era uma vez la num longinquo 1987 um cara chamado paulo que comprou uma caravan quatro cilindros de um amigo apenas para carregar tralhas num sitio em sao gonçalo/rj nada demais nada de menos apenas um meio de carregar tranqueiras de sitio mesmo era uma caravan verde ouro metalico 1976 digamos assim que tenha sido bem usada mas ainda inteira bancos separados quatro marchas interior preto nada fora do original ate mesmo o maldito carburador dfv228 estava la algumas vezes vazando afogando o carro estava com mais de 100 000 km rodados e era o segundo carro de um funcionario aposentado do banco do brasil que tinha tambem um opala comodoro 78 igualmente quatro cilindros branco como usava pouco a caravan o jose a vendeu pro paulo o paulo tinha um corcel 79 1 6 cinco marchas dourado com interior monocromatico que ele simplesmente amava a caravan era so um meio de as vezes carregar tralhas no sitio nada mais por acaso o paulo tinha um filho meio estragado um cara assim meio empolgado demais com carros que tinha uma inabalavel paixao por seus dois dodge dart esse filho era eu claro este mocorongo que vos escreve e eu nao curtia nem um pouco o corcel ii quando a caravan chegou na garagem foi amor a primeira vista ainda que com apenas quatro cilindros por acaso na compra da caravan o paulo percebeu que havia uma trinca na longarina dianteira direita e que antes mesmo de trazer o carro para casa comprou uma maquina de solda simples e reparou a tal da trinca com um amigo no quartel mesmo a maquina de solda veio na mala da caravan na viagem para a nova casa a mesma maquina de solda foi usada muitas vezes depois em todos os carros e ate na construçao de garagens para eles assim começava a bagunça claro que a caravan ajudava muito na bagunça dos dois dodges trazer peças grandes do ferro velho era bem tranquilo com ela ainda que as viagens nao fossem assim exatamente rapidas meu pai foi mecanico formado pelo senai la nos anos 1950 ainda que nao trabalhasse mais como mecanico havia muito tempo claro que acabou sendo uma fonte de inspiraçao como o motor da caravan estava meio cansado tiramos ele juntos na garagem sem muitos recursos na epoca tiramos o cabeçote para aliviar passamos uma corda nele soltamos do cambio e puxamos pra fora do cofre no feijao mesmo acabamos fazendo apenas uma revisao meia boca aneis e bronzinas novas e mais nada uma boa lembrança de bons momentos passados com o velho em torno dela nesta epoca eu ainda estudava e trabalhava meio expediente em oficinas diversas e ja fechava motor de carro comum sem nenhuma dificuldade em 1986 quando eu sofri um acidente com o dart 76 as peças que usei para consertar ele vieram do ferro velho para a oficina nela em 1987 estava planejando me casar e estava com mais dois dodge que seriam melhorados e vendidos para compra de moveis e utensilios para a nova casa la para o fim do ano eu recebi a noticia que deveria me mudar para outra cidade por conta de um emprego novo e promissor ia deixar de ser mecanico e virar bancario nesta epoca eu ja tinha desistido da faculdade em uma epoca sem muita perspectiva de futuro o maior movimento que podia fazer era cuidar do dia em que estava vivendo em vez de me preocupar muito com o futuro o novo emprego era uma oportunidade grande de ter um futuro bem mais promissor que aquele que eu tinha conseguido criar ate aquele momento mas na correria da mudança dei uma cacetada forte com a caravan por absoluta distraçao ao volante amarrotei a frente e a lateral direita do carro eu estava tao feliz andando na rua pensando na mudança na vida nova que se aproximava que nem reparei que o transito subitamente tinha parado a minha frente para nao fazer mais estrago enfiei a frente dela na mureta do viaduto e bati com a lateral direita na traseira de um corcel 77 marrom de um coroa tinha que ser num corcel nao e mesmo ok o corcel foi facil pequeno estrago catei uma lanterna no ferro velho o lanterneiro da oficina onde eu trabalhava deu uma força na lata o pintor deu um tapa na lateral e em dois ou tres dias ele estava ok e rodando de novo ao chegar em casa depois da batida contei tudo e meu velho nem se abalou mandou vender pro ferro velho no ato achei meio ruim fazer isso no fim das contas eu usei e estraguei logo o minimo que deveria fazer era consertar o melhor possivel e devolver direito fora o coolness factor da caravan que mesmo com apenas quatro cilindros era consideravel ainda mais depois de trazer os cacos para eu remendar o dartao nos tempos dificeis de carro amarrotado nao podia terminar assim a futura esposa anuiu e fizemos a coisa certa um dos dois dodge foi vendido para comprar as peças o outro pagou a mao de obra e vamos nessa ainda sobraram dois outros dodge os meus de verdade bem inteiros e legais na garagem com o novo emprego essa grana da venda dos carros para comprar mobilia nao faria mais tanta falta assim durante o mes de dezembro de 1987 e janeiro de 1988 consertei a caravan o melhor que pude e desta forma no dia em que me mudei para sorocaba/sp para tomar posse no banco a caravan voltou para meu pai completamente consertada o motor sim mesmo depois da retifica meia boca continuava fraco mas isso era um detalhe que eu iria resolver logo mais ali na frente em sorocaba logo arrumei uma casa que tinha uma garagem aceitavel rapidamente comprei um motor 250 diferencial dana 30 e um radiador de seis cilindros em casa mesmo desmontei tudo e refiz a caravan com o 4100 pronto agora as viagens ao ferro velho eram bem mais rapidas muito legal foi fazer tudo em casa so numa boa a transformaçao de um carro meio anemico em outro estimulante de guiar assim do nada num dia tinha so 90 cv no outro quase 150 rapido e sem guerra o carro mudou da agua pro vinho fiz varias viagens com ela de sorocaba ao rio e com o 4100 era muito mas muito mais facil de viajar mesmo claro o velho viu a caravan chegou ate a dirigir com o 4100 mas nem assim queria largar o corcel no natal de 1988 recebi de presente um envelope do meu pai era o dut da caravan assinado e preenchido para transferir para o meu nome apenas como temporizaçao em 1988 um carro 1976 ainda era bem desejavel e a caravan tinha um valor de mercado digamos nao irrisorio nada desprezivel bom naquele longinquo 1988 nada era mais legal que aquela caravan 4100 as rodas titanio venus foram todas conseguidas em ferro velho epoca boa que as coisas legais existiam e eram faceis de conseguir mas sempre que eu abria o cofre mesmo com o 4100 eu via que ali cabia um v8 mas eu nao queria um v8 ford ou dodge ali queria um chevy v8 de bloco pequeno ainda mais porque os outros colegas dela de garagem ai embaixo eram v8 e ja que um era todos deveriam ser tambem eu sabia que na alemanha nos anos 1970 teve um opel qualquer de tamanho comparavel ao opala que tinha um small block debaixo do capo so isso sequer sabia detalhes do carro ou do motor que era um 327 so que eu nao moarava mais no rio e em sampa as coisas eram diferentes no novo emprego com muito mais tempo e muito mais grana pude me dedicar a explorar a nova cidade rapidamente a garagem ficou mais habitada novos moradores chegaram um deles era um impala 63 cupe que tinha um 283 um dia esse 283 saiu para ver as modas na rua mas quem voltou pra ele foi 350 e em dezembro de 1989 assim meio que do nada eu voltei por rio legal lembrar que eu me mudei para sorocaba dirigindo meu dart 76 depois de quinze dias voltei de onibus e levei o rt e 15 dias depois voltei de onibus e levei a caravan para sampa meu pai ja estava aposentado nao usava mais ela e na verdade nem queria mais ver a caravan na garagem dele o corcel ainda estava com ele era bem mais leve e facil de guiar e a caravan ficava sempre largada mas na hora de voltar foi algo mais dificil tive que pedir ajuda aos universitarios a caravan esta bem atras do cavalo mecanico e nas fotos e facil ver que as rodas titanio venus ja nao mais estavam nela quebrei dois numa catada de meio fio que rolou por pura bobeira mas nem teve muita crise um jogo de cruz de malta foi colocado nela sem nenhuma demora apos a quebra das titanio com a chegada do ano novo 1990 e com mudanças politicas viajar para o exterior trazer coisas e importar peças e componentes pelo correio ficava muito mais facil neste meio tempo apareceu mais um small block chevy e mais outro small block e eu decidi que um deles iria para a caravan na viagem de 1990 a primeira das varias que fiz aos eua trouxe muitas peças para os dois motores em 1990 ainda comecei a me preparar para a grande troca de motor e em 1991 querendo um pouco mais de grana para viajar retirei o 4100 da caravan testei um 283 nela e com um pouco de grana viajei e trouxe mais um monte de coisas legais na volta da viagem consumei o mal feito e começou a saga da caravan v8 algo que contarei nos proximos posts por alexandre garcia project cars #262
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