no inicio dos anos 1990 a linha de modelos da porsche estava envelhecida e ultrapassada seu 911 era basicamente um carro dos anos 1960 com visual modernizado e a alternativa a ele eram dois esportivos dos anos 1970 com motor dianteiro arrefecido a agua — o 928 e o 968 a historia começou a mudar em 1995 quando a porsche decidiu meio que a força modernizar seu tradicional flat 6 e participar do revival dos roadsters que estava rolando na epoca o abandono do motor arrefecido a ar nao seria facil os puristas viam no velho flat 6 aircooled a essencia de um verdadeiro porsche e como se percebe pelo layout imutavel do 911 a marca e muito ligada as suas tradiçoes para resolver o problema eles decidiram buscar inspiraçao no passado mais exatamente no 550 spyder seu roadster/speedster de corrida dos anos 1950 que era equipado com um motor flat 4 instalado na parte central traseira do chassi com uma referencia dessas o impacto de usar um motor arrefecido a agua nao seria tao grande quanto o de um 911 com radiadores foi assim que o porsche boxster nasceu em 1996 flash forward para 2016 a porsche se tornou a fabricante mais lucrativa do planeta e produz ate um suv e um seda de quatro portas o boxster ganhou um irmao de teto fixo chamado cayman e se tornou um dos melhores esportivos que alguem pode comprar hoje em dia apesar do cenario ensolarado a fabrica topou com um novo problema — o mesmo que a levou a adotar o arrefecimento liquido ha duas decadas niveis de emissoes os governos querem forçar os carros a expelir ar filtrado com aroma de flores do campo em dia de chuva pelo escape e ultimamente a soluçao mais recorrente tem sido o downsizing o problema e que o downsizing do boxster e do cayman envolve a eliminaçao de dois dos seis cilindros de seu boxer o que significa que o boxster agora tem um motor quatro cilindros turbo veja nossa avaliaçao aqui a soluçao para amenizar uma mudança tao impactante afinal voce nao esperava um porsche de quatro cilindros em 2016 esperava novamente estava no passado mais exatamente no classico 718 rsk do final dos anos 1950 a inspiraçao foi o proprio nome do modelo que atualmente batiza o 718 boxster e o 718 cayman alem disso o nome reforça a ligaçao com o passado de quatro cilindros da porsche sim nao e algo que lembramos com frequencia mas a porsche escreveu boa parte de sua historia com motores boxer de quatro cilindros — o 718 e so mais um desses classicos porsche 356 o primeiro porsche com a marca porsche era equipado com um boxer de quatro cilindros arrefecido a ar baseado no motor do fusca porem com novos cabeçotes comandos virabrequim e coletores de escape e admissao a primeira versao do modelo conhecida como gmund contamos a historia deles aqui usava motores de 1 1 a 1 5 litros com carburaçao dupla e potencia de 40 a 70 cv https //www youtube com/watch v=zr 00wazy9o em 1955 veio a primeira modificaçao no modelo que passou a ser conhecido como 356a e abandonou o motor 1100 passando a oferecer um 1300 de 44 cv na versao de entrada e um 1600 de 75 cv na versao mais potente 1600 s no final daquele ano a porsche passou a oferecer tambem o motor carrera type 547/3 como opcional na versao 1600 gs carrera de luxe esse motor produzia 105 cv e levava o 356 aos 200 km/h na versao 1500 carrera gran turismo o motor produzia 110 cv mas so chegava aos 198 km/h na versao seguinte a 356b lançada em 1960 os motores 1300 e 1500 foram descontinuados e o porsche passou a ser equipado apenas com um 1600 de comando simples ou um 2 0 de comando duplo no cabeçote a potencia era 60 cv no 1600 75 cv no 1600 s 90 cv no 1600 super 90 e 130 cv no 2000 gs em 1963 a porsche lançou a terceira variaçao do 356 a 356c que foi transformada no modelo de entrada da marca e por isso voltou a usar apenas os motores 1600 com dois niveis de potencia 75 cv no 1600 c e 95 cv no 1600 sc porsche 550 em 1951 a porsche decidiu criar um carro projetado do zero para ser usado em corridas o resultado foi o 550 que era inspirado no prototipo 356 spyder porem usava motor central traseiro e tinha carroceria mais baixa que o irmao de rua durante os quatro anos em que foi produzido de 1953 a 1957 o porsche 550 usou apenas o motor 1500 type 547/3 de quatro cilindros e comando duplo nos cabeçotes com dois niveis de potencia os primeiros modelos 550 1500 rs tinham 110 cv a 7 800 rpm e levavam o speedster aos 210 km/h https //www youtube com/watch v=qankqq9n5l8 mais tarde no 550a 1500 rs de 1957 a taxa de compressao subiu de 9 5 1 para 9 81 e a potencia para 135 cv a 7 200 rpm com ajuda do cambio de cinco marchas a velocidade maxima subiu para impressionantes 240 km/h interludio o motor 547/3 como voce ja deve ter percebido o 550 nasceu do 356 e ambos viveram juntos os primeiros e dificeis anos da porsche enquanto o 356 era um modelo de rua eventualmente usado para corridas o 550 foi projetado desde o inicio para as pistas por isso tambem os primeiros desenvolvimentos tecnologicos da porsche nasceram dele e depois se espalharam para o 356 e os modelos posteriores entre esses desenvolvimentos estava o motor 547/3 um boxer com comando duplo que e considerado um dos motores mais complexos da porsche sua historia começou no inicio dos anos 1950 quando o motor 547 basico chegou ao seu limite de potencial e o diretor tecnico da porsche ernst furhmann percebeu que estava na hora de fazer algo novo seu objetivo era chegar a 70 cv/l numero ainda desconhecido na epoca para isso ele desenvolveu novos cabeçotes com camaras de combustao hemisfericas e comando duplo de valvulas a alimentaçao passou a ser feita por dois carburadores weber 46ida2 de corpo duplo e o resultado foi um motor 1 5 de 140 kg capaz de produzir de 113 cv a 182 cv dependendo de sua aplicaçao o motor era caro e complicado de se fabricar e montar mas por outro lado era muito robusto e duravel e foi utilizado por 34 modelos diferentes da porsche — do esportivo de rua 356 carrera de luxe ao 718 monoposto de formula 1 porsche 718 rsk durante a temporada de 1957 a porsche revelou o 718 o sucessor do 550 com um novo chassi tubular tipo spaceframe ele tinha maior rigidez a torçao e era ainda mais leve que o 550 — sao 530 kg do 718 contra 550 kg d0 antecessor seus freios a disco foram revisados assim como a suspensao e a carroceria que ganhou um bico mais baixo e uma barbatana traseira para lidar melhor com o vento das altas velocidades o motor continuou na posiçao central traseira e era o mesmo 547/3 de quatro cilindros 1 500 cm³ quatro comandos de valvulas e duas configuraçoes 142 cv a 7 500 rpm e 148 cv a 8 000 rpm — ambas levavam o carro aos 260 km/h naquele ano o modelo disputou as 24 horas de le mans de 1957 mas um acidente na 129ª volta o tirou da prova https //www youtube com/watch v=82w_frzicty em 1958 e 1959 a cilindrada foi aumentada para 1 600 cm³ e a potencia chegou aos 160 cv a 7 800 rpm nestes dois anos o 718 rsk faturou o titulo europeu de subida de montanha alem de um terceiro lugar geral das 24 horas de le mans e o segundo na targa florio de 1958 e o primeiro lugar na targa florio de 1959 o 718 ainda seria usado na formula 1 em uma configuraçao monoposto com uma variaçao de 1 500 cm³ e 150 cv a 8 000 rpm do motor quatro cilindros em seus dois ultimos anos 1962 e 1963 a versao spyder do 718 ganharia um oito em linha no lugar do quatro cilindros mas isso nao significa que seu sucessor abandonaria o bom em velho type 547/3 porsche carrera gts ou 904 se preferir ainda em 1963 a porsche desenvolveu o sucessor do 718 desta vez o modelo nao era um speedster mas um cupe feito para disputar a categoria fia gt foi o primeiro porsche a usar chassi tipo escada e carroceria de fibra de vidro e tambem o ultimo equipado com o motor type 547/3 — que novamente foi instalado em posiçao central traseira o 904 teve apenas duas versoes com este motor ambas com 2 000 cm³ de cilindrada a primeira delas de corrida produzia 180 cv a 7 200 rpm e chegava aos 263 km/h a segunda era uma versao de rua lançada para fins de homologaçao o motor era o mesmo 2 0 porem com potencia reduzida para 155 cv a 6 900 rpm suficientes para levar o carro de 650 kg aos 250 km/h porsche 912 https //www youtube com/watch v=tl7fhpvjtu4 em 1964 a porsche lançou aquele que se tornaria seu modelo mais iconico e popular o 911 o problema e que com um motor de seis cilindros o modelo tambem era caro e o 356 ja nao era tao interessante a quem quisesse um porsche acessivel a marca entao decidiu usar o proprio 911 para criar um substituto para o velho 356 como tirando o flat 6 e colocando em seu lugar um motor flat 4 de 1 600 cm³ e 90 cv com essa configuraçao o 912 chegou a ser mais vendido que o proprio 911 e seu desempenho nao era nada mau para os padroes da epoca com apenas 995 kg ele acelerava de zero a 100 km/h em 13 5 segundos e chegava a maxima de 185 km/h a produçao durou apenas ate 1969 quando o 911 se estabeleceu e suas vendas embalaram a porsche decidiu investir em um outro projeto o 914 porsche 914 desenvolvido em parceria com a volkswagen o porsche 914 foi pensado para ser um sucessor para o 912 e ao mesmo tempo para o karmann ghia por esse motivo o 914 usava o emblema das duas fabricantes — e tambem foi o primeiro porsche a sofrer com o radicalismo dos fas mais ardorosos que nao o consideravam um verdadeiro porsche as criticas tinham algum fundamento apesar de ter o emblema da porsche na dianteira no volante nas rodas e na traseira ao lado do vw circunscrito da volkswagen o 914 usava motores de quatro cilindros da irma mais humilde com o layout central traseiro o 914 poderia ser equipado com um 1 7 de 80 cv a 4 900 rpm um 1 8 de 85 cv a 5 000 rpm ou o 2 0 flat 4 de 100 cv a 5 000 rpm somente a versao 2 0 flat 6 usava um motor produzido pela porsche https //www youtube com/watch v=ad2qouushty o desempenho nao era muito superior ao do 912 a versao 1 7 chegava aos 100 km/h em 13 3 segundos e parava nos 185 km/h o 1 8 acelerava mais rapido chegando aos 100 km/h em 12 segundos mas tinha velocidade maxima de apenas 180 km/h o 2 0 logicamente era o mais rapido chegando aos 100 km/h em 10 segundos e tocando os 190 km/h em 1976 o 914 deixou de ser produzido para dar lugar ao 924 um modelo mais moderno equipado com motor dianteiro arrefecido a liquido mas este e assunto para um outro capitulo da historia porsche 912e o ultimo porsche equipado com um motor flat 4 antes do 718 atual foi o 912e voce talvez esteja achando estranho ele estar assim separado do 912 e porque ele foi vendido somente em 1976 para tapar o buraco entre o fim da produçao do 914 e o lançamento do 924 seu motor era uma variaçao do 2 0 volkswagen do 914 equipada com injeçao bosch l jetronic com 90 cv
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