FlatOut!
Image default
Car Culture

A história dos Porsche flat-4

No início dos anos 1990 a linha de modelos da Porsche estava envelhecida e ultrapassada. Seu 911 era basicamente um carro dos anos 1960 com visual modernizado e a alternativa a ele eram dois esportivos dos anos 1970 com motor dianteiro arrefecido a água — o 928 e o 968. A história começou a mudar em 1995, quando a Porsche decidiu (meio que à força) modernizar seu tradicional flat-6 e participar do revival dos roadsters que estava rolando na época. O abandono do motor arrefecido a ar não seria fácil: os puristas viam no velho flat-6 aircooled a essência de um verdadeiro Porsche e, como se percebe pelo layout imutável do 911, a marca é muito ligada às suas tradições. Para resolver o problema eles decidiram buscar inspiração no passado, mais exatamente no 550 Spyder, seu roadster/speedster de corrida dos anos 1950, que era equipado com um motor flat-4 instalado na parte central-traseira do chassi. Com uma referência dessas, o impacto de usar um motor arrefecido a água não seria tão gr