de tempos em tempos penso na possibilidade de começar a andar de moto ate agora 99% de todos os veiculos que dirigi tinham quatro rodas e nao duas como boa parte dos brasileiros imagino que o ideal para gastar pouco e nao ter surpresas desagradaveis seja uma motocicleta de ate 160 cm³ elas nao bebem quase nada e sao baratas de comprar e manter mesmo ou principalmente aqui no interior de sp honda e honda e uma frase que ouço muito quando converso com alguem sobre possibilidades de fato a honda cg e o veiculo mais vendido do brasil tem muita tradiçao mao de obra especializada e tudo mas eu penso em outra moto que vejo com bastante frequencia nas ruas a suzuki intruder para a maioria dos brasileiros a intruder e uma moto pequena de 125 cm³ com um visual classico que quase nao mudou em quinze anos ela foi fabricada entre 2002 e 2017 tanque em forma de gota carcaça do farol e para lamas com acabamento cromado guidao relativamente alto garfo bem inclinado e uma posiçao de pilotagem mais relaxada exceto pelo tamanho reduzido da moto e do motor a intruder tem todas as caracteristicas de uma classica cruiser isto posto o nome nao e tao recente começando na decada de 1980 diversos modelos vendidos pela suzuki foram batizados como intruder e bem quase todos eles eram maiores e mais potentes que a intruder 125 brasileira olha so a linha intruder estreou nos estados unidos e seu principal alvo era a harley davidson tarefa complicada pois as motos da harley produzidas localmente tinham imensa popularidade e aqueles nao eram mais os anos 1960 ou 1970 quando as motos japonesas dominavam o mercado dos eua com preço competitivo e mais confiabilidade por conta disto a intruder foi lançada em duas versoes vs700 e vs1400 ambas com motor v twin arrefecido a liquido a vs700 tinha 699 cm³ e entregava 55 cv acompanhados de 6 1 kgfm ja a vs1400 dispunha de 1 360 cm³ a potencia nao era muito maior chegando aos 64 cv mas a intruder 1400 tinha quase o dobro do torque com 11 7 kgfm no canada na europa e no japao a intruder de entrada tinha 747 cm³ e entregava 63 cv acompanhados de 6 9 kgfm a construçao das duas ou tres variantes era igual e tradicional considerando a reputaçao classica de sua rival americana quadro do tipo diamond e suspensao dianteira com garfo telescopico de 160 mm a traseira trazia um braço oscilante com amortecedores duplos simples e eficaz para garantir o conforto do condutor o estilo tambem era classico com pouca margem para erro emulava se o estilo classico das motocicletas norte americanas com alguns detalhes cromados farol redondo e pequeno e uma rabeta curvada embutida no para lama traseiro os para lamas eram pintados e nao cromados o visual era praticamente o mesmo independentemente do motor mas a intruder 1400 tinha a rabeta maior e o garfo dianteiro mais longo a partir de 1994 a suzuki intruder vs700/vs750 ganhou um novo motor de 805 cm³ mas os numeros de potencia e nao aumentaram tanto na verdade a potencia manteve se em 55 cv enquanto o torque passou a ser de 6 5 kgfm no canada inclusive dois anos depois em 1994 familia intruder ganhou dois novos membros a vs400 e a vs600 elas eram as duas quase iguais a versao de 800 cm³ mas tinham motores menores a vs400 intruder era movida por um v twin de 399 cm³ com 33 cv e 3 3 kgfm ja a vs600 tinha um motor de 598 cm³ 45 cv e 4 2 kgfm de acordo com a suzuki ambas estas variaçoes eram voltadas a paises onde havia restriçoes de cilindrada relacionadas ao tempo de habilitaçao do condutor em comum todos os motores utilizados pelas intruder eram alimentados por dois carburadores mikuni um para cada cilindro todas as variantes da intruder tiveram ciclos de vida longos a vs800 foi fabricada ate 2004 enquanto a vs1400 durou ate 2009 ja a vs400 e a vs600 foram produzidas ate 2004 todas elas mantiveram o design basico e nao passaram por grandes modificaçoes mecanicas esta abordagem mostrou se adequada para o publico alvo a intruder era uma moto mais acessivel feita pra quem queria uma experiencia old school e tranquila com uma moto cruiser e esta foi a receita para seu sucesso na maioria dos mercados a suzuki intruder foi substituida pela boulevard que tambem e vendida em versoes de diferentes deslocamentos em alguns paises porem o nome intruder foi mantido incluindo a australia algumas partes da europa e o brasil onde ainda e possivel encontrar a suzuki m800 intruder chamada m800 boulevard nos eua e no japao no mercado de usados com relativa facilidade e preço acessivel diferente das motos lançadas na decada de 1980 a m800 intruder trazia um design mais contemporaneo e esportivo a intruder gn voltando ao que dissemos no começo deste post porem para a maior parte do publico a intruder e uma moto diferente menor e mais acessivel sua origem esta na familia gn da suzuki que foi inaugurada em 1980 com a suzuki gn400 diferentemente da familia vs a gn400 era uma moto standard que rivalizava com a honda cb ela tambem foi criada para iniciantes e era movida por um motor monocilindrico de 396 cm³ com comando no cabeçote duas valvulas e carburador capaz de entregar 27 cv a partir de 1982 a suzuki começou a fabricar a gn250 com 249 cm³ e 22 cv foi com a versao 250 que a gn assumiu um estilo mais proximo das cruiser embora ainda fosse considerada uma standard o mesmo estilo foi adotado pela irma mais jovem a gn125 em 1991 que basicamente era identica a intruder que saiu de linha no brasil em 2017 seu principal mercado alvo era o reino unido onde na epoca havia uma restriçao de potencia e deslocamento para motociclistas iniciantes uma moto de 125 cm³ so podia ter ate 12 cv e a gn125 tinha um monocilindrico de 124 cm³ e 11 cv fora o motor com a metade da capacidade e da potencia a gn125 era identica a gn250 foi pouco depois que a suzuki decidiu importar a gn250 para o brasil começando em 1995 o nome intruder foi adotado apenas em nosso mercado por conta do visual classico da moto a fim de aproxima la da m800 intruder a manobra deu resultado a gn250 intruder foi uma moto bastante popular entre os que queriam uma motocicleta de estilo classico diferente do que ofereciam honda e yamaha a gn250 intruder foi vendida ate 2003 uno antes do fim da intruder 250 estreou no brasil a versao gn125 intruder que veio ocupar um segmento mais acessivel e lucrativo ela foi por muito tempo a motocicleta mais barata do segmento entre as fabricantes consagradas a mecanica simples compartilhada com outras 125 que a suzuki vendia na epoca era um de seus atrativos alem do baixo preço outro era o visual classico que praticamente pedia para ser personalizado transforma la em uma bobber ou cafe racer e relativamente simples mesmo que mais na aparencia do que na funcionalidade a intruder alias foi a ultima motocicleta de 125 cm³ vendida no brasil com a marca suzuki para enxugar custos a fabricante passou a focar se nos modelos mais caros e de maior deslocamento transferindo a comercializaçao das motos de pequena cilindrada para a haojue uma das marcas da haojue holdings empresa chinesa que controla a operaçao da suzuki no brasil incluindo uma fabrica em jundiai no interior de sao paulo a sucessora espiritual da suzuki e a haojue chopper road 150 que e uma evoluçao do projeto da gn125 com motor maior e elementos mais modernos sem o mesmo carisma e com design polarizante ela nao tem o mesmo apelo que a intruder classica embora tenha um projeto muito semelhante
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