o primeiro bmw m3 e certamente uma das criaçoes mais adoradas da divisao motorsport nao e a toa ele une desempenho visual e começou toda uma linhagem de esportivos alemaes so que nem so de m3 viveu a geraçao e30 e a gente conhece dois modelos que vao te fazer sonhar acordado — quer dizer se voce for um dos nossos como voce ja deve saber o bmw m3 foi desenvolvido como versao de homologaçao a bmw queria colocar um carro no grupo a de corridas de turismo e para isto precisava criar uma versao de rua de seu carro de corrida equipado com o motor s14 de quatro cilindros de 2 3 litros a divisao motorsport entao criou em 1986 o m3 o bmw serie 3 com para choques maiores para lamas alargados e aerofolio usava uma versao amansada do s14 que tinha 16 valvulas comando duplo no cabeçote e corpos de borboleta individuais com ele o m3 ia de 0 a 100 km/h em 6 9 segundos com velocidade maxima de 235 km/h mas voce ja deve saber tudo sobre o m3 e30 o que voce talvez nao saiba e que este motor esteve debaixo do capo de um serie 3 que nao era m o 320is uma versao do serie 3 lançada em 1988 especialmente para a italia e portugal nestes dois paises os impostos que incidiam sobre veiculos com motor de cilindrada maior do que dois litros eram consideravelmente maiores o que levou a bmw a criar o 320is como alternativa mais acessivel ao luxuoso bmw 325i que tinha um motor 2 5 de 171 cv sendo assim o motor s14 que originalmente deslocava 2 303 cm³ teve o curso dos pistoes reduzido de 84 mm para 72 6 mm todo o resto e identico ao s14 do m3 — bloco basico do motor m10 que surgiu nos modelos da neue klasse combinado com o cabeçote de 16 valvulas derivado dos motores m88 que equipava o bmw m1 e s38 seu sucessor que esteve debaixo do cofre dos bmw m5 e28 e e34 outras caracteristicas especiais — que foram mantidas — eram os corpos de borboleta individuais para cada cilindro coletores de admissao e escape usinados e virabrequim com oito contrapesos os numeros de potencia e torque eram bem proximos do m3 194 cv a 6 900 rpm e 21 4 mkgf de torque a 4 900 rpm contra 200 cv a 6 750 rpm e 24 3 mkgf de torque a 4 750 rpm na pratica isto se traduzia em 0 a 100 km/h em 7 5 segundos e maxima de 227 km/h — possiveis graças ao cambio manual um getrag 265 do tipo dogleg que tambem era o mesmo do m3 entao eu podia comprar um serie 3 com aquele mesmo motor girando ainda mais alto e pagar menos por ele voce pergunta e a resposta e sim basicamente isso mas nao era so isso embora usasse um para choques mais agressivo do que o do serie 3 comum porem mais discreto do que o do m3 o 320is nao tinha para lamas alargados rodas mais largas ou uma grande asa traseira em vez disso era um serie 3 mais esportivo porem com classe — quase um sleeper fora a tampa do cabeçote e do filtro de ar nada no carro identificava seu sangue motorsport o 320is foi oferecido nas versoes cupe e seda o primeiro teve 2 542 unidades produzidas enquanto o segundo teve 1 206 unidades — numeros que fazem dele um carro bem mais raro do que o m3 que teve mais de 16 mil unidades produzidas e vendidas ao redor do mundo mas voce quer conhecer um serie 3 e30 ainda mais raro e mais especial certo este ai de cima e o bmw 333i disponivel apenas na africa do sul ele usa o motor de seis cilindros em linha encontrado nos modelos 533i 633csi e 733i ou seja o 333i e um serie 3 com motor de serie 7 mas de que motor estamos falando exatamente de um seis em linha de 3 2 litros 3 210 cm³ que entregava 197 cv a 5 500 rpm e 29 mkgf de torque a 4 300 rpm bacana hein e o 0 a 100 ficava em 7 2 segundos com velocidade maxima de 231 km/h era basicamente um m3 de seis cilindros porem criado em 1985 — um ano antes do m3 isso aconteceu porque durante os anos 1980 a africa do sul vivia sob sançoes internacionais que restringiam importaçoes a bmw sul africana tinha autonomia de engenharia e precisava produzir seus proprios modelos localmente sem depender das fabricas europeias o m3 portanto nao podia ser vendido la para preencher essa lacuna os engenheiros criaram o 333i com ajuda da alpina a parceira forneceu componentes como rodas freios admissao e ate elementos do interior o resultado foi um cupe de traçao traseira motor grande e desempenho digno de um verdadeiro m ainda que sem o emblema motorsport imaginamos que com a frente mais pesada e com a carroceria mais estreita o 333i nao tivesse a mesma excelencia dinamica do m3 na pista mas obviamente ele ainda e um bmw com traçao traseira e um belo visual — e certamente deixaria o m3 para tras na estrada nao nos importariamos em ter um destes na garagem mas seria uma tarefa dificil — foram fabricados apenas 204 exemplares entre 1985 e 1987 para piorar dizem que varios deles foram utilizados em competiçoes e nao se sabe ao certo quantos deles permaneceram como carros de rua mas o 333i nao foi o unico fruto da autonomia sul africana da bmw alguns anos depois veio o 325is criado pelo mesmo motivo o m3 continuava indisponivel no pais e os entusiastas locais queriam um substituto a altura o 325is surgiu em 1989 com motor seis em linha m20b25 de 2 5 litros e 194 cv — potencia praticamente igual a do 320is europeu mas com mais torque e som caracteristico dos motores de seis cilindros pouco depois em 1990 veio o 325is evo ii com o motor ampliado para 2 7 litros e potencia de 210 cv mais leve mais equilibrado e com visual inspirado nos m3 o evo ii se tornou um icone sul africano — conhecido ate hoje como gusheshe uma das maiores lendas automotivas do pais assim como o 333i o 325is foi um produto da necessidade — mas tambem da paixao ambos nasceram de um contexto politico e economico que obrigou a bmw local a pensar por conta propria e o resultado foram dois dos serie 3 mais raros e fascinantes de todos os tempos
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