FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos

A história mal resolvida do Porsche 911 com os motores V8

Mais do que um carro, o Porsche 911 é uma verdadeira instituição. Ele segue a mesma receita básica há mais de meio século, mantendo a silhueta desenhada por Alexander "Butzi" Porsche e o motor boxer pendurado na traseira desde 1963. Ao longo dos anos, claro, algumas coisas mudaram: turbocompressores, arrefecimento líquido e tração integral foram sendo incorporados em alguns modelos, mas a raiz está ali. Por raiz, queremos dizer coração. E, por coração, nos referimos ao boxer de seis cilindros no cofre — a característica mais prezada pelos entusiastas do 911. Não é para menos: seja nas versões de antigamente, refrigeradas a ar; ou na mais recentes, que chegam aos 500 cv, o centro de gravidade baixo e o ronco característico acumularam milhões de fãs. No entanto, nada disso impediu que, na década de 1980, a Porsche decidisse brincar com a ideia de colocar um V8 no lugar do boxer. Por quê, meu deus? Bem, já contamos esta história aqui antes: na época, a fabricante tinha o Porsche