foto williams/lat depois de vermos a invençao do formula 1 turbo com a chegada da renault a categoria em 1977 e do periodo da fabricante francesa como fornecedora de motores turbo chegamos finalmente aos primeiros titulos conquistados com os motores franceses essa terceira fase da renault na formula 1 começa em 1989 quando os franceses se uniram a williams para formar a williams renault o fim dos turbos e o retorno a formula 1 apesar de ter chegado a formula 1 e feito sua historia na categoria com os motores turbo a renault curiosamente retornou a categoria em 1989 no primeiro ano da proibiçao dos motores sobrealimentados seu primeiro motor dessa fase o rs1 era um v10 de 3 5 litros — a cilindrada maxima permitida pelo regulamento adotada por todas as outras equipes em configuraçoes v8 v10 e v12 mas o rs1 se destacava por uma inovaçao tecnologica que se tornaria o padrao da categoria nos anos seguintes molas pneumaticas para o trem de valvulas com as molas pneumaticas os motores poderiam chegar a rotaçoes mais elevadas sem o risco de flutuamento de valvulas — quando a mola nao suporta a frequencia exigida pela rotaçao do motor e acaba nao retornando a valvula que começa a vibrar aberta podendo danificar o pistao e o motor inteiro durante a compressao nessa primeira temporada a williams correu com o fw12c uma variaçao do seu carro de 1988 com entre eixos alongado para acomodar o novo motor v10 no lugar o judd v8 a dupla de pilotos era formada por thierry boutsen que substituia nigel mansell contratado pela ferrari e riccardo patrese o williams renault fw12c venceu so uma corrida — a vitoria de boutsen no canada seguido por patrese — mas o desempenho consistente da dupla na zona de pontuaçao e uma segunda vitoria de boutsen com o fw13 adotado nas ultimas quatro etapas da temporada levou a equipe aos 77 pontos suficientes para garantir o vice campeonato de construtores de 1989 no ano seguinte o carro recebeu atualizaçoes nos sidepods e um novo motor o renault rs2 com as mudanças foi batizado fw13b com ele boutsen e patrese venceram uma corrida cada — patrese em san marino e boutsen na hungria o desempenho do carro e da dupla foi consistente ao longo da temporada patrese terminou metade das corridas na zona de pontuaçao 8 de 16 provas e boutsen com exceçao dos seis abandonos pontuou em dez provas apesar da consistencia a williams terminou o campeonato em quarto atras da ferrari conduzida por alain prost e da benetton que subiu na tabela com duas vitorias de nelson piquet no final da temporada [youtube id= 8a8hfppvvd8 width= 620 height= 350 ] mesmo com o quarto lugar no mundial de construtores a impressao geral no paddock era de que o fw13b era o carro mais rapido do grid e so nao foi mais longe porque a equipe nao tinha um piloto numero 1 frank williams ate tentou contratar alain prost para a temporada de 1990 mas o frances preferiu a ferrari — de onde seria demitdo em 1991 o retorno de nigel mansell e a disputa pelo titulo sem prost frank williams chamou nigel mansell o ingles concordou em voltar a equipe depois de dois anos na ferrari mas somente com uma lista de condiçoes ser o piloto numero 1 e garantias de que a renault e a elf fariam o necessario para ajuda lo a vencer frank williams disse que as condiçoes exigidas eram impossiveis e mansell respondeu dizendo que preferia se aposentar tres semanas depois mansell anunciava sua volta a williams ao lado de riccardo patrese repetindo a dupla de 1988 temporada nova carro novo o fw14 foi projetado por patrick head e pelo novo designer chefe da williams adrian newey e tinha cambio semi automatico e um novo motor o rs3c [youtube id= ceb a7aujck width= 620 height= 350 ] o carro novamente era muito rapido mas ainda tinha problemas de desenvolvimento nas primeiras corridas mansell abandonou as tres primeiras provas do ano nos eua brasil onde fez a volta mais rapida e san marino patrese abandonou nos eua e em san marino mas terminou em segundo lugar no brasil em monaco patrese abandonou e mansell chegou em segundo no canada patrese conquistou a pole e terminou em terceiro enquanto mansell ficou em sexto mas com a volta mais rapida a primeira vitoria de 1991 foi de patrese no gp do mexico uma dobradinha na verdade com mansell fazendo a volta mais rapida patrese ainda faria a pole na frança e venceria em portugal e subiria ao podio em outras quatro provas tres em terceiro e uma em segundo mansell venceu na frança inglaterra alemanha italia e espanha alem de ficar em segundo na hungria e na australia depois de dois anos o ingles voltava a ter a chance de conquistar o titulo mas ayrton senna nao permitiu que isso acontecesse superando o britanico por 24 pontos e levando seu terceiro titulo de pilotos mansell ficou em segundo com 72 e patrese em terceiro com 53 o desempenho de senna e seu parceiro de equipe gerhard berger tambem levaram a mclaren ao topo da tabela superando a williams por 14 pontos lembra dos abandonos no começo da temporada enfim campeoes na temporada seguinte a williams continuou com a dupla patrese/mansell e com o excelente fw14 agora rebatizado como fw14b devido as atualizaçoes feitas para 1992 o carro alinhou na primeira corrida da temporada equipado com cambio semi automatico aprimorado controle de traçao e suspensao ativa foto williams/lat as principais diferenças visuais entre o fw14b e seu antecessor eram o bico mais longo e um par de saliencias proximas aos pushrods dianteiros que abrigavam componentes da suspensao ativa uma das novidades para 1992 [youtube id= d9xkdyyidac width= 620 height= 350 ] avance para os 4 40 [youtube id= jo6oq64zaqg width= 620 height= 350 ] com o novo carro superior aos rivais a williams finalmente voltou a vencer um mundial de construtores e nigel mansell enfim sagrava se campeao depois de onze anos na formula 1 e o titulo veio em grande estilo das 16 corridas mansell venceu nove numero nunca visto ate entao terminou outras tres sem segundo e abandonou quatro patrese venceu somente uma mas terminou outras seis em segundo duas em terceiro uma em quinto e uma em oitavo e tambem abandonou outras quatro com os resultados a williams terminou o mundial de construtores com 164 pontos 65 a frente da mclaren a vice campea foto motorracingnostalgia seria este o inicio de uma fase vencedora sim mas nao como alguem imaginaria ao ver o desempenho de patrese e mansell no fim de 1992 frank williams assinou com alain prost e por isso patrese assinou com a benetton para garantir um lugar sabendo que nao teria lugar na equipe com dois campeoes so que mansell e williams nao entraram em um acordo quanto ao salario para o ano seguinte e por isso o piloto acabou deixando a f1 e foi para a newman haas onde venceria o campeonato da cart propulsao francesa para a ligier em 1992 a ligier tambem passou a usar os motores renault desde 1986 quando a fabricante encerrou seu programa de fornecimento de motores a equipe de guy ligier trocou de motores quase que anualmente — megatron em 1987 judd em 1988 cosworth em 1989 e 1990 e lamborghini em 1991 a estabilidade so voltou quando os motores renault voltaram as garagens da equipe junto com eles vieram os bons resultados depois de cinco temporadas com apenas quatro pontos a ligier fez seis pontos em 1992 ficando em setimo lugar no mundial de construtores 23 pontos em 1993 ficando em quinto lugar e 15 pontos em 1994 seu ultimo ano com os motores renault terminando o campeonato em sexto prost hill e o segundo titulo com o segundo carro vago para 1993 a williams colocou damon hill que tentou disputar seus primeiros grandes premios pela moribunda brabham em 1992 enquanto isso nas pranchetas e computadores patrick head e adrian newey tinham a dificil missao de melhorar ainda mais o fw14 o resultado deste trabalho foi o fw15b que era um fw15 adaptado para o regulamento daquele ano nao precisa voltar o texto nao o carro usado em 1992 foi mesmo o fw14b e ele seria substituido pelo fw15 mas como desempenhou bem a williams optou por continuar ele o fw15 entao foi adaptado com bitola mais estreita na dianteira pneus mais finos bico mais alto e asas menores ele foi usado somente durante os testes de pre temporada de 1993 o carro que alinhou na primeira corrida foi o fw15c o carro de formula 1 mais avançado de seu tempo alem do motor renault rs5 — um v10 de 67 graus com 765cv que tinha pelo menos 80 cv a mais que o v8 ford da mclaren e da benetton e era mais economico que o v12 ferrari ele tambem tinha freios abs controle de traçao suspensao ativa controles fly by wire molas de valvulas pneumaticas direçao hidraulica e cambio semi automatico com modo totalmente automatico o fw15c tambem tinha um sistema push to pass que usava a suspensao ativa para levantar a traseira do carro e reduzir a downforce gerada pelo difusor aumentando a velocidade do carro [youtube id= 7ame4v3qzkc width= 620 height= 350 ] o williams renault fw15c novamente era o carro a ser batido na temporada das 16 corridas ele venceu 10 sendo sete de prost e tres de hill a dupla tambem conseguiu 15 poles 12 de prost tres de hill e outros oito podios prost faturou seu quarto titulo e os resultados dele e de hill somaram 168 pontos para a williams — o dobro de pontos da vice campea mclaren apos a temporada alain prost anunciou sua aposentadoria e para seu lugar na williams veio ayrton senna senna hill uma tragedia e mais um titulo em 1994 senna e hill usaram uma variaçao do fw15c chamada fw15d sem nenhum dos equipamentos automaticos e eletronicos que ajudaram a tornar o carro invencivel nos anos anteriores o carro era apenas um improviso ate que o novo modelo o fw16 ficasse pronto e foi usado na apresentaçao do novo patrocinador da equipe os cigarros rothmans em estoril com david coulthard ao volante [youtube id= g3hbnnvuiyc width= 620 height= 350 ] por ser um improviso construido sobre uma plataforma desenvolvida para controles ativos o carro estava longe de ser razoavel o novo modelo chegou no começo de 1994 e tinha carenagem modificada com cobertura do motor mais baixa sidepods mais altos e uma asa traseira mais baixa a suspensao traseira tambem recebeu novos braços triangulares e uma versao do novo motor renault rs6 com tantas mudanças o fw16 nasceu com problemas de desenvolvimento ele era dificil de guiar devido a limitaçao de ajustes e so se tornou mais acertado apos as mudanças feitas durante a temporada quando se tornou o fw16b na primeira corrida do ano no brasil senna conquistou a pole mas abandonou a prova enquanto hill chegou em segundo na segunda prova no gp do pacifico senna novamente largou na frente e abandonou hill tambem nao terminou a prova na terceira corrida em san marino senna novamente ficou com a pole mas aquela infelizmente seria a ultima vez hill ficou em sexto marcando tambem a volta mais rapida depois do gp de san marino as mudanças que estavam previstas foram implementadas aos poucos e melhoraram o desempenho do carro hill abandonou em monaco mas venceu o gp da espanha ficou em segundo no canada e na frança e venceu em casa no gp da alemanha o carro foi rebatizado fw16b e aquela altura ja tinha entre eixos maior asa dianteira redesenhada sidepods mais curtos e mais altos hill conseguiu disputar o titulo com schumacher da benetton ate a ultima corrida vencendo na belgica italia portugal e japao e ficando em segundo lugar no gp da hungria e no gp da europa mas na ultima corrida da temporada na australia hill abandonou e acabou perdendo o titulo mundial por um ponto david coulthard escalado como segundo piloto apos a morte de senna levou mais 14 pontos mas seu relacionamento com a equipe azedou e ele foi substituido por nigel mansell nas duas ultimas corridas da temporada o veterano campeao da f1 e agora da cart fez um quarto lugar na australia e sua ultima vitoria na australia os resultados de mansell somados aos 14 pontos de coulthard e aos 91 de hill garantiram a williams renault o titulo de construtores pelo terceiro ano seguido a renault veste benetton e vence de novo depois de perder o mundial de construtores para a williams a benetton projetou seu carro de 1995 o b195 baseado no antecessor b194 com mudanças significativas na suspensao traseira e cambio para receber o novo motor v10 rs7 de tres litros e nao mais 3 5 no lugar do v8 ford zetec [youtube id= db7e08airmu width= 620 height= 350 ] com esse carro schumacher terminou 11 das 17 corridas no podio vencendo nove delas e terminando uma em terceiro e outra em segundo ele tambem pontuou com um quinto lugar no canada com os resultados schumacher somou 108 pontos se tornou bicampeao mundial de formula 1 e foi para a ferrari no fim do ano o companheiro de equipe de schumacher johnny herbert venceu duas corridas italia e inglaterra e pontuou em outras oito somando 45 pontos juntos os 153 pontos da dupla renderam a benetton seu primeiro titulo de construtores superando a williams por 25 pontos foi o quarto titulo consecutivo dos motores franceses enfim hill foto williams/lat em 1996 a williams voltou a ter o carro mais rapido do grid com o fw18 ele seguiu o design do seu antecessor o fw17 que fora superado belo benetton b195 porem foi modificado de acordo com o novo regulamento da fia para aquele ano com os novos bicos elevados e impulsionado pelo v10 rs8 com as mudanças os pilotos ficaram mais baixos no cockpit o que reduziu o centro de gravidade melhorando o manejo do carro alem disso o desenvolvimento aerodinamico de newey tornou o carro superior ao b196 da benetton pilotado por gerhard berger e jean alesi e tambem a ferrari f310 de michael schumacher e eddie irvine [youtube id= xp6 f kqvei width= 620 height= 350 ] david coulthard que voltou para a williams em 1995 e terminou a temporada em terceiro atras de hill e schumacher foi para a mclaren em seu lugar veio outro filho de um grande piloto do passado jacques villeneuve campeao da cart no ano anterior o fw18 arrasou seus rivais ao longo da temporada foram 12 vitorias em 16 corridas sendo oito de damon hill e quatro de villeneuve hill ainda conquistou dois segundos lugares um quinto e um quarto pontuando em todas as corridas que terminou com 97 pontos damon hill enfim chegava ao topo igualava o feito de seu pai graham hill e se tornava o primeiro filho de campeao mundial a vencer um titulo mundial foto williams/lat villeneuve chegou em segundo em cinco ocasioes e em terceiro em outras duas com suas quatro vitorias somadas o canadense terminou com 78 pontos e foi vice campeao em sua temporada de estreia a williams somou os 97 de hill e os 78 de jacques para cravar 175 pontos e faturar mais uma vez o mundial de construtores — o quinto consecutivo da renault na benetton as coisas nao foram tao brilhantes como nos anos anteriores o novo carro b196 foi desenvolvido para o estilo de pilotagem um tanto incomum de schumacher tornando o dificil de guiar segundo alesi e berger o resultado foi uma temporada inteira sem vitorias algo que nao acontecia com a equipe desde 1988 apesar da falta de vitorias alesi e berger conseguiram 68 pontos — boa parte deles conquistados pelos oito podios de alesi quatro segundos lugares e quatro terceiros e a benetton terminou o mundial de construtores em terceiro lugar atras da williams e da ferrari a vez de villeneuve ainda no final de 1996 frank williams tomou a polemica decisao de nao renovar com damon hill — mesmo tendo conquistado o titulo de pilotos quem tambem deixou a equipe foi adrian newey contratado pela mclaren assim em 1997 o fw19 tornou se o ultimo williams projetado pelo mago da aerodinamica e tambem se tornaria o ultimo williams renault era uma evoluçao do fw18 com um novo motor o rs9 um v10 de 71 graus na benetton a dupla de pilotos continuou a mesma o novo carro o b197 foi desenvolvido a partir do antecessor e como o williams tambem recebeu o novo motor rs9 v10 com um carro desenvolvido ao gosto de alesi e berger a equipe foi competitiva ao longo da temporada e voltou a vencer com gerhard berger fazendo uma corrida impecavel em hockenheim [youtube id= zzvr 4uosr4 width= 620 height= 350 ] o austriaco tambem conseguiu um segundo lugar no brasil e pontuou na argentina na belgica em luxemburgo e no gp da europa alesi chegou em segundo em quatro corridas conquistou um terceiro lugar na espanha e pontuou em outras cinco etapas alem dos dois pilotos o austriaco alexander wurz disputou tres corridas no lugar de berger afastado por problemas de saude wurz abandonou duas provas e conseguiu um terceiro lugar na inglaterra na williams a vaga de hill foi preenchida por heinz harald frentzen e jacques villeneuve foi promovido a primeiro piloto da equipe juntos eles conquistaram 11 poles 10 de jacques e uma de frentzen oito vitorias e nove voltas mais rapidas villeneuve venceu sete vezes chegou em terceiro no gp da europa conseguiu outros tres quartos lugares somou 81 pontos e conquistou seu unico titulo mundial de pilotos na ultima corrida do ano schumacher bateu em villeneuve propositalmente para tentar impedi lo de conquistar o titulo villeneuve terminou em terceiro com pontos suficientes para superar o alemao mesmo assim schumacher acabou desclassificado do mundial e por isso frentzen que estava em terceiro na tabela foi o vice campeao da temporada com 42 pontos [youtube id= jjjzbgnk7fa width= 620 height= 350 ] os 81 pontos de villeneuve e os 42 de frentzen renderam a williams renault mais um titulo de construtores — o quinto com a renault e infelizmente o ultimo desde entao a fabricante francesa faturava seu sexto titulo consecutivo au revoir formule 1 apesar dos seis titulos consecutivos no mundial de construtores — e dos campeonatos de prost mansell schumacher hill e villeneuve — a renault deixou a categoria pela segunda vez no fim de 1997 seu motor rs9 v10 continuou usado pela williams e pela benetton ate o fim da decada porem desenvolvido por empresas independentes como a mecachrome que forneceu para a williams e a playlife para a benetton a partir de 1999 a supertec de flavio briatore foi quem assumiu o desenvolvimento dos motores sob licença fornecendo os v10 para a benetton arrows bar em 2000 a ausencia da renault contudo seria curta mais uma vez em 2001 os franceses compraram a benetton e voltaram ao circo com uma equipe de fabrica depois de 17 anos mas esta voce ja sabe e uma historia para o proximo post
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