o que a mazda e a volkswagen tem em comum fora o fato de ambas serem fabricantes de automoveis e uma pergunta dificil mesmo bem ambas devem muito a uma companhia alema chamada nsu a volkswagen porque comprou a nsu em 1969 e com isto herdou toda sua infraestrutura que mostrou se crucial para que a volks conseguisse seguir com a produçao de modelos como o audi 100 e o porsche 924 que eram feitos na antiga fabrica da nsu na cidade de neckarsulm na alemanha [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= do japao para o brasil ] ja a relaçao da mazda com a nsu começou muito antes disto antes mesmo de a mazda se tornar mazda em 1961 as duas companhias se juntaram para desenvolver o motor rotativo wankel que se tornaria o diferencial da mazda diante das outras fabricantes de automoveis no dia 20 de dezembro morreu kenichi yamamoto o fato de falarmos portugues a vida toda uma lingua de origem totalmente distinta do japones nos dificulta guardar nomes em japones mas a gente te ajuda a lembrar kenichi yamamoto foi uma das pessoas mais importantes nos primeiros anos da mazda e foi um dos grandes responsaveis por tornar o motor wankel uma das bases da companhia ele tinha 95 anos e a noticia de sua morte so começou a se espalhar pelo mundo no dia de natal em certos aspectos os japoneses sao discretos mesmo nos achamos que e uma boa hora para contar a historia de como a mazda adotou o motor wankel la nos anos 60 e nossa homenagem a yamamoto na verdade so o fato de ele estar vivo e trabalhando durante a segunda guerra mundial ja e notavel yamamoto nasceu em 1922 na cidade de hiroshima e formou se em engenharia na universidade de toquio em 1944 durante o conflito ele trabalhou em uma fabrica de avioes de caça ao lado de dois outros oficiais do exercito ele comandava uma força de trabalho de 500 jovens empregados que montavam os avioes seu trabalho porem nao durou muito a rendiçao do japao foi declarada pelo imperador em agosto de 1945 o pais entregou se aos estados unidos e perdeu a segunda guerra mundial a fabrica foi fechada imediatamente yamamoto foi dispensado e tirou uma semana para pensar na vida quando recebeu uma carta de sua mae que havia ficado em hiroshima se voce prestou atençao nas aulas de historia ou em praticamente qualquer filme sobre a segunda guerra mundial na verdade sabe que os ataques com bombas atomicas americanas em hiroshima e nagasaki foram fatores decisivos para o fim do conflito mas aqueles tempos eram outros nao era so ligar ou mandar uma mensagem para seus familiares que ficaram na cidade natal para saber como estavam as coisas [youtube id= 2pxk4zy_sqw width= 620 height= 350 ] na carta a mae de yamamoto dizia que sua irma havia morrido durante o ataque e que seu pai havia sobrevivido mas apresentava sinais de contaminaçao por radiaçao e implorava para que seu filho voltasse para casa em hiroshima yamamoto voltou havia gente tentando retornar a rotina e reconstruir a vida havia gente que se recusava a deixar hiroshima e algumas empresas ainda funcionavam uma delas era uma pequena fabricante de equipamentos agricolas e de construçao civil chamada toyo kogyo no distrito de fuchu que ficava no centro da provincia de hiroshima ao sul da cidade de hiroshima la yamamoto começou a trabalhar na linha de produçao exatamente o cargo dos jovens que comandava em toquio ele era responsavel por fabricar as engrenagens usadas nas transmissoes dos veiculos da toyo kogyo apesar da tristeza pela perda da irma e das dificuldades de sustentar sua familia com o salario de peao yamamoto gostava do trabalho ele era o tipo de cara que dava opinioes e sugestoes sem ser chamado e sempre se destacava por isso nao demorou ate que recebesse uma promoçao e depois outra e em questao de um ano e meio ja era gerente de produçao entao ele recebeu uma tarefa criar um novo motor para o veiculo mais popular da toyo kogyo o mazda go type da apesar do nome complicado o veiculo era bem simples um triciclo com uma roda na frente e duas atras que parecia uma moto com caçamba embutida o mazda go foi lançado em 1931 e era bastante popular entre agricultores e comerciantes que os utilizavam em entregas o nome mazda go tinha sua origem em uma corruptela do sobrenome de jujiro matsuda que era o presidente da toyo kogyo na epoca etimologicamente matsuda deriva de ahura mazda nome do deus da luz e do bem na mitologia persa segundo a historia da mazda o nome ajudaria a iluminar o caminho dos veiculos da empresa pois bem o mazda go foi meio que deixado de lado durante os anos de conflito quando a toyo kogyo se dedicou a fabricaçao de armas e equipamentos belicos mas voltou com toda a força depois da guerra se em 1945 foram vendidas apenas 79 unidades em 1946 este numero subiu para 833 em 1947 foram 2 430; em 1948 4 245 e em 1949 7 885 com um novo motor v twin criado por yamamoto e as vendas subindo exponencialmente o mazda go ajudou muito na reputaçao de yamamoto junto a empresa e lhe garantiu posiçoes cada vez mais altas em 1960 nada menos que 114 263 unidades do triciclo foram fabricadas seu auge no ano seguinte a toyo kogyo lançou seu primeiro carro de verdade seu nome era mazda r360 mazda era a marca pois a fabricante continuava sendo a toyo kogyo e o carro em si era um pequeno cupe de dois lugares com motor v twin arrefecido a ar montado na traseira capaz de entregar 16 cv e levar o r360 que tinha entre eixos de 1 75 m e pesava 380 kg ate os 84 km/h de velocidade maxima ele nao era rapido mas tinha um teto um porta malas e era perfeito para transportar pessoas na cidade e ele estava dentro das normas que na epoca o classificavam como um kei car em termos de dimensoes deslocamento e potencia o que facilitava as coisas em 1961 a toyo kogyo apresentou o mazda b360 uma picape que usava o motor v twin na dianteira no ano seguinte veio o mazda p360 tambem chamado mazda carol que era na pratica uma versao de quatro portas do r360 yamamoto era o cara por tras destes projetos e seguiu como um dos nomes mais importantes da toyo kogyo ao longo dos anos e foi por isso que em 1961 ele foi indicado pessoalmente por matsuda para coordenar o desenvolvimento do motor wankel ao lado da nsu a ideia do motor wankel como contamos neste post surgiu nos anos 20 na cabeça do engenheiro alemao felix wankel ele recebeu patente em 1929 mas so conseguiu começar a construir o primeiro prototipo em 1950 quando trabalhava na nsu o prototipo ficou pronto sete anos depois em 1957 foi ai que o motor wankel chegou a forma que conhecemos hoje um rotor triangular em uma camara de combustao quase oval e responsavel pelo ciclo de admissao compressao combustao e exaustao nao ha cilindros valvulas bloco ou cabeçote em vez disso ha o rotor gira em um eixo excentrico dentro da camara abrindo e fechando as janelas de admissao e exaustao da camara e comprimindo a mistura ar combustivel contra a faisca das velas de igniçao sem o movimento reciprocante dos pistoes o que ocorre e um funcionamento muito mais suave e eficiente pois ha menos perda de energia claro tudo tem um lado bom e um lado ruim motores wankel tem menos componentes moveis giram mais e entregam mais potencia por litro de deslocamento mas tambem consomem mais combustivel e oleo lubrificante so que isto nao importava na hora para a mazda a ideia de um motor mais compacto e mais potente era irresistivel e por isso a parceria começou em 1961 mas havia ainda outra razao no fim dos anos 50 buscando direcionar a recuperaçao do japao depois da segunda guerra mundial o ministerio de relaçoes internacionais e industria do japao passou a dar incentivos a fabricantes de veiculos locais nissan toyota e e isuzu estavam na lista de companhias a receber os incentivos e isto colocava em risco o futuro das empresas que nao tivessem o apoio do governo a parceria com a nsu era uma forma de convencer o ministerio de que o a toyo kogyo era uma empresa relevante com engenharia de primeira afinal aquela era uma colaboraçao internacional deu certo e graças ao trabalho de yamamoto a toyo kogyo entrou para a lista de subsidios [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] embora estivessem trabalhando juntas nsu e mazda competiam internamente para ver quem colocava o wankel nas ruas primeiro a nsu venceu a principio o nsu spider roadster compacto que trazia o motor na traseira um wankel de 498 cm³ com apenas um rotor e 50 cv e foi tambem um dos primeiros automoveis do planeta a sair de fabrica com freios a disco fora isto nao era um carro muito especial e teve menos de 2 400 exemplares fabricados entre 1964 e 1967 o seda r080 veio logo depois e foi o ultimo nsu antes da compra pela volkswagen dois anos depois enquanto isto em 1963 a toyo kogyo apresentava ao mundo o mazda cosmo sport um cupe muito sensual com grande area envidraçada traseira longa e dianteira inspirada nos esportivos europeus seu nome foi escolhido no embalo da corrida espacial a disputa entre eua e russia para colocar o homem na lua que ocorreu nos anos 60 e tinha o intuito de vender o motor wankel como algo de vanguarda o carro causou sensaçao no salao de toquio e yamamoto foi o responsavel por mostra lo em detalhes aos visitantes explicando todas as particularidades do motor wankel depois disso ele acompanhou tsunegi matsuda genro de jujiro matsuda e seu sucessor no cargo de presidente assumido em 1952 e mais tres assistentes em uma viagem com o cosmo por diversas cidades japonesas ao longo de duas semanas a equipe visitou concessionarias de automoveis bancos e empresas multinacionais tudo para promover o cosmo e seu wankel preparando terreno para sua estreia nas ruas alem de ser muito bonito o mazda cosmo tinha um wankel de dois rotores deslocando 982 cm³ e entregando 110 cv imagine so um motor de menos de um litro entregando mais de 100 cv entre 1965 e 1966 80 exemplares pre serie do mazda cosmo foram construidos em hiroshima 20 para testes da fabrica e 80 para demonstrar as concessionarias e ao publico em 1967 a produçao começou de verdade [youtube id= 0buuzdknphc width= 620 height= 350 ] naquele ano 343 unidades — conhecidas como series i — foram produzidas a partir de 1968 a potencia passou para 130 cv graças a um novo coletor de admissao o ganho poderia ser maior mas isto sacrificaria a durabilidade do motor e o entre eixos ganhou alguns centimetros a chamada series ii foi fabricada ate 1972 e adicionou mais 1 176 unidades ao total de mazda cosmo de primeira geraçao existentes no mundo o mazda cosmo impressionou como uma empresa que havia lançado seu primeiro carro de verdade apenas sete anos antes conseguia criar algo tao incrivel outros motores wankel começaram a ser desenvolvidos sob a supervisao de yamamoto depois daquele utilizado no cosmo em 1969 veio o cupe mazda r130 com uma versao de 1 3 litro e 126 cv do motor wankel que aquela altura era exclusividade da mazda na industria automotiva mundial em 1972 a versao seda tambem ganhou um wankel e o motor sem pistoes foi aos poucos estabelecendo se como elemento crucial para a formaçao da identidade da mazda em 1978 veio a primeira geraçao do esportivo rx 7 que foi o responsavel por introduzir o motor wankel no mercado americano e tambem foi o rx 7 que tornou evidentes as vantagens do motor rotativo seu menor tamanho permitia que ele fosse instalado atras do eixo dianteiro favorecendo a distribuiçao equilibrada de massas e consequentemente a dinamica do cupe que conservou o wankel ate sair de linha em 2002 quando sua terceira e ultima geraçao deixou de ser fabricada podemos dizer que foi graças ao wankel tambem que kenichi yamamoto foi promovido a presidente da toyo kogyo em 1984 cargo que ocupou por quatro anos ate 1987 foi sob seu comando que a companhia adotou oficialmente e legalmente o nome mazda ate entao usado apenas de modo informal por mais que felix wankel tenha criado o motor rotativo foi o engenheiro japones quem conseguiu torna lo viavel para a produçao em serie obrigado keichi yamamoto lhe saudamos com o ronco do mazda 787b o unico prototipo japones a vencer as 24 horas de le mans sem o senhor ele nao existiria [youtube id= lahg8zo_rz4 width= 620 height= 350 ]
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