para muita gente este que vos escreve incluso o mazda rx 7 e sinonimo de gran turismo ao lado de nomes como mitsubishi 3000gt nissan skyline gt r e toyota supra ele e um dos icones jdm dos anos 90 que nos foram apresentados pelo classico simulador do playstation outros o associam mais com velozes e furiosos ou need for speed underground pois o mazda rx 7 assim como diversos outros esportivos japoneses tambem e um simbolo da cena import de los angeles na qual os primeiros filmes da franquia e os jogos de corrida da ea games se inspiraram [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora mesmo que nao fosse um icone da car culture o mazda rx 7 mereceria creditos simplesmente por ser o que e um carro emblematico que diferentemente de seus contemporaneos e conterranes usava um motor sem pistoes cujo ronco soava distinto de qualquer outro o motor rotativo wankel que teve no rx 7 dos anos 90 seus dias de maior gloria acontece que o mazda rx 7 foi lançado ha muito mais tempo em 2018 ele completa 40 anos o fato de ele ter saido de linha em 2002 longos e dolorosos 16 anos atras e mero detalhe em sua historia ate porque o visual do ultimo rx 7 envelheceu muito bem e ele definitivamente nao parece um carro que deixou de ser fabricado ha mais de uma decada e meia sendo assim nada mais justo que contar sua historia como ela merce ser contada e para isto e preciso entender um pouco sobre como a mazda chegou ao rx 7 e para isto precisamos voltar um pouco mais no tempo nao ha duvida de que a caracteristica mais marcante do mazda rx 7 era seu motor rotativo wankel seus rivais tinham todos motores com pistoes reciprocantes que sao obviamente os mais comuns do planeta a mazda foi a unica fabricante a produzir em grande volume carros com motor wankel isto porque colocando vantagens e desvantagens na balança ainda faz mais sentido apostar na tradiçao ha bons motivos para isto apesar de ser um motor com menos componentes moveis funcionamento mais suave pois nao ha o movimento reciprocante dos pistoes e sim rotores de tres lados convexos girando em uma camara de combustao semi oval e maior eficiencia energetica o motor wankel e naturalmente mais poluente e beberrao e por isto que ele nao e mais produzido repare no tamanho compacto do motor wankel com quase todos os perifericos em relaçao a carcaça do cambio contamos a historia do motor wankel no flatout em 2017 mas e justo e necessario repassar ao menos um resumo o motor wankel foi criado na alemanha dos anos 1920 por um engenheiro chamado felix wankel mas so começou a ser aplicado de forma pratica apos a segunda guerra mundial quando wankel começou a trabalhar em uma fabricante germanica chamada nsu a mesma que foi absorvida pela volkswagen em 1969 wankel começou a construir prototipos do motor rotativo apenas em 1950 e a versao definitiva ficou pronta em 1957 foi quando a nsu começou a procurar parcerias a fim de tornar o motor wankel viavel para produçao em serie chegando a mazda em 1961 tsunegi matsuda presidente da mazda na epoca ficou interessadissimo naquele motor que entregava mais potencia com menor deslocamento girava alto e roncava bonito seria uma boa oportunidade de mostrar ao governo japones que a mazda era uma companhia inovadora e que valia a pena investir nela e assim um time de engenheiros chefiado pelo talentoso kenichi yamamoto conseguiu resolver os ultimos problemas de durabilidade do motor wankel a tempo de em 1963 levar ao salao de toquio o primeiro modelo a receber o motor o mazda cosmo o cupe esportivo fez um grande sucesso no evento nao apenas graças ao motor rotativo de 982 cm³ e 110 cv mas tambem a sua bela carroceria o cupe foi um sucesso de vendas e encorajou a mazda a seguir apostando no motor wankel foi assim que em 1967 a mazda apresentou um conceito chamado rx 85 feito com base em um de seus modelos populares o mazda familia mas trocava o quatro cilindros por um wankel de dois rotores ao seu lado no salao de toquio estava um cupe de carater mais esportivo o rx 87 tambem movido por um wankel apenas o rx 85 ganhou as ruas rebatizado como mazda r100 e disponivel como seda de quatro portas ou fastback de duas portas o motor wankel de um litro como o nome do carro indicava tinha 100 cv ha duas explicaçoes aceitas pelos entusiastas e historiadores da mazda a respeito do significado de rx rotary export visto que a ideia da mazda era exportar os carros com motor wankel; e rotary experimental visto que aqueles eram modelos experimentais nao ha explicaçao 100% oficial o que e fato porem e que em 1970 a linha de carros com motor wankel se expandiu em 1970 foi lançado o cupe capella com um novo motor wankel de 1 2 litro e 132 cv e o nome mazda rx 2 na versao para exportaçao ja o mazda savanna cupe menor e de apelo mais esportivo que usava este mesmo motor foi apresentado em 1971 o mazda savanna parecia um muscle car em miniatura com farois e lanternas duplos e perfil garrafa de coca cola e para o mercado internacional foi rebatizado rx 3 era um carro muito bonito mas pesava um pouco mais que o rx 2 e por isso andava menos apesar de ser considerado um carro mais esportivo pela fabricante seu problema era outro ele chegou em uma pessima hora [youtube id= jyzpev1i67s width= 620 height= 350 ] quer ouvir um rx 3 preparado fique com este monstrinho com turbo e cerca de 400 cv com 1 bar falando em muscle cars voce sabe o que aconteceu com eles nos anos 70 eles ficaram mais caretas e menos potentes por causa da crise nos combustiveis que culminou em 1973 e como voce deve lembrar o motor wankel podia ser suave roncar bonito e render bem mas nao era economico e ainda poluia bastante porque o oleo lubrificante do motor era queimado junto com o a mistura ar combustivel como em um motor dois tempos isto obrigou a mazda a frear os investimentos no motor rotativo as exportaçoes para a australia e reino unido cessaram e ficou definido que o motor wankel seria restrito aos esportivos e surpreendentemente dificil encontrar fotos de um rx 3 original foto ryan lopez/stancenation o savanna rx 3 ainda foi fabricado ate 1978 e durante seus ultimos anos a mazda ja deu inicio ao desenvolvimento de um sucessor seu nome tambem era savanna no japao mas ele era um carro completamente diferente que para exportaçao foi chamado de mazda rx 7 o novo savanna foi desenhado por matasaburo maeda que buscou inspiraçao nos esportivos britanicos dos anos 60 como o lotus elan na silhueta e nas proporçoes mas com formas mais retilineas e modernas naturalmente a ideia era dar ao carro um visual mais exclusivo e esportivo mirando rivais como o toyota celica e o nissan s30 sendo que este ultimo estava perto de completar uma decada de vida e dava claros sinais de cansaço ao menos do ponto de vista estetico o carro tinha capo longo dianteira baixa farois escamoteaveis e para choques de metal pintados na cor da carroceria a traseira tinha lanternas horizontais e a placa posicionada em posiçao bem elevada alojada em um grande recesso o acesso ao porta malas era feito pelo vigia traseiro que fazia tambem o papel de tampa e o interior tinha visual tipico dos anos 70 com formas elegantes e harmonicas somadas a toques esportivos como o volante com raios de metal o painel com conta giros em destaque e a estampa xadrez dos bancos e revestimentos de porta era um carro pequeno 4 285 mm de comprimento 1 675 mm de largura 1 260 mm de altura e 2 420 m de entre eixos pesava 1 000 kg o que era razoavel para um cupe esportivo daquele tamanho seu porte o colocava em vantagem pois o isentava de impostos anuais a serem pagos por donos de carros maiores debaixo do capo o motor continuava sendo o 12a wankel de dois rotores de 1 2 litro e 100 cv outra vantagem tributaria porque isentava o carro de outra taxa anual que era cobrada de carros com deslocamento superior a 1 5 litro o motor ficava todo atras do eixo dianteiro e proporcionava tambem um centro de gravidade mais baixo a transmissao era manual de quatro marchas sendo que um cambio automatico de tres marchas era opcional ele tambem tinha rodas douradas de fabrica nao era uma beleza pesando entre 1 000 e 1 100 kg distribuidos igualmente entre os eixos o almejado 50/50 e a suspensao traseira usava um eixo rigido do tipo 4 link a aceleraçao era boa o rx 7 era capaz de atingir os 100 km/h em 9 2 segundos com maxima superior a 190 km/h o motor era tao suave e silencioso que foi instalado um dispositivo para fazer barulho no conta giros quando o giro do motor estivesse chegando perto do redline de 7 000 rpm [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] considerado bem acertado para a epoca o mazda rx 7 fez sucesso imediato por suas boas caracteristicas dinamicas os norte americanos que nos anos 70 se tornaram avidos consumidores de carros japoneses tinham ate uma ediçao especial chamada leathersport ou rs que foi lançada em 1980 e trazia como destaque o revestimento em couro dos bancos volante e pomo da alavanca de cambio alem de um teto solar removivel e radio fm com quatro alto falantes exclusivo da versao [youtube id= nllld_h dbg width= 620 height= 350 ] e claro que havia espaço para melhoras e nao estamos falando apenas do alto consumo de combustivel do motor wankel que era causado pela combustao incompleta da mistura algo que era inerente ao projeto do motor rotativo e nao era considerado um problema serio na epoca trazia como efeito colateral o costume de soltar chamas pelas saidas de escape [youtube id= elpbj0shzpy width= 620 height= 350 ] o mazda rx 7 acabaria ficando mais potente com o passar dos anos e nao demoraria a se tornar o primeiro carro com motor wankel turbinado feito pela companhia na segunda parte deste post vamos tratar exatamente da evoluçao do mazda rx 7
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