varias delas e locais nao multinacionais que se apertar vao fazer carro no sri lanka sei la se apertar vao embora daqui e boa uma industria criada por brasileiros por menor que seja tem um compromisso maior com o pais e isso gera tecnologia local essas empresas pequenas porque sao especializadas entendem o que fazem qualificaçao gente qualificada para trabalhar ate na industria grande isso exatamente aumenta a qualificaçao tecnica do pais na inglaterra veja o tamanho da industria de carro de competiçao empresas pequenas mas um volume total de negocio enorme e alta tecnologia a mclaren hoje um exemplo em supercarros nasceu dela cria um know how local um jeito de investir em tecnologia pois e falta entender que nao e somente na universidade que se da incentivo a tecnologia empresas pequenas assim criam um conhecimento pratico uma massa tecnica de necessidades que empurra todos e que pede ajuda a universidades como voce fez no caso do tunel de vento de sao carlos pois e mas nao estao nem ai e dificil demais valeu a pena fabio para terminar agora uma ultima pergunta sobre toda a saga do lobini valeu a pena logico que valeu voce olhar para o carro e saber que foi voce que fez nao tem preço fazer um negocio desses e uma epopeia problemas de toda sorte desde pessoais de relacionamento com as pessoas no projeto ate falta de grana para desenvolver coisas que voce quer facil nao e mas no final das contas esta se realizando um sonho muita gente que trabalha na industria engenheiros automobilisticos falam comigo dizendo que o queriam fazer e o que fiz em empresas grandes voce e uma pequena parte de uma engrenagem enorme e nao tem oportunidade de fazer algo assim desenvolve partes do carro nao acompanha todas as etapas e apenas uma parte pequena do treco ate os lideres de projeto se sentem assim no lobini fizemos tudo do zero a partir de uma ideia nao tinha nada alem da ideia nem carro nem fabrica nada fizemos absolutamente tudo e hoje eles existem por ai criamos algo ne claro que valeu a pena
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