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Car Culture

A história da Maserati – Parte 1: como ela se tornou um ícone esportivo?

A Maserati está em decadência. Não é uma impressão pessoal. É o que a frieza dos números apontou nos resultados da Stellantis deste primeiro semestre de 2024. A empresa teve uma redução de mais de 50% nas vendas nesse início de ano, e seu único lançamento no horizonte próximo não tem potencial para reverter esta situação. Pior: eles não terão nada radicalmente novo antes de 2027. Serão dois anos tentando convencer o público que os carros que eles não compraram neste ano, podem ser interessantes daqui a um ou dois anos. É uma situação complicada, mas, acima de tudo, melancólica. A Maserati é uma das raras fabricantes centenárias que nunca interromperam sua produção — como a Bugatti, por exemplo. Ela sempre teve apelo suficiente para ser comprada por alguém que enxergou potencial na marca, mas quanto mais distante ficam as realizações que construíram este apelo, mais enfraquecido ele fica. E agora, considerando o desempenho comercial da Maserati, parece que chegamos a um po