estamos tao acostumados com os emblemas que vemos nos carros a ponto de nos apegarmos a alguns deles — e quando um pequeno detalhe muda ficamos desconfortaveis ate nos acostumarmos mas talvez voce ja tenha se perguntado por que o emblema da sua marca favorita e daquele jeito — uma duvida frequente que pode ser que voce nem lembrasse que tinha por isso hoje vamos esclarecer a origem e a evoluçao de alguns emblemas automotivos iconicos e a maioria deles tem historias bem interessantes que voce vai conhecer ou relembrar o que tambem nao e ruim a partir de agora alfa romeo o logo da alfa romeo e circular com as iniciais a l f a de anonima lombarda fabbrica automobili desde o inicio de sua historia em 1910 o primeiro era apenas um circulo com as letras alfa dentro mas no mesmo ano foi alterado para uma versao primitiva do que conhecemos hoje — ja com a cruz vermelha do lado esquerdo e com a cobra com um homem na boca do lado direito em 1915 com a aquisiçao da marca por nicola romeo a companhia foi rebatizada para alfa romeo milano a razao de ser da cruz vermelha e clara trata se do simbolo de milao cidade onde a alfa foi fundada ja a cobra com um homem na boca tem varias origens porem a explicaçao oficial foi dada recentemente ao jalopnik us e o simbolo de uma das familias mais importantes da historia de milao e da italia a familia visconti ha muitas lendas sobre as origens do simbolo heraldico que representa um animal mitologico com um humano na boca alguns acreditam que seja um dragao mas o mais provavel e que seja uma cobra a primeira vista parece que a cobra esta comendo o humano mas em vez disso o humano esta saindo da cobra como um novo homem purificado e renovado a marca quer dizer que assim como a cobra seus carros sao capazes de renascer e se renovar sempre que necessario audi a atual audi ag surgiu em 1932 com a fusao de quatro companias que cuja historia ja era entrelaçada ha anos tudo começou em 1904 quando august horch um dos pioneiros da industria automotiva fundou a august horch automobilwerke gmbh ou so horch para fabricar carros em cologne na alemanha em 1909 problemas com seu chefe do departamento financeiro levaram august horch a deixar a sociedade e fundar outra companhia ele teve que escolher outro nome porque a marca horch ja estava registrada e entao seu filho sugeriu a palavra audi abreviaçao de audire — ouvir em latim porque horchen e o imperativo de ouvir em alemao em 1910 era estabelecida a audi automobilwerke gbmh — audiwerke ag a partir de 1915 em 1928 jørgen rasmussen dono da dampg kraft wagen — ou dkw — comprou a maioria das açoes da audi que se tornou uma das maiores fabricantes de automoveis da alemanha mais tarde em 1932 audi dkw horch e uma companhia chamada wanderer fundada em 1885 fundiram se para dar origem a auto union e os emblemas das quatro companhias foram unidos em quatro aneis interligados com o passar dos anos o nome audi provou se o mais forte dos quatro eliminando os outros tres os quatro aneis porem foram mantidos bmw o emblema da bmw e um dos que mais manteve constancia ao longo das decadas desde a fundaçao da marca em 1916 o simbolo da bayerische motoren werke ag e o circulo azul e branco com as iniciais da fabrica no topo — somente a fonte tipografica mudou de acordo com a epoca pela explicaçao oficial representa uma helice em movimento sobre um ceu azul herança das raizes da bmw na aviaçao mas esta explicaçao so foi adotada oficialmente em 1929 com uma campanha que associava o simbolo a uma helice antes disso o azul e branco representam as cores do estado livre da baviera onde a bmw foi fundada e permanece ate hoje contudo a associaçao com os avioes foi considerada mais poetica e de melhor tom para o mercado com os tempos acabou se tornando a explicaçao oficial ferrari voce deve saber que o emblema da ferrari e o cavallino rampante mas voce sabe por que ele foi adotado dizem que a origem do cavalo preto sobre um escudo amarelo foi contada deste jeito pelo proprio enzo ferrari este cavalo estava pintado na fuselagem do aviao de caça de francesco baracca um heroico piloto italiano que lutou na primeira guerra mundial em 1923 conheci enrico baracca o pai do heroi e sua mae a condessa paulina que um dia me disse ferrari coloque o cavalo rampante do meu filho nos seus carros vai te dar sorte o cavalo era e ainda e preto e eu coloquei a fundo amarelo canario que e a cor de modena baracca foi executado por seus inimigos em 1918 ainda muito jovem e se tornou um heroi nacional italiano dizem que ele adotou o cavalo por sua reputaçao como melhor cavaleiro de seu pelotao por outro lado dizem que ele adotou o cavalo depois que abateu um caça alemao que tinha o brasao de stuttgart — tambem um cavalo preto sobre um escudo amarelo — estampado na fuselagem o que nos lembra do emblema de uma das maiores rivais da ferrari nas pistas e nas ruas porsche o emblema da porsche tambem foi inspirado pelo brasao de stuttgart mas nao apenas isto ele esta sobreposto a uma versao simplificada do brasao do reino de wurttemberg localizado no sul da alemanha onde hoje fica o estado de baden wurtemberg cuja capital e stuttgart hoje o emblema do estado e totalmente diferente e sua versao antiga persiste apenas no emblema da porsche volvo voce pode achar que o emblema da volvo significa que a companhia sueca e a mais mascula do mundo mas a verdade e que o circulo com a seta apontando para cima e a direita e o antigo simbolo do ferro — o que simbolizaria a segurança e a proteçao dos ocupantes de qualquer veiculo mas tambem pode significar que os veiculos suecos sao duraveis e resistentes como o aço cadillac pode parecer dificil de acreditar mas a cadillac surgiu em 1902 a partir dos restos da henry ford company companhia fundada por henry ford dois anos antes que a ford motor company hoje a cadillac e uma divisao da chevrolet uma das maiores rivais da ford mas vamos ao que interessa [gallery columns= 4 link= file ids= 24416 24419 24417 24415 ] tanto emblema da cadillac quanto seu nome foram escolhidos em homenagem ao aristocrata e explorador frances antoine de la mothe cadillac que foi um dos fundadores de detroit o logo da cadillac que usa as cores vermelho azul prata dourado e preto e baseado no brasao da familia de cadillac a general motors promoveu varias mudanças ao logo desde que adquiriu a companhia em 1909 sempre tornando suas linhas mais minimalistas e modernas porem sem comprometer a identidade do emblema subaru a historia da subaru começa em 1915 quando foi fundada a aircraft research laboratory por chickuhei nakajima em 1932 a companhia foi rebatizada como nakajima aircraft company e se tornou uma das maiores fornecedoras de aeronaves para a força aerea japonesa depois da segunda guerra veio uma nova reformulaçao e surgia a fuji sangyo co ltd que em 1946 começou a produzir scooters usando parte do maquinario da fabrica de aeronaves nos anos 1950 ela cresceu tanto que foi dividida em 12 outras subcompanhias por exigencia da legislaçao japonesa que impedia a formaçao de conglomerados industriais em 1953 cinco destas companhias se fundiram para formar a fabricante de automoveis fuji heavy industries ou fhi o primeiro modelo foi batizado de subaru 1500 pelo entao ceo da fhi kenji kita — porque ele queria usar este nome ha tempos segundo consta subaru em japones e o nome das pleiades ou sete irmas que fazem parte da constelaçao de touro as cinco estrelas menores sao as cinco empresas que se juntaram para formar a fuji heavy industries representada pela estrela maior subaru acabou se tornando o nome da marca mas se sao sete irmas por que so ha seis estrelas por que na constelaçao uma das sete estrelas brilha bem menos que as outras sendo quase invisivel mercedes benz karl benz e creditado como o inventor do automovel em 1886 mas a mercedes enquanto marca foi registrada apenas em 1902 de inicio o emblema era apenas um letreiro estilizado a estrela de tres pontas surgiu em 1909 pelas maos da daimler a ideia era mostrar que a companhia fazia bons veiculos para uso em terra agua e ar cada um deles representado por uma ponta em 1926 a daimler se fundiu a benz tornando se daimler benz e adotando a estrela de tres pontas que e um dos primeiros que vem a cabeça quando se pensa em carros de luxo — especialmente entre os nao entusiastas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.