bilionarios de 30 anos sao coisa rara a maioria deles desenvolveu algum produto/serviço revolucionario para a internet ou para o sistema financeiro que ao ser comprado despejou bilhoes de dolares nas contas dos criadores um deles contudo fez algo ainda mais impressionante que se tornar bilionario aos 30 e poucos anos ele se tornou bilionario fundando uma nova marca de automoveis nos anos 2010 e claro que nao estou falando de elon musk primeiro porque a tesla foi criada nos anos 2000 depois porque musk se tornou bilionario aos 40 anos quando a tesla começou a fazer sucesso de verdade com o model s o sujeito em questao veio da croacia — o ultimo pais de onde voce esperaria uma fabricante de carros modernos a essa altura voce ja sacou que estou falando de mate rimac fundador da empresa que leva seu nome — e que desde 2021 e parte do grupo volkswagen por meio de uma fusao com a bugatti promovida pela porsche parece loucura para quem nao acompanhou a trajetoria da marca e os motivos que fizeram a porsche se interessar pela rimac automobili para criar a bugatti rimac especialmente porque enquanto isso acontecia discretamente todos estavam de olho nas aventuras espaciais futuristas de elon musk e no valor de mercado da tesla chegando ao trilhao de dolares como e por que mate rimac voou abaixo dos radares bem e uma historia impressionante porque ela começou ha apenas 11 anos pense no que voce fez nos ultimos 11 anos nesse mesmo tempo mate rimac foi de uma oficina que convertia bmw e30 em veiculos eletricos a socio da bugatti e nao e so o curto periodo em que ele realizou tudo isso que impressiona mas tambem o fato de ele nao foi bancado pela industria nao vem de familia rica e nao esta em uma potencia automobilistica global mate rimac nasceu em 1988 na antiga iugoslavia onde hoje fica a bosnia e herzegovina — o que significa que sua infancia foi marcada por uma guerra civil separatista que levou sua familia a se refugiar na alemanha entre 1991 e 2000 aos 12 anos rimac chegou a croacia onde terminou seus estudos e ingressou na universidade de zagreb onde nao estudou engenharia como alguem poderia imaginar mas administraçao de empresas o que acontece e que rimac desenvolveu gosto pelos carros durante sua infancia na alemanha ao mesmo tempo em que se interessou por eletronica muito inspirado por seu compatriota nikola tesla foi por ali que ele descobriu sua capacidade de realizar coisas ainda no ensino medio rimac desenvolveu uma luva robotizada capaz de substituir o mouse e o teclado de um computador um dos seus professores viu potencial e o incentivou a inscrever o projeto em um concurso na coreia do sul representando a croacia e venceu a competiçao o passo seguinte em direçao a rimac automobili aconteceu em 2008 quando mate comprou um bmw e30 para disputar corridas quando o motor do bimmer foi para o espaço em vez de retifica lo mate fez aquela conversao basica com motor de empilhadeira que vemos com alguma frequencia por ai e começou a disputar corridas de arrancada e torneios de drifting — afinal nao dava para ir muito longe com um carro eletrico junto dos amigos ele aprimorou o carro e quando começou a ganhar as provas percebeu que poderia fazer disso um negocio especialmente porque o bmw tem nada menos que cinco recordes mundiais homologados pela fia https //www youtube com/watch v=4ahstdmhdve em 2010 em um golpe de sorte uma familia real do oriente medio o procurou perguntando se ele conseguiria fazer um supercarro eletrico rimac topou ja na faculdade de administraçao ele desenvolveu um plano de negocios e usou o bmw como prova de capacidade tecnica para entregar a encomenda nascia assim a rimac automobili a mais bem sucedida fabricante de carros da croacia o plano era produzir um carro de 1 000 cv capaz de ir do zero aos 100 km/h em 2 8 segundos baseado no know how obtido com o bmw por incrivel que pareça o plano de negocios convenceu os arabes a bancar o hipercarro que ficou pronto a tempo de ser apresentado no salao de frankfurt de 2011 sim em 2010 ele fez os planos em 2011 o carro estava em frankfurt na forma de conceito na verdade o carro foi concluido ao longo de 12 horas enquanto o caminhao que o transportaria da croacia para frankfurt o aguardava no patio — o embarque seria as 17h mas o carro precisava ser finalizado o que so aconteceu as 5h da manha seguinte a equipe de oito pessoas era exatamente a mesma que construiu o bmw de mate — e que mais tarde ocuparia cargos de direçao na rimac o carro foi revelado ao mundo em 19 de setembro de 2011 nao era 100% funcional mas foi muito bem recebido pelo publico e critica so havia um problema o dinheiro da tal familia real nunca chegou e apesar de ter um carro pronto para ser produzido eles precisavam encontrar uma forma de sobreviver como empresa o jeito foi fazer projetos para clientes na epoca poucos na industria tinham a expertise deles sem contar a determinaçao de fazer algo acima da media e alem do que foi solicitado o primeiro projeto foi um carro para uma empresa espanhola que queria usa lo para demonstrar sua tecnologia de engenharia a partir dali a rimac começou a ficar conhecida mais tarde mate reconheceria que o acordo nao cumprido com os arabes foi positivo no fim das contas sem o dinheiro eles aprenderam a otimizar os processos e o orçamento e isso acabou se tornando algo de grande valor para a empresa alem do conhecimento tecnico eles tambem tinham agilidade e otimizaçao de produçao eles percorreram o caminho contrario das startups modernas em vez de grandes aportes para executar o projeto o que eventualmente acaba em desperdicio de dinheiro eles precisaram buscar eficiencia em todos os aspectos o que gerou um grande valor agregado aos seus serviços https //www youtube com/watch v=cvpxq8gbfuy outro aspecto impressionante — e tambem improvavel — da historia da rimac e que o concept one nao saiu como esperado mate rimac em entrevista a revista britanica autocar disse que o carro saiu como saiu mas que ele tem muitas falhas e deveria ter sido substituido pelo nevera mais cedo o carro foi feito de forma modesta por uma equipe pequena que jamais havia feito um carro o projeto previa um monocoque de fibra de carbono mas ele era um chassi de aço com paineis de fibra de carbono o carro tambem e pequeno demais para ser homologado em testes de impacto pois nao ha espaço para as estruturas de deformaçao no fim mate rimac disse que a empresa passou tempo demais fazendo um carro que funciona mas que tem muitas falhas e se arrepende um pouco disso [caption id= attachment_329247 align= aligncenter width= 681 ] o monocoque de fibra de carbono do nevera que o concept one nao teve[/caption] a questao e que o carro trouxe muita experiencia para a empresa o que começou a atrair clientes cada vez maiores e melhores em 2014 eles tiveram o primeiro investimento milionario em 2016 veio a segunda rodada agora de 10 milhoes de euros com ela a rimac passou a ser procurada por aston martin jaguar ferrari e renault como fornecedora e prestadora de serviços isso tambem mostrou a rimac que empresas de tecnologia sao mais escalaveis que fabricas de supercarros em vez de concentrar 70% do investimento na construçao dos carros e 30% na prestaçao de serviços a rimac inverteu essa equaçao e viu seu valor disparar o que atraiu a porsche em 2018 e a hyundai em 2019 no fim das contas a proposta da porsche — que nao sabia o que fazer com a bugatti — foi a que deu um novo futuro a rimac que alem de fornecer baterias e conjuntos motrizes para outras fabricantes tambem sera a responsavel pelos futuros modelos da bugatti nada mau para um garoto que so queria um bmw para acelerar nas pistas esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto 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