ha pouco mais de uma semana correu a noticia de que a equipe penske comprou a formula indy e o oval de indianapolis por um valor nao divulgado a categoria que passou toda a decada de 2000 perto do ostracismo tornou a ganhar popularidade nos ultimos anos e o imperio de 30 bilhoes de dolares que e a penske corporation incluindo a propria equipe penske redes de concessionarias empresas de desenvolvimento de motores e transportadoras tera na indy mais um de seus produtos nos dias seguintes a noticia da compra donos de equipes rivais como chip ganassi zak brown michael andretti e bobby rahal reagiram bem na visao de todos eles roger penske pode ser o salvador da indy o empresario de 82 anos afinal e dono da equipe que mais venceu na indy 500 eles acreditam que penske trara novos patrocinadores fara melhorias em indianapolis e reacendera o interesse do grande publico pela categoria de fato a historia da penske e a historia da indy sao indissociaveis e nos exploramos boa parte dela no post anterior [caption id= attachment_244199 align= aligncenter width= 1567 ] helio castroneves em 2001 ano de sua primeira vitoria pela penske na indy 500[/caption] depois de simplesmente massacrar os adversarios em 1994 a penske entrou em uma fase ruim problemas com os carros tanto de projeto quanto de durabilidade acabaram tolhendo o desempenho da equipe em 1995 por exemplo a penske ficou em segundo lugar no campeonato da cart mas na indy 500 nem emerson fittipaldi e nem al unser jr conseguiram se classificar para a corrida como consequencia disto e tambem por conta da rixa entre a indy racing league irl e a cart a penske nao disputou as 500 milhas de indianapolis entre 1996 e 2000 mas o retorno foi triunfante e verde amarelo em 2001 a penske inscreveu dois carros na prova com gil de ferran e helio castroneves como pilotos os carros nao eram desenvolvidos internamente foram comprados da reynard e tinham motores honda mas o chassi era excelente e o motor v8 de 3 5 litros era um dos mais potentes e robustos com as cores da marlboro mas nao o nome da empresa estampado nos carros por questoes de legislaçao a penske obteve uma dobradinha com castroneves em primeiro e gil de ferran em segundo com o declinio da cart a decisao logica da penske foi dedicar se em tempo integral a indy racing league que a partir de 2003 passou a se chamar indycar o nome que carrega ate hoje enquanto isto a cart foi se arrastando ate desaparecer em 2007 de la para ca houve uma boa quantidade de vitorias e titulos de brasileiros pela penske castroneves foi o vencedor da indy 500 em 2001 2002 e 2009; e gil de ferran foi o vencedor da corrida em 2003 alem de ter conquistado os titulos de 2000 e 2001 houve ainda vitorias de sam hornish 2006 juan pablo montoya 2015 will power 2018 e simon pagenaud 2019 no total ate hoje a penske venceu 18 vezes a indy 500 e conquistou 16 titulos no campeonato considerando todas as suas fases https //www youtube com/watch v=j8yyqik2qvw entretanto a verdade e que a penske teve sucesso em varias outras categorias do automobilismo e por vezes em paralelo com seus esforços e vitorias nos monopostos norte americanos se liga trans am na decada de 1960 antes mesmo de entrar para a indy a entao chamada penske racing foi um dos destaques da trans am series o chevrolet camaro azul patrocinado pela sunoco ficou famoso por ser um dos pioneiros do acid dip os paineis da carroceria eram mergulhados em acido por alguns segundos o que tornava a chapa mais fina e mais leve https //www youtube com/watch v=zhcow 650i4 o que obviamente nao era permitido pelo regulamento com o camaro que recebeu uma rollcage que efetivamente servia como estrutura do carro a penske conquistou os titulos de 1968 e 1969 da trans am em ambos os anos com mark donohue ao volante em 1970 e 1971 a penske passou a cuidar da equipe de fabrica da amc competindo com o javelin amx pintado de vermelho branco e azul e na temporada de 1971 novamente a penske obteve um titulo na categoria acima de 2 5 litros [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 244193 244194 ] depois disto a roger penske decidiu deixar a competiçao para dedicar se a outras categorias em paralelo a indy can am ironicamente a penske acabou tendo de lidar com o porsche 917 na can am categoria de prototipos esporte disputada nos estados unidos e no canada seu envolvimento foi crucial para o projeto da versao turbinada do porsche 917 conhecido como turbopanzer uma versao aberta do iconico vencedor de le mans em 1970 e 1971 com dois turbocompressores operando a absurdos 2 7 bar o flat 12 de 5 4 litros arrefecido a ar entregava 1 100 cv em acerto de corrida mas chegava perto dos 1 600 cv nos treinos de classificaçao [gallery type= grid link= file size= medium ids= 244187 244188 244189 ] com o turbopanzer a penske dominou sem dificuldade nas temporadas de 1972 e 1973 da can am no primeiro ano com george follmer ao volante e no segundo com mark donohue o porsche 917 foi o unico campeao da can am a nao utilizar um v8 chevrolet o que por si so ja e um belo feito wsc uma das mais notaveis foi a incursao da penske no campeonato mundial de carros esporte wsc de 1971 roger penske foi convencido por um certo kirk f white ele proprio um revendedor de ferrari nos eua a colocar uma 512 s de segunda mao em provas como as 12 horas de sebring e as 24 horas de daytona o carro foi cedido a penske de graça mas a equipe teria de se responsabilizar por todo o desenvolvimento e preparaçao do carro antes de começar a correr a ferrari foi completamente reconstruida pela penske apenas as faces dianteira e traseira mantiveram alguma originalidade assim como o motor a estrutura porem foi toda reconstruida e o motor recebeu um novo sistema de injeçao para passar de 600 cv para 630 cv a 512 da penske foi pintada com o azul e amarelo da sunoco e tinha dois elementos cruciais feitos pela equipe americana uma asa traseira ajustavel feita de aluminio; e um bocal de engate rapido para o tanque de combustivel que de acordo com relatos da epoca cortava o tempo de reabastecimento a metade https //www youtube com/watch v=3s2ezyfixb0 resultado nas 24 horas de daytona de 1971 mark donohue obteve a pole position terminando a prova em segundo a pole veio de novo nas 12 horas de sebring que terminou com um sexto lugar em le mans a ferrari 512 m da penske ficou na quarta colocaçao embora nao passasse dos 320 km/h na reta hunaudieres ela compensava em agilidade nas curvas graças ao pacote aerodinamico que priorizava o downforce https //www youtube com/watch v=404pmztqopa embora tivesse reais chances de vencer a 512 m da penske foi forçada a abandonar a prova depois de seis horas entretanto ela acabou vindo a ser mais um dos carros iconicos que a penske colocou para correr fora da indy
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