ha alguns dias começamos a contar aqui no flatout a historia completa do chevrolet corvette um dos esportivos mais importantes de todos os tempos e um carro de especial importancia hoje em dia especialmente depois que a gm decidiu enfim dar a ele um motor central traseiro ao menos no sting ray estamos falando de um bom e velho v8 pushrod naturalmente aspirado e capaz de entregar saudaveis 500 cv sim a transmissao tem dupla embreagem e a chevrolet provavelmente nao dara a ele uma caixa manual mas isto e o que menos importa no momento precisamos de esportivos como o corvette para no futuro lembrar de como os nossos carros favoritos foram um dia acontece que o chevrolet corvette passou por diversas fases ao longo de suas oito geraçoes no primeiro post desta serie contamos a historia do primeiro de todos os corvette o c1 de 1953 falamos sobre como ele nasceu como um esportivo bonito porem fraco e nao muito bem acabado e ao longo dos anos foi ganhando força e refinamento ate que em 1962 o projeto original chegou ao limite afinal quase dez anos haviam se passado e os esportivos ja haviam evoluido um bocado em engenharia e design assim o chevrolet corvette de segunda geraçao era um carro totalmente diferente com design mais agressivo carroceria fechada e capacidade dinamica muito superior mesmo que os motores mais potentes tenham levado algum tempo para aparecer e ele tambem ganhou um novo sobrenome sting ray arraia em ingles e sobre esta transformaçao que vamos falar neste post o corvette sting ray pode ter sua origem ligada a dois projetos distintos porem relacionados o conceito q corvette de 1957 e o corvette stingray concept de 1959 como voce deve saber o desenvolvimento de um carro começa anos antes do lançamento e ja em meados da decada de 1950 a general motors começou a dedicar se a segunda geraçao do corvette por iniciativa de ed cole entao diretor geral da chevrolet uma pequena competiçao interna foi promovida para determinar o design do projeto o vencedor foi um esboço de pete brock um dos mais jovens projetistas da equipe que mostrava um cupe de capo longo traseira curta e perfil afilado exatamente como o c2 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 246240 246241 246242 ] o q corvette codigo xp 84 tinha a proposta de ser um carro mais voltado a performance com tamanho compacto e acerto impecavel isto incluia por exemplo o motor central dianteiro ou seja totalmente atras do eixo e a transmissao montada no eixo traseiro a fim de melhorar a distribuiçao de massas; e freios a disco nas quatro rodas sendo que os traseiros iam montados inboard para reduzir a massa nao suspensa o motor seria um v8 de 283 pol³ 4 6 litros com lubrificaçao por carter seco como nos carros de corrida; e o cambio proposto era manual ou automatico sempre com quatro marchas paralelamente ao q corvette coupe a mesma equipe de engenheiros começou a trabalhar em outro carro um conversivel feito sobre a mesma base que recebeu o codinome xp 96 e uma carroceria projetada por chuck pohlmann contudo ainda no fim de 1957 o projeto q corvette foi cancelado bem como os dois conceitos mas ainda nao era o fim obviamente bill mitchell era na epoca vice presidente de estilo da chevrolet ele gostou bastante da ideia de usar o corvette como inspiraçao para outro carro e por isso decidiu financiar do proprio bolso aqueles tempos eram outros um carro de competiçao ele so nao poderia chamar o carro de corvette por isso mitchell escolheu o nome stingray simplesmente por admirar o formato aquadinamico e os movimentos graciosos das arraias o carro usava exatamente o mesmo v8 de 4 6 litros que seria empregado no q corvette com 319 cv e 40 8 kgfm de torque acoplado a uma caixa manual de quatro marchas a construçao era tubular e a carroceria aberta de fibra de vidro madeira balsa e aluminio trazia novamente semelhança com o que seria visto no corvette sting ray e ele era extremamente leve com apenas 907 kg o stingray ficou pronto ainda em 1959 e chegou a competir com sucesso apos alguns ajustes incluindo levantar a suspensao traseira para reduzir o lift aerodinamico em alta velocidade em 1960 depois de vencer o campeonato nacional do scca com dick thompson ao volante o stingray foi comprado pela chevrolet e ganhou status de conceito foi entao que ele passou a ser chamado oficialmente de corvette sting ray concept em vez de stingray o primeiro corvette c2 de produçao estreou em 1963 herdando o motor v8 327 5 4 litros do ano anterior de serie ele entregava 253 cv mas era possivel optar por versoes mais potentes com 304 345 ou 365 cv este ultimo com injeçao mecanica rochester alem disso 199 exemplares do chamado z 06 com motor big block de 427 pol³ e especificaçao de pista foram disponibilizados a quem quisesse correr com o corvette estes carros tambem tinham peso aliviado de 1 525 kg para 1 300 kg e acerto de suspensao diferente https //www youtube com/watch v=_ljxlalmksa falando em suspensao o corvette sting ray foi o primeiro a contar com um sistema independente nas rodas traseiras em lugar do eixo rigido o isistema foi criado por zora arkus duntov e contava com o diferencial traseiro montado no chassi e semi eixos ligados por um feixe de molas semi elipticas transversal alem de braços arrastados longitudinais e braços inferiores triangulares o sistema era bem mais leve que o antigo eixo rigido reduzindo massa nao suspensa dando ao corvette uma dinamica muito mais precisa e agil para isto tambem contribuiam alteraçoes como o novo sistema de direçao com esferas recirculantes o entre eixos mais curto de 2 600 mm para 2 489 mm e a distribuiçao de massas mais equilibrada estruturalmente o corvette ganhou um chassi com mais reforços em aço o que adicionava certo peso mas compensaçao a fibra de vidro da carroceria tinha menor espessura e o ganho de peso em relaçao ao roadster foi negligivel o interior ficou mais refinado e pratico com visual inspirado pela geraçao anterior porem com um porta luvas bem maior tambem havia mais espaço para a bagagem embora nao existisse uma tampa interna para o compartimento e a carga tivesse de ser colocada por dentro inexplicavelmente foi assim ate 1998 ano de lançamento do corvette c5 o corvette c2 tinha outros elementos de design interessantes como os farois quadruplos ocultos os primeiros do tipo em um carro norte americano desde o desoto de 1942 e o vidro traseiro bipartido zora arkus duntov porem nao gostava desta ultima caracteristica e por isso a partir de 1964 o vigia traseiro passou a ser uma peça unica no mais foram feitos poucos ajustes esteticos no corvette de segunda geraçao a partir de 1964 ele perdeu as saidas de ar falsas no capo outra implicancia de arkus duntov embora ele tivesse razao de certo modo ficando apenas os recessos onde eles se encontravam no ano seguinte a superficie ficou totalmente lisa no geral porem e preciso ser um conhecedor do corvette c2 para identificar as diferenças entre os anos modelo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 246231 246228 ] as alteraçoes tecnicas eram mais significativas em 1964 por exemplo a suspensao dianteira adotou molas progressivas e a traseira molas semi elipticas mais finas tudo para melhorar o conforto sem sacrificar a dinamica o motor permaneceu o mesmo porem com novos carburadores holley na versao de 345 cv que passou a 365 cv; e um novo acerto para o motor injetado que passou de 365 cv para 380 cv o ano de 1965 trouxe enfim mudanças na linha de motores um small block de 350 pol³ 5 7 litros passou a ser oferecido com um comando de perfil menos agressivo e tuchos hidraulicos em vez de mecanicos menos potente com 253 ou 304 cv ele servia como opçao de entrada e era atraente aos entusiastas porque externamente era identico aos motores mais potentes a grande sacada da chevrolet porem foi disponibilizar naquele no um motor big block para carros de rua com 396 pol³ 6 5 litros que carburado entregava impressionates 425 cv brutos como de costume mas ainda assim isto matou o uso da injeçao mecanica que representava um custo elevado que nao se pagava em performance naquele ano tambem foram incorporados ao projeto freios a disco nas quatro rodas que melhoraram bastante a performance nas frenagens no ano seguinte uma versao de 427 pol³ sete litros do motor big block foi adotada embora tivesse apenas 10 cv a mais que o 396 seu trunfo era o alto torque de 57 4 kgfm para 63 6 kgfm isto posto em seus ultimos dois anos o corvette nao trouxe muitas mudanças com exceçao de uma nova grade e novas saidas de ar nos para lamas dianteiros [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 246237 246238 ] a chevrolet estava em uma posiçao confortavel para isto pois as vendas do modelo estavam excelentes em media 27 000 exemplares por ano e tambem ja preparava uma geraçao totalmente nova a c3 a estrear em 1968 seria a mais longa geraçao do vette e nos falaremos a seu respeito em um proximo post
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