mais do que um carro o porsche 911 e uma verdadeira instituiçao ele segue a mesma receita basica ha mais de meio seculo mantendo a silhueta desenhada por alexander butzi porsche e o motor boxer pendurado na traseira desde 1963 ao longo dos anos claro algumas coisas mudaram turbocompressores arrefecimento liquido e traçao integral foram sendo incorporados em alguns modelos mas a raiz esta ali por raiz queremos dizer coraçao e por coraçao nos referimos ao boxer de seis cilindros no cofre — a caracteristica mais prezada pelos entusiastas do 911 nao e para menos seja nas versoes de antigamente refrigeradas a ar; ou na mais recentes que chegam aos 500 cv o centro de gravidade baixo e o ronco caracteristico acumularam milhoes de fas no entanto nada disso impediu que na decada de 1980 a porsche decidisse brincar com a ideia de colocar um v8 no lugar do boxer por que meu deus bem ja contamos esta historia aqui antes na epoca a fabricante tinha o porsche 959 fabricado entre 1986 e 1989 baseado no 911 porem com diversas e extensas modificaçoes o 959 era o supercarro da porsche capaz de rivalizar com a ferrari f40 adotando uma estrategia bem diferente dos italianos enquanto a ferrari apostou na força bruta e no menos e mais na hora de criar o superesportivo definitivo a porsche lançou mao da tecnologia e deu ao 959 traçao integral turbocompressores sequenciais e componentes de kevlar na carroceria o flat 6 de 2 85 litros desenvolvido para o prototipo 935 entregava 450 cv e era capaz de levar o carro ate os 100 km/h em 3 6 segundos com maxima de 314 km/h [youtube id= dhj3fsasbfe width= 620 height= 350 ] so que o porsche 959 era um carro muito avançado e por isso muito caro uma das missoes do porsche 911 com motor v8 era ser uma especie de sucessor do 959 quando este fosse descontinuado aproveitando o desempenho naturalmente superior da configuraçao e o custo mais baixo o chamado projekt 965 era um porsche 911 993 ultima geraçao refrigerada a ar com a traseira mais larga do 959 no cofre o motor do audi v8 de 3 6 litros e 250 cv ou 4 2 litros e 280 cv — ainda nao se sabe ao certo o que se sabe e que durante os anos 1980 a porsche testou diversas configuraçoes de motor e acabou com dezessete prototipos diferentes este e o unico restante [youtube id= 2p6gtpg0dja width= 620 height= 350 ] a ideia original da porsche era apenas testar a viabilidade da configuraçao — o motor usado no suposto 911 v8 seria inspirado naquele desenvolvido pela porsche para a formula indy nos anos 1980 no entanto depois de gastar muito dinheiro com prototipos e nao avançar muito no projeto a fabricante decidiu desistir da ideia ate hoje voce nao pode comprar um porsche 911 v8 ao menos nao direto com a porsche mas a gente ja chega nesse assunto de qualquer forma a porsche nao foi a primeira a colocar um v8 no 911 ao que tudo indica o responsavel por isso foi o criador do cara ai em cima um cara chamado rod simpson mas antes de contarmos esta historia precisamos falar um pouco mais sobre este carro para começar trata se de um porsche 912 versao com motor de quatro cilindros do porsche 911 fabricado em 1966 em essencia a unica coisa que separa um 912 de um 911 sao mesmo os dois cilindros a menos entao da para chamar este carro de 911 mesmo ate porque o quatro cilindros nao durou muito naquele cofre ainda em 1966 o carro foi roubado e teve o motor removido quando foi encontrado sem motor em 1967 o carro foi comprado pelo piloto de endurance dennis aase e recebeu um flat 6 no espaço vazio como deve ser ou seja na pratica o carro acabou se transformando em um porsche 911 alem do motor o carro recebeu freios a disco e cambio vindos de um porsche 911s depois de uma carreira competitiva nas corrias de longa duraçao nos eua e na europa como as 24 horas de daytona e nurburgring aase decidiu participar de provas de turismo da scca e usou seu porsche 911/912 para isto no fim de 1967 depois de conseguir um bom desempenho nas pistas o piloto decidiu vender o carro mas nao o motor foi a sorte grande para rod simpson que sonhava em montar para si um porsche 911 lembrando fazia apenas quatro anos que o esportivo havia sido lançado mas nao tinha dinheiro para comprar nem mesmo um exemplar usado alias o jovem entusiasta nao tinha dinheiro nem para um motor de 911 — o que o levou a buscar uma alternativa bem mais barata e abundante nos eua um v8 chevrolet foi algo que mudou para sempre a cabeça de uma parte dos fas do nine eleven claro a grande maioria dos puristas nao aprova esta cirurgia mas acredite ha entre os entusiastas que ache que a unica coisa capaz de melhorar um porsche 911 e um v8 no caso deste carro o v8 vinha de um camaro z/28 originalmente com 302 pol³ 4 9 litros o motor teve o deslocamento ampliado para 305 pol³ cinco litros e recebeu diversos componentes sob medida — um processo que levou alguns meses ate que em 1968 o carro estava pronto o que aconteceu foi que diversos entusiastas da regiao começaram a desejar que seus carros passassem pelo mesmo processo assim pouco tempo depois rod começou a distribuir kits para que outros fizessem o mesmo que ele o resultado hoje quase 45 anos depois rod ainda continua no ramo — sua companhia a rod hybrids e especializada em swaps de motor v8 no porsche 911 conhecendo a conotaçao moderna da palavra hibrido no mundo automotivo gostamos da ideia de chamar assim um 911 com motor v8 de hibrido no entanto temos nossas reservas quanto a real eficacia da troca do flat 6 por um ve oitao americano — ao menos nos carros mais antigos conhecidos por serem bastante ariscos graças ao peso concentrado na traseira um boxer de seis cilindros com centro de gravidade mais baixo ja tornava o conjunto um pouco mais estavel naturalmente um v8 por outro lado certamente acentuava a tendencia do 911 classico a sair de traseira quando abusado da forma errada por exemplo o carro de rod simpson esta a venda atualmente e pelo visto passou por varias atualizaçoes desde entao a maior delas foi a substituiçao recente do chevrolet 305 por um v8 dart 400 feito sob medida com bloco de aluminio o motor de 6 5 litros e bem mais leve que o anterior alem disso preparado com cabeçotes afr taxa de compressao de 11 4 1 comandos feitos sob medida pela engle racing cams e um carburador de corpo duplo holley de 850cfm com coletor edelbrock o v8 entrega cerca de 600 cv o estilo atual do carro e bacana — lembra um pouco os porsche de akira nakai da rwb — mas temos nossas duvidas quanto a capacidade do carro de ser usado com certa regularidade nas ruas e nas pistas os freios de porsche 911s e a suspensao com componentes do 911 turbo 930 na traseira devem dar conta do recado mas o equilibrio dinamico precisa ser cuidadosamente trabalhado em qualquer 911 — quanto mais um com um v8 o que nao significa porem que isto ja nao aconteça de forma oficial tal como a alpina e para a bmw a ruf pode ser considerada a segunda maior fabricante de porsche do mundo mais que isso como a porsche so fornece monoblocos com chassi em branco ha quem diga que um ruf zero quilometro definitivamente nao e um porsche ate o governo da alemanha acha isso quem somos nos para discordar o caso e que desde 2011 a ruf oferece um modelo equipado com motor v8 e o ruf rgt 8 que em vez do tradicional boxer de seis cilindros que a gente espera de um 911 traz um v8 de 4 5 litros com virabrequim plano mais distante dos v8 americanos bem mais proximo dos italianos todo de aluminio com sistema de lubrificaçao por carter seco o motor fica mais baixo e o centro de gravidade tambem e disposiçao para girar sao 549 cv a 8 500 rpm e 50 9 mkgf de torque a 5 400 rpm suficientes para levar o rgt 8 ate os 100 km/h em tres segundos detalhe o motor pesa apenas 200 kg — 30 kg a menos do que o motor de um porsche 911 turbo por exemplo alem do motor mais leve o ruf se beneficia de decadas de evoluçao afinal para manter o 911 no topo do mundo sem alterar a essencia do projeto alguns milagres de engenharia e eletronica precisaram ser realizados a geraçao atual do 911 a 991 ja começou a servir como base para a segunda geraçao do rgt 8 — imaginamos que eles nao tenham problemas em adaptar o sistema de esterçamento nas rodas traseiras 4ws presente no atual porsche 911 gt3 por exemplo e nao duvidamos que com isto o 911 genuino acabe com serios problemas afinal o que esperar dos caras que fizeram o ctr yellowbird [youtube id= t8mzaahlfkc width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.