porsche e sinonimo de motor boxer na traseira e ponto final e esta a visao dos puristas e e compreensivel foi com o 356 la no fim da decada de 1940 que a porsche começou a fabricar carros de rua; e o 911 lançado em 1963 tornou se um dos carros esportivos mais cultuados de todos os tempos ambos tinham motor boxer na traseira e a porsche sabe que jamais vai poder mudar esta tradiçao sem comprar uma bela briga com milhares milhoes de fas e proprietarios acontece que uma fabricante nao pode viver de um nicho nao uma fabricante do tamanho da porsche que gasta muito com infraestrutura rede de concessionarias seu programa de classicos e claro o desenvolvimento dos carros assim hoje pode se comprar dois suvs cayenne e macan e um seda fastback panamera com motor na frente e todos eles rendem mais lucro a porsche que o nine eleven os mais radicais torcem o nariz mas a real e que esta e mais uma questao de aceita que doi menos mas quando foi que o primeiro porsche com o motor na dianteira ganhou as ruas o primeiro prototipo do 924 de 1972 bem foi em novembro de 1975 quando o porsche 924 fez sua primeira apariçao publica o carro começou a ser desenvolvido logo no inicio dos anos 1970 e sua missao era dificil criar um sucessor para o porsche 914 modelo criado em parceria com a volkswagen e lançado em 1969 com carroceria quadrada e um motor flat 4 de quatro cilindros de origem vw ele nao foi exatamente um sucesso em seus primeiros anos e fez com que a porsche se apressasse em surgir com algo melhor era uma situaçao delicada e a porsche achou que a melhor saida seria uma revoluçao o novo porsche abandonaria nao apenas o motor traseiro mas tambem a configuraçao boxer que ja era considerada ultrapassada na epoca e o arrefecimento a ar a volkswagen com o k70 e depois com o passat seguiu pelo mesmo caminho a colaboraçao de 1969 com o 914 pode nao ter sido exatamente um sucesso do ponto de vista mercadologico mas para os departamentos de engenharia das duas empresas foi uma beleza a troca de recursos tecnicos entre vw e porsche ainda poderia ser explorada de uma maneira mais eficiente e foi pensando nisto que as duas companhias firmaram um acordo o novo porsche usaria os motores de quatro cilindros em linha e arrefecimento liquido da volks que dependendo de como as coisas fossem se desenrolando poderia ate vender o carro em sua rede de concessionarias no fim das contas esta parte do plano foi cancelada e a volks começou a desenvolver o scirocco com base no golf para a posiçao de esportivo da linha ele foi lançado em 1974 e foi um sucesso este opel manta e na verdade um porsche 924 disfarçado em testes na neve a porsche seguiu sozinha e quando o 914 saiu de linha em 1976 ainda faltavam alguns meses para que o 924 começasse a ser fabricado neste meio tempo a porsche colocou um quatro cilindros no 911 e trouxe de volta o 912 que havia sido descontinuado em 1969 sim esta parte da historia e meio bagunçada no fim das contas quando o porsche 924 começou a ser produzido em meados de 1976 quem cuidava da produçao eram funcionarios da volkswagen que cedeu uma de suas plantas a porsche para a fabricaçao do esportivo em termos de componentes os unicos de origem vw eram o cambio emprestado do audi 100; e o bloco do motor que vinha do quatro cilindros ea831 que pode ser encarado como o antecessor do motor ea827 conhecido por aqui como volkswagen ap embora tivesse um projeto distinto o ea831 tinha diversas semelhanças com o motor ap como o comando de valvulas no cabeçote acionado por correia dentada a instalaçao longitudinal e o radiador do lado esquerdo mas era mais pesado e menos eficiente de qualquer forma o motor recebeu um novo cabeçote projetado pela propria porsche que em vez de um carburador weber usava um sistema de injeçao bosch k jetronic nao era um motor exatamente potente em sua versao americana o 2 0 entregava parcos 95 cv os eua pos crise do petroleo de 1973 exigiam motores mais comedidos em nome da economia de combustivel e da reduçao na emissao de poluentes era o bastante para que o porsche 924 americano chegasse ate os 100 km/h em 12 6 segundos lento e com motor na frente o 924 deu dor de barriga nos puristas mas tinha um trunfo era um carro barato de fabricar e comprar ao menos para um porsche com isto a fabricante conseguiu um desempenho mais do que satisfatorio nas vendas em seus primeiros anos se em 1976 foram fabricados pouco mais de 5 000 exemplares este numero passou a mais de 25 000 no ano seguinte sendo 7 500 destes dedicados ao mercado americano os carros vendidos nos estados unidos tinham os obrigatorios para choques de impacto e refletores circulares nos para lamas mas ate que nao eram tao feios dito isto o visual do 924 europeu era mais limpo e agradavel alem disso sem qualquer tipo de equipamento para regular emissoes o motor quatro cilindros entregava bem mais saudaveis 125 cv o ano de 1977 tambem trouxe um cambio automatico de tres marchas para o mercado americano e as vendas seguiam consistentes no mundo todo tal sucesso levou a porsche a criar coragem e lançar em 1978 o porsche 928 o esportivo com motor v8 na dianteira que foi criado para substituir de vez o 911 foi uma ideia ruim mas o carro ate que fez sucesso como grand tourer e so deixou o mercado em 1995 mas esta e uma historia que so vamos contar outro dia enquanto isto o 924 recebia algo mais que bem vindo induçao forçada lançado em 1978 0 porsche 924 turbo respirava com a ajuda de uma turbina kkk operando a 0 7 bar para entregar saudaveis 170 cv disto isto o sistema ainda era rudimentar o turbocompressor so era resfriado pelo fluido de arrefecimento do motor o que levava a baixa durabilidade e quebras constantes em 1979 o 924 turbo series 2 trouxe um turbo menor operando com mais pressao e melhorias no sistema de injeçao para entregar 177 cv nos eua por conta dos equipamentos de segurança o carro era mais pesado e tinha menos potencia so 143 cv [youtube id= mkvcub4it_s width= 620 height= 350 ] de qualquer forma o 924 turbo tambem fez sucesso entre 1979 e 1983 vendeu mais de 11 000 unidades vale lembrar que apesar de ser um porsche de entrada o 924 ainda era um porsche e nao era um carro barato a boa recepçao ao porsche 924 turbo foi o primeiro passo para transformar o 924 em um carro de corrida ainda em em 1980 seu nome era porsche 924 carrera gt e ele tinha um bom conjunto de modificaçoes para merece lo alem de para lamas alargados na dianteira e na traseira spliter frontal de poliuretano e uma asa traseira bem grande feita de borracha o 924 carrera gt tinha um intercooler maior com um novo scoop no capo para alimenta lo taxa de compressao elevada e mais pressao no turbo com isto a potencia do motor 2 0 turbo chegava a 280 cv na versao de pista o modelo de rua para homologaçao tinha 210 cv foram feitos ao todo 406 exemplares do 924 cgt que serviu de inspiraçao para o visual do porsche 944 lançado em 1982 alem disso a porsche apresentou duas outras versoes ainda mais apimentadas em 1981 o carrera gts que tinha 245 cv e farois fixos cobertos por uma lente de acrilico em vez de escamoteaveis e teve 59 unidades fabricadas; e o carrera gtr o mais adical e mais raro de todos graças a diversas modificaçoes como um intercooler maior mais pressao no turbo e carter seco o motor de dois litros chegava a impressionantes 380 cv era mesmo um carro de corrida para as ruas com interior aliviado e suspensao de pista e isto lhe deu bastante exclusividade so 17 exemplares foram fabricados em 1981 e cada um deles custava na epoca us$ 75 mil hoje em dia isto da uns us$ 200 mil o porsche 924 continuou sendo fabricado ate 1988 sem grandes alteraçoes visuais porem a partir de 1984 ganhou um novo motor desenvolvido totalmente in house com motor de 2 5 litros e 160 cv agora chamado 924s ele tinha desempenho semelhante ao do 924 turbo porem era um carro mais confiavel e custava menos o motor era emprestado do 944 seu sucessor que ja estava em produçao desde 1982 o 924 acabou sendo so o primeiro da linhagem que continuou com o 944 de 1982 a 1991 e depois com o 968 entre 1992 e 1995 estes porsche com motor dianteiro estao todos em evidencia hoje em dia com um revival forte dos anos 80 e 90 na cultura popular e consequentemente na cultura automotiva
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