se voce nos acompanhou nos ultimos dias certamente sabe que demos inicio a uma serie de posts especiais sobre walter owen bentley ou simplesmente w o bentley que começou a vida como ajudante em uma ferrovia foi piloto de corridas engenheiro projetou motores para avioes da primeira guerra mundial ganhou uma medalha de honra do imperio britanico e enfim fundou sua propria fabricante de automoveis aos trinta anos de idade [gt40 content search= anos 40 widget= 1 ] w o bentley admitiu em suas memorias publicadas em 1967 que estava mais interessado em construir automoveis do que aprender a administrar uma empresa para ganhar dinheiro com eles este foi seu erro fatal apesar de seu talento para a engenharia e do comprovado alto nivel de seus carros que venceram cinco ediçoes das 24 horas de le mans entre 1924 e 1930 em seus primeiros anos a bentley operou com as finanças no limite o tempo todo a situaçao era tao desesperadora que em 1926 um dos mais fieis clientes da bentley woolf barnato decidiu injetar uma boa quantia para tentar garantir sua sobrevivencia a jogada acabou tendo efeito paliativo apenas adiando a inevitavel falencia que foi declarada em julho de 1931 na verdade a companhia entrou em concordata as açoes foram divididas entre os acionistas e o restante ficou a espera de um comprador o bentley que nao era bentley este comprador foi a rolls royce na primeira parte deste especial elucubramos sobre como as duas marcas rolls royce e bentley sao as duas maiores referencias em carros de luxo do planeta ocorre que a historia de ambas e mais entrelaçada do que parece hoje em dia para começar ainda durante a primeira guerra mundial o primeiro motor aeronautico da rolls royce teve seu projeto modificado para receber os pistoes de aluminio projetados por w o bentley quem diria que mais de uma decada depois a rolls royce ajudaria a salvar seu emprego nao foi um ato de caridade longe disso pelo contrario a rolls royce so comprou a bentley porque o 8 litre havia conquistado parte de sua clientela e isto era inadmissivel a rolls royce chegou a assumir outro nome the british central equitable trust para participar do leilao onde a bentley era o lote principal depois de disputar a tapa com outra fabricante de carros de luxo a napier a rolls conseguiu dar o ultimo lance no ultimo minuto a compra rendeu e a rolls royce ficou com tudo as loja em cork street a oficina autorizada em kingsbury toda a fabrica de cricklewood e o proprio w o bentley sim fazia parte do contrato quem comprasse a bentley teria de levar o fundador junto por outro lado w o sequer havia registrado a marca bentley o que tornou o trabalho da rolls royce mais facil na hora de transforma la em uma subsidiaria a rolls royce nao fez questao alguma de dar a w o bentley uma posiçao privilegiada dentro da nova bentley em vez disto eles o colocaram para trabalhar como piloto de testes e encarregado do atendimento ao publico seu escritorio ficava em londres a 200 km da fabrica da rolls royce em derby e ele nao podia ter nenhum envolvimento tecnico nos carros que levavam seu sobrenome mesmo que tivesse acesso aos prototipos do primeiro bentley feito nesta nova fase o bentley 3 5 litre w o bentley nao se incomodava tanto ate porque nao havia o que fazer ele ganhava bem e passava o dia todo e passava o dia todo dirigindo carros da rolls royce e da bentley w o tambem reconhecia o bom trabalho que o pessoal em derby havia feito no desenvolvimento do novo carro chegando a declarar dizem que preferia ter um 3 5 litre do que qualquer outro carro que ja havia carregado o nome bentley alguns dos engenheiros ate haviam se tornado seus amigos mas ele tambem sofria com o divorcio de sua segunda esposa audrey hutchinson com quem era casado desde 1920 e fora os carros que testava a trabalho andava a pe definitivamente nao era aquilo que ele queria para sua vida ainda que reconhecesse o merito do novo carro e ate tivesse feito amigos enquanto trabalhava na rolls royce o fim do contrato veio em junho de 1935 e w o bentley sequer pensou na possibilidade de renova lo finalmente ele era um homem livre e podia procurar outra casa bentley e a lagonda ja com 47 anos de idade e apesar de sua trajetoria tortuosa e de algumas escolhas ruins respeitado e reconhecido por seus feitos de engenharia w o bentley viu uma oportunidade bater a sua porta nas 24 horas de le mans de 1935 o vencedor havia sido um carro chamado m45r fabricado por uma companhia chamada lagonda sim a mesma lagonda que mais tarde se tornaria parte da aston martin a lagonda que fora fundada em 1906 por um ex cantor de opera chamado wilbur gunn teve uma trajetoria muito parecida com a de outras fabricantes britanicas do inicio do seculo 20 começou fabricando carros foi forçada a produzir equipamentos belicos durante a primeira guerra mundial e apos a morte de seu fundador brigava para se manter de pe ao mesmo tempo em que investia pesado em motores de corrida era uma logica falha porem popular embora demandassem gastos bastante elevados as corridas eram uma excelente forma de publicidade para os automoveis e uma vitoria em uma corrida importante como as 24 horas de le mans por vezes era o suficiente para garantir a sobrevivencia de uma marca foi o que aconteceu com a lagonda que estava quase fechando as portas mas obteve um sopro de alivio com o resultado na corrida em la sarthe em 1935 motivado pela vitoria um homem chamado alan p good decidiu resgatar a companhia da falencia antes que a rolls royce que havia manifestado interesse pudesse faze lo e mais foi good quem convenceu w o bentley a deixar o emprego que detestava para juntar se a lagonda como diretor tecnico bentley nao era um grande fa da infraestrutura precaria da fabrica da lagonda mas abraçou a oportunidade com todas as suas forças e ate conseguiu arrastar consigo alguns dos colegas na rolls royce sua primeira missao no novo cargo era projetar um novo motor que veio a se tornar sua obra prima um v12 de 4 480 cm³ e 180 cv que era capaz de levar o chamado lagonda rapide ate os 170 km/h enquanto girava a 5 000 rpm o carro foi apresentado no salao de nova york de 1939 e tornou se imediatamente uma sensaçao igualmente elogiado pelo publico e pela imprensa era muito promissor mas veio a segunda guerra naturalmente as atividades da industria automotiva voltaram se mais uma vez para equipamentos belicos w o bentley prevendo que a demanda por um motor v12 de quase 200 cv seria praticamente nula depois do conflito entao começou a concentrar seus esforços no desenvolvimento de um motor mais compacto e moderno um seis em linha de 2 6 litros com comando duplo no cabeçote diametro×curso de 78x90 mm e dupla carburaçao capaz de entregar 105 cv o motor foi batizado lb6 de lagonda bentley 6 era um excelente motor e o plano era coloca lo em um novo modelo o lagonda 2 1/2 litre no entanto a segunda guerra deixou um rastro de escassez de materia prima na europa a lagonda planejava produzir pelo menos 1 000 exemplares do novo carro mas acabou ficando com aço suficiente para apenas 100 deles em 1947 o presidente da lagonda j r greenwood anunciou que o melhor seria cancelar de vez a produçao de carros e seguir apenas fornecendo serviços de engenharia no meio deste furacao estava w o bentley com um motor novo em folha recem projetado sem nenhum carro para coloca lo e de deixar qualquer um desmotivado mas uma reviravolta aconteceu [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] david brown e a aston martin david brown herdeiro do nome de seu avo e da companhia fundada por ele a david brown limited que fabricava componentes mecanicos ferramentas e maquinas agricolas em 1946 interessado em expandir seu negocio para a fabricaçao de automoveis ele havia comprado a aston martin que era outra fabricante britanica que nao ia bem das finanças a aston martin tinha um prototipo chamado atom um seda de dois volumes com motor quatro cilindros de dois litros que tinha otima dinamica porem sofria com falta de potencia no ano seguinte atraves de um amigo david brown descobriu que a lagonda estava a venda e decidiu fazer uma visita a companhia inicialmente brown estava apenas dando uma olhadinha ate que encontrou w o bentley aquela altura w o bentley ja era famoso por seus trabalhos anteriores e mostrou a brown o motor lb6 no qual estava fazendo os ajustes finais naquele momento uma luz se acendeu sobre a cabeça de david brown ele havia encontrado o motor para sua nova serie de automoveis aston martin esta foi a principal motivaçao para comprar tambem a lagonda que passou a fazer parte da aston martin ate no nome o aston martin db2 foi um verdadeiro marco na industria automotiva britanica embora tenha tido apenas 411 exemplares fabricados entre 1950 e 1953 ele deu inicio a lendaria linhagem db dos aston martin que resiste ate hoje boa parte de seu sucesso se deve justamente ao motor projetado por w o bentley embora tal fato nao costume ser trazido a tona com tanta frequencia mais do que isto em 1959 quando a aston martin lançou seu primeiro motor v8 diversos elementos do seis em linha projetado por w o bentley foram aproveitados aquela altura w o bentley ja havia se aposentado havia alguns anos ele preferiu levar uma vida tranquila ao lado de sua terceira esposa margaret roberts hutton ate seus ultimos dias ele nunca teve filhos e jamais demonstrou rancor pelas infelicidades que lhe acometeram ao longo de sua vida pelo contrario sempre teve orgulho dos carros que levavam seu sobrenome mesmo que desde 1931 eles fossem apenas versoes rebatizadas dos rolls royce w o bentley morreu em 13 de agosto de 1971 aos 82 anos de idade
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